Marker
relógio Seg a Sex dàs 7h às 22h - Sáb dàs 7h às 12:30h
(51) 9 9833-8006
(51) 4100-2513

Síndrome do Pensamento Acelerado: O que é, Sintomas e Tratamento

Publicado em 19 de agosto de 2021
Categoria: Ansiedade, Doenças e Transtornos, Psicoterapia
Síndrome do Pensamento acelerado

A Síndrome do Pensamento Acelerado é caracterizada por uma grande dificuldade em relaxar a mente e se concentrar. A mente fica sobrecarregada com pensamentos, aumentando a ansiedade e desgastando a saúde mental.

Segundo Augusto Cury, o psiquiatra que identificou esta síndrome, ocorre um excesso de informações no cérebro, o que causa uma mente acelerada, inquietação, impaciência e falta de criatividade.

Na Síndrome do Pensamento acelerado (SPA), o problema não está no conteúdo dos pensamentos como no caso dos pensamentos intrusivos, mas sim na sua quantidade exagerada e velocidade com que eles ocorrem dentro do cérebro.

Muitas vezes temos a sensação que os nossos pensamentos estão fluindo muito rapidamente, ou então mais rápido que o comum quando nos encontramos em uma determinada situação.

A Síndrome do Pensamento Acelerado é isso, porém em um estágio mais duradouro, em que a pessoa demonstra até mesmo dificuldades para dormir devido ao fluxo intenso de pensamentos.

Hoje em dia, estamos constantemente cercados de informações que requerem nossa atenção. Essa quantidade excessiva de informações ao nosso dispor pode ser um gatilho para a SPA.

Geralmente, as pessoas acometidas pela Síndrome da Mente Acelerada são pessoas que precisam manter atenção constante e trabalham sob um certo grau de pressão, de forma que ela é comum entre jornalistas, escritores e profissionais da saúde.

O que é surpreendente é que, devido ao excesso de pressão, cobranças, e expectativas, foi identificado que crianças também sofrem dessa síndrome, que recebe o nome de Síndrome do Pensamento Acelerado.

É observado que, na mente das pessoas que sofrem com esta síndrome, a energia que deveria ser investida em outras partes do corpo é direcionada para o cérebro, o que causa sensação de esgotamento físico e mental.

As pessoas que sofrem de SPA relatam frequentemente dificuldade de concentração, ansiedade, irritabilidade, e dificuldade de manter o foco como os principais sintomas.

Dessa forma, a Síndrome do Cérebro Acelerado causa grandes prejuízos tanto na saúde mental e física como no desempenho dessas pessoas no trabalho, pois atrapalha a criatividade e capacidade de reflexão.

Confira neste artigo mais informações sobre Síndrome do Pensamento Acelerado.

O que é a Síndrome do Pensamento Acelerado – SPA?

A Síndrome do Pensamento Acelerado, também conhecida como Síndrome do Cérebro Acelerado e Síndrome da Mente Acelerada, é um fenômeno relativamente novo observado por Augusto Cury.

É quando o excesso de informações desgasta a mente, tornando os pensamentos um turbilhão de ideias que não têm grande valor, mas impede a pessoa a raciocinar claramente e com tranquilidade.

Vivemos em um momento em que nossa atenção é constantemente exigida: são redes sociais, trabalho, internet, notícias, lazer, informações que chegam até nós das mais variadas formas.

Então não é totalmente surpreendente que esse diagnóstico venha acompanhado do diagnóstico de Transtorno de Ansiedade, e, em muitos casos, também do Transtorno de Déficit de Atenção (TDA).

Além do excesso de pensamentos que a pessoa com SPA precisa lidar, ela também precisa dar conta de inúmeras tarefas que exigem atenção e comprometimento, e devido ao cansaço acumulado do transtorno, a sensação de insatisfação pode levar à Síndrome de Burnout.

São vários os fatores que colaboram para a Síndrome do Pensamento Acelerado. Além da constante exigência de atenção que muitas vezes as redes sociais demandam, há também o mercado de trabalho competitivo e o medo da violência.

Por ter fatores de origem muito amplos e haver a possibilidade de estar vinculada a outros diagnósticos, é recomendado o tratamento psicoterapêutico para aliviar as tensões e tratar os sintomas.

Apesar da facilidade de acesso à informações e contato com outras pessoas nas redes sociais, é válido lembrar que não é preciso estar constantemente acessando essas possibilidades.

O pensamento acelerado, em contrapartida ao pensamento reflexivo e profundo, tira a capacidade de concentração e diálogo, e ao invés de estar focada e concentrada, a pessoa se encontra distraída e cansada.

Ter um raciocínio rápido é muito bom. Praticar pensamentos críticos é melhor ainda. Mas pensar demais, e pensamentos sem real qualidade, pode desequilibrar as emoções, criatividade e intelecto.

O que é a Síndrome do Pensamento Acelerado - SPA

 

Quais as causas da Síndrome do Pensamento Acelerado?

As causas da Síndrome do Pensamento Acelerado são diversas, e ela vem se tornando cada vez mais comum porque a quantidade de estímulos torna o relaxamento mais difícil.

Acredita-se que uma das causas principais para esse distúrbio é a exposição diária ao excesso de informações e estímulos (como celulares, tablets, televisores e computadores).

No caso da Síndrome do Pensamento Acelerado Infantil, considera-se que o excesso de estímulos como brinquedos e jogos digitais influencie para o desenvolvimento da SPA.

O bombardeio de informações é inegável, e nosso cérebro não consegue lidar com a velocidade que esses pensamentos chegam a ponto de processá-los corretamente.

Dessa forma, digerir as informações e emoções associadas à elas torna-se uma tarefa executada no automático, o que não é uma alternativa saudável para nossa saúde mental.

O acúmulo de informações faz com que nosso cérebro reaja de maneira mais lenta, o que causa ansiedade e sensações de irritabilidade e intolerância, criando um ciclo vicioso em que a concentração torna-se algo cada vez mais difícil.

Por esses motivos, é comum a crença que o dia deveria possuir mais do que vinte e quatro horas para se dar conta de todas as coisas que a pessoa desejaria fazer.

Porque, além de termos que dar conta das nossas funções, precisamos nos preocupar com a produtividade, os deveres cotidianos e nosso lazer, porém acabamos nos dispersando devido à rapidez dos pensamentos que fluem em nossa mente.

Quais os sintomas da Síndrome do pensamento acelerado?

Os sintomas da Síndrome do Pensamento Acelerado são bem claros, mas podem estar associados a outros distúrbios como o apresentado anteriormente. Para se ter um diagnóstico correto, procure a ajuda de um profissional da psicologia.

Pessoas que sofrem da SPA relatam comumente que sentem dificuldades em “desligar”, principalmente na hora de dormir. Seus pensamentos estão tão acelerados que o cérebro parece incapaz de iniciar o ciclo do sono.

Sabemos que o sono é fundamental para a manutenção da nossa memória, assim como para o nosso bem estar e saúde. A dificuldade em dormir pode acarretar problemas de memória a curto e médio prazo, assim como pode causar irritabilidade.

Bem como um efeito dominó, a baixa qualidade do sono contribui para que a pessoa acometida da SPA fique mais irritada e impaciente, mostrando intolerância e hiperatividade.

É comum também que pessoas com SPA demonstrem dificuldades em aceitar sugestões e apresentem padrões de impulsividade, como não pensar antes de agir ou dizer algo.

Outros sintomas psicossomáticos são dores de cabeça, dores musculares, gastrite, e até mesmo queda de cabelo.

Sintomas característicos de alguém que sofre  de Síndrome da Mente Acelerada incluem:

  • Perfil ansioso;
  • Lapsos de memória frequente;
  • Dificuldade na concentração;
  • Irritabilidade fácil;
  • Transtornos do sono, como a insônia;
  • Inquietação constante;
  • Humor oscilante;
  • Insatisfação constante;
  • Tendência a sofrer por antecipação;
  • Agitação mental;
  • Fadiga excessiva.

Caso você se identifique com as características apresentadas, procure a ajuda de um profissional.

Como observado neste artigo, um diagnóstico é de extrema importância no caso de suspeita da Síndrome do Pensamento Acelerado, pois os sintomas dessa síndrome são facilmente confundidos com outros problemas, como a hiperatividade e ansiedade.

É importante ressaltar que a Síndrome do Pensamento Acelerado não é uma condição sem tratamento. Ao buscar ajuda profissional, é possível reverter esse quadro e melhorar a qualidade de vida da pessoa.

Qual o tratamento para a Síndrome do pensamento acelerado?

O tratamento para a Síndrome do Pensamento Acelerado deve ser conduzido por um profissional da psicologia ou psiquiatria, já que eles estão muito melhor preparados para indicar as melhores formas de contornar esses pensamentos.

Um grande passo para começar a desconstruir a ansiedade dos pensamentos acelerados é trabalhar em livrar-se da ansiedade, reforçando o pensamento que não há como resolver todos os problemas.

É indicado buscar a ajuda de amigos, parceiros e familiares que dividam as tarefas do cotidiano, bem como dividir as tarefas do trabalho de forma a não sobrecarregar uma pessoa.

Se possível, é recomendado evitar longas jornadas de  trabalho e tirar férias por curtos períodos com maior frequência.

Mudanças de hábito também se mostram excelentes para desacelerar a mente e encontrar o equilíbrio. Realize pausas mais frequentes na rotina, como tirar momentos para ler ou aproveitar o sol sem pensar em outras atividades.

Atividades físicas também se mostram muito efetivas no tratamento da Síndrome do Pensamento Acelerado. Um simples alongamento ou aula de yoga pode servir como um momento de relaxamento, de forma a trabalhar a mente para desacelerar.

Diminuir os acessos à redes sociais também se mostra uma boa ferramenta para o combate da mente acelerada, visto que, ao reduzir o número de acessos à internet, também é reduzido o número de informações ao qual nós somos expostos.

A importância de relaxar e cercar-se de atividades agradáveis também colabora para a melhora do quadro de quem sofre da Síndrome do Pensamento Acelerado.

Reunir-se com amigos, passar tempo com o bicho de estimação ou conversar com a família são ótimas alternativas para concentrar-se em coisas mais agradáveis.

Nessa mesma linha, realizar um planejamento diário em que se determina o que são prioridades naquele dia ajuda a organizar a mente de forma a não sobrecarregar os pensamentos.

O tratamento mais indicado para a Síndrome do Pensamento Acelerado é a psicoterapia, pois ela ajuda no controle dos pensamentos bem como na gestão de emoções.

O psicoterapeuta vai, ao longo das sessões, identificar quais os métodos mais certeiros para tratar essa síndrome, podendo indicar o uso de medicamentos ansiolíticos e antidepressivos.

Medicações ansiolíticas ajudarão o paciente com a redução da ansiedade e da tensão, enquanto medicamentos antidepressivos poderão equilibrar o humor.

Aliado ao tratamento psicológico, a mudança de hábitos do cotidiano é fundamental para o melhoramento da saúde mental e bem-estar.

Priorize a sua vida e seu bem-estar, pois nada pode estar acima da sua saúde. Informações novas e a necessidade de estar sempre conectado não devem ditar o ritmo da sua vida.

5 Dicas para combater a SPA

A Síndrome do Pensamento Acelerado tem cura. Juntamente com a psicoterapia e a mudança de hábitos, é possível desacelerar a mente e voltar ao seu estado normal.

Confira então nossas cinco dicas para combater a Síndrome da Mente Acelerada:

Estudar ou trabalhar com música ambiente relaxante

A música pode abafar o fluxo de pensamentos inquietos que atormentam quem sofre de SPA. Ao ouvir música em volume baixo, mas suficiente para ser apreciado, o cérebro vai encontrar algo para se ocupar.

Músicas clássicas ou sons da natureza são excelentes estilos musicais indicados para essas situações, pois eles comprovadamente aumentam a concentração e melhoram o desempenho das pessoas que os ouvem.

Jazz suave também é uma ótima alternativa para ouvir ao fundo do trabalho, pois transmite uma sensação de paz e serenidade para a mente.

Aprenda a relaxar

Procure meios de desacelerar, como retomar o hábito da leitura ou iniciar uma atividade de artesanato que há muito tempo você não faz.

Ao manter-se distraído com atividades manuais, o seu cérebro ficará focado em executar aquela tarefa ao invés de rever todas as informações em excesso que foram apresentadas recentemente.

Técnicas de respiração profunda, comuns na prática da yoga, podem ser uma ótima alternativa para começar a desenvolver o hábito da meditação. Mindfulness também é uma ótima alternativa de exercício para concentração.

Sair para uma caminhada apenas para admirar a cidade, bem como levar o seu bicho de estimação para passear também são ótimas alternativas para desestabilizar os pensamentos acelerados.

Separar até 3 momentos do dia para entrar nas redes sociais

O excesso de distrações colabora para o agravamento da Síndrome do Pensamento Acelerado. Nisso, sem dúvida, está incluso o acesso entediado às redes sociais.

Ter moderação quanto aos acessos à informação é de grande importância para limitar o excesso de materiais para alimentar uma mente acelerada.

Evitar ficar online ou visitar as redes sociais a cada cinco minutos por puro tédio evita o excesso de estímulos e informações que consumimos ao longo do dia.

Faça um planejamento da sua rotina e escolha três momentos, com tempo mais ou menos estipulado, para acessar as redes sociais.

Dessa forma, estará controlando não apenas o conteúdo que chega até você, como também o possível excesso de informações.

Ao conversar pessoalmente com amigos expor os sentimentos

Muitas vezes podemos estar sofrendo e acreditando estar sozinhos, mas  não estamos. Compartilhe as suas dificuldades, bem como as suas vitórias, com os seus amigos e busque o seu apoio.

Ao viver uma rotina acelerada, cheia de estímulos e sem tempo para relaxar e apreciar a companhia de pessoas amadas, esquecemos o quão importante isso é para o nosso bem-estar.

Vivemos preocupados com o desempenho e produtividade, e isso por si só aprisiona nossas mentes de maneira a nos fazer sentir culpa quando não estamos envolvidos com essas tarefas.

Converse com familiares e amigos, resgate esses relacionamentos tão importantes que fazem bem ao nosso psicológico e peça ajuda a eles para desacelerar o ritmo.

Faça terapia

A terapia é excelente para restabelecer o equilíbrio emocional e psicológico que muito provavelmente vem sendo negligenciado nessa rotina.

Com a ajuda de um profissional da psicologia, é possível desconstruir os padrões que levaram a pessoa a desenvolver a Síndrome do Pensamento Acelerado e, aos poucos, solucionar esse distúrbio.

É importante lembrar que a terapia não tem efeito imediato. É necessário ter determinação e disciplina para aplicar as mudanças necessárias nos padrões de ações e pensamentos observados pelo terapeuta.

 

Terapia para síndrome do pensamento acelerado

Terapia para síndrome do pensamento acelerado

A Síndrome do Pensamento Acelerado não é algo sem solução, ainda que os hábitos do dia a dia possam sugerir o contrário.

Apesar da importância das redes sociais e do trabalho nas nossas vidas, é preciso separar quando esses fatores podem popular a nossa mente e quando é hora de relaxar.

Parte da terapia para a Síndrome do Pensamento Acelerado é isso: estabelecer limites para si mesmo e saber as suas responsabilidades. É saber quando dar um tempo e quando é hora de agir, de forma a diminuir a ansiedade.

De maneira alguma se trata sobre abrir mão dos recursos modernos, ou ignorar completamente as informações. É sobre saber moderar esses estímulos, bem como estar consciente de quando é momento de se preocupar ou não.

Na terapia, o psicólogo ajudará o paciente a organizar os pensamentos e sentimentos, bem como saber se preocupar com o que realmente importa.

A prática de esportes, yoga e atividades físicas em geral associada ao tratamento psicológico é o ideal para o tratamento da Síndrome do Pensamento Acelerado.

Cuidados com a mente e o corpo são essenciais, assim como o controle ao acesso à tecnologia e à informação que está facilmente ao nosso dispor. É fácil cometer excessos, principalmente quando estamos cansados.

Procure ajuda profissional caso perceba que está com os pensamentos acelerados. O ideal é que busquemos o equilíbrio sempre, e muitas vezes para atingir esse ideal precisamos de ajuda especializada.

Entre em contato com a Psicotér através dos nossos contatos e entenda como a psicoterapia individual pode te ajudar.

Lisiane Duarte – CRP 07/12563

Psicóloga e Diretora Técnica da Psicotér

Clique para solicitar avaliação bônus

Veja Mais


    Se identificou com o assunto deste post?
    Então deixe seus dados abaixo que entraremos em contato em instantes* para agendar sua AVALIAÇÃO BÔNUS!


    Seu nome*
    Seu e-mail*
    Seu telefone

    Gostou? Compartilhe:

    Leia Também

    Comentário Fechado

    Síndrome do Pensamento Acelerado: O que é, Sintomas e Tratamento | Psicotér