Marker
relógio Seg a Sex dàs 7h às 22h - Sáb dàs 7h às 12:30h
(51) 9 9833-8006
(51) 4100-2513

Pensamentos intrusivos: como lidar com eles?

Categoria: Ansiedade, Comportamento

Por que pensamos tanto no que não queremos pensar? O que são esses pensamentos intrusivos?

Essa questão é um tanto irônica, mas a quantidade de vezes que a frase “preciso parar de pensar nisso” foi dita pode lotar o estádio do Maracanã. Criamos cenários, relembramos momentos, imaginamos diálogos e oportunidades: somos um inconsciente ativo. Podemos criar ou aumentar medos, apenas supondo coisas que nem aconteceram. Ideias surgem de supetão e ficam. É possível chamar isso de pensamentos intrusivos, que frequentemente entram na sua cabeça, como uma invasão que você não consegue afastar.

O que são pensamentos intrusivos?

O pensamento intrusivo é como um descontrole do pensamento, que pode surgir em momentos inapropriados, como em cerimônias, encontros, palestras e qualquer situação. Um exemplo é o famoso “já pensou se…” e aí vários pensamentos que definitivamente não seriam comuns ou ideais surgem:

Como em uma formatura, “já pensou se eu caio quando for pegar o canudo?”. Ou então em uma reunião, “já pensou se eu derrubo o café nos papéis do chefe?”.

Sendo assim, esses pensamentos intrusivos em grande frequência podem ser relacionados à ansiedade, já que antecipam situações, podendo gerar preocupações e nervosismo. O estresse, a sensação de uma mente carregada, pensamentos negativos, entre outros itens, podem entrar na sua cabeça e se mesclar como em um liquidificador: bagunçando, em um tempo acelerado, e dominando todo o espaço que estiver livre.

Entretanto, vamos respirar. Vamos pensar juntos: todos somos fisgados por pensamentos inesperados que às vezes grudam na nossa cabeça. Estamos sujeitos ao descontrole do pensamento.

É comum aconselharmos amigas que terminaram seus relacionamentos com falas como “para de pensar nele” ou ouvirmos delas “preciso parar de pensar nele”. Porém, administrar isso é difícil pra todo mundo, porque é comum o descontrole do pensamento.

Dessa forma, precisamos lembrar: é só um pensamento. Não devemos viver de fantasias ou imaginações. Quando você se sentir pressionado pelos seus pensamentos, às vezes é bom questioná-los “isso tudo não é um exagero?” e lembre que não é porque foi pensado, que será realizado. Afinal de contas, quantas inúmeras coisas que são projetadas na mente de todos sem vingar!

Sendo assim, se você se sente pressionado pelos seus pensamentos, procure uma psicóloga.
Entre em contato conosco através e agende a sua Avaliação Gratuita em Porto Alegre.


Se identificou com o assunto deste post?
Então deixe seus dados abaixo que entraremos em contato em instantes* para agendar sua AVALIAÇÃO BÔNUS!


Seu nome*
Seu e-mail*
Seu telefone

Gostou? Compartilhe:

Leia Também

2 Comentários

  1. Aline Isabel | 27 de novembro, 2017

    Olá, tenho muitos pensamentos desse tipos e varias imaginações coisas q não gosto imagino e com frequencia, tenho sintomas de depressão e ansiedade

    • Psicotér | 27 de novembro, 2017

      Olá Aline, é bem importante que isso seja tratado e que você possa viver com o controle da sua vida e de seus pensamentos. Estamos a sua disposição para auxiliá-la.

Contato e Endereços

Para facilitar o seu atendimento, a Psicotér atende em diversas localidades de Porto Alegre. Veja no mapa qual o endereço mais próximo de você e ligue para agendar sua primeira consulta gratuita!

(51) 4100-2513
(51) 9 9833-8006
Fale conosco
Entre em contato para agendar sua AVALIAÇÃO BÔNUS ou tirar dúvidas.

(51) 4100-2513