Marker
relógio Seg a Sex dàs 7h às 22h - Sáb dàs 7h às 12:30h
(51) 9 9833-8006
(51) 4100-2513

Transtornos de Ansiedade

Categoria: Ansiedade, Doenças e Transtornos

Existem muitos tipos de transtornos de ansiedade, que incluem o transtorno do pânico, transtorno obsessivo compulsivo, transtorno de estresse pós-traumático, transtorno de ansiedade social, fobias específicas e transtorno de ansiedade generalizada.

A ansiedade é uma emoção humana normal que todos experimentam em alguns momentos. Muitas pessoas ficam ansiosos ou nervosos, quando confrontados com determinadas situações. Como por exemplo, um problema no trabalho, antes de realizar um teste, ou fazer uma decisão importante. Transtornos de ansiedade, no entanto, são diferentes. Eles podem causar sofrimento que interfere com a capacidade de uma pessoa levar uma vida normal.

Um transtorno de ansiedade é uma doença mental grave. Para as pessoas com transtornos de ansiedade, preocupação e medo são constantes e avassaladoras, e pode ser incapacitante.

Tipos de Transtorno de Ansiedade

Existem vários tipos reconhecidos de transtorno de ansiedade, incluindo:

Transtorno do pânico: as pessoas com essa condição têm sentimentos de terror de repente e repetidamente sem nenhum aviso. Outros sintomas de um ataque de pânico incluem dor no peito, sudorese, palpitações (batimentos cardíacos irregulares). Também, uma sensação de asfixia, que pode fazer a pessoa sentir como ele ou ela está tendo um ataque cardíaco ou “ficar louco”.

Transtorno obsessivo-compulsivo (TOC): Pessoas com TOC são atormentadas por pensamentos constantes ou medos que fazem com que determinados alguns rituais virem rotinas. Os pensamentos perturbadores são chamados de obsessões e os rituais são chamados de compulsões. Um exemplo é uma pessoa com um medo irracional de germes que constantemente lava as mãos.

Pós-traumático (TEPT): O TEPT é uma condição que pode desenvolver-se após um evento traumático e / ou terrível, como uma agressão sexual ou física, a morte inesperada de um ente querido, ou um desastre natural. Pacientes com TEPT têm freqüentemente pensamentos assustadores e lembranças do evento, e tendem a ser emocionalmente entorpecido.

Transtorno de ansiedade social: Também chamado de fobia social, transtorno de ansiedade social envolve preocupar-se sobre situações cotidianas sociais. A preocupação, muitas vezes gira em torno de um medo de ser julgado pelos outros, ou se comportando de uma maneira que possa causar constrangimento ou levar ao ridículo.

Fobias específicas: A fobia específica é um medo intenso de um objeto ou situação específica, como cobras, altura, ou voar. O nível de medo geralmente é inadequada para a situação e pode causar a pessoa a evitar situações comuns cotidianas.

Transtorno de ansiedade generalizada: Este distúrbio envolve preocupação excessiva irreal e tensões, mesmo se houver pouco ou nada para provocar a ansiedade.

Sintomas do Transtorno de Ansiedade

Os sintomas variam dependendo do tipo de transtorno de ansiedade, mas os sintomas do Transtorno de Ansiedade gerais incluem: sentimentos de pânico, medo e desconforto; pensamentos incontroláveis obsessivos; pensamentos repetidos ou flashbacks de experiências traumáticas; pesadelos; comportamentos ritualísticos, como lavar as mãos repetidas; problemas de sono; frio ou mãos e / ou pés suados; falta de ar; palpitações; uma incapacidade de ficar quieto e calmo; boca seca; dormência ou formigamento nas mãos ou pés; náusea; tensão muscular; tontura.

Causas do Transtorno de Ansiedade

A causa exata de transtornos de ansiedade é desconhecida, mas os transtornos de ansiedade – como outras formas de doença mental – não são resultado de fraqueza pessoal, uma falha de caráter ou educação. Enquanto os cientistas continuam suas pesquisas sobre a doença mental, torna-se claro que muitos destes distúrbios são causados por uma combinação de fatores, incluindo mudanças no cérebro e estresse ambiental.

Como certas doenças, como diabetes, transtornos de ansiedade pode ser causado por desequilíbrios químicos no corpo. Estudos têm demonstrado que o estresse grave ou de longa duração pode mudar o equilíbrio de substâncias químicas no cérebro que controlam o humor. As pessoas com transtornos de ansiedade têm certas mudanças em certas estruturas cerebrais que controlam a memória ou de humor. Além disso, os transtornos de ansiedade nas famílias pode ser herdado de um ou ambos os pais. Determinados fatores ambientais – como um trauma ou um evento significativo – podem desencadear um transtorno de ansiedade em pessoas que têm uma susceptibilidade hereditária para desenvolver a doença.

Tratamento dos Transtornos de Ansiedade

Felizmente, muitos progressos foram feitos nos últimas duas décadas no tratamento de pessoas com doenças mentais, incluindo transtornos de ansiedade. Embora a abordagem de tratamento exato depende do tipo de distúrbio, um ou uma combinação das seguintes terapias pode ser utilizada para a maioria dos transtornos de ansiedade:

Medicamentos: Medicamentos utilizados para reduzir os sintomas de transtornos de ansiedade incluem anti-depressivos e de ansiedade.

Terapia cognitivo-comportamental: Pessoas que sofrem de transtornos de ansiedade, muitas vezes participam deste tipo de psicoterapia em que a pessoa aprende a reconhecer e mudar padrões de pensamento e comportamentos que levam a sentimentos incômodos.

Dieta e Vida: Mudanças na dieta e estilo de vida

Terapia: Terapia de relaxamento

Saiba mais sobre nossos serviços

Gostou? Compartilhe:

Leia Também

Deixe seu comentário

Contato e Endereços

Para facilitar o seu atendimento, a Psicotér atende em diversas localidades de Porto Alegre. Veja no mapa qual o endereço mais próximo de você e ligue para agendar sua primeira consulta gratuita!

(51) 4100-2513
(51) 9 9833-8006
Fale conosco
Se preferir, preencha os campos abaixo e entre em contato para agendar sua consulta: