Marker
relógio Seg a Sex dàs 7h às 22h - Sáb dàs 7h às 12:30h
(51) 9 9833-8006
(51) 4100-2513

Atendimento online – saiba como funciona

O atendimento psicológico online é uma prática relativamente recente no Brasil. O Conselho Federal de Psicologia (CFP) legalizou os atendimentos no ano de 2012 (com a resolução nº11/2012) através de orientações online com sessões limitadas. No entanto, foi no final de 2018 (resolução nº11/2018) que sentiu a necessidade de aprimorar a resolução.

Estudos realizados na Austrália, Estados Unidos e Reino Unido evidenciaram de forma muito positiva o tratamento psicológico online. Pesquisas feitas por esses países comprovam que além da ampliação do acesso à terapia, a mesma também se mostrou muito eficaz em tratamentos com ansiedade; transtornos alimentares; fobias; stress. Estudos feitos no Brasil também demonstram resultados positivos dessa modalidade.

Contudo, não pense que o atendimento online pode ser feito de qualquer maneira. O (A) psicólogo (a) deve estar devidamente cadastrado no site do CFP e ter compromisso ético e técnico. E claro, ter o mesmo comprometimento, seguindo as normas e contrato previamente estabelecidos com o paciente. Sendo assim, cabe ao profissional avaliar a demanda, respeitando a singularidade, segurança e qualidade do atendimento.

Imagem - Atendimento psicológico onlinePara a realização dos atendimentos online é preciso criar um setting terapêutico adequado, isto é, mesmo se o profissional não estiver em seu consultório, é responsabilidade dele estar em um lugar silencioso, privado, livre de distrações e barulhos. O mesmo vale para o paciente. Outro fator importante está relacionado com a qualidade da internet e segurança das informações. O CFP permite que os atendimentos sejam feitos via Skype, Whatsapp, Hangout, entre outros.

Embora alguns profissionais de psicologia ainda torçam o nariz para essa modalidade, pois temem a perda de alguns elementos importantes que ocorrem na terapia presencial, como por exemplo, espaço físico acolhedor e simbólico, servindo de abrigo para o paciente, diferente do computador ou celular que são multitarefas, mesmo assim, a possibilidade da terapia online favorece o alcance de pessoas que antes não tinham acesso a serviços de saúde mental.

Com a vida agitada dos tempos atuais, algumas pessoas preferem não querer enfrentar trânsito, ou simplesmente não possuem disponibilidade de horários.

Essa modalidade possibilita a terapia para essas pessoas e também para aquelas que não se sentem seguras ou confortáveis em sair de casa; ou aqueles que moram em outro país ou mesmo que possuam alguma dificuldade de locomoção.

Além do número de sessões não mais limitados, essa nova resolução traz mudanças significativas. Tais como: crianças e adolescentes serão atendidos somente mediante o consentimento expresso de ao menos um dos responsáveis legais; é vedado o atendimento de pessoas e grupos em situação de emergência e desastres e também em situação de violência de direitos ou violência pelos meios de tecnologia e informação, devendo a prestação desse tipo de serviço ser executada por profissionais de forma presencial.

Contudo, é importante salientar que, o atendimento online, preferencialmente, não deve substituir o atendimento presencial. Isso porque é a forma mais completa e recomendada de tratamento. No entanto, a psicologia pode caminhar junto às novas tecnologias e demandas do mundo atual, com a promoção da saúde psíquica. Ou seja, pode alcançar novos públicos, com aprimoramento e atualização.

O mundo vem mostrando há alguns anos excelentes resultados do atendimento psicológico online. Portanto, esse vem em sintonia com o tempo, abrindo os horizontes e desbravando novos caminhos; sempre ancorados na ciência e na ética.

Psic. Juliana Bolsson – CRP 07/17845

Mestre em psicologia clínica

Terapia Online

Cuide da sua mente com total flexibilidade. No seu tempo e no seu ambiente com a Terapia Online

 

É só clicar aqui e iniciar o atendimento com um de nossos consultores

Escolha o melhor dia e horário para a sua consulta de avaliação

Pronto! É só falar diretamente com um de nossos psicólogos

 

Online x Presencial

A Terapia Online foi regulamentada no Brasil em 12/11/2018, através da Resolução CFP 011/2018. Atualmente é permitida e amplamente divulgada, não havendo limites de sessões para sua prática.

Ética Profissional e Sigilo

A Psicotér segue o mais alto padrão de atendimento e atenção às normas do Código de Ética Profissional do Psicólogo, seguindo-os rigorosamente.

Todos os dados informados serão mantidos em ato de confidencialidade e sigilo, mediante a criação de senhas para acesso aos registros/arquivos dos prontuários, que serão mantidos pelo profissional em sistema próprio e seguro. Os dados e relatos são de interesse apenas e, tão somente, de construir o plano de tratamento, sendo impróprios a qualquer outra finalidade. O sigilo das informações trocadas entre o paciente e o psicólogo é previsto pelo Código de Ética Profissional do Psicólogo. Utilizamos programas com sistema de criptografia para proteger as informações, bem como Anti-vírus e Windows Defender Firewall são utilizados para garantir a proteção dos atendimentos.

Quem pode ser atendido?

Qualquer pessoa pode procurar o atendimento psicológico online.  A Terapia Online amplia o acesso de serviços de psicologia à população que vive em regiões com acesso limitado a serviços psicológicos e também para brasileiros que moram no exterior. As restrições de atendimento serão avaliadas pelo psicólogo na primeira consulta de avaliação.

Custo e duração

O valor e duração do tratamento serão combinados entre o psicólogo e você, lembrando que na Psicotér possuímos planos de atendimento para todas as pessoas.

Cada sessão de atendimento online tem a duração de 45 min.

Avaliação ou Primeira Consulta

O primeiro contato é o momento de conversar sobre o funcionamento, esclarecer dúvidas e iniciar uma avaliação do caso para o psicólogo elaborar um plano de tratamento.