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Não consigo dormir! Tratamentos para a insônia

Categoria: Comportamento, Doenças e Transtornos

Dormir bem é um dos fatores que contribui de forma significativa para termos uma boa qualidade de vida.

“Não consigo dormir” é a queixa de muitas pessoas. Ter uma boa noite de sono faz com que nosso cérebro funcione adequadamente, assim, nos dando ânimo para enfrentarmos a rotina. Dentre os benefícios de dormirmos bem, está portanto, a melhora do humor, da memória e do raciocínio; melhor controle do apetite, além de ajudar a manter o coração saudável e fortalecer o sistema imunológico. Porém, nem todas as pessoas conseguem dormir bem. Muitas pessoas têm noites mal dormidas e ficam com esta dificuldade por muitos dias,  o que pode caracterizar a insônia.

A insônia é caracterizada pela falta de capacidade de iniciar ou manter o sono. Embora a pessoa consiga dormir, geralmente o sono é de má qualidade.

Também, pode ser uma dificuldade em voltar a dormir após ser acordada por algum estímulo externo. Além das noites mal dormidas, a insônia apresenta sintomas como:

  • Baixo rendimento no trabalho;
  • Cansaço;
  • Alterações de humor;
  • Dificuldade de concentração e de memorização;
  • Desânimo;
  • Irritação;
  • Dificuldade de aprender coisas novas;
  • Dores de cabeça;
  • Ardência nos olhos.

Imagem - Insônia

Suas causas estão intimamente relacionadas a maus hábitos, como má alimentação, falta de horário fixo para dormir e acordar, uso de aparelhos eletrônicos, consumo de bebidas alcoólicas e café algumas horas antes de dormir, atividade física à noite. Outros fatores que também contribuem para a insônia são tensão provocada pelo estresse, excesso de preocupação, transtornos psiquiátricos (por exemplo, depressão e ansiedade), doenças próprias do sono como o ronco e a apneia, e outras condições médicas como transtornos neurológicos (Doença de Parkinson, Doença de Alzheimer, traumatismo craniano), transtornos hormonais (hipertireoidismo, menopausa, TPM), problemas respiratórios como asma, dores crônicas e problemas gastrointestinais (refluxo, constipação).

O tratamento da insônia vai depender muito das suas causas. Assim sendo, pode ser focado em uma doença específica se for o caso, ou na melhora da qualidade do sono.

Uma das primeiras coisas que se deve tentar para tratar a insônia é mudar os hábitos. Procurar não comer ou beber antes de dormir, evitando principalmente o café, o chá verde, o álcool e o cigarro. Fazer atividades relaxantes antes de dormir (tomar banho, ficar a meia luz, sentir a própria respiração, escutar música relaxante), estabelecer horário fixo para dormir e acordar, e evitar o uso de aparelhos eletrônicos, como tablets, celular, televisão, relógios, despertadores e computador vão ajudar muito na qualidade do sono. Também, evitar tirar sonecas durante o dia ajuda na manutenção de uma noite de sono saudável, mesmo que você esteja com bastante sono.

Antes de ir para a cama, procure desligar-se do trabalho e das preocupações, procurando pensar em coisas agradáveis.

Realizar atividades prazerosas, que proporcionem lazer auxilia muito no tratamento da insônia, assim como a prática de exercícios físicos regulares.

Além disso, a psicoterapia também é indicada, tanto para aquelas pessoas em que a insônia está associada a condições psiquiátricas como ansiedade e depressão, quanto para aquelas que precisam lidar com problemas do dia a dia: excesso de preocupações, estresse e com a dificuldade para formar e manter hábitos na rotina.

O tratamento com medicações é indicado somente se a psicoterapia e a mudança de hábitos não surtirem efeito. Neste caso, consultar um médico é fundamental para que a causa da insônia seja investigada e descoberta, e assim possa ser tratada de maneira adequada.

Manter a qualidade do sono é o principal meio de evitar a insônia. Embora seja uma condição comum e persistente na vida de muitas pessoas, pouca atenção se dá para suas causas. Portanto, tratar essas causas é fundamental para a saúde e para ter uma melhor qualidade de vida. Procure seguir os passos para ter hábitos mais saudáveis, trate a causa da sua insônia e volte a se beneficiar com uma noite de sono saudável.

Psic. Roberta Gomes – CRP 07/14043

Especialista em Psicologia Clínica e Neuropsicologia, Doutora e Mestre em Ciências da Saúde

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