Marker
relógio Seg a Sex dàs 7h às 22h - Sáb dàs 7h às 12:30h
(51) 9 9833-8006
(51) 4100-2513

Terapia Cognitivo Comportamental – TCC – O que é e Como Funciona

Publicado em 3 de julho de 2021
Categoria: Psicoterapia, Psicoterapia Cognitivo Comportamental
Terapia cognitiva comportamental

A Terapia Cognitivo Comportamental ou TCC é cada vez mais procurada pela maioria das pessoas, mas não há como negar que ainda há muitas dúvidas a respeito dela, o que faz com que vários indivíduos acabem afastando-se da terapia.

É o caso, por exemplo, de entender quais as características principais e também como funciona esse tipo de terapia, pois é importante compreender como ocorre o processo terapêutico como um todo.

A TCC trata-se de um tipo de abordagem terapêutica que é considerada como sendo breve (ainda mais em relação a outras abordagens existentes na psicologia), diretiva e com foco direto no problema do paciente.

Isso significa que a terapia cognitiva proporciona resultados bastante expressivos para aquela demanda existente por parte do paciente, que tenta solucioná-la através da terapia.

Como o tempo de solução é mais rápido, já que o período de tratamento é mais curto, e os resultados são bastante eficazes, isso costuma gerar muito interesse por parte da maioria das pessoas.

A Terapia Cognitivo Comportamental considera que existem alguns pensamentos que são automáticos, ou seja, aqueles que são construídos durante toda a existência da pessoa.

Esses pensamentos refletem de forma direta o modo como cada pessoa enfrenta os acontecimentos da vida, sem que se passe por uma análise que seja interna.

Os pensamentos automáticos podem ser tanto positivos quanto negativos, tudo dependerá das situações que forem vivenciadas pela pessoa.

O processo terapêutico por meio da TCC faz com que o psicólogo possa auxiliar o paciente a não só distinguir cada um dos pensamentos automáticos, mas também elaborá-los para que possa compreendê-los com mais clareza.

Isso tudo irá ajudar o paciente a ter maior autonomia sobre seus pensamentos, de modo que seja possível então mudá-los, caso seja necessário.

Se você quer saber tudo a respeito da Terapia Cognitivo Comportamental, compreendendo como funciona, então não deixe de acompanhar esse texto até o final.

Vamos lá!

Fazer terapia cognitivo comportamental

 

O que é a Terapia Cognitivo Comportamental?

A Terapia Cognitivo Comportamental, popularmente também conhecida como TCC, que é uma junção da terapia cognitiva e da terapia comportamental, trata-se de uma forma de psicoterapia que é orientada para o momento presente.

Ela é uma terapia empática, sensível, estruturada e integrativa ao tempo, sempre sendo direcionada para a solução dos problemas atuais, ajudando a ensinar aos pacientes sobre o desenvolvimento de certas habilidades.

Essas habilidades ajudam esses pacientes a modificarem os seus pensamentos de forma consciente, bem como os seus comportamentos disfuncionais.

A mudança comportamental e cognitiva através da TCC ajuda a conduzir à melhoria dos sintomas sentidos pelo paciente e o seu funcionamento pessoal.

As terapias cognitivas possuíram um papel bastante essencial para o avanço das intervenções psicológicas, que hoje são reconhecidas como sendo tratamentos comprovados de forma científica.

A verdade é que não há uma psicoterapia cognitiva que seja única, apesar de que a TCC é a mais disseminada no mundo e que passou por estudos que ajudaram a comprovar a sua eficácia.

A compreensão do que é a Terapia Cognitiva Comportamental é essencial para que você possa, então, entender como é que ela funciona e as suas principais características.

Isso será visto posteriormente nos outros tópicos!

 

Como funciona a Terapia Cognitivo Comportamental?

O funcionamento da Terapia Cognitivo Comportamental, considerando o modelo cognitivo, tem como foco o entendimento de que cada indivíduo percebe uma determinada situação relacionando-se diretamente com as suas reações.

Isso fica claro e mostra como as reações impactam muito mais na compreensão de cada situação do que na própria situação.

O modelo de funcionamento da TCC tem como base que os acontecimentos não são a causa dos sofrimentos, mas sim os significados que são diretamente atribuídos a eles.

A Terapia Cognitiva Comportamental explica, portanto, que o que afeta emocionalmente as pessoas não são os próprios acontecimentos ou os eventos que ocorrem, mas sim a forma como os interpretamos e lidamos com eles.

Durante o período da terapia, diversas técnicas cognitivas são empregadas nas sessões com os pacientes, como é o caso, por exemplo, da psicoeducação a respeito do transtorno e das distorções cognitivas.

Algumas das outras técnicas comportamentais que costumam ser usadas são a ativação, o monitoramento e a exposição comportamental.

Além disso, ainda podem ser integradas diferentes técnicas para resolução de problemas, como é o caso da psicologia positiva e a Gestalt terapia, e também a terapia psicodinâmica, em situações de transtorno de personalidade.

Primeiramente, o paciente terá que explicar para o terapeuta quais são as demandas que ele possui, que fizeram com que ele fosse até a psicoterapia, o que pode ser feito por testes comportamentais.

Depois disso, é o momento de os pacientes realizarem a identificação, escrever e também treinar tudo, compreendendo a totalidade das diferenças entre os pensamentos e os sentimentos.

Dito isso, é hora agora de explicar mais a respeito de quais são os objetivos da TCC.

 

Qual o objetivo da terapia cognitivo comportamental?

A Terapia Cognitivo Comportamental tem como objetivo principal permitir que os pacientes possam encontrar um determinado caminho para solucionar os problemas que possuem.

Da mesma forma que acontece com outras abordagens existentes na psicologia, a terapia cognitiva possui seus processos e as suas particularidades, como é o caso de ser bastante direta e muito prática.

Tudo isso através da análise de um determinado problema, quando então o foco passa a ser encontrar a solução por parte do paciente, o que é alcançado pela mudança comportamental.

Esse funcionamento específico da TCC não quer dizer que ela seja melhor do que outras abordagens, mas de acordo com as suas especificidades, faz a diferença para os pacientes que passaram por diversas situações.

O objetivo deve sempre ser mostrar para o paciente o que possui uma maior influência sobre ele, deixando claro que não são só os acontecimentos e as situações que impactam as pessoas, mas também a maneira de interpretá-las.

Portanto, dependendo de como você interpreta cada uma das situações em sua vida, elas vão acabar impactando diretamente e o objetivo da TCC é ajudá-lo a compreender a respeito disso.

A compreensão da Terapia Cognitivo Comportamental é que o comportamento ou ação é uma consequência direta de uma determinada emoção, que é então desencadeada por um pensamento específico.

As pessoas agem como consequência de pensamentos que elas possuem e que acabam desencadeando emoções específicas, ou seja, são os pensamentos que nos influenciam.

A TCC poderá ajudar o paciente justamente nesse ponto: o objetivo é permitir que você possa evitar o pensamento negativo e evitando, consequentemente, que sentimentos e questões negativas da sua vida sejam desencadeadas.

A compreensão dos objetivos dessa terapia cognitiva é importante, justamente, para que você saiba como ela é essencial em sua vida.

É muito importante entender, além dos objetivos da terapia cognitiva, os benefícios que ela proporciona para os pacientes.

 

Principais  benefícios da TCC

beneficios da terapia cognitivo comportamental TCC

Listamos a seguir os principais benefícios da terapia cognitiva comportamental:

Ajuda a tratar o problema em sua origem

O psicólogo trabalha com a TCC investigando quais são as prováveis causas dos problemas que o paciente apresenta. Assim, ele pode compreender o que  levou aquela pessoa a ter aquele pensamento e a agir daquela forma.

Ele irá compreender se o problema tem origem em traumas do passado que não foram solucionados ou no histórico familiar, que pode afetar o presente

Ajuda a mudar o comportamento e o pensamento do paciente

O benefício principal da TCC é fazer com que o paciente possa mudar totalmente o seu pensamento e comportamento quando está em frente a determinadas situações.

Dessa forma, a pessoa poderá ter de volta uma maior flexibilidade cognitiva, podendo então mudar suas emoções, suas crenças e promover, por completa, a sua reestruturação

A TCC é objetiva

Esse tipo de terapia é totalmente focado em buscar por soluções para aqueles problemas que o paciente possui, visando a transformação dos pensamentos automáticos negativos.

Esse método é bastante objetivo e de curto prazo, em geral, focando em problemas que sejam mais pontuais e que sejam mais simples.

O paciente poderá continuar com a abordagem quando os resultados aparecerem, tudo dependerá de qual for a indicação do profissional e o problema que a pessoa possui

Ajuda a promover o autoconhecimento

Um dos maiores benefícios da terapia cognitivo comportamental é ajudar o paciente a entender melhor sobre si mesmo, aumentando assim o seu autoconhecimento, compreendendo melhor os seus objetivos e os seus próprios valores.

O paciente poderá então dominar os seus sentimentos e administrá-los melhor, porque o autoconhecimento ajuda a identificar as falhas contínuas que surgem em sua vida

Ajuda a melhorar os relacionamentos interpessoais

Por meio da TCC é possível que um paciente possa melhorar os relacionamentos interpessoais, que estão presentes na vida do indivíduo em seu dia a dia e em diversas esferas, como em casa, no trabalho ou ainda com seus amigos.

Por meio do processo terapêutico é possível desenvolver as habilidades sociais para melhorar então as relações interpessoais

 

Principais características da Terapia Cognitivo Comportamental

A Terapia Cognitiva Comportamental possui diversas características que, sendo bastante específicas e peculiares, ajudam a diferenciá-las das demais formas de psicoterapia.

Algumas das características principais estão relacionadas com o tempo mais curto e mais limitado do tratamento, além da eficácia que é comprovada por meio de estudos empíricos realizados.

A eficácia está comprovada em relação a diferentes transtornos emocionais, como é o caso dos transtornos de ansiedade, da depressão, da fobia, entre outros.

A seguir, você vai poder conhecer um pouco mais a respeito das características principais que a TCC possui, deixando claro como ela funciona de forma geral.

É um sistema de psicoterapia integrado

Uma das principais características da Terapia Cognitivo Comportamental é o fato de ela ser um sistema de psicoterapia que é integrado.

Isso porque ele combina tanto o modelo cognitivo, de personalidade e psicopatologia, quanto um modelo aplicado.

Esse modelo aplicado tem um conjunto de técnicas, princípios e estratégias terapêuticas que são fundamentadas no modelo teórico.

Além disso, esse tipo de psicoterapia ainda tem comprovação empírica, já que diversos estudos controlados foram realizados ao longo dos anos e demonstraram uma enorme eficácia.

É aplicável nas mais diversas áreas

Uma outra característica principal da TCC , e que foi citada anteriormente, é o fato de que ela possui aplicabilidade nas mais diversas áreas, sendo ela totalmente baseada em estudos controlados.

A terapia cognitiva pode ser aplicada, dentro da área tradicional que é a psicologia clínica, aos transtornos de ansiedade, depressão, transtornos alimentares e de personalidade, além de terapia de casal e de grupo, como a terapia familiar.

Isso acontece porque ela possui diferentes técnicas e estratégias, podendo ser modificada para que seja aplicada nas mais diversas áreas, o que faz com que sua aplicabilidade seja tão ampla quando comparada com outras psicoterapias.

É um tipo de terapia focal

A terapia cognitivo comportamental é um processo terapêutico semi-estruturado, com sessões também desse tipo, o que significa que existem tarefas que devem ser realizadas entre cada sessão pelo paciente.

Além disso, esse tipo de terapia é focal, o que significa que é preciso definir de forma concreta e bastante específica quais são os problemas do paciente, bem como as metas do tratamento em termos terapêuticos.

Possui caráter didático

Mais uma característica que é bastante peculiar da TCC é o fato de ela ter um caráter didático, não sendo o único objetivo o auxílio do paciente com os problemas que possui.

Ela também visa dotar esse paciente com um instrumento cognitivo e comportamental, através da prática de maneira regular, de modo que ele perceba e responda ao que é real de maneira funcional.

O funcional é tudo aquilo que está relacionado diretamente com a realização das metas do paciente quanto aos seus problemas.

As intervenções envolvem feedbacks recíprocos que devem ocorrer entre o paciente e o terapeuta.

 

Quanto tempo dura uma terapia cognitivo comportamental?

Uma dúvida bastante comum a respeito da terapia cognitiva é sobre qual é o tempo de duração desse tratamento terapêutico.

Existem certos tipos de situações, como é o caso da esquizofrenia, do transtorno bipolar ou de personalidade, além da dependência química, nas quais o tempo total do tratamento poderá ser maior, já que são mais complexas.

Além dessa questão, ainda há outras que devem considerar no momento de falar sobre qual o tempo de duração do TCC, principalmente em relação à adesão do paciente ao tratamento.

Existem estudos que mostram como os pacientes que, em casa, fazem suas tarefas e que aderem melhor à estrutura do tratamento possuem um tempo de duração do processo bem mais curto do que aqueles que não têm a aderência.

As sessões do TCC são semanais, de modo que o paciente possa ter contato constante com o terapeuta e ainda tenha um espaço de tempo que lhe permita aplicar aquelas técnicas que foram aprendidas entre elas.

De forma geral, cada sessão da terapia cognitivo comportamental pode durar de 45 até 60 minutos, podendo ter mais tempo caso assim seja necessário.

Em algumas situações, as sessões podem ser realizadas apenas quinzenalmente, principalmente considerando quais são os padrões de comportamento do paciente.

É por conta dessa diferença nos tempos entre as sessões que algumas pessoas levam apenas seis meses para completar o processo terapêutico, enquanto outras podem passar até dois anos ou mais para finalizar.

A terapia sempre tem objetivos terapêuticos que devem ser alcançados e, a partir do momento em que se consegue atingi-los, é possível traçar novas metas e estratégias para melhorar a qualidade de vida sem depender do psicólogo.

 

Para que serve a terapia cognitivo comportamental?

Anteriormente, você pôde compreender sobre os objetivos do TCC, mas é preciso falar um pouco mais a respeito de para que serve esse tipo de terapia.

A Terapia Cognitivo Comportamental trata-se de um tipo de tratamento psicoterapêutico que serve para ajudar um paciente a identificar nele quais são os seus padrões de crenças, pensamentos e hábitos disfuncionais.

Essa identificação é essencial porque esses padrões acabam influenciando de forma negativa sobre os comportamentos e as emoções do indivíduo, o que prejudica bastante a sua vida.

O reconhecimento dos padrões do paciente, por parte do terapeuta, permite que ele possa ajudar essa pessoa a encontrar e a modificar seus pensamentos, de modo que possa lidar com maior assertividade frente a cada situação.

O tratamento terapêutico com TCC serve para ajudar um paciente a modificar a sua crença distorcida a respeito de determinadas coisas e situações, através de treinos, tarefas e pensamentos funcionais.

Ela acredita que isso é possível e que o paciente poderá aprender a reagir através dos estímulos do próprio meio no qual se encontra.

Assim, a terapia cognitivo comportamental serve para ajudar no tratamento:

  • Da depressão
  • Da ansiedade
  • Do TEPT (transtorno do estresse pós-traumático)
  • Do transtorno bipolar
  • Da síndrome do pânico
  • DO TOC (transtorno obsessivo-compulsivo)
  • Dos transtornos alimentares (anorexia, bulimia)
  • Das disfunções sexuais
  • Da anorexia
  • Entre muitas outras!

 

Quando procurar por Terapia Cognitiva Comportamental?

procurar por Terapia Cognitiva Comportamental

Você se perguntou, ao longo desse texto, quando é o momento de procurar pela Terapia Cognitivo Comportamental?

Esse tipo de processo terapêutico é bastante indicado quando um indivíduo passa a apresentar pensamentos automáticos, que em sua maioria são negativos, o que passa a influenciar negativamente a sua vida.

Os pensamentos automáticos negativos passam a desencadear diversos fatores físicos e emocionais, que vão interferindo tanto na vida pessoal quanto profissional de uma pessoa, trazendo consequências prejudiciais.

Como esse é um tipo de terapia de tempo curto, então a base principal dele é o tratamento de questões de conflitos que o paciente traz até o consultório, em um momento primário.

Entre elas estão as questões familiares, de relacionamentos e profissionais, que precisam ser então solucionadas com o auxílio de um terapeuta.

Por outro lado, como a terapia cognitivo comportamental possui aplicabilidade bastante ampla, ao longo de todo o processo da terapia é possível conseguir tratar as outras questões que surgirem na vida do paciente.

Como mencionado no tópico anterior, a TCC serve para tratar demandas como depressão, ansiedade, estresse pós-traumático, transtornos alimentares, transtornos de personalidade e fobias.

Além disso, o paciente também poderá tratar questões, com seu terapeuta, como perda de entes queridos, autoestima e autoconfiança, terapia familiar, de casal e em grupo.

No entanto, é uma terapia que possui diversos campos de atuação, e, ao longo do processo terapêutico, podem ser tratadas as mais diversas questões que surgirem. Algumas das demandas mais comuns em consultório são:

Quando o paciente começa a perceber que possui algum tipo de necessidade nesse sentido ou que os pensamentos automáticos negativos estão tomando conta da sua vida, então é hora de buscar por auxílio terapêutico.

Caso existam dúvidas a respeito de essa ser a melhor abordagem para o problema que possui, há a possibilidade de que o paciente converse antes com o terapeuta para tirar dúvidas e receber orientações.

Se você deseja marcar uma consulta e saber se realmente a Terapia Cognitivo Comportamental é o tipo de tratamento terapêutico mais indicado para seu caso, a Psicotér poderá lhe auxiliar.

Você poderá marcar uma avaliação bônus com uma psicóloga do centro, para assim entender qual é a sua situação e as suas necessidades.

A Psicotér oferece não só o tratamento terapêutico na modalidade presencial, mas também o poderá fazer online, de acordo com as suas necessidades.

O atendimento online tem benefícios como maior flexibilidade, de modo que você possa marcar uma consulta no dia e horário mais adequado, sem perder a possibilidade de tratar por ter uma agenda muito cheia.

Marque hoje mesmo sua primeira Avaliação BÔNUS acessando ESTE LINK

Lisiane Duarte – CRP 07/12563

Psicóloga e Diretora Técnica da Psicotér

Clique para solicitar avaliação bônus

Veja Mais


    Se identificou com o assunto deste post?
    Então deixe seus dados abaixo que entraremos em contato em instantes* para agendar sua AVALIAÇÃO BÔNUS!


    Seu nome*
    Seu e-mail*
    Seu telefone

    Gostou? Compartilhe:

    Leia Também

    Deixe seu comentário

    O que é Terapia Cognitivo Comportamental TCC e Como Funciona - Psicotér