Marker
relógio Seg a Sex dàs 7h às 22h - Sáb dàs 7h às 12:30h
(51) 9 9833-8006
(51) 4100-2513

Terapia para Depressão: Como um Psicólogo pode Ajudar no Tratamento

Publicado em 10 de maio de 2021
Categoria: Depressão, Psicoterapia, Saúde Mental
Terapia para depressão

A terapia para depressão é extremamente importante, entretanto, ainda há muitas pessoas que acabam fugindo dessa forma de tratamento.

Muito disso está relacionado não só com o tabu sobre a própria doença, mas também a respeito do tratamento terapêutico.

Afinal, não é comum que as pessoas sintam-se julgadas e tenham vergonha ao dizer que fazem terapia ou que possuem depressão, seja por sua família, amigos ou colegas de trabalho.

É por conta disso que se torna tão importante falar a respeito da psicoterapia para depressão, de modo que as pessoas possam perceber como esse tratamento é essencial para a doença e como pode ajudar o paciente a ter qualidade de vida.

Se você tem depressão ou ainda não foi diagnosticado com a doença, mas percebeu que está sofrendo com sintomas dela, nada melhor do que procurar ajuda com um psicólogo.

Esse profissional irá fazer uma avaliação da sua situação e irá utilizar a melhor abordagem e as técnicas certas para as suas necessidades.

Portanto, não deixe de acompanhar esse texto completo até o final, pois aqui você vai poder saber mais a respeito do que é a depressão, como um psicólogo pode ajudar no tratamento da doença e os tipos de terapia indicadas.

Além disso, você ainda vai conhecer algumas dicas essenciais para ajudar no combate à depressão e poderá entender mais sobre a terapia online.

Quer saber tudo sobre isso? Então vamos lá!

Como a terapia ajuda na depressão

 

O que é a depressão?

O conhecimento a respeito do que é a depressão é extremamente importante para que uma pessoa possa perceber qual é o momento de procurar ajuda profissional.

A maior parte das pessoas já ouviu falar sobre a doença, mas conhece muito pouco a respeito dela, o que é um enorme problema.

A depressão, também conhecida como transtorno depressivo maior, trata-se de uma doença ou transtorno afetivo que tem um impacto negativo enorme sobre os sentimentos, pensamentos e ações de uma pessoa.

A característica principal da depressão, sem dúvida, é a tristeza intensa de longa duração que ela causa, o que costuma gerar confusão para muitas pessoas.

Isso porque há pessoas que após sentirem-se tristes por um ou dois dias acreditam que estão depressivas, o que não é certo.

Atualmente, mais de 350 milhões de pessoas em todo o mundo possuem algum tipo de depressão, o que é um número bastante preocupante.

Esses números significam que até 5% de toda a população geral sofre com essa doença, o que mostra a extensão dela na sociedade como um todo e a necessidade de tratá-la adequadamente.

A depressão gera muitos sentimentos como tristeza ou ainda a perda de interesses nas atividades que antes eram prazerosas, além de levar a uma grande quantidade de problemas emocionais e também físicos.

Uma pessoa com depressão tende a ter dificuldades para realizar até mesmo as atividades mais simples em casa ou no trabalho.

Existem diversas causas para o desencadeamento da depressão, como é o caso da depressão pós parto.

Os sintomas da depressão variam muito desde os leves até os mais graves ou intensos, e eles podem incluir:

  • Perda de prazer ou de interesse nas atividades que antes eram prazerosas
  • Tristeza excessiva ou um humor deprimido
  • Distúrbios do sono, como insônia ou sono em excesso
  • Alterações no apetite, podendo levar ao ganho ou à perda de peso, sem relação direta com a dieta
  • Fadiga excessiva
  • Perda de energia
  • Pensamentos relacionados com morte ou com suicídio
  • Baixa autoestima
  • Sentimentos de culpa
  • Dificuldades para a tomada de decisões, para se concentrar ou para pensar

Lembrando que esses sintomas devem persistir por no mínimo duas semanas para que seja considerado um diagnóstico de depressão.

 

Como a psicoterapia para depressão pode ajudar?

A psicoterapia para depressão é extremamente importante para qualquer paciente, por isso mesmo é que ela é tão indicada pelos profissionais para pessoas que sofrem com essa doença.

A depressão gera mudanças no humor de uma pessoa e afeta até mesmo o jeito de ser dela, ocasionando diversos sintomas, como é o caso da perda de interesse, do sentimento de vazio de uma tristeza de forma constante.

Como mencionado anteriormente, essa doença acaba afetando até mesmo as atividades mais simples que são realizadas no dia a dia, gerando prejuízos na vida pessoal e profissional de uma pessoa.

Ao contrário do que muitos ainda pensam por aí, a depressão não trata-se de uma fraqueza ou tristeza momentânea, sendo algo muito sério e que exige ajuda profissional para que seja possível superá-la.

O tratamento para depressão com psicoterapia terá como benefícios na luta contra a doença:

  • A identificação dos gatilhos que podem ter contribuído e que estão fazendo com que a pessoa sinta-se depressiva. A terapia tem como objetivo, exatamente, auxiliar a pessoa a encontrar formas de mudar esses gatilhos, aceitar ou ainda adaptar-se às diversas situações
  • A ressignificação de crenças, que significa reconhecer pensamentos distorcidos ou ainda comportamentos nocivos que estejam gerando os sentimentos de tristeza, desamparo e de falta de esperança que surgem na depressão
  • A recuperar o seu autocontrole, o que vai trazer maior prazer em viver
  • A estabelecer metas que tragam motivação, sempre mantendo-as realistas, seja de médio ou de longo prazo
  • O desenvolvimento de habilidades para que seja possível lidar com os mais diversos sintomas da depressão, ajudando também a identificar possíveis futuros episódios da doença

É papel do psicólogo auxiliar o paciente a fazer uma descrição e a compreender todos os processos emocionais que surgem nos acontecimentos do dia a dia.

Isso é importante porque a pessoa com depressão poderá ter uma maior compreensão a respeito de como as suas emoções acontecem e quais são os padrões que ela possui quanto aos seus sentimentos e ações.

O paciente poderá aprender, ao longo de todo o processo da psicoterapia para depressão, a estar olhando para aqueles acontecimentos da sua vida de uma outra forma, conseguindo encontrar soluções mais práticas.

A psicoterapia pode ser utilizada como a única forma de tratamento para depressão nos casos mais leves, sendo suficiente para ajudar o paciente a livrar-se dessa doença.

Por outro lado, no caso dos quadros moderados e graves da depressão, o tratamento com a psicoterapia é, usualmente, feito em conjunto com o uso de medicamentos antidepressivos.

Uma das abordagens mais comuns para terapia contra a depressão é a terapia cognitivo comportamental, sendo uma das mais eficazes.

Isso porque ela foca no momento presente e na busca pela resolução de problemas, auxiliando o paciente a reconhecer os pensamentos distorcidos e, posteriormente, conseguir modificar seus pensamentos e comportamentos.

Apesar de, na maior parte das pessoas, a terapia para depressão envolver apenas o próprio paciente, é possível incluir outras pessoas quando se achar necessário.

É o caso de trazer membros da família para uma sessão, por exemplo, permitindo que psicólogo possa compreender melhor a situação do paciente sob outra perspectiva.

O tratamento para depressão terá sua duração variando muito de acordo com cada paciente, portanto, enquanto certas pessoas irão passar algumas semanas em terapia, outras poderão precisar de meses ou anos.

As melhorias da depressão podem ser observadas após 10 a 15 sessões, quando o paciente já percebe mudanças em seus sentimentos e pensamentos.

 

Qual o melhor tipo de terapia para depressão?

Existem diversos tipos de terapia ou abordagens terapêuticas que podem ser utilizadas por um psicólogo clínico, mas não são todas elas que ajudam no tratamento para depressão.

Mas o tipo de terapia ideal – e a mais indicada pelos profissionais especializados – para ajudar no tratamento contra essa doença é a Terapia Cognitivo Comportamental (TCC). É um tipo de abordagem terapêutica considerada breve e com foco direto no problema do paciente.

É muito importante conhecê-la, até porque o paciente poderá chegar ao consultório do terapeuta com uma maior familiaridade.

Ela ajuda o paciente a melhorar o seu relacionamento com as outras pessoas, conseguindo expressar melhor as suas emoções e solucionando os seus problemas de um modo mais saudável.

O tratamento terapêutico por meio da TCC tem como foco trabalhar a adaptação do indivíduo aos eventos que têm um maior potencial de desencadear ou ainda de agravar o quadro depressivo.

Além disso, ainda é possível desenvolver as mais diferentes habilidades sociais, construir uma rede de apoio e enfrentar melhor os sintomas da depressão por meio desse tipo de terapia.

Esse tipo de terapia ajuda as pessoas a alcançarem um maior autocontrole, a realizar a identificação e lidar melhor com pensamentos e com os comportamentos negativos, que podem desencadear ou agravar a depressão.

O objetivo do psicólogo é ajudar o paciente a perceber quais são suas crenças e os seus comportamentos que podem levar à depressão, e transformá-los, de modo que o paciente consiga interagir positivamente com outras pessoas.

 

Como o psicólogo pode ajudar no tratamento da depressão?

Uma dúvida comum que as pessoas possuem a respeito da terapia para depressão é sobre como o psicólogo poderá ajudar nesse tratamento.

O trabalho do psicólogo é auxiliar o paciente para que ele venha a encontrar meios para se sentir melhor, através de orientações para que ele ache alternativas que amenizem os sentimentos de dor, de pessimismo ou de tristeza.

Não há como negar que o acompanhamento com psicólogo nas consultas ajuda, sim, na resolução do problema do paciente, mas é importante saber que esse processo exige tempo, paciência e bastante determinação.

Estudos na área da Psicologia mostram que há uma tendência nos pensamentos das pessoas que sofrem com a depressão que podem contribuir para que a doença se mantenha.

Essas tendências estão relacionadas com os pensamentos negativos sobre si mesmo, sobre o ambiente em que a pessoa vive e sobre o seu próprio futuro. O paciente com depressão passa, então, a sempre ver todas as situações de forma negativa.

É por isso que se faz tão importante o tratamento com psicólogo e, mais ainda, com o tipo certo de terapia, para que seja possível corrigir aqueles pensamentos negativos da pessoa depressiva.

Simultaneamente, o psicólogo deverá trabalhar para estimular certas atitudes que combatam essas ideias e pensamentos negativos, permitindo que o paciente possa vencer a doença.

Assim, com tudo isso, fica muito claro que o papel do psicólogo no tratamento da depressão tem como foco ajudar o paciente a ter contato com as suas angústias mais profundas, de modo que ele aprenda a lidar com todas elas.

 

4 Dicas para se livrar da depressão

Você sabia que existem diversas formas pelas quais é possível livrar-se da depressão?

É importante deixar claro que elas são mais eficazes quando são colocadas em prática conjuntamente, portanto, fique atento para não focar apenas em uma e acreditar que as outras não têm importância.

Veja a seguir quais são as dicas principais:

Faça psicoterapia

A primeira dica de como combater a depressão é por meio da psicoterapia, sendo possível – e a mais indicada – a cognitivo comportamental.

Essa é uma dica importantíssima, visto que a depressão trata-se de uma doença que está relacionada diretamente com o sofrimento psíquico decorrente da angústia e da melancolia.

O acompanhamento profissional com um terapeuta é imprescindível para que seja possível combater essa doença, tanto através da fala quanto de outras técnicas e abordagens.

Sem o apoio de um psicólogo especializado será muito mais difícil conseguir superar a depressão, sobre isso não há dúvidas.

Pratique a meditação e a atenção plena

A meditação é uma prática que, a cada ano que passa, destaca-se mais como uma forma de reduzir a ansiedade, administrar o estresse, diminuir a insônia e aumentar o foco e a memória.

Além de tudo isso, ela ainda ajuda no combate à depressão, então essa é uma dica de ouro para você colocar em prática.

Pesquisas na área já demonstraram que a meditação, por meio do mindfulness ou atenção plena, tem um grande êxito em ajudar a combater a depressão, ainda mais quando associada com a terapia.

Pratique atividades físicas

A prática de atividades físicas é uma outra dica que poderá ajudar muito no combate à depressão, principalmente pelo fato de que alguns dos sintomas mais comuns dessa doença é justamente a perda de energia.

Fazer alguma atividade física que você goste poderá ajudar muito a diminuir o sedentarismo e reduzir o seu sofrimento, tendo um impacto muito positivo para melhorar a autoestima e impacta até mesmo na reintegração social nas pessoas que acabam isolando-se.

Uma dica é que você procure um exercício que seja coletivo, pois é por meio dele que você terá contato com outras pessoas – mas, caso você prefira um esporte individual, como corrida ou pedalada, esse é também um ótimo passo.

Praticar atividades físicas ajudará na maior produção de endorfina e dopamina, hormônios do bem-estar e da felicidade, ajudando diretamente no combate à depressão de forma mais eficaz.

Melhore o seu sono

Muitas pessoas não se atentam a isso, mas o sono e o humor são interligados e pode-se dizer que andam de mãos dadas. Então, melhorar a higiene do seu sono é uma prática muito importante contra a depressão.

Dormir mal todas as noites poderá acabar influenciando o seu humor e, a médio e longo prazo, poderá agravar o quadro depressivo.

Com uma boa higiene do sono, você não só poderá dormir mais, mas também terá uma maior qualidade desse sono, o que é de extrema importância.

Uma dica é você desligar os seus equipamentos eletrônicos sempre uma hora antes de deitar, e usar a sua cama somente para dormir, evitando trabalhar nela, pois esse deverá ser um local apenas para relaxamento.

 

Terapia para depressão online

Terapia para depressão online

E você sabia que é possível fazer psicoterapia para depressão por meio da internet? A terapia online é uma modalidade de terapia que tem crescido bastante.

Ainda há muitas pessoas que não conhecem ou que desconfiam da terapia online, mas você precisa saber que ela é tão eficaz quanto a terapia tradicional, ou seja, a que é feita presencialmente.

Qualquer pessoa (crianças, adolescentes, adultos ou idosos) pode ser atendida por meio da psicoterapia online, o que é uma ótima notícia para todos.

Essa modalidade de terapia permite que você possa, por exemplo, agendar a sua sessão de terapia em um horário alternativo, caso não seja possível ir até o consultório do psicólogo em horário comercial.

Assim, fica muito mais fácil e cômodo para você ter essa flexibilidade de marcar a consulta no dia e na hora desejada, sendo possível realizá-la diretamente da sua casa.

A duração de cada sessão de terapia online é em torno de 45 minutos e ela é mais acessível do que no caso da terapia presencial, principalmente por ter uma enorme redução de custos por causa do deslocamento, por exemplo.

Se você tem interesse em fazer psicoterapia online, então a Psicotér poderá lhe auxiliar!

Você poderá cuidar da sua mente através da terapia para depressão online dentro do seu tempo e no seu ambiente, contando com um ótimo profissional especializado.

A avaliação inicial é o momento de conversar sobre o funcionamento da terapia, de esclarecer quaisquer dúvidas com o profissional e de iniciar uma avaliação do caso para que o psicólogo possa elaborar um plano de tratamento individualizado.

Para agendar a sua avaliação bônus faça hoje mesmo seu cadastro.

Lisiane Duarte – CRP 07/12563

Psicóloga e Diretora Técnica da Psicotér

Clique para solicitar avaliação bônus

Veja Mais


    Se identificou com o assunto deste post?
    Então deixe seus dados abaixo que entraremos em contato em instantes* para agendar sua AVALIAÇÃO BÔNUS!


    Seu nome*
    Seu e-mail*
    Seu telefone

    Gostou? Compartilhe:

    Leia Também

    Deixe seu comentário

    Terapia para Depressão: Como um Psicólogo Ajuda no Tratamento - Psicoter