Pensamentos intrusivos: como lidar com eles?
Por que pensamos tanto no que não queremos pensar? O que são esses pensamentos intrusivos?
Essa questão é um tanto irônica, mas a quantidade de vezes que a frase “preciso parar de pensar nisso” foi dita pode lotar o estádio do Maracanã. Criamos cenários, relembramos momentos, imaginamos diálogos e oportunidades: somos um inconsciente ativo. Podemos criar ou aumentar medos, apenas supondo coisas que nem aconteceram. Ideias surgem de supetão e ficam. É possível chamar isso de pensamentos intrusivos, que frequentemente entram na sua cabeça, como uma invasão que você não consegue afastar.
O que são pensamentos intrusivos?
O pensamento intrusivo é como um descontrole do pensamento, que pode surgir em momentos inapropriados, como em cerimônias, encontros, palestras e qualquer situação. Um exemplo é o famoso “já pensou se…” e aí vários pensamentos que definitivamente não seriam comuns ou ideais surgem:
Como em uma formatura, “já pensou se eu caio quando for pegar o canudo?”. Ou então em uma reunião, “já pensou se eu derrubo o café nos papéis do chefe?”.
Sendo assim, esses pensamentos intrusivos em grande frequência podem ser relacionados à ansiedade, já que antecipam situações, podendo gerar preocupações e nervosismo. O estresse, a sensação de uma mente carregada, pensamentos negativos, entre outros itens, podem entrar na sua cabeça e se mesclar como em um liquidificador: bagunçando, em um tempo acelerado, e dominando todo o espaço que estiver livre.
Entretanto, vamos respirar. Vamos pensar juntos: todos somos fisgados por pensamentos inesperados que às vezes grudam na nossa cabeça. Estamos sujeitos ao descontrole do pensamento.
É comum aconselharmos amigas que terminaram seus relacionamentos com falas como “para de pensar nele” ou ouvirmos delas “preciso parar de pensar nele”. Porém, administrar isso é difícil pra todo mundo, porque é comum o descontrole do pensamento.
Dessa forma, precisamos lembrar: é só um pensamento. Não devemos viver de fantasias ou imaginações. Quando você se sentir pressionado pelos seus pensamentos, às vezes é bom questioná-los “isso tudo não é um exagero?” e lembre que não é porque foi pensado, que será realizado. Afinal de contas, quantas inúmeras coisas que são projetadas na mente de todos sem vingar!
2 Comentários
Olá, tenho muitos pensamentos desse tipos e varias imaginações coisas q não gosto imagino e com frequencia, tenho sintomas de depressão e ansiedade
Olá Aline, é bem importante que isso seja tratado e que você possa viver com o controle da sua vida e de seus pensamentos. Estamos a sua disposição para auxiliá-la.