Marker
relógio Seg a Sex dàs 7h às 22h - Sáb dàs 7h às 12:30h
(51) 9 9833-8006
(51) 4100-2513

Psicoterapia: O Que é, Tipos, Benefícios e Quando Procurar

Publicado em 20 de junho de 2021
Categoria: Psicoterapia
Psicoterapia o que é e benefícios

A psicoterapia é muito importante na vida de qualquer pessoa, sendo ela uma aliada poderosa para quem deseja melhorar questões emocionais.

Por meio do acompanhamento psicológico, o paciente poderá ter um enorme auxílio durante momentos em que sofre com uma grande aflição, tristeza ou preocupação, que pode vir a atrapalhar a qualidade de vida.

Além disso, a orientação psicológica é essencial para quem busca um maior autoconhecimento e deseja entender melhor as questões da vida, de modo que não seja tão afetado por elas.

Todo mundo, em algum momento da vida, deveria passar por sessões de tratamento psicológico, mas a realidade é bem diferente da teoria.

Há muitas pessoas que necessitam, neste exato momento, de uma ajuda profissional psicológica, mas não buscam por ela por muitos fatores, sendo o principal deles a questão do preconceito e da vergonha.

O tema da ajuda psicológica, infelizmente, ainda é visto como tabu para muitos indivíduos, que acreditam que fazer acompanhamento com psicólogo é apenas para pessoas que “não são normais”, o que é um equívoco enorme.
Isso faz com que elas percam a oportunidade de lidar melhor com as questões psicológicas e emocionais negativas que possuem, sofrendo ao longo de toda a sua vida com elas.

As pessoas que possuem um acompanhamento contínuo com um psicoterapeuta apresentam transformações muito significativas e positivas em sua existência, não importa qual tenha sido o motivo que as levou a procurar o auxílio psicológico.

Para se ter uma ideia de como a psicoterapia é importante, a Organização Mundial da Saúde (OMS), fundada em 7 de abril de 1948, realizou uma pesquisa onde mostrou que quase ¼ da população brasileira possui algum transtorno de ansiedade.

Um outro dado preocupante diz respeito ao número de brasileiros acometidos com depressão, o que chega a quase 6% de toda a população.

Fica muito claro como é essencial o atendimento psicológico para que as pessoas que já sofrem com problemas emocionais possam melhorar, além de evitar que um maior número da população desenvolva esses problemas.
A psicoterapia é a ferramenta certa para compreender quais os gatilhos que podem gerar mal-estar e problemas emocionais, e também para combatê-los com maior eficácia.

O objetivo deste artigo é justamente mostrar o que ela é, quais são os tipos existentes, os benefícios proporcionados e ainda quando é a hora de procurar por um acompanhamento psicológico.

Quer saber tudo sobre o assunto? Então não deixe de acompanhar esse texto até o final!

atendimento psicológico

O que é Psicoterapia?

A psicoterapia trata-se de um processo que tem como base o conhecimento sobre o funcionamento psicológico, sendo possível que um profissional formado e qualificado ajude o paciente a solucionar certas questões em sua vida.

Ela ajuda um indivíduo a alcançar certas mudanças que são importantes para promover um maior equilíbrio psicológico, uma maior saúde mental e emocional, além de servir para aumentar o bem-estar.

Dessa forma, a psicoterapia serve para ajudar uma pessoa a aumentar a sua capacidade de ter maior autonomia sobre si, conseguindo enfrentar e gerir com maior eficiência todos os desafios e as dificuldades da vida.

Isso serve para pessoas que tenham qualquer tipo de problemas emocionais, como ansiedade, síndrome do pânico, depressão ou ainda problemas interpessoais.

Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, o acompanhamento psicológico não significa apenas o paciente conversando com o terapeuta a respeito dos problemas ou das dificuldades que ele possui.

A psicoterapia é um tratamento e uma relação interpessoal que é criada entre o psicólogo especializado e um paciente, de modo que sejam colocados em prática os princípios e as técnicas específicas da psicologia.

Esse profissional tem o objetivo de ajudar o paciente a descobrir quais são as necessidades que ele possui, a aceitar melhor as suas emoções, a dominá-las e não ser dominado por elas, e a conquistar a autonomia da sua vida.

Qual é a diferença entre terapia e psicoterapia?

Se há uma dúvida que as pessoas costumam ter quando se fala a respeito de acompanhamento psicológico é: qual é a diferença entre terapia e a psicoterapia? São a mesma coisa?

Em geral, é mais do que comum ver as pessoas usando os dois termos como sinônimos, mas a verdade é que cada uma dessas áreas possui certas particularidades e é importante conhecê-las.

A terapia é um termo que tem um significado muito mais abrangente, pois é possível que ela se refira a mais do que apenas uma área.

Quando alguém fala sobre terapia, é possível referir-se a áreas distintas, como a hipnoterapia, a psicoterapia, a fitoterapia, a fisioterapia, entre muitas outras.

Por outro lado, o termo psicoterapia é bem mais específico, pois trata-se apenas daquele tipo de terapia que é voltado para promover o bem-estar mental de uma pessoa.

Ainda é preciso ressaltar que a própria psicoterapia possui diversas subáreas, dependendo de qual seja o objetivo que se pretende atingir com ela.

Por exemplo, existe a psicoterapia de casal, a psicoterapia familiar, entre outras voltadas para objetivos específicos.

Para que serve a psicoterapia e objetivos do tratamento terapêutico?

O processo de acompanhamento psicológico serve para ajudar as pessoas a relacionarem-se consigo mesmas para não ficar repetitivo, remover “pessoas”, deixando: “e com o mundo ao seu redor de uma maneira mais positiva e saudável.
Ela ajuda a promover um maior autoconhecimento, de modo que você possa estar percebendo quais são as suas principais qualidades, qual é o seu potencial e ainda valorizando a sua própria existência.

Uma pessoa que faz acompanhamento com psicólogo especializado consegue ter um maior crescimento pessoal e ainda consegue restabelecer, através do tratamento correto, a sua saúde emocional e um maior bem-estar.

É importante entender que o objetivo principal desse tratamento terapêutico é sempre conseguir ampliar a percepção do paciente, de modo que ele possa ter uma visão de mundo que seja bem mais abrangente.

Isso irá permitir, consequentemente, que o paciente possa compreender e perceber o mundo de uma forma mais positiva, melhorando as suas relações e ressignificando possíveis eventos traumatizantes.

Como funciona a psicoterapia?

Um questionamento comum de pessoas que estão buscando pela psicoterapia é sobre como ela funciona na prática.
Afinal, é comum que muitas ideias erradas sejam repassadas de uma pessoa para outra a respeito do funcionamento desse processo terapêutico.

A psicoterapia é realizada por um psicólogo especializado que faz uso de técnicas ou abordagens, usando seu conhecimento a respeito do ser humano para ajudar o seu paciente.

O objetivo é que essa pessoa consiga conhecer melhor a si mesma e entender quais são as origens dos conflitos que ela possui, de modo que possa buscar por soluções para eles.

Como é e quanto tempo dura a sessão de terapia?

As sessões de psicoterapia, em geral, podem durar de 30 minutos até 1 hora, dependendo da necessidade e da disponibilidade do paciente, além da abordagem realizada pelo psicoterapeuta, por exemplo.

Ela pode ser feita individualmente ou em grupo, como é o caso da terapia de casal ou da terapia familiar.
O tempo máximo de duração do processo de terapia como um todo pode variar muito entre aqueles de curto e de longo prazo.

A terapia de curto prazo, que em geral dura alguns meses, trata-se daquela voltada para solucionar problemas que são mais imediatos, sendo possível resolvê-los em algumas poucas sessões.

Por outro lado, há situações em que a terapia pode durar muitos meses e até mesmo anos, quando se precisa trabalhar com excessos emocionais ou comportamentais.

A primeira sessão da psicoterapia, em geral, funciona com a realização de uma anamnese por parte do terapeuta, que busca conhecer mais a respeito do paciente para realizar uma avaliação sobre ele e a sua situação.

A partir dessa avaliação, o terapeuta poderá definir qual será a melhor abordagem para tratar a sua situação, garantindo assim o sucesso do processo.

Por que fazer psicoterapia?

Há muitos motivos para fazer psicoterapia, pois ela é capaz de ajudar as pessoas de diversas formas.

Por meio da psicoterapia é possível que você possa aumentar o seu autoconhecimento, possa melhorar a sua saúde mental e ainda possa solucionar conflitos que existem em sua vida.

Assim, você vai poder perceber porque certos pensamentos e certas atitudes são tomadas em sua vida, compreendendo, através do auxílio de um terapeuta, quais eventos traumatizantes do passado influenciaram o que você é hoje.

O conhecimento a respeito desses eventos irá lhe possibilitar realizar mudanças em sua vida, ressignificando essas situações e aumentando, de forma geral, a sua qualidade de vida.

Mais à frente, você vai entender exatamente quais são os benefícios de se fazer psicoterapia, deixando bem claro porque vale a pena realizar esse tipo de tratamento.

Para quais tipos de tratamentos a psicoterapia é indicada? Quando procurar?

A psicoterapia é indicada para o tratamento de diversos problemas emocionais e psicológicos, como a ansiedade e a depressão.

É muito importante que as pessoas saibam quando procurar a orientação com psicóloga, principalmente devido ao fato de que muitas ainda mostram-se relutantes em buscar ajuda.

O tratamento com psicóloga poderá lhe ajudar a lidar melhor com todos os problemas que está enfrentando, ajudando a aumentar o seu autoconhecimento e a lidar com os sentimentos e as emoções atuais.

Você deve procurar a psicoterapia sempre que perceber sinais de ansiedade, de fobias ou medos, ou quando certos traumas estão impedindo-lhe de ter uma vida plenamente normal.

A seguir, você verá um pouco mais sobre em quais tipos de tratamento a terapia com psicólogo é mais indicada.

Traumas

A psicoterapia é uma ferramenta muito importante para que as pessoas consigam superar seus traumas.

O auxílio do acompanhamento psicoterapêutico permite que o paciente possa lidar com um determinado problema ou acontecimento que possa estar afetando a sua saúde mental e o seu bem-estar.

Transtornos mentais

O tratamento de transtornos mentais com a psicoterapia é essencial, pois ela se mostra muito eficaz para as mais diversas doenças da mente.

É por isso que o acompanhamento psicológico precisa sempre estar incluído dentro do planejamento para tratar corretamente doenças como a esquizofrenia, transtornos alimentares, entre outros.

Medos e fobias

Os medos e as fobias podem acabar influenciando negativamente na qualidade de vida de qualquer pessoa, a partir do momento em que elas deixam de realizar atividades diárias por um medo irracional e ilógico.

Sendo assim, faz parte do tratamento desse tipo de problema a psicoterapia, de modo que seja possível agir de forma direta na causa dele e fazer com que o paciente gerencie melhor as suas reações emocionais e físicas.

Depressão

A psicoterapia para depressão é muito importante no tratamento da depressão, ajudando o paciente a compreender quais fatores podem ter levado ao desencadeamento do quadro depressivo.

Além disso, por meio do acompanhamento psicológico é possível que o indivíduo possa ter os sintomas da doença reduzidos e possa trabalhar com os acontecimentos que possam ter levado ao desenvolvimento dela.

Ansiedade

Passar com psicólogo não serve apenas para ajudar o paciente a suprimir a ansiedade.

A psicoterapia para ansiedade ajuda a pessoa a ter um maior controle sobre os seus sintomas, transformando a sua forma de agir e de relacionar-se consigo, com as situações estressantes do dia a dia.

O paciente que passa por um acompanhamento psicológico para lidar com a ansiedade poderá enfrentar todas as situações negativas da sua rotina diária de uma maneira mais leve e com maior assertividade.

Desenvolvimento pessoal

O desenvolvimento pessoal envolve a necessidade de autoconhecimento e a psicoterapia é capaz de ajudar as pessoas a conhecerem-se melhor.

Por isso mesmo é que esse acompanhamento psicológico é tão importante quanto o desenvolvimento pessoal de qualquer indivíduo.

Problemas sexuais

Muitas pessoas não sabem, mas a psicoterapia é capaz de ajudar as pessoas que sofrem com problemas sexuais.

A terapia sexual oferece ao paciente a possibilidade de perceber como é que ele lida com o prazo, com o seu corpo e mesmo com a sua mente.

Além disso, ainda é possível entender como o indivíduo interage dentro dos relacionamentos interpessoais, com foco em suas relações íntimas.

Vícios

O tratamento psicológico para uma pessoa que possui algum tipo de vício tem como objetivo proporcionar uma maior assistência de forma preventiva e curativa, ajudando na reabilitação do paciente.

A psicoterapia pode ser realizada, em situações de vícios em drogas ou álcool, por exemplo, tanto de forma individualizada quanto em grupo.

Por meio do uso das técnicas certas, é possível evitar que a pessoa com o vício venha a ter recaída e consiga agir de forma preventiva, além de auxiliá-la a readaptar-se novamente na sociedade.

Estresse

O acompanhamento com psicólogo é muito importante para as pessoas que vivem sob estresse constante, de modo que elas possam ser tratadas com métodos que sejam efetivos e muito seguros.

O tipo de terapia a ser usado para tratar um paciente com altos níveis de estresse irá depender da avaliação realizada pelo psicólogo, para entender quais questões ligadas ao estresse necessitam ser focadas.

Perdas

O momento de perda é sempre difícil para qualquer pessoa, que vive com o sentimento de tristeza por não estar mais próximo de si um ente querido ou mesmo um animalzinho que amava muito.

Sendo assim, nada mais importante do que a psicoterapia para ajudar uma pessoa em um momento de perda, de modo que ela possa externar seus sentimentos e pensamentos.

Outros tratamentos que a Psicoterapia pode ajudar

Além de todos esses tratamentos possíveis com a psicoterapia, que foram falados anteriormente, ainda podem ser citados:

  • Abuso físico, sexual ou emocional
  • Alterações frequentes de humor
  • Ciúmes
  • Crise de meia-idade
  • Crises de transição das fases da vida como adolescência, maturidade, envelhecimento
  • Dependência química
  • Desempenho no trabalho, faculdade ou escola
  • Dificuldades afetivas
  • Doenças psicossomáticas
  • Falta de confiança
  • Falta de motivação

agendar avaliação psicóloga online

Quem pode fazer psicoterapia?

Existe uma enorme desinformação a respeito do acompanhamento terapêutico e sobre quem pode fazê-lo.

Há muitas pessoas que, erroneamente, ainda acreditam que a terapia com psicólogo deve ser realizada apenas por pessoas que tenham problemas mentais ou sejam “loucas”, na linguagem de muitos.

Esse é um equívoco enorme!

A realidade é que o tratamento psicoterapêutico é indicado para pessoas de todas as idades e para as mais diversas situações.

Ela não serve apenas para tratar pessoas com algum tipo de problema mental, pelo contrário, ela ajuda na compreensão de comportamentos, dos sentimentos e das emoções, ajudando ainda a promover um maior autoconhecimento.

A seguir, você vai conhecer alguns tipos mais específicos de psicoterapia e ver como esse tipo de abordagem pode ser usada em situações muito distintas.

Psicoterapia de Casal

A psicoterapia de casal é importante porque ajuda na comunicação entre as partes, que podem estar em crise ou em uma situação de ruptura da relação.

O objetivo é ajudar essas pessoas a encontrarem um caminho que seja consensual para promover uma relação mais saudável e que permita que o casal não só entenda o que causa problemas na relação, mas saiba como resolvê-los.

Também é possível realizar a psicoterapia de casal online, assim você pode receber orientação psicológica conjugal sem sair de casa.

Psicoterapia Familiar

A psicoterapia familiar ajuda as pessoas de uma família a melhorarem a comunicação entre elas, a organizarem-se melhor e a aprenderem a como lidar com as mais diferentes situações de conflitos.

Como as relações familiares impactam diretamente na saúde mental e também na qualidade de vida de uma pessoa, esse tipo de acompanhamento psicológico é essencial para evitar o adoecimento de todos os membros da família.

Psicoterapia Infantil

Não é só adolescentes e adultos que podem apresentar algum tipo de problema emocional e necessitar de auxílio de um terapeuta, mas também as crianças podem precisar de psicoterapia infantil.

O psicólogo deve saber fazer uso dos recursos lúdicos para permitir que, dessa forma, a criança possa mostrar as suas emoções, angústias e sentimentos, que ela não consegue verbalizar.

É importante a participação dos pais, principalmente no início desse processo, para compreender melhor a realidade não só acerca da criança, mas também do ambiente em que ela está inserida.

Psicoterapia Individual

A psicoterapia individual é uma especialidade do acompanhamento psicológico que ajuda a permitir que as pessoas possam ampliar mais a consciência a respeito de si mesmas e possam aumentar o autoconhecimento.

Além disso, ela ainda ajuda o indivíduo a aprender sobre como relacionar-se com os outros e com o mundo ao seu redor, lidando melhor com situações de conflitos no dia a dia e modificando os padrões de comportamento dele.

Psicoterapia com Adolescentes

A psicoterapia com adolescente deve oferecer ao paciente um espaço que seja seguro para ele e sob um olhar neutro do psicólogo.

Ele deverá sentir-se livre para que possa falar sobre suas inseguranças, desejos, angústias e medos, para que possa ajudar a desenvolver-se bem nesse momento de tantas mudanças e ajudando no crescimento como pessoa.

Principais Tipos de Psicoterapia

A psicoterapia pode ser dividida em diversos tipos, cada um com suas próprias particularidades e que ajudam a trabalhar com diferentes situações.

Nos próximos tópicos, você vai poder saber mais sobre os tipos de acompanhamento psicológico existentes.

Terapia Cognitivo-comportamental

A terapia cognitivo-comportamental ajuda na modificação dos chamados pensamentos disfuncionais, que são aqueles que atrapalham as pessoas e levam elas a acharem que não fazem nada da forma certa.

O método tem o objetivo de mostrar para a pessoa que ela pode modificar isso, a partir dos pensamentos funcionais, sendo então esse tipo de terapia indicado para quem tem problemas que são pontuais.

Terapia Analítico-Comportamental

Esse tipo de terapia é ligado diretamente com o behaviorismo, auxiliando a monitorar as relações de uma pessoa com o ambiente e ajudando-a a modificá-las.

Ela tem como base o trabalho com os reforços positivos, ajudando a modificar esses comportamentos que podem vir a atrapalhar a vida de uma pessoa.

A terapia analítico-comportamental é bastante indicada para pessoas com problemas como ansiedade, depressão, fobia social e transtorno do pânico, por exemplo.

Psicanálise

A psicanálise é um tipo de terapia que foi criada por Sigmund Freud e que até hoje ainda é muito utilizada.

através da psicoterapia psicanalítica, o paciente deverá falar com total liberdade e sem o uso de filtros para o terapeuta, que irá analisar o que ele está dizendo.

A análise do terapeuta deve focar em fazer conexões entre aquilo que foi dito pelo paciente e os problemas que levaram esse indivíduo até ali, estimulando-o a ter insights para compreender o que está acontecendo.

Terapia Interpessoal

A terapia interpessoal, também conhecida como terapia de alto contato, tem como base a ideia principal de que o humor de uma pessoa é impactado diretamente pelas conexões feitas com os outros e com as circunstâncias.

Algumas pessoas consideram uma mistura de psicoterapia cognitivo-comportamental com a psicanálise, tendo como ponto principal a maneira como uma pessoa interage com o mundo em sua volta.

Terapia Comportamental

A terapia comportamental, como o próprio nome diz, está vinculada diretamente com as questões do comportamento, ajudando a desvendar porque determinadas condutas ocorrem e como o ambiente impacta elas.

Gestalt Terapia

A Gestalt Terapia tem como objetivo analisar o paciente com relação ao meio no qual ele vive, como trabalho, família e também amigos, e como são as atitudes dele nesse meio.

Apesar de o terapeuta focar no que o cliente está falando, ele atenta-se também a outros pontos, como postura, gestos, as expressões faciais e ainda o tom de voz do indivíduo, tendo como questão central o momento presente.

Esse tipo de terapia acredita, por exemplo, que o fato de uma pessoa estar entediada pode ter relação com a maneira não-saudável que ela relaciona-se no ambiente que está inserida.

5 benefícios da psicoterapia

Você saberia dizer quais são os benefícios de fazer psicoterapia?

Ainda há muitas pessoas que possuem dúvidas a respeito de como o aconselhamento com psicólogo pode ajudá-la.

A seguir, para deixar tudo mais claro, você vai poder compreender os benefícios que um atendimento com psicólogo pode lhe proporcionar.

Maior autoconhecimento

O maior autoconhecimento que uma pessoa alcança com a psicoterapia é considerado como um dos maiores benefícios que ela proporciona ao paciente.

Por meio das conversas entre paciente e terapeuta, questões relacionadas com a personalidade do indivíduo começam a surgir, permitindo que ele possa conhecer, por exemplo, aquelas angústias que possui.

Esse maior autoconhecimento é muito importante porque ajuda qualquer pessoa a lidar muito melhor com questões traumáticas do passado, encontrando soluções para elas e percebendo a situação atual de outra forma.

As conversas com um psicólogo especializado são essenciais para que uma pessoa possa conhecer-se melhor.

Maior autocontrole

O autocontrole é muito importante, ainda mais para pessoas que constantemente sofrem com episódios de explosão de raiva ou de tristeza.

A resposta delas à situação que aconteceu é desproporcional, tornando-as muito piores consigo mesmas depois que esse momento de explosão passa.

Assim, a psicoterapia é muito importante porque permite que as pessoas não só possam regular melhor os sentimentos que possuem, mas também a forma como agem com eles.

Desenvolvimento pessoal

O desenvolvimento pessoal é um enorme benefício proporcionado pelo aconselhamento psicológico.

Afinal, por meio da terapia com um psicólogo é possível que você passe a se conhecer melhor, entendendo e aceitando as suas diferenças e empoderando-se cada vez mais.

Isso influencia, portanto, diretamente no desenvolvimento pessoal, que irá tornar a sua qualidade de vida muito maior.

Melhor percepção dos relacionamentos

As pessoas relacionam-se de diversas formas ao longo da sua vida, seja no trabalho com seus colegas, em casa com a sua família, com os seus amigos ou mesmo em uma relação amorosa.

Quando você faz terapia, então torna-se muito mais fácil compreender melhor a respeito da complexidade das relações que vive e os benefícios que elas lhe proporcionam.

Possibilidade de elaborar os sentimentos

Você poderá aprender a elaborar melhor os seus sentimentos com a terapia com psicólogo, e isso é muito importante.

Uma grande parte das angústias sofridas pelas pessoas tem como causa principal a dificuldade em elaborar, nomear e expressar os sentimentos.

As pessoas que tendem a não expressar suas emoções, retendo-as por um longo período de tempo, acabam não conseguindo desenvolver as habilidades que são necessárias para fazer isso.

Psicoterapia Online ou Presencial?

Uma dúvida que costuma acometer aquelas pessoas que estão buscando por psicoterapia é sobre se a melhor opção é o acompanhamento online ou presencial com o psicólogo.

A resposta é: as duas opções são muito válidas e possuem benefícios distintos, que serão mostrados para você a seguir.

A terapia online apresenta como uma das principais vantagens a comodidade, além dos custos menores por não haver a necessidade de deslocamento até o consultório do psicólogo.

Além disso, a terapia feita online funciona muito, pois ajuda bastante com o tempo, pois quem tem uma rotina muito atribulada e com muita coisa para fazer pode não achar um horário para ir ao psicólogo durante o horário comercial.

Sendo assim, a terapia realizada de maneira online é muito mais flexível, permitindo que você possa encontrar um horário melhor para que possa fazer a sessão com o terapeuta.

Em termos de qualidade, as duas são exatamente iguais, pois ainda há pessoas que acreditam que o atendimento online não é realmente bom, o que é um erro.

A grande questão é que há muitas pessoas que realmente não abrem mão do contato presencial com o psicólogo, portanto, essa opção tende a apresentar melhores retornos para elas apenas por esse fator.

Um outro ponto é a questão de que para muitos pacientes o encontro semanal com o psicólogo trata-se de um momento único, de refúgio e de autocuidado, não podendo ser deixado de lado.

Para muitos psicólogos, o contato presencial é ainda melhor porque ajuda a analisar os sinais da linguagem corporal do paciente.

Seja como for, o mais importante é que você encontre aquela opção que esteja mais de acordo com o seu perfil.
Você deve buscar um psicólogo que atenda às suas necessidades e que seja especializado para ajudá-lo a obter os melhores resultados com a terapia.

Sendo assim, marque hoje mesmo uma consulta com uma psicóloga.

É possível escolher entre a opção presencial com psicólogas em Porto Alegre ou online, sendo possível para qualquer pessoa realizar uma avaliação e uma consulta com um terapeuta de forma remota.

Você poderá escolher o melhor horário e dia de acordo com a sua disponibilidade, garantindo assim que não irá deixar de se consultar com um psicólogo de alta qualidade.

Agende hoje mesmo a sua consulta!

Lisiane Duarte – CRP 07/12563

Psicóloga e Diretora Técnica da Psicotér

Clique para solicitar avaliação bônus

Veja Mais


    Se identificou com o assunto deste post?
    Então deixe seus dados abaixo que entraremos em contato em instantes* para agendar sua AVALIAÇÃO BÔNUS!


    Seu nome*
    Seu e-mail*
    Seu telefone

    Gostou? Compartilhe:

    Leia Também

    Deixe seu comentário