Marker
relógio Seg a Sex dàs 7h às 22h - Sáb dàs 7h às 12:30h
(51) 9 9833-8006
(51) 4100-2513

Terapia para Ansiedade: Tratamentos e 7 Dicas para Controlar

Publicado em 4 de julho de 2021
Categoria: Ansiedade, Psicoterapia
Terapia para ansiedade

A terapia para ansiedade é uma das formas mais eficazes de conseguir controlar esse transtorno que acomete milhões de pessoas em todo o mundo.

O tratamento contra a ansiedade é realizado sempre considerando os sintomas, a intensidade deles e o que cada pessoa necessita, devendo ser prescrito por um profissional capacitado.

Em geral, a psicoterapia está entre as principais formas de tratar a ansiedade de maneira eficaz, já que permite que a pessoa possa compreender qual é a causa do transtorno da ansiedade e então consiga agir diretamente sobre ela.

A psicoterapia para ansiedade é essencial porque ela ajuda a identificar e a solucionar os pensamentos distorcidos que uma pessoa ansiosa tem constantemente, estimula o autoconhecimento e reduz os conflitos emocionais.

Além da própria terapia, outros tipos de tratamentos para controle da ansiedade envolvem medidas consideradas também como saudáveis e naturais, tais como a prática de exercícios físicos e meditação, por exemplo.

Esses tratamentos ajudam na redução dos níveis de estresse, ajudam na produção da endorfina (conhecido como hormônio do bem-estar), promovem uma maior consciência corporal e sensação de relaxamento.

Tudo isso mostra porque é tão importante que uma pessoa ansiosa busque por tratamentos que ajudem-na a controlar os sintomas e o transtorno, em geral.

O objetivo desse artigo é exatamente mostrar quais são os tratamentos para ansiedade mais indicados e como controlar a ansiedade e os seus sintomas, como é o caso dos físicos e emocionais, tais como irritabilidade e medo irracional.

A partir do que for explicado aqui, você entenderá então como é importante buscar auxílio psicológico para que possa promover uma maior sensação de bem-estar e controlar esse problema que pode afetar a sua qualidade de vida.

Quer saber tudo a respeito desse assunto? Então não deixe de acompanhar esse texto até o final e aprenda como a ansiedade pode ser controlada.

Vamos lá!

fazer terapia para ansiedade

 

O que a ansiedade causa no ser humano?

Você sabe o que que a ansiedade pode ocasionar no ser humano?

Há muitas pessoas que sofrem de transtorno de ansiedade e sequer sabem, pois não imaginam que essa doença psicológica pode causar mais do que sintomas emocionais, mas também físicos.

Por isso mesmo é que se torna essencial que você entenda quais são os sintomas que podem ser causados pela ansiedade em uma pessoa.

Para você ter uma ideia de como os sintomas da ansiedade são confundidos com outros problemas, há muitas pessoas que acreditam que estão sofrendo um ataque do coração quando na verdade estão tendo uma crise de ansiedade.

Existem os sintomas físicos e emocionais, mas aqui nesse tópico serão exibidos primeiramente aqueles que podem ser sentidos diretamente no corpo e são confundidos com outros problemas de saúde.

 

Os principais sintomas físicos da ansiedade são:

Abaixo listamos os principais sintomas físicos da ansiedade e mais adiante como a terapia para ansiedade pode ajudar a resolver esses problemas.

Dor no peito ou taquicardia

Um dos sintomas que mais assustam as pessoas ansiosas são a dor no peito e a taquicardia. Isso porque o coração acelera repentinamente, devido às grandes quantidades de adrenalina liberadas no sangue, o que também gera uma sensação de desconforto na região

Sudorese

A sudorese pode ser causada por diversos motivos e um deles é a ansiedade. A pessoa ansiosa passa a suar em excesso, já que essa é uma resposta do organismo que fica em alerta durante todo o dia, mesmo sem um motivo aparente

Sensação de cansaço ou de fraqueza muscular

Uma pessoa ansiosa, ainda mais em momentos de crise de ansiedade, tende a sentir uma maior sensação de cansaço ou de enfraquecimento da musculatura. Muitas pessoas acabam confundindo esse sintoma com fibromialgia ou depressão

Dificuldade de respirar

As pessoas ansiosas tendem a apresentar episódios de falta de ar ou de respiração ofegante, o que leva à hiperventilação, ocasionando outros problemas como membros dormentes, boca seca e a sensação de aperto no peito

Náuseas

Esse é um dos sintomas físicos da ansiedade considerado como mais desagradáveis e desconfortáveis, sendo normal que uma pessoa ansiosa sinta enjoos e vontade de vomitar

Outros sintomas da ansiedade

Além desses, outros sintomas físicos da ansiedade que as pessoas podem sentir são: tensão muscular, ganho e/ou perda de peso anormal e queda de cabelos, por exemplo.

 

Como funciona a mente de uma pessoa com transtorno de ansiedade?

O transtorno de ansiedade gera diversos sintomas emocionais ou psicológicos também, e uma pessoa ansiosa possui uma mente que funciona praticamente sempre em estado de alerta.

Uma pessoa que sofre com ansiedade costuma estar sempre próximo de ter um ataque de nervos, e é comum que apresente mudança de humor de forma rápida, podendo ir da raiva à alegria, da euforia ao choro.

Além da mudança de humor de maneira repentina, outro sintoma gerado pela ansiedade é o medo irracional, ou seja, a pessoa sente medo mas não sabe do que, muitas vezes não havendo nenhum motivo para tal.

Esse medo pode ser por diversas razões, como é o caso do medo de perder alguma coisa, de fracassar, de não ser suficientemente bom, de estar sozinho ou de ser rejeitado, por exemplo.

Os medos de forma irracional sentidos pelas pessoas ansiosas podem acarretar problemas nas relações pessoais, na vida social e profissional delas.

A preocupação excessiva trata-se de um outro sintoma de uma pessoa ansiosa, que não consegue controlar sua mente e passa a preocupar-se de forma constante com o futuro.

No caso de situações excepcionais, como é o caso das crises financeiras ou de uma pandemia, essas pessoas não conseguem parar de pensar sobre o que irá acontecer em seu futuro, o que gera muitos medos irracionais.

Essa preocupação em excesso pode gerar problemas físicos como úlceras, desconfortos intestinais, dores de cabeça e mesmo tensões musculares, além também de afetar diretamente o sistema imune.

A pessoa ansiosa apresenta dificuldade em manter o foco, já que está sempre ansiosa e pensando em muitas coisas, tendo dificuldade para se concentrar no que está fazendo ou no que precisa fazer.

A mente de um ansioso está sempre turbinada por muitos pensamentos e preocupações, levando à dificuldade em concentrar-se, à inquietação constante e também à fadiga mental.

A qualidade de vida dessa pessoa, de uma forma geral, é bastante afetada pelo funcionamento da sua mente, o que também gera problemas até mesmo para quem vive próximo a ela.

 

Como a terapia para ansiedade pode ajudar?

Como a terapia para ansiedade pode ajudar

A terapia para ansiedade é muito importante e pode ajudar as pessoas a melhorarem bastante do transtorno, alcançando uma maior qualidade de vida.

Mas como é que a terapia pode ajudar a controlar a ansiedade?

A seguir, você vai ver uma lista mostrando como a psicoterapia para ansiedade auxilia uma pessoa ansiosa de forma eficaz:

  • Permite que você conheça qual o mecanismo da ansiedade: a compreensão sobre o mecanismo da ansiedade permite que você possa entender o que acontece com a sua mente e o seu corpo em um momento de crise. Isso faz com que seja possível aprender a lidar melhor com a ansiedade, trazendo mais segurança e reduzindo pensamentos ansiosos
  • Torna mais fácil a tomada de consciência: a terapia com um psicólogo permite que uma pessoa possa entrar em contato consigo mais facilmente e compreender o que está levando ao transtorno de ansiedade. Isso vai levar você a tomar consciência não só do problema que possui, mas do que o causa e como reconhecer pensamentos, comportamentos e sentimentos que o afetam
  • Ajuda a identificar os fatores que desencadeiam a ansiedade: uma pessoa ansiosa passa a ter medo de algo futuro, que ainda não aconteceu e provavelmente nem irá acontecer. Isso faz com que a pessoa ansiosa fique em um estado constante de vigilância e alerta, pensando que algo poderá ocorrer futuramente. Dessa forma, a terapia permite que você identifique os fatores que podem gerar o estado ansioso e interferindo na sua vida
  • Ajuda no ensino de técnicas de controle da ansiedade: o psicólogo poderá auxiliar o paciente com técnicas para ele controlar a ansiedade, como é o caso da metacognição ou da respiração diafragmática, por exemplo
  • Permite que você possa aprender a enfrentar as situações difíceis: as pessoas ansiosas costumam fugir das situações mais difíceis, para evitar sentir o desconforto gerado pela ansiedade. Isso acaba fazendo com que um ansioso acabe deixando de aproveitar muitos momentos que poderiam ser agradáveis, simplesmente pelo medo de ter uma crise ansiosa. Aprendendo sobre comportamentos que sejam mais adaptativos, é possível utilizá-los em cenários mais difíceis, para aprender a enfrentá-los

 

Como é feito o tratamento para ansiedade com terapia?

O tratamento para ansiedade feito com terapia pode ser orientado por um psicólogo a partir da psicoterapia, em especial, a terapia cognitivo comportamental (TCC).

Essas estratégias ou abordagens terapêuticas, nos casos de ansiedade que estão no início ou que são mais leves, costumam ser suficientes para ajudar no controle dos sintomas ou a evitá-los.

A terapia cognitivo comportamental é muito importante como terapia para ansiedade, pois promove exercícios e atividades que o paciente pode realizar para conseguir controlar as crises de ansiedade.

Por outro lado, a psicoterapia ajuda o paciente a identificar os possíveis pensamentos distorcidos, que levam ao quadro de ansiedade, além de auxiliar na solução deles.

Esse tipo de abordagem também permite que o paciente possa ter um maior autoconhecimento, além de ter uma redução em seus conflitos emocionais.

O tratamento feito com terapia para ansiedade, em geral, é de longa duração, então o paciente não pode esperar que o resultado surja de forma instantânea e que em duas sessões ele já consiga solucionar as crises de ansiedade.

Além disso, para o sucesso do tratamento, é de extrema importância o engajamento do paciente.

Ele precisa trabalhar conjuntamente com o terapeuta para que os resultados esperados possam ser alcançados, então, a sua cooperação e a sua motivação são fundamentais para o sucesso da terapia.

O psicólogo tem um papel importante e é preciso que o paciente confie nele, falando sobre tudo o que está sentindo, pois o profissional irá ouvi-lo sem julgamentos e sempre procurando acolhê-lo da melhor forma.

É essencial que haja um espaço seguro e sigiloso para que o paciente sinta-se confiante para falar, o que vai ajudar bastante no resultado do tratamento.

Por último, cada terapia para ansiedade funciona de acordo com o paciente, então não há uma receita pronta.

O tratamento deve sempre ser totalmente individualizado e personalizado com as características do paciente, visando ajudá-lo ao máximo.

 

Como o psicólogo pode ajudar na ansiedade?

O psicólogo tem um papel fundamental no tratamento com terapia para ansiedade, por isso é muito importante a escolha de um profissional qualificado para ajudá-lo da melhor forma.

Isso significa que um bom psicólogo pode encaminhar o paciente para o rumo certo em um tratamento, ajudando-o a alcançar os resultados desejados.

O profissional possui as seguintes funções para auxiliar uma pessoa com ansiedade:

  • Ajudar o paciente a entender quais são as origens do transtorno, os pensamentos e as emoções que o desencadeiam e conhecer-se melhor para encontrar soluções para o problema.
  • Ensinar o paciente a desenvolver novas estratégias de enfrentamento que sejam mais eficazes, de modo que ele possa ter um novo repertório em termos de comportamento, evitando fazer a mesma coisa sempre sem alcançar os resultados esperados.
  • Ajudar o paciente a compreender qual é o papel que tem os sintomas da ansiedade em sua vida, como, por exemplo, se ele está impedindo-o de desenvolver-se na sua vida profissional. É possível compreender que os sintomas da ansiedade também podem ser uma indicação de que estamos fugindo daquilo que sempre desejamos para nossas vidas e que é preciso haver uma redescoberta de nós mesmos.
  • Ensinar técnicas que ajudem no controle dos sintomas da ansiedade, como a reflexão sobre os próprios pensamentos e a respirar corretamente, apenas a título de exemplo. Isso é a parte mais importante da terapia para ansiedade, e o psicólogo tem um papel essencial nela

 

7 Dicas para Controlar a ansiedade

Você saberia dizer, com base em tudo o que foi visto até o momento, quais são as dicas principais para o controle da ansiedade?

Caso ainda tenha dúvidas sobre o assunto, a seguir vamos mostrar algumas das dicas mais importantes para lhe auxiliar a alcançar o melhor resultado para controlar de vez os sintomas da ansiedade e tirá-los da sua vida.

Pratique técnicas de relaxamento

As técnicas de relaxamento são muito importantes no controle da ansiedade, por isso mesmo é essencial investir nelas.

Uma dica é relaxar na cama, deitado em seu quarto com as luzes apagadas, e ouvir uma música que considere como relaxante, e focar-se apenas nela, sem manter o foco nos problemas diários.

Deitar e ouvir a sua música preferida, algo que não leva muito tempo, pode ajudar você diariamente a relaxar muito mais e a sentir-se menos ansioso.

Acredite, essa simples técnica é muito mais eficaz do que chegar em casa e ir para a frente da sua TV ou notebook ver filmes ou séries.

Esses momentos de calmaria, com música, podem fazer maravilhas para a sua saúde mental!

Procure um hobby

Encontrar um hobby é importante para qualquer pessoa, ainda mais para quem sofre com ansiedade, pois uma atividade que seja divertida e prazerosa é capaz de ajudar na produção de muita dopamina, um neurotransmissor que atua na sensação de bem-estar.

Caso você ainda não tenha um hobby ou saiba o que te faz feliz, essa dica pode ser melhor e mais eficaz, pois será possível ir testando diversas atividades até descobrir aquela que realmente te apaixona.

O seu hobby pode ser desde o aprendizado de um idioma até um instrumento musical, passando por desenhar ou ainda cozinhar como um máster chefe.

Seja como for, ter um hobbie é uma dica muito importante para tratar e controlar a ansiedade, então comece a buscar hoje mesmo pelo seu.

Sempre procure praticar atividades físicas

As atividades físicas não são importantes apenas para a saúde física, mas também para a sua saúde mental, e ainda há um grande número de pessoas sedentárias no país, o que é um problema maior para aquelas ansiosas.

Estudos já comprovaram que praticar exercícios físicos por, no mínimo, três vezes por semana ajuda no controle da ansiedade.

Isso porque a prática de atividades físicas é responsável por aumentar a liberação de hormônios que ajudam no bem-estar e na felicidade, como é o caso da serotonina, dopamina e endorfina.

Você ficará muito mais feliz e disposto no dia a dia se você se exercitar, então encontre um tipo de atividade que goste e comece a praticá-la hoje mesmo.

Treine a respiração profunda

Respirar de forma profunda é uma técnica muito antiga que ajuda a relaxar e a acalmar, mas ela é diferente da meditação, apesar de algumas pessoas confundirem.

Quando você inspira o ar e depois o expira de forma vagarosa, então o seu cérebro passa a compreender que esse é um momento de relaxar, por isso que o efeito alcançado por essa técnica é quase que imediato.

Em situações de muita raiva ou de estresse, pode ser difícil respirar profundamente e ajudar no combate da respiração ofegante.

A respiração profunda, entretanto, depende do seu treinamento e quanto mais você treiná-la, mais fácil será colocá-la em prática nos momentos de dificuldade.

E engana-se quem acredita que é preciso muito tempo de treino, pois apenas dois minutos por dia respirando de forma profunda já é mais do que suficiente para que você possa se acalmar de forma imediata.

Medite

A respiração profunda, como mencionado anteriormente, é parecida com a meditação, não há como negar, e os efeitos são bem semelhantes.

Entretanto, não é porque você já pratica a respiração profunda que não deve meditar, pelo contrário, as duas técnicas poderão ajudar muito mais no controle da ansiedade.

Você poderá apresentar dificuldades em suas primeiras tentativas de meditar, pois não é fácil silenciar a mente no começo, mas com treino, será bem fácil com o tempo.

São necessários apenas cinco minutos diários de meditação para que você comece a aprender a como silenciar a sua mente, o que vai lhe ajudar muito no controle da ansiedade, o que é cientificamente comprovado.

Foque nos bons pensamentos

Nós costumamos nos lembrar bem mais de situações negativas, embaraçosas ou tristes do que ter bons pensamentos.

Sendo assim, uma dica para que você possa controlar a ansiedade é focar nos bons pensamentos, garantindo assim que não irá ficar tão ansioso quanto pensar em eventos ruins, traumatizantes ou extremamente negativos de qualquer forma.

O melhor de tudo é que isso é algo muito fácil de fazer, pois é possível modificar os pensamentos sempre que desejarmos, para isso é essencial ter mais atenção a eles.

Sempre que você acordar, mantenha o foco dos seus pensamentos em coisas que sejam prazerosas, em situações felizes que já viveu e que ainda viverá.

Faça psicoterapia

A terapia individual para ansiedade é um dos melhores tratamentos para esse tipo de transtorno, quanto a isso não há dúvidas, mas ainda há pessoas que não percebem o quanto ela pode ser benéfica.

Afinal, por meio dessas formas de psicoterapia, é possível que você tenha maior autoconhecimento, que consiga identificar quais são as causas da sua ansiedade e que encontre soluções para enfrentá-las e controlar o transtorno.

Sendo assim, vale muito a pena investir na psicoterapia para ansiedade, mas sempre tendo em mente que é um tratamento de longa duração e que exige sua participação e engajamento.

 

Terapia para ansiedade online

Terapia para ansiedade online

 

Você sabia que atualmente é possível fazer terapia para ansiedade online?

A terapia online é uma ótima alternativa para pessoas que desejam uma forma mais prática e flexível de passar por esse tipo de tratamento terapêutico da ansiedade.

Nem todo mundo possui disponibilidade de tempo ou consegue ser liberado do trabalho, por exemplo, para ir às sessões de terapia durante o horário comercial ou na semana.

Sendo assim, por meio da psicoterapia online você consegue encontrar um horário que encaixe-se na sua rotina e em um dia que seja melhor na semana.

Você pode encontrar ótimos profissionais para fazer terapia para ansiedade online na Psicotér.

Acesse nossa página de cadastro e marque hoje mesmo a sua avaliação bônus, dando o primeiro passo para tratar a ansiedade!

Lisiane Duarte – CRP 07/12563

Psicóloga e Diretora Técnica da Psicotér

Clique para solicitar avaliação bônus

Veja Mais


    Se identificou com o assunto deste post?
    Então deixe seus dados abaixo que entraremos em contato em instantes* para agendar sua AVALIAÇÃO BÔNUS!


    Seu nome*
    Seu e-mail*
    Seu telefone

    Gostou? Compartilhe:

    Leia Também

    Deixe seu comentário