Marker
relógio Seg a Sex dàs 7h às 22h - Sáb dàs 7h às 12:30h
(51) 9 9833-8006
(51) 4100-2513

Pensamento Negativos, quem nunca teve? 

Categoria: Autoconhecimento, Comportamento

Em algum momento ou durante a vida inteira, pensamentos negativos aparecerão do nada, sendo impossível evitar

ACREDITE OU NÃO,  os pensamentos negativos fazem parte do nosso armário de sentimentos, mesmo quando desejamos evitar essas emoções inoportunas, elas insistem em aparecer, nos outros e em nós. Esse modo de sentir não deve ser negado, pois quanto mais negarmos nossos medos e anseios, mais cristalizados se tornarão.

A questão fundamental é saber o porquê dessas emoções negativas e o que querem nos dizer. Ficar ruminando sentimentos de inferioridade, incapacidade, inveja, raiva e tristeza não é pecado, mas certamente compromete nosso modo de ser e de se relacionar no mundo.

Muitas pessoas empurraram seus problemas e anseios pra baixo do tapete durante a vida inteira. Entretanto, se obrigaram a pagar a conta mais tarde com a descoberta de uma doença psíquica ou física.

O melhor caminho para combater a negatividade é o autoconhecimento, saber quem eu sou, minhas vulnerabilidades e limitações. Isso fará grande diferença perante esses julgamentos internos; nossa mente pode ser uma grande sabotadora e nos impede de evoluir sempre que os pensamentos negativos entram em cena. Isso é originado através dos nossos mais profundos anseios e angústias, muitas vezes, manifestadas em uma forma crônica de desesperança.

O que fazer então?

Primeiramente, não se desespere. Embora nosso modo de pensar seja um hábito, podemos mudar nossa programação mental. Imagine quando você decidiu emagrecer e precisou se disciplinar e mudar, foi difícil, mas não impossível. Quando você se determinou a estudar para aquela prova complexa, o que fez? Precisou organizar um novo método de estudo ok! E deu certo, você conseguiu a nota desejada. O segredo está na sua persistência e disciplina.

Quando pensamentos negativos aparecerem, e tenha certeza vão aparecer mais cedo ou mais tarde, você precisará contê-los. É necessário aprender a colocá-los em seu devido lugar. Listarei práticas para elevar positivamente seu padrão mental quando estiver com algum problema, pensando não ser capaz de resolver:

 Procurar um lugar tranquilo onde possa ficar em silêncio, você pode meditar ou apenas acalmar a mente, respirar profundamente várias vezes, esse exercício pode ser feito em qualquer hora do dia, durante cinco ou dez minutos, quantas vezes forem necessárias, você sentirá imediatamente paz e calma para colocar as ideias em ordem.
 Ressignificar os pensamentos, a cada ideia errônea colocar três novas possibilidades positivas, esse exercício pode ser feito através de um diário; pode ter duração de curto, médio ou longo prazo, mas é importantíssimo para aquisição de novas ferramentas mentais.
 Praticar atividades de lazer que de prazer e satisfação como exercícios físicos, caminhar, dançar, andar de bicicleta, entre outros. Além de fazerem bem a saúde, aumentam o poder de superar crenças limitadoras.
 Praticar a gratidão, observar a cada momento e nas pessoas do nosso convívio como podemos agradecer, deve ser um exercício exercitado diariamente. Pense agora em cinco pessoas ou situações em que você pode agradecer hoje. A gratidão nos ajuda a observar e extrair aspectos mais positivos no meio em que convivemos. Ela aumenta a empatia e compaixão por si e pelos outros.
 Ter objetivos definidos, conhecer seus valores e potenciais, suas motivações e convicções para lutar e persistir naquilo que acredita, agregando valor em si próprio e em suas relações.
 Reconhecer que podemos aprender com nossos erros, trazendo mais flexibilidade mental e emocional para lidar com pequenos e grandes problemas, que podem surgir nos tornando mais fortes para enfrentarmos novas adversidades com mais assertividade.
 Conexão com os recursos da natureza, passeios ao ar livre, exposição ao sol, parques e praças, nos trazem mais energia e disposição, além de ser uma ótima forma de socialização e convivência com diversidades.
 Ter amigos com quem podemos contar e confiar nossas dúvidas e inseguranças, e com leveza apreendermos como pode ser benéfico compartilhar momentos de alegria e tristeza, perdas e ganhos, ampliando o fluxo das possibilidades pessoais.

Procurar ajuda psicológica pode ser positivo quando estamos sofrendo e sozinhos não conseguimos seguir; é um ato de sabedoria.  Podemos falar francamente sobre nossas aflições e dificuldades; aperfeiçoar e reorientar percepção e comportamento individual, aprimorando estratégias de convivência familiar e social.

Quem está falando com você é Nina Guarnieri Psicóloga da Equipe Psicotér, 

Psicotér: clínica de psicologia em Porto Alegre com atendimento presencial, online e domiciliar.

Gostou? Compartilhe:

Leia Também

Comentário Fechado

Contato e Endereços

Para facilitar o seu atendimento, a Psicotér atende em diversas localidades de Porto Alegre. Veja no mapa qual o endereço mais próximo de você e ligue para agendar sua primeira consulta gratuita!

(51) 4100-2513
(51) 9 9833-8006
Fale conosco
Se preferir, preencha os campos abaixo e entre em contato para agendar sua consulta: