Endereços psicoter
Rua Vigário José Inácio, 250 Sala 102 Centro - Porto Alegre
R. Antônio Joaquim Mesquita, 131 - Passo d'Areia - Porto Alegre
Rua Esteves Júnior, 50, Sala 404 - Florianópolis
SEG A SEX DÀS 7H ÀS 22H - SÁB DÀS 7H ÀS 12:30H

Psicoterapia infantil: O que é e Como funciona a Terapia com Crianças

Psicoterapia infantil

A psicoterapia infantil é muito importante porque trabalha com pessoas que estão em uma fase de muitas transformações e na qual há muitas descobertas dia após dia.

Durante a fase da infância, a criança vai desenvolvendo e expressando a sua criatividade, além de surgirem alguns medos que são decorrentes de fantasias e é quando os primeiros laços afetivos vão sendo criados.

As crianças podem apresentar problemas de saúde mental e emocional como pessoas de qualquer outra idade e é muito importante que os pais estejam atentos para saber quando é o momento de buscar ajuda.

Ao perceber que uma criança deixou de fazer bagunça e barulho, o que é normal para essa fase da vida, e mergulhou em um período de isolamento e no qual está em constante silêncio, é hora de ligar o alerta para a necessidade de ajuda.

Isso pode acontecer por diversos motivos, principalmente considerando que as crianças são expostas, cada vez mais cedo, a muitas obrigações escolares, o que acaba gerando uma pressão enorme e desnecessária para os pequenos.

a expectativa gerada nas crianças e os possíveis problemas que elas tenham na escola e em casa podem ser difíceis de serem expressados em palavras.

Com isso, entra em questão o acompanhamento psicológico para crianças, de modo que seja possível auxiliar essa criança a expressar as suas emoções da melhor maneira, para que demonstrem o que estão sentindo.

A forma como a criança irá se expressar pode ser diferente de acordo com cada caso, como através de brincadeiras, sendo possível então que ela consiga expandir os sentimentos que acumulou ao longo do tempo.

A terapia infantil também é uma excelente maneira de ajudar a criança a ressignificar eventos que que tenham sido muito traumatizantes para elas e que estejam influenciando negativamente em suas vidas.

O psicólogo terá a função de atuar como um facilitador, ajudando a identificar quais são os conflitos que aquela criança vive e qual é a melhor forma de lidar com eles.

Afinal, o cuidado com a saúde mental na infância é essencial para garantir que essa criança não apresente problemas no seu desenvolvimento nas fases seguintes de sua vida.

Assim, fica muito claro que é importante conhecer o que é a psicoterapia infantil e entender como funciona esse acompanhamento psicológico, o que ajuda a deixar os pais muito mais tranquilos para lidar com essas situações.

Quer saber tudo sobre o assunto? Então não deixe de acompanhar esse texto até o final!

Terapia infantil

O que é psicoterapia infantil?

A psicoterapia infantil é uma forma de terapia que visa ajudar as crianças através do uso de métodos diversos, identificando possíveis problemas que elas possuam e buscando solucioná-los para garantir um desenvolvimento saudável.

O objetivo é sempre ter o máximo de atenção com a saúde mental de uma criança, garantindo os cuidados necessários para que a criança possa ter uma maior qualidade de vida.

Durante o processo de acompanhamento psicológico infantil, a terapeuta irá garantir o acolhimento da criança quanto às angústias, inseguranças e medos que ela possui.

A terapia infantil pode fazer uso de métodos diversos para ajudar as crianças, como a Ludoterapia e a Musicoterapia, por exemplo, o que ajuda a solucionar problemas e conflitos.

É importante destacar que com o acompanhamento psicológico de crianças é importante que os terapeutas usem recursos lúdicos para observar melhor o comportamento daquela criança.

Isso irá permitir que ele perceba se a criança apresenta comportamentos atípicos, como hiperatividade, agressividade, isolamento ou algum tipo de dificuldade de aprendizado.

O uso das atividades lúdicas é imprescindível porque permite que seja possível diagnosticar corretamente qualquer problema que a criança possua, e que sem o uso desses métodos pode ser difícil perceber.

A criança ainda não possui o discernimento que pessoas de outras idades, como adolescentes, possuem para falar de maneira espontânea em um atendimento com o terapeuta.

Assim, as brincadeiras são uma forma da criança interagir com o psicólogo, conseguindo assim expor seus sentimentos e permitindo que o profissional encontre formas de aliviar o seu sofrimento.

Como funciona a psicoterapia infantil?

A psicoterapia infantil funciona através de sessões realizadas entre o psicólogo e a criança, e a duração dela irá depender de certos fatores, como a evolução do paciente.

As primeiras sessões do acompanhamento psicológico de crianças acontecem, em geral, com os pais ou responsáveis, então é preciso que eles tenham disponibilidade para participarem desses momentos.

Essas primeiras sessões são importantes porque permitem que o psicólogo possa estar obtendo informações sobre a criança e ainda conheça melhor sobre a dinâmica familiar na qual ela está inserida.

Com todas as informações reunidas e uma maior compreensão sobre o contexto geral da vida do paciente, o psicólogo poderá então entender quais são as possíveis queixas, problemas e soluções para aquela criança.

O terapeuta vai poder ter uma maior certeza sobre quais métodos usar com a criança a partir do momento em que começa a interagir com ela e conseguirá fazer um diagnóstico mais assertivo do paciente.

Após as primeiras sessões com a presença dos pais, as seguintes são feitas somente com a presença da criança, pois já há uma compreensão maior do terapeuta com ela e o paciente já confia no profissional.

Como se sabe, as crianças não conseguem expressar as emoções e os sentimentos como um adolescente ou um adulto faz, portanto, é preciso trabalhar com elas de uma outra maneira.

A comunicação da criança não é verbal como de pacientes de outras idades, então as sessões devem basear-se na ludicidade, como as brincadeiras por meio de jogos e de desenhos, por exemplo.

A criança consegue expressar-se melhor por meio do brincar, então é importante que o psicólogo ofereça os recursos necessários para que ela possa mostrar o que sente.

A psicoterapia infantil precisa contar com a presença dos pais ou responsáveis pelo paciente de maneira periódica, sendo que a participação deles é essencial para que a evolução do processo aconteça.

Isso porque será necessário que os pais passem informações e ajudem em casa no processo de terapia, além de ser essencial também a parceria com a escola, pois é lá que a criança passa uma parte importante do seu dia.

Quando procurar a psicoterapia para crianças?

Uma dúvida bastante comum que os pais costumam ter é a respeito de qual é o momento de procurar a psicoterapia para crianças, colocando seu filho para realizar esse processo que irá lhe auxiliar.

A verdade é que existem muitas razões pelas quais a criança pode precisar de terapia infantil, mas é necessário que os pais estejam atentos e percebam que o filho está enfrentando algum tipo de problema ou de dificuldade.

Quando fala-se a respeito de dificuldades, isso não significa que sempre que a criança tiver um dia ruim ela precisará do auxílio psicológico, o que muitos pais ainda acreditam que seja uma verdade.

A necessidade se apresenta quando nem a criança nem os pais conseguem lidar com a situação ou entender o problema que se apresenta de maneira constante na vida do pequeno.

O encaminhamento de uma criança para o acompanhamento com psicólogo pode ser realizado também por profissionais de outras áreas da saúde, como o pediatra, por exemplo.

A escola também tem uma participação importante para informar aos pais sobre uma possível necessidade que a criança tenha de ser acompanhada por um terapeuta.

O fato é que a desinformação pode acabar gerando dúvidas e inseguranças nos pais, que ficam sem saber quando procurar auxílio psicológico para os seus filhos.

A dificuldade da criança em relacionar-se com outras pessoas, a dificuldade de manter a atenção, a hiperatividade excessiva e ainda o déficit de aprendizado são motivos pelos quais a psicoterapia infantil deve ser buscada.

Há outras possíveis queixas ou causas que mostram a necessidade da criança ter um acompanhamento de um psicólogo, como:

  • Alterações constantes de humor
  • Agressividade
  • Choro constante e excessivo
  • Timidez excessiva
  • Ciúmes com a chegada de um irmãozinho
  • Dependência excessiva dos pais (necessidade de sempre estar próximo deles)
  • Medo de estar em um ambiente específico sozinho
  • Recusa em ir para a escola sem uma causa aparente
  • Separação dos pais
  • Mudanças súbitas no comportamento
  • Perda de um ente querido

A partir dessas informações, os pais se sentirão muito mais seguros para saber quando é necessário buscar pela psicoterapia infantil para os seus filhos.

Como escolher uma psicóloga infantil?

Como escolher uma psicóloga infantil

Você já se perguntou alguma vez sobre como escolher uma psicóloga infantil para o seu filho?

Essa costuma ser uma dúvida bastante comum, afinal, é normal que os pais sintam dificuldade em fazer a escolha de um profissional que irá atuar no atendimento aos seus filhos.

A escolha de um bom profissional que atue com psicologia infantil é imprescindível para garantir que o processo seja realizado da melhor forma e que traga resultados positivos para a criança.

Então, como escolher uma psicóloga infantil?

A seguir, você verá uma lista com fatores que devem ser considerados no momento da sua escolha:

Faça uma análise das credenciais da psicóloga

A primeira coisa que você precisa fazer é uma análise sobre as credenciais da profissional, sabendo se ela realmente é formada e registrada no Conselho Regional de Psicologia. Isso vai ajudar você a evitar escolher um profissional não regulamentado e sem formação na área

Tire suas dúvidas no primeiro contato

Na Psicotér disponibilizamos uma avaliação BÔNUS para que o psicólogo possa avaliar o caso e elaborar o plano de tratamento e o paciente tenha a possibilidade de tirar todas as dúvidas quanto ao tratamento.

É importante que seja feita uma lista de dúvidas para que sejam esclarecidas pelo psicólogo no primeiro contato. Além disso, alguns itens como confiabilidade e empatia são importantes na hora de escolher um psicólogo.  Isso vai permitir que você possa optar por uma psicóloga que realmente ajude o seu filho

Avalie o custo e suas condições financeiras

Um tratamento psicológico requer tempo e você precisa se programar financeiramente para isso. Avalie o plano de tratamento apresentado pela psicóloga para que esteja de acordo com suas possibilidades e se encaixe no seu orçamento.

Assim, fica bastante claro como é essencial estar de olhos bem atentos no momento de fazer a escolha da psicóloga que irá atender o seu filho.

Qual o objetivo da terapia psicológica infantil?

Você saberia descrever qual é o objetivo da terapia psicológica infantil com tudo o que foi dito até aqui? Caso a resposta seja não, você não precisa se preocupar, pois será explicado agora.

O objetivo principal do acompanhamento psicológico na infância é ajudar as crianças a expressarem as suas emoções, fazendo uso de abordagens que sejam eficazes com pacientes nessa faixa etária.

Isso significa fazer uso de brincadeiras para que as crianças possam expressar todos os sentimentos que estão acumulados, como medo, tensão, insegurança e frustração, por exemplo.

Além disso, a terapia infantil ainda é importante para ajudar as crianças a ressignificarem as experiências traumatizantes, de modo que elas não influenciem mais em suas vidas de maneira negativa.

O terapeuta tem a função então de atuar como um facilitador que irá ajudar a identificar quais são os conflitos existentes na vida da criança e assim buscar por alternativas para que ela possa lidar com essas questões.

A terapia também tem a função de ajudar a orientar os pais para que eles possam intervir de maneira positiva nas vivências das crianças.

Quais são os benefícios da terapia infantil?

A terapia infantil é capaz de proporcionar muitos benefícios para as crianças não só no momento presente, mas também para que elas possam ter um desenvolvimento eficaz e saudável nas próximas fases da vida.

Além disso, ela também ajuda a melhorar as relações familiares e serve para atuar positivamente para os pais, que conseguem lidar melhor com as questões que não podem resolver com os seus filhos.

Entender esses benefícios da psicoterapia infantil é essencial para valorizar o acompanhamento psicológico que o seu filho poderá receber.

Por meio do brincar, o terapeuta ajudará a criança a encontrar os recursos que sejam necessários para que ela expresse e enfrente os sentimentos que possui.

Isso é essencial porque as crianças, ao contrário de adolescentes e adultos, não verbalizam bem o que sentem, por isso, as brincadeiras são essenciais, inclusive, para que elas solucionem os conflitos internos e consigam aliviar os sintomas.

O acompanhamento da criança por um psicólogo ajuda a promover uma vida emocional que seja muito mais equilibrada, afinal, a criança aprenderá a compreender de forma lúdica as suas emoções.

O auxílio psicológico permitirá que ela enfrente os conflitos internos de uma maneira realmente saudável, o que é importante para o desenvolvimento de uma boa saúde mental.

Como mencionado, os benefícios do acompanhamento psicológico são voltados também para os pais, pois eles compreendem que não há a necessidade de que sejam perfeitos, o que costuma ser um fardo para muitos adultos com seus filhos.

É preciso compreender que buscar pelo auxílio de um acompanhamento psicológico não quer dizer que os pais não estão fazendo as suas funções de maneira eficaz, pelo contrário.

Os pais precisam aceitar as suas falhas e está tudo bem, afinal, nenhuma criança vem com um manual de instruções e é normal que se cometam erros na criação dela.

O mais importante é que os pais estejam fazendo o melhor para garantir uma boa vida e um pleno desenvolvimento dos filhos, e buscar ajuda psicológica para eles é parte disso.

Os pais jamais devem sentir-se culpados por não estarem dando o suporte necessário para seus filhos e não solucionarem as dificuldades que eles estão enfrentando.

É essencial que eles entendam que os psicólogos são parceiros e que vão ajudar a trazer um maior bem-estar para as crianças.
Nunca os pais devem ter medo de buscar ajuda para os seus filhos, pois não haverá nenhum tipo de julgamento por parte do terapeuta, que irá recebê-los com o mesmo acolhimento que será dado para o paciente.

Portanto, a psicoterapia infantil é importante para permitir que a criança tenha uma infância saudável e melhore o seu rendimento escolar.

Quais métodos podem ser utilizados na terapia infantil?

Existem diversos métodos que podem ser utilizados pelo psicólogo na psicoterapia infantil e, como dito anteriormente, eles devem estar sempre relacionados com a ludicidade.

É no brincar que a criança aprenderá a como se expressar de verdade quanto aos seus sentimentos, o que ela não consegue fazer, em geral, por meio das palavras.

Mas além da ludoterapia, o método mais comum usado no acompanhamento psicológico de crianças, há outros que são muito eficientes, como é o caso da musicoterapia e a da pet terapia.

É preciso que o psicólogo entenda a complexidade de cada paciente para saber qual a melhor abordagem que irá permitir que ele fique mais consciente sobre seus pensamentos e que será usada em seu consultório.

A seguir, você vai saber mais sobre cada um desses métodos e como eles ajudam as crianças em terapia.

Ludoterapia

A ludoterapia trata-se de uma técnica que é usada por psicólogos para o acompanhamento infantil, sendo utilizada tanto com a finalidade de tratar transtornos quanto problemas de comportamento.

A base dessa terapia é o uso de recursos lúdicos e brincadeiras na terapia com as crianças, como é o caso de jogos e de brinquedos.

A brincadeira é uma técnica que ajuda bastante o psicólogo a compreender melhor o paciente, pois por meio dela a criança consegue expressar-se melhor e isso permite que o terapeuta ajude em seu processo de desenvolvimento.

Musicoterapia

A musicoterapia é um outro método muito importante no acompanhamento psicológico infantil, sendo a música uma ferramenta que auxilia muito nesse processo.

O uso da música é feito com a finalidade de ajudar no tratamento de crianças e permitir que elas possam integrar-se melhor com os programas terapêuticos.

Isso porque a música é uma ferramenta que envolve diversos elementos, como a memória, a criatividade, a expressão, a comunicação, a emoção e os sentimentos, ajudando ainda no desenvolvimento cognitivo.

Pet terapia

A pet terapia, que também pode ser conhecida como terapia assistida por animais ou TAA, trata-se de um método que pode ser utilizado na psicoterapia infantil.

O objetivo dessa técnica é ajudar a reduzir o estresse nas crianças, auxiliar na socialização, no aumento da autoestima e na motivação dos pequenos.

Ela é muito usada na terapia infantil por proporcionar diversos benefícios, ajudando muito nos resultados obtidos com as crianças no tratamento com o psicólogo.

Como agendar uma consulta com psicólogo infantil?

Uma dúvida que é comum entre os pais diz respeito a como eles podem agendar uma consulta com um psicólogo infantil.
Se essa é a sua dúvida também, agora será possível descobrir como solucionar esse questionamento.

Você pode marcar uma consulta com um psicólogo infantil com o auxílio da internet, sem que seja preciso sair da sua casa ou fazer ligação para nenhum local.

No site da Psicotér, você poderá agendar uma avaliação BÔNUS para o seu filho com uma psicóloga em Porto Alegre.

Dessa forma, basta que você no banner abaixo ou ainda entrar em contato enviando uma mensagem via Whatsapp.

Psicoterapia infantil online

Não perca tempo e agende agora o atendimento para o seu filho por meio do site!

Psicoterapia Infantil Online

Você sabia que é possível também ter acesso à psicoterapia infantil online?

O atendimento com psicólogo online traz muitos benefícios para a criança e para os pais ou responsáveis, pois não há a necessidade de deslocamento e sendo possível agendar no horário que for melhor para o paciente.

Além da flexibilidade de horários para atendimento, outros benefícios do atendimento da psicoterapia infantil online são a maior praticidade e maior dinamismo dessa modalidade.

O atendimento psicológico online para crianças pode ser feito com a Psicotér, que oferece essa modalidade de terapia.

O primeiro contato realizado tem sempre o objetivo de ser um momento de conversar a respeito do funcionamento da terapia e de esclarecer dúvidas.

Este primeiro contato, que é onde acontece a avaliação do caso, é realizado somente com os responsáveis da criança, também é necessário que haja uma autorização por escrito para o atendimento infantil online.

Além disso, o psicólogo ainda irá iniciar uma avaliação do caso para que ele possa, então, realizar a elaboração do plano de tratamento daquele paciente para que seja feita a orientação correta.

Entre em contato agora mesmo com a Psicotér e marque uma consulta online para o seu filho!

Lisiane Duarte – CRP 07/12563

Psicóloga e Diretora Técnica da Psicotér

Gostou? Compartilhe
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram

Posts Relacionados

Confira os assuntos de maior interesse

Avaliação Psicológica Bônus




    Se identificou com o assunto deste post?


    Então deixe seus dados abaixo que entraremos em contato em instantes* para agendar sua AVALIAÇÃO BÔNUS!

    Seu nome*
    Seu e-mail*
    Seu telefone

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.