Marker
relógio Seg a Sex dàs 7h às 22h - Sáb dàs 7h às 12:30h
(51) 9 9833-8006
(51) 4100-2513

Significado de resiliência, você sabe?

Categoria: Autoconhecimento, Comportamento

Você sabe por que algumas pessoas conseguem se erguer mesmo depois de um grande choque e outras ficam no fundo do poço?

Significado de RESILIÊNCIA: arte de converter energia de um problema e dar a volta por cima com uma solução criativa.

Ela foi foco da temática do desenvolvimento humano em situações de risco e vem sendo estudada por diversos escritores em várias partes do mundo desde a década de 1970, subsidiando programas de intervenção e políticas públicas na esfera da saúde mental, em que a principal preocupação desses pesquisadores consiste em identificar fatores que ajudam as pessoas a manter um desenvolvimento saudável na existência de adversidades.

Embora relatos sobre resiliência venham fascinando as pessoas há milhares de anos, através de inúmeras histórias sobre indivíduos que triunfaram em situações de adversidade, foi somente nas décadas de 1960 e 1970 que teve início estudo científico da resiliência.

Quantas vezes você caiu e precisou se levantar na vida?

A resiliência é justamente essa capacidade de o indivíduo lidar com problemas e adaptar-se às mudanças, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações difíceis – luto, estresse, algum tipo de evento traumático ou chocante, etc. Esta capacidade pode ser desenvolvida ao longo da vida.

Quanto mais resiliente o ser humano for, mais saudável psicologicamente será.

A palavra resiliência provém do latim resiliens que significa voltar ao estado normal, isto é, depois de algo ou alguém sofrer uma mutação, emerge uma força natural que faz com que aquela pessoa, situação, ou mesmo algo da natureza, volte ao seu estado normal, isto é, a sua condição de antes.

Na Psicologia, a resiliência é a capacidade de uma pessoa lidar com seus próprios problemas sem ceder à pressão.

Não consegue sozinho? Pense na alternativa de pedir ajuda de um profissional; pense em fazer terapia. Desenvolva resiliência porque uma pessoa resiliente não se abate com facilidade. Também não culpa os outros pelos seus fracassos, ela luta!

Imagem - Significado de ResiliênciaA pessoa resiliente consegue dar a volta por cima com mais destreza das situações traumáticas, saindo mais capaz, porque consegue ver as dificuldades como desafios a serem ultrapassados, ao invés de se sentir ameaçada. Ela vê sempre uma oportunidade diante das dificuldades.

A necessidade de ter uma boa autoestima; a capacidade de sociabilidade e estabelecimento de vínculos; assumir responsabilidades suficientemente claras, elevadas e compatíveis com a situação desse ou desses jovens; protagonismo, a iniciativa e a criatividade para resolver situações adversas; senso de humor, e a importância fundamental do sentido da vida vinculado à elaboração de um projeto de vida, ou a vida espiritual ou religiosa, todas estas são aptidões ou qualidades pessoais que podem ser consideradas pilares de resiliência.

Eu aprendi que não adianta brigar com os problemas porque se a gente não enfrenta, acaba sendo destruído por eles e quando você não soluciona de forma adequada, ele volta, volta e lhe dá uma rasteira maior ainda.

A vida é curta demais para remoer erros e problemas do passado…

Não perca tempo se lamentando. Não fique apenas no anseio de mudar. Inicie as mudanças em sua mente e em seu coração. Resgate antigos sonhos e trace novas estratégias para realizá-los. Abra as janelas e deixe sol entrar. Abra sua mente e deixe novos pensamentos entrarem. Abra seu coração e deixe novos sentimentos aflorarem.

O importante é aprender a combater as doenças da mente e esse é o trabalho da terapia. Percebê-las, identificá-las, respeitá-las e aniquilá-las, então nem tudo está perdido para você que perde o controle diante do primeiro obstáculo… É possível desenvolver a característica da resiliência.

Uma semana espetacular para você!

Psicóloga Lisiane Duarte da Silva – CRP 07/12563 – Psicóloga Cognitivo Comportamental, Especialista em Gestão de Pessoas e Experiência de mais de 15 anos em psicoterapia.

Gostou? Compartilhe:

Leia Também

Comentário Fechado

Contato e Endereços

Para facilitar o seu atendimento, a Psicotér atende em diversas localidades de Porto Alegre. Veja no mapa qual o endereço mais próximo de você e ligue para agendar sua primeira consulta gratuita!

(51) 4100-2513
(51) 9 9833-8006
Fale conosco
Se preferir, preencha os campos abaixo e entre em contato para agendar sua consulta:

';