Marker
relógio Seg a Sex dàs 7h às 22h - Sáb dàs 7h às 12:30h
(51) 9 9833-8006
(51) 4100-2513

Psicoterapia com Adolescentes: Como Funciona o Acompanhamento Psicológico

Publicado em 23 de junho de 2021
Categoria: Psicoterapia
Psicoterapia com adolescentes (1)

A psicoterapia com adolescentes é essencial por essa ser uma fase da vida que costuma ser bem difícil e muito importante no desenvolvimento como ser humano.

Esse tipo de acompanhamento psicológico na adolescência ajudará bastante o jovem em meio às diversas mudanças pelas quais ele estará passando nessa fase de sua vida.

O controle e a compreensão dos próprios sentimentos são importantes para evitar que eles venham a tornar-se reféns de si mesmos e para saber lidar melhor com os conflitos que surgem na adolescência.

Os conflitos podem ser tanto em relação a si próprios quanto aos outros, principalmente com os pais, então será muito mais fácil administrá-los em um período da vida que pode ser bastante confuso.

O acompanhamento com um psicólogo ou psicóloga poderá ajudar em um período onde a necessidade de aceitação e de relacionamentos é enorme por parte dos jovens, com a autoestima estando fragilizada.

Isso pode acabar interferindo muito na mente dos adolescentes, o que pode levar ao desenvolvimento de problemas psicológicos e emocionais diversos, como ansiedade, fobia social e mesmo casos de depressão.

Assim, ter o auxílio de um profissional da psicologia para entender as demandas dessas pessoas e permitir que eles possam lidar melhor com todos os problemas e questionamentos em um período da vida tão complexo é essencial.

O objetivo deste artigo é mostrar tudo sobre a psicoterapia com adolescentes e como funciona o acompanhamento psicológico em pessoas nessa fase da vida.

Não deixe de acompanhar o texto até o final para saber tudo sobre esse assunto.

Agendar psicoterapia com adolescente

 

Como funciona a psicoterapia com adolescentes?

Uma das maiores dúvidas dos jovens e dos pais a respeito do acompanhamento psicológico com adolescentes é sobre como ele funciona.

A psicoterapia com adolescentes tem como princípio a necessidade de que o paciente possa compreender o mundo no qual está inserido e ao qual pertence, e no qual deseja ter o seu próprio espaço.

Sendo assim, é importante para o terapeuta entender as relações que o jovem estabeleceu desde o nascimento até a adolescência, não só com a sua família e amigos, mas com a sociedade em si.

A relação entre o psicólogo e o paciente deve ser estabelecida a partir da primeira sessão da terapia, garantindo que haja confiança do adolescente no profissional.

Ele precisa saber que o consultório é um espaço seguro onde tudo poderá ser falado, com a garantia do sigilo total e absoluto a tudo o que for dito durante as sessões.

O adolescente precisa se sentir seguro para que então venha a confiar no psicólogo e possa vir a abrir-se totalmente para falar tudo o que for preciso.

A partir do estabelecimento desse relacionamento de confiança entre o terapeuta e o paciente, o processo vai poder fluir como deveria, garantindo um bom resultado final.

É muito importante que os pais ou responsáveis participem também desse processo, pois eles estão inclusos no contexto da vida e dos problemas do adolescente, já que essa relação costuma ter muitos conflitos.

A participação da família permite que o adolescente possa vir a obter mudanças e possa melhorar o seu comportamento, sendo essencial para que o próprio terapeuta possa orientá-la quanto ao paciente.

 

Qual a importância da psicoterapia na adolescência?

O atendimento psicológico para adolescentes é muito importante porque ajuda o indivíduo nessa fase a organizar melhor as suas emoções, de modo que possa compreendê-las.

Os adolescentes precisam saber lidar com a angústia que está sentindo por todas as mudanças e descobertas que vão surgindo nessa fase da vida, de modo que ela possa ser transformada em algo positivo para eles.

A maioria das pessoas nessa fase possui muitas dúvidas e é importante que ela consiga esclarecê-las, o que é possível com a terapia com psicólogo, passando a entender mais sobre si mesmo, sobre as outras pessoas e seu papel no mundo.

Existem muitos conflitos que o adolescente tem por conta do contexto em que está inserido, portanto, é importante compreendê-los, até porque ele vai poder refletir sobre o comportamento e a conduta que está tendo.

É o caso do uso de drogas, do isolamento da família e muitas vezes social, entre outras, que poderão ser bem trabalhadas com o terapeuta, tirando quaisquer dúvidas que o jovem possua.

Os pais costumam preocupar-se bastante com seus filhos adolescentes, pois possuem dificuldades em compreendê-los, veem eles se afastando e não conseguem ajudá-los com os problemas que possuem.

Assim, o atendimento psicológico também é importante para que os pais saibam que os filhos estão tendo o apoio que precisam em uma fase complexa de suas vidas.

Eles terão a garantia, inclusive, de que os filhos poderão se desenvolver com uma assertividade maior ao terem um acompanhamento psicológico profissional.

 

Quando um adolescente precisa de terapia?

Os pais costumam apresentar muitas dúvidas sobre quando o adolescente precisa de terapia, ou seja, quando é hora de levar o filho até um psicólogo.

Esse é um tema complexo pelo fato de que os adolescentes costumam se isolar e se afastar dos pais nesse período da vida, não compartilhando muito com eles, seja por falta de vontade ou mesmo por vergonha.

Por isso mesmo é que a maioria dos pais não sabe quando é o momento certo de levar o filho adolescente até um terapeuta.

Eles precisam ficar bastante atentos aos filhos para que seja possível perceber mudanças não comuns no comportamento e nas atitudes deles.

Os filhos podem negar ajuda dos pais ou tentar esconder os problemas, fingindo que tudo está bem.

É papel dos pais mostrar qual a necessidade da psicoterapia individual e desmistificar o assunto, deixando claro para o filho que é algo mais do que normal ir até o psicólogo e que não há com o que se envergonhar.

Existem dois sinais principais que os psicólogos costumam mencionar para que os pais possam identificar a necessidade de ajuda terapêutica para adolescentes:

Quando eles apresentam algum problema acadêmico, ficando claro que não estão tendo um bom aprendizado, como esperado.

Quando eles apresentam prejuízos nos relacionamentos sociais, seja por exclusão própria, isolando-se dos amigos, ou por estar sendo excluído de um grupo, por exemplo

A escola é uma parceira importante para ajudar os pais a entenderem melhor a respeito do comportamento dos seus filhos.

 

Como um psicólogo pode ajudar um adolescente?

psicoterapia na adolescencia

O psicólogo é um profissional de muita importância na vida de um adolescente e por meio da psicoterapia individual poderá ajudá-lo bastante.

Enquanto os pais não sabem ou não conseguem agir com os filhos adolescentes, o psicólogo pode auxiliar os dois lados nesta fase difícil e ajudar na construção de um relacionamento mais saudável e mais confiável.

Em algumas situações, há a possibilidade dos pais e do adolescente passarem juntos por sessões de psicoterapia familiar, quando o problema entre as partes não é resolvido apenas com a terapia com o filho.

A psicoterapia familiar, inclusive, é muito importante em situações nas quais o adolescente apresenta rebeldia, envolve-se com violência ou com o uso de drogas.

O psicólogo será responsável, durante as sessões de terapia, por ajudar o adolescente a aceitar de uma forma mais fácil e menos traumática as mudanças que acontecem durante essa fase da vida.

Além disso, ele irá ajudar com a orientação a respeito de como o adolescente e os pais podem melhorar a comunicação, estabelecendo também o que o paciente poderá e deverá esperar dos seus pais, assim como o inverso.

O profissional de psicologia tem um papel muito importante para que o adolescente possa lidar melhor com seus sentimentos e emoções, compreendendo os seus conflitos e sabendo como solucioná-los.

Ele deverá também diagnosticar se o jovem apresenta algum tipo de problema emocional, como ansiedade ou depressão, e realizar as abordagens necessárias para que seja possível levá-lo a ter uma vida normal e com qualidade.

 

5 motivos para ter acompanhamento psicológico na adolescência

Muitos pais e adolescentes questionam-se a respeito de quais seriam os motivos para se ter acompanhamento psicológico na adolescência.

O que foi mostrado até aqui deixa bem claro o porquê de ser tão importante que durante a fase mais complexa da vida se tenha o acompanhamento de um terapeuta para ajudar a transpassá-la e a solucionar os problemas.

Veja a seguir quais são os motivos principais que fazem com que o acompanhamento terapêutico na adolescência seja tão essencial:

Aumenta o autoconhecimento:

Esse é um motivo importantíssimo para que qualquer adolescente tenha acompanhamento psicológico, pois será possível para ele descobrir a respeito de qualidades e defeitos que possui, conhecer mais seus medos, os seus desejos, as suas inseguranças e aquilo no qual é mais forte.

Ajuda a melhorar os relacionamentos interpessoais

O acompanhamento com um terapeuta ajuda o adolescente a melhorar os relacionamentos interpessoais, não só dentro da própria família, mas também com amigos e com as pessoas em sua escola, o que vai gerar uma melhor convivência e irá reduzir possíveis conflitos.

Auxilia no aumento da autoestima

Um dos maiores problemas enfrentados pelos adolescentes é a baixa autoestima, então a ajuda psicológica permitirá que ele possa aprender a celebrar as suas conquistas e a valorizar as capacidades que possui, aumentando assim a autoestima, ao invés de apenas colocar-se para baixo.

Ajuda a reverter a dificuldade de aprendizagem

a dificuldade em aprender é um dos sinais principais de que há algo errado com o adolescente. Com um acompanhamento psicológico, é possível entender o que está interferindo no aprendizado desse jovem e trabalhar para que seja possível superar esses obstáculos e desafios.

Ajuda a lidar melhor com a timidez

Quando a timidez é excessiva e começa a atrapalhar até mesmo as situações mais rotineiras do dia a dia, isso pode interferir no desempenho e na vida escolar do adolescente, ainda mais porque eles precisam estar constantemente fazendo atividades em grupo e apresentando trabalhos em sala.

Como vimos, existem muitos benefícios de fazer terapia, pois irá auxiliar no desenvolvimento de muitas áreas do adolescente.

 

O que a psicologia diz sobre a adolescência?

A adolescência é uma das fases mais complexas da vida, marcada por enormes transformações físicas e psicológicas.

É durante esse período que o jovem irá construir o seu mundo interior e que irá formar a sua identidade, de modo que ele possa criar relações com as pessoas e o mundo externo.

O adolescente está saindo da infância e preparando-se para se tornar um adulto, o que leva a mudanças que geram muitos desafios e conflitos internos e externos dessa pessoa.

A instabilidade em seu comportamento, o interesse nos mais diversos assuntos, o isolamento social e a necessidade em ter novas experiências marcam esse período da vida.

Tudo isso faz com que essa seja uma fase muito confusa para os adolescentes, para os pais ou responsáveis, e para os outros adultos que precisam lidar diretamente com esses jovens, como professores.

A instabilidade dos adolescentes, na verdade, nada mais é do que uma maneira de ele estar ajustando-se na transição do mundo infantil para o mundo adulto e é preciso ter essa compreensão.

Com todas essas transformações, nada mais normal do que muitos deles isolem-se para o seu próprio mundo interior, de modo a conhecer-se melhor e formar a sua própria identidade.

A ajuda de um psicólogo nessa fase complexa é muito importante para que os adolescentes possam lidar melhor com seus conflitos internos, com a sua insegurança e com a busca por encaixarem-se no mundo em que vivem.

 

Psicoterapia online com adolescentes

psicoterapia com adolescentes online

Os pais que buscam por um acompanhamento terapêutico com psicólogo para seus filhos podem obter esse auxílio por meio da internet.

A psicoterapia com adolescentes online permite que seja possível que os jovens cuidem da mente com uma maior flexibilidade, podendo encontrar o melhor ambiente e o melhor período do dia para isso.

Qualquer adolescente pode ter um atendimento psicológico online, com autorização de um responsável e avaliação do caso pelo profissional, o que ajuda aqueles que moram em locais com baixo acesso a profissionais de psicologia a conseguirem obter o acompanhamento que precisam.

A Psicotér oferece o serviço de psicoterapia online para adolescentes, então o seu filho poderá ter atendimento psicológico diretamente de casa, trazendo mais conforto e segurança para ele.

Além disso, ainda é possível encontrar aconselhamento com psicoterapia familiar e psicoterapia infantil, com uma maior preparação da criança desde cedo.

Agende hoje mesmo uma consulta online para o seu filho, garantindo todos os cuidados que ele precisa!

Lisiane Duarte – CRP 07/12563

Psicóloga e Diretora Técnica da Psicotér

Clique para solicitar avaliação bônus

Veja Mais


    Se identificou com o assunto deste post?
    Então deixe seus dados abaixo que entraremos em contato em instantes* para agendar sua AVALIAÇÃO BÔNUS!


    Seu nome*
    Seu e-mail*
    Seu telefone

    Gostou? Compartilhe:

    Leia Também

    Deixe seu comentário