Marker
relógio Seg a Sex dàs 7h às 22h - Sáb dàs 7h às 12:30h
(51) 9 9833-8006
(51) 4100-2513

Terapia de Casal: Como Funciona e Quando Procurar Ajuda Psicológica

Publicado em 1 de julho de 2021
Categoria: Psicoterapia, Psicoterapia de casal, Relacionamentos
terapia de casal

A terapia de casal é um excelente recurso terapêutico voltado para os casais, sempre que eles perceberem que necessitam de algum tipo de auxílio para lidar com diferentes questões que estejam afetando o relacionamento.

Logicamente que há algumas questões que sempre existirão em um casamento e não é por qualquer discussão que o casal deve procurar por ajuda.

Entretanto, quando esses problemas começam a afetar a relação de uma forma extremamente negativa e com a qual o casal não pode lidar, a psicoterapia é essencial.

Os relacionamentos interpessoais estão presentes no dia a dia das pessoas, e a convivência de pessoas que são diferentes, seja por questões de crenças ou de valores, acaba gerando algum tipo de atrito.

Afinal, as habilidades que possuímos para nos comunicar e o afeto que temos com o outro são constantemente testadas durante essa convivência cotidiana.

As relações entre as pessoas, com o mundo cada vez mais rápido e distante em que vivemos, estão mais frágeis e apresentam uma alta instabilidade.

Isso tudo é causador de muitos conflitos e do distanciamento que vai sendo gerado entre as pessoas, até que elas se afastam por completo.

Na vida de casal todas essas questões podem ter um peso enorme e afetar profundamente a relação, sendo aí que entra a importância do atendimento psicológico para casal.

Cada dia mais os casais buscam por auxílio de terapeutas especializados nos consultórios de psicologia, de modo que se encontre uma solução para os problemas, garantindo a volta à vida tranquila e amorosa a dois.

Mas como é que realmente funciona a terapia com casal? Quando é o momento de fazer a busca por esse tipo de acompanhamento terapêutico?

A terapia para casais pode ser feita de maneira online? Quais são os benefícios proporcionados por esse tipo de método terapêutico para o casal? O que acontece na primeira sessão da terapia?

Se você realmente deseja saber tudo a respeito desse assunto e conhecer as respostas para todos esses questionamentos, então não deixe de acompanhar esse texto até o final, pois tudo será mostrado aqui.

Você vai poder entender a importância do tratamento psicológico para casal e como marcar uma consulta hoje mesmo, podendo ser feita a sessão de forma totalmente online.

Vamos lá!

O que é Terapia de Casal

 

O que é terapia de casal?

A terapia de casal trata-se de um método terapêutico que conta com a participação de um psicólogo que fornece um espaço seguro, respeitoso e sigiloso onde um casal será acolhido.

O objetivo é que o casal possa sentir-se confortável para falar a respeito das suas queixas e de questões afetivas, contando com a escuta ativa do psicólogo, que irá identificar as necessidades e os possíveis conflitos entre as partes.

Ele será o mediador da conversa entre o casal e atuará também como um facilitador, sem ser um juiz nem tomando decisões.

O psicólogo poderá apresentar alguns direcionamentos a respeito da vida a dois, mas ficará a cargo do casal aceitá-los e colocá-los em prática em sua vida particular.

A terapia de casal tem como objetivo ajudar o casal a entender o que é que aflige cada uma das partes, como foi que o problema teve início e o que leva a essas situações ou comportamentos, além de promover o autoconhecimento.

É importante, com o aconselhamento psicológico para casais, que os dois indivíduos possam compreender quais as necessidades que cada um possui, o que será imprescindível para o casal conseguir progredir.

Sem dúvidas, essa é a melhor opção para quando os conflitos entre o casal começam a afetar a relação e coloca em risco o casamento.

 

Quando procurar um psicólogo para terapia de casal?

Um questionamento mais do que comum entre os casais é sobre quando buscar por um psicólogo para realizar a terapia psicoterapêutica de casal.

Ela é recomendada sempre que a relação está passando por algum tipo de conflito, sem que haja a possibilidade de que os parceiros possam administrar os problemas sozinhos.

Por conta disso, diversos outros setores na vida do casal passam a ser afetados de forma significativa e negativa, o que gera prejuízos ao bem-estar e também à qualidade de vida de quem está envolvido na relação.

A dica principal é que o casal sempre busque por terapia quando os conflitos ainda estão no início, sempre que as duas partes perceberem que existem problemas que vão se repetindo constantemente.

Isso irá ajudar a evitar que os conflitos gerem mágoa e ressentimento, o que pode tornar mais difícil a reconciliação entre ambos, além de não deixar que doenças e sintomas acometam o casal e mesmo os seus filhos.

O acompanhamento psicológico para casal oferece um ambiente acolhedor e que é bastante propício para que o casal possa expor questões íntimas que afligem cada um deles e busquem juntos soluções para os problemas.

Em alguns casos, a terapia de casal poderá ser realizada com a terapia sexual, pois há possibilidade de que essa seja uma questão que também esteja gerando atrito entre as partes.

 

O que acontece em uma terapia de casal?

Saber o que é que acontece em uma terapia de casal é muito importante para que as duas partes sintam-se mais estimuladas a comparecem ao acompanhamento psicológico.

Afinal, não há como negar que existem muitos mitos a respeito da psicoterapia de casal e é essencial explicar o que ela é e como funciona.

As sessões desse tipo de terapia não são sempre conjuntas, ou seja, não são em todas elas que o casal vai junto e os dois participam.

O intuito de que as partes possam comparecer a sessões individuais é justamente permitir uma maior transparência delas e mais abertura para falarem o que realmente sentem ao psicólogo.

Isso irá ajudar o terapeuta a encontrar algumas soluções e fazer com que cada paciente possa colocá-las em prática para resolver os problemas que os incomoda.

A quantidade de sessões desse tipo de terapia vai variar bastante, mas em geral é preciso mais do que uma, sendo estipulado em comum acordo entre o terapeuta e o casal a duração da terapia.

Ela poderá funcionar tanto pessoalmente quanto online, de acordo com a necessidade e a disponibilidade do casal, o que permite que se encontrem horários mais flexíveis para ambos.

 

4 Benefícios do acompanhamento psicológico ao casal

psicólogo para terapia de casal - beneficiosUm ponto muito importante que precisa ser destacado a respeito da terapia de casal é: quais são os benefícios proporcionados por esse acompanhamento psicológico?

A seguir, você vai conhecer aqueles que podem ser descritos como os benefícios principais de optar pelo auxílio de um psicoterapeuta.

Permite que as partes mostrem suas vulnerabilidades

É mais comum do que se imagina a prática dos casais esconderem as vulnerabilidades, com uma das partes não sendo totalmente verdadeira com a outra por terem medo de julgamentos ou de rejeição.

Isso costuma levar os dois lados a se distanciar, aumentando os riscos de haver uma separação do casal.

Assim, a terapia de casal é importante porque ajudará os dois a superarem o medo de serem quem realmente são, mostrando suas vulnerabilidades um ao outro.

O terapeuta tem um papel muito importante para criar um ambiente com uma atmosfera acolhedora e que permita a abertura do casal.

Ajuda a formar vínculos emocionais mais fortes

Abrir-se e mostrar as próprias vulnerabilidades ao parceiro não é algo fácil, mas ajuda na formação de vínculos emocionais que são muito mais fortes.

A terapia poderá ajudar as partes a entenderem quais são os gatilhos um do outro, a entenderem melhor o companheiro e a verem os possíveis ciclos negativos como o verdadeiro inimigo, e não o próprio parceiro.

Quando os dois lados ficam vulneráveis entre si, então é mais fácil haver a conexão segura e criação dos vínculos desejados, ao invés de apenas gerar mais brigas.

Permite que cada parte entenda o seu papel na relação

A terapia de casal é essencial também para que cada parte entenda qual é o papel dentro do relacionamento, compreendendo as responsabilidades que possui em relação às brigas e aos problemas, em geral, que ocorrem.

Isso permite então que cada parceiro possa saber exatamente no que melhorar e também qual é o momento certo de pedir desculpas por determinada atitude ou comportamento.

Melhora a convivência do casal

Por último, entre os principais benefícios do acompanhamento psicológico para casal está a melhora na convivência a dois em casa.

Entretanto, isso só é possível se as duas partes estiverem em total acordo quanto ao apoio do terapeuta, de modo que fiquem abertas para o diálogo, para ouvir os aconselhamentos e para colocar em prática tudo o que foi trabalhado na sessão.

A partir disso é que vai ser possível que tudo melhore entre o casal e ele possa ter uma convivência mais tranquila e amorosa, até mesmo para os seus familiares, sejam filhos crianças ou adolescentes, por exemplo.

 

O que falar em uma psicoterapia de casal?

Uma das maiores dúvidas do casal a respeito desse tipo de terapia é sobre o que falar durante a sessão.

Você não precisa preocupar-se porque a sessão será conduzida pelo terapeuta, que vai ajudar o casal ouvindo um pouco da história, dos conflitos existentes e tentando entender o lado de cada um.

Ao longo da terapia, sessão após sessão, o psicólogo vai utilizar técnicas específicas de acordo com a necessidade do casal, para que seja possível que os conflitos sejam solucionados e que as partes aprendam a dialogar.

Poderá haver também a necessidade, sempre, de sessões individuais para cada parte do casal, de modo que eles possam falar com maior tranquilidade para o terapeuta.

Essas sessões vão permitir que o psicólogo possa compreender mais a fundo certas questões que podem não ser ditas de forma clara nas sessões com o casal junto.

Questões como os ciúmes e a vida sexual poderão ser bem trabalhadas, desde que o casal diga ao terapeuta aquilo que está afetando o relacionamento.

 

Qual o valor de uma terapia de casal?

O valor a ser pago pela terapia de casal é uma outra dúvida bastante comum, já que ele precisa entrar no planejamento financeiro.

Em geral, o preço da terapia é pago por sessão e o valor total do acompanhamento terapêutico irá depender da quantidade de sessões que serão necessárias.

Com esse valor em mãos e após a conversa com o terapeuta é possível saber qual a necessidade de sessões, e depois fazer as contas para entender qual será o custo total da terapia.

 

Quanto tempo dura uma terapia de casal?

A orientação psicológica para casal possui uma duração considerada breve, principalmente quando comparada com outros tipos de terapia.

Logicamente que não dá para especificar que todos os casais irão precisar do mesmo tempo ou que resolverão todos os problemas do mesmo período de tempo.

Tudo vai depender de cada casal e do que o psicoterapeuta pode avaliar na primeira sessão, bem como da forma como as sessões vão acontecendo e de como as partes vão ou não evoluindo com o tempo.

A conversa com o terapeuta e a anamnese feita por ele é essencial também por isso, já que irá permitir a ele compreender qual vai ser a duração do acompanhamento terapêutico.

 

Como é a primeira sessão com o psicoterapeuta de casal?

Você já se perguntou alguma vez o que é que acontece na primeira sessão de uma terapia de casal?

Toda sessão de qualquer tipo de terapia é muito importante e serve sempre como uma forma de apresentação das partes, da compreensão dos problemas existentes e ainda ajuda a nortear como será o tratamento terapêutico.

A primeira sessão vai ajudar o terapeuta a compreender qual das partes (ou se ambas) vê os problemas no relacionamento e se alguma delas prefere manter tudo como está.

Quem tem essa segunda atitude, em geral, ou possui muito medo de mudança, ou não quer se comprometer ou está satisfeito em como a relação se encontra.

O terapeuta terá, na primeira sessão, que procurar ouvir o que os pacientes têm a dizer, da mesma forma que acontece na terapia individual, por exemplo.

Ele precisará absorver tudo aquilo que é dito pelas partes, sem que atue de maneira parcial ou tome um dos lados, não sendo nem aliado nem inimigo de nenhum dos parceiros.

Logicamente que ocorre sempre de um ou de outro lado achar que o terapeuta está sendo aliado da outra pessoa, o que não é para acontecer, obviamente.

O profissional deverá estar observando como se dá a dinâmica do casal, entendendo como é que ele se relaciona.

É preciso considerar também toda a história familiar que cada parte carrega consigo, o que influencia diretamente em seu comportamento, em suas necessidades, em seus desejos e conflitos, bem como em sua autonomia.

Ele poderá realizar algumas perguntas, como é o caso de questionar qual foi o problema que levou o casal até a terapia, qual dos lados entrou em contato e teve mais interesse pelo tratamento, entre outras.

Compreender a quanto tempo o casal está junto, quem é o responsável por tomar as decisões e ainda quem é responsável por pagar as contas ajudará a entender a situação como um todo.

O importante na primeira sessão é que todos, terapeuta e casal, conversem para que tudo o que seja dito pelos cônjuges seja absorvido pelo profissional, o que vai ajudar a estabelecer um vínculo entre as partes.

O propósito do psicoterapeuta deve sempre ter um controle sobre possíveis discussões entre o casal, evitando assim que a sessão da terapia se torne apenas em uma troca de acusações.

O terapeuta deverá atuar como um observador enquanto o casal conversa, olhando um para o outro enquanto fala.

É essencial que regras sejam estabelecidas pelo psicólogo já na primeira sessão, como é o caso de um respeitar o tempo de fala do outro, sem interrupções.

Na primeira sessão é importante também estabelecer que cada parte terá uma sessão individual, para que cada uma possa abrir um pouco a respeito do seu histórico próprio e familiar, o que vai ajudar o terapeuta a compreender melhor as partes.

O mais importante logo na primeira sessão é que ela seja uma fase de descoberta, e que também desmistifique a ideia de que se deve “falar a respeito de nós”.

A terapia vai permitir que cada parte enfrente a sua própria responsabilidade no problema do casal, lutando contra a vaidade, o orgulho, permitindo-se ser vulnerável.

Não há um vilão dentro da terapia de casal, mas apenas duas pessoas que estão buscando assumir suas culpas e mudar para melhorar a relação, como já foi um dia.

 

Terapia de casal para namorados

A primeira coisa que precisa ser falada aqui é sobre o mito de que a terapia de casal serve apenas para pessoas casadas, o que é um engano enorme.

Esse tipo de acompanhamento psicológico serve também para os casais que vivem em união estável, para os namorados que vivem juntos e também para as uniões homoafetivas, ou ainda noivos prestes a entrar no matrimônio.

Não existe a necessidade de que haja a formalização civil de uma relação para que seja possível fazer a terapia de casal.

Esse tipo de acompanhamento psicológico serve para que as pessoas que possuem uma relação possam tratar de maneira saudável as diferenças e os problemas que possuem.

Assim, elas poderão trabalhar para que possam superar obstáculos e desafios, quando for possível, voltando à harmonia na relação.

É possível que a psicoterapia de casal seja feita até mesmo como uma forma de gerar uma separação ou divórcio de modo amigável entre as partes.

Os casais que são separados e que possuem filhos também poderão fazer uma terapia de casal juntos, tendo como objetivo a orientação dos pais para que eles possam educar bem os seus filhos.

Tudo isso serve para mostrar que também há a possibilidade de realizar o acompanhamento psicológico para casal com namorados, que desejam ter uma forma mais madura e saudável para que possam se relacionar.

Em geral, a terapia para casal com namorados é feita de forma preventiva, ou seja, baseando-se nos relacionamentos passados e nos problemas vividos é possível evitar problemas semelhantes e conflitos na atual relação.

Terapia de casal funciona

 

Terapia de casal online funciona?

A terapia de casal é feita, de forma tradicional, presencialmente com o casal indo até o consultório do psicoterapeuta, onde as sessões ocorrem.

Entretanto, nos dias atuais, com o avanço da tecnologia e da internet, há a possibilidade de fazer a terapia de casal online.

Se você se questiona sobre se isso realmente funciona, então saiba que os benefícios proporcionados pela terapia de forma online são os mesmos do que a psicoterapia de casal tradicional.

As duas partes poderão trabalhar suas habilidades, seus pontos fracos, reconhecer seus erros e responsabilidades nos problemas do relacionamento, mostrar suas vulnerabilidades e encontrar soluções para conflitos.

Sendo assim, vale muito a pena buscar pela psicoterapia online e é possível que cada vez mais casais têm optado por essa alternativa, pois ela se mostra bem mais prática.

Afinal, não há a necessidade de deslocar-se até a clínica do psicólogo e é possível realizar toda a terapia direto do conforto do lar.

A terapia online funciona através da conexão entre o terapeuta e o casal por ferramentas de vídeo, como é o caso do Skype e do Zoom, por exemplo, que são as mais usadas para conectar pessoas em um encontro desse tipo.

Existem várias vantagens, além das já citadas, para fazer terapia de forma online, como é o caso da maior flexibilidade para encontrar horários que sejam bons para os dois lados do casal.

Assim, a terapia poderá acontecer até mesmo à noite, após terem chegado do trabalho, sem que isso interfira na rotina diária, ajudando até mesmo a evitar conflitos por conta dessa questão.

Se você deseja marcar uma sessão de terapia de casal online, solicite sua Avaliação BÔNUS.

Você poderá marcar o seu primeiro agendamento, uma primeira avaliação totalmente gratuita, com um dos psicólogos.

Bastará escolher qual o melhor dia e horário para o casal, sendo que a primeira sessão é um momento para conversar sobre o funcionamento, esclarecer dúvidas e iniciar uma avaliação do caso para o psicólogo elaborar um plano de tratamento.

Não deixe de agendar a sua avaliação gratuita hoje mesmo para começar a terapia de casal e obter todos os benefícios desse método terapêutico!

Lisiane Duarte – CRP 07/12563

Psicóloga e Diretora Técnica da Psicotér

Clique para solicitar avaliação bônus

Veja Mais


    Se identificou com o assunto deste post?
    Então deixe seus dados abaixo que entraremos em contato em instantes* para agendar sua AVALIAÇÃO BÔNUS!


    Seu nome*
    Seu e-mail*
    Seu telefone

    Gostou? Compartilhe:

    Leia Também

    Deixe seu comentário