Endereços psicoter
Rua Dr. Flores, 307 Sala 401 - Centro - POA
Rua 24 de Outubro, 850 Sala 311 - Moinhos de Vento - POA
Av. Venâncio Aires, 504 Sala 602 - Cidade Baixa - POA
R. Antônio Joaquim Mesquita, 131 - Passo d'Areia - Porto Alegre
SEG A SEX DÀS 7H ÀS 22H - SÁB DÀS 7H ÀS 12:30H

Dúvidas sobre Psicoterapia e Psicologia

Este espaço tem como objetivo esclarecer as dúvidas mais frequentes a respeito de psicologia e psicoterapia. Mas se as suas dúvidas não forem solucionadas escreva para nós e teremos prazer em ajudá-lo: CLIQUE AQUI.

BENEFÍCIOS DA PSICOLOGIA E PSICOTERAPIA CLIQUE AQUI

CONHEÇA NOSSO ESPAÇO DE ATENDIMENTO DE PSICOTERAPIA CLIQUE AQUI.

É um processo de duração determinada ou não com objetivo de promover o pensar, levando a pessoa a um maior desenvolvimento pessoal, emocional e criativo. A psicoterapia é um momento que dedicamos a nós mesmos para compreender melhor os nossos sentimentos, pensamentos e ações. Colabora para superar as dificuldades que atravessamos e nos sentir bem.
Isso depende muito de cada caso. Algumas pessoas buscam a terapia para solucionar uma questão específica, e satisfazem-se tendo esta questão resolvida. Outros, buscam autoconhecimento e desenvolvimento pessoal e acabam fazendo terapia por um longo tempo. Na maioria das vezes, o que ocorre é que as pessoas passam a gostar de fazer terapia, e em geral mesmo tendo a queixa inicial resolvida, desejam permanecer por mais tempo no processo terapêutico. Quem determina o tempo de duração do processo terapêutico é o cliente.
Esta é uma questão muito pessoal, e não existem regras pré-estabelecidas. O importante é conhecer o profissional, se identificar com ele e com a maneira com que ele trabalha. Em geral a primeira entrevista não é cobrada, dando possibilidade de o cliente tirar todas as dúvidas e decidir se quer iniciar o processo terapêutico com aquele profissional ou não.
O Psiquiatra é um profissional formado em medicina com especialização na área de psiquiatria, enquanto o Psicólogo é formado em Psicologia. A principal diferença entre o trabalho dos dois profissionais é que o Psiquiatra está apto a tratar os transtornos mentais com o uso de medicamentos, enquanto o Psicólogo está voltado a trabalhar os aspectos emocionais do quadro, realizando mudanças mais a nível de personalidade. Porém, as duas áreas estão interligadas e normalmente os profissionais trabalham juntos quando necessário.
Não existe uma idade certa. Se os pais ou a escola perceberem que a criança está com alguma dificuldade em seu desenvolvimento devem buscar um apoio psicológico mesmo em idades precoces.
Normalmente este chamado vem da escola ou dos próprios pais. Ao perceber que a criança não está feliz, apresenta alguma dificuldade em seu desenvolvimento ou em relacionar-se com as pessoas ou com o mundo, um psicólogo deve ser procurado.

A criança tem uma maneira muito especial de se expressar, e o faz através do brincar. Brincando ela expressa seus sentimentos e vivencia seus medos e angústias, assimilando o mundo que esta a sua volta. A Ludoterapia tem como principal característica a profunda aceitação da criança, sejam quais forem os sentimentos e necessidades por ela apresentados no processo terapêutico. O terapeuta oferece um espaço seguro e acolhedor, para que ela desenvolva seu potencial intelectual, emocional e criativo, podendo elaborar seus medos e conflitos.

Veja mais em nosso artigo sobre Ludoterapia

O investimento em um processo terapêutico pode variar muito, pois depende de diversos fatores como: experiência profissional, frequência das sessões, descontos praticados, dias e horários, planos de tratamento, entre outros. A primeira entrevista é o momento de negociar o valor da consulta, e é muito importante que você avalie o quanto se sentiu bem com o profissional que o atendeu, levando isso em consideração na hora de decidir investir no tratamento. O essencial aqui, é você saber que teremos na Psicotér o plano exato para você.
Jamais! Não existe nenhuma contra indicação. Muitas pessoas fazem terapia porque gostam e desejam se conhecer melhor, e outras pessoas solucionam sua queixa inicial mas continuam no processo, há aquelas que não abrem mão do seu dia semanal para organizar a mente e seguir em frente. O trabalho psicoterapêutico feito por um bom profissional não pode te prejudicar, somente ajudar.
Não, muito pelo contrário. É preciso ter muita força e coragem para buscar ajuda e se dispor a lidar com acontecimentos difíceis da vida quando na verdade o desejo é esquecê-los. Converse com pessoas que fazem ou já fizeram terapia e verá que elas não tem nada de frágeis, ao contrário, são muito fortes.
De jeito nenhum. As pessoas procuram psicoterapia em diferentes fases da vida, de acordo com a necessidade ou quando se sentem preparadas. Não existe idade certa para buscar um apoio psicológico, e em qualquer que seja a idade os resultados são os mesmos: auto-conhecimento, ampliação e resgate da qualidade de vida. Sempre é tempo de evoluir!
Só quem pode dizer o que é certo ou errado para você é você mesmo. O terapeuta irá ajudá-lo a resgatar e construir valores para que você saiba distinguir o que é certo ou errado, bom ou ruim para a sua vida.
É um grande equívoco pensar que fazendo terapia não é você quem vai resolver seus problemas. O psicoterapeuta irá ajudá-lo a refletir sobre eles, e assim você alcançará soluções mais criativas e eficazes para solucioná-los.
Tudo! Tudo o que lhe aflige, tudo o que lhe incomoda, as suas fortalezas, as suas fraquezas. Seu íntimo será cuidado de forma gentil e ao seu tempo. O terapeuta lhe conduz, mas a decisão sempre é sua.
RECEBA NOVIDADES

Receba novidades, notícias e tudo sobre nossa empresa diretamente no seu email :

    Um centro de atendimento psicológico que desde 2010 tem seu foco em você, no seu desenvolvimento pessoal, seu bem-estar e também em sua qualidade de vida.
    SEG A SEX DÀS 7H ÀS 22H - SÁB DÀS 7H ÀS 12:30H

    © 2021- Todos os direitos reservados - Clínica de Psicologia Psicotér