Marker
relógio Seg a Sex dàs 7h às 22h - Sáb dàs 7h às 12:30h
(51) 9 9833-8006
(51) 4100-2513

O que é a Psicoterapia Psicanalítica e Como Funciona essa Abordagem

Publicado em 12 de maio de 2021
Categoria: Psicoterapia
PSICOTERAPIA PSICANALITICA

A psicoterapia psicanalítica é uma forma de intervenção psicológica que tem como base todo o conhecimento que foi desenvolvido por meio da psicanálise.

Essa modalidade de terapia é muito eficaz para a reestruturação da personalidade em uma maior profundidade.

Afinal, por meio das abordagens psicanalíticas os terapeutas buscam ver cada pessoa na totalidade do conjunto e não apenas referente aos seus sintomas ou às circunstâncias atuais da sua vida.

Apesar de ser cada vez mais buscada por pessoas que necessitam dessa modalidade terapêutica, ainda há muitas que conhecem muito pouco a respeito do funcionamento desse tipo de abordagem.

O objetivo desse artigo é, justamente, focar em mostrar mais sobre a terapia psicanalítica, de modo que você entenda como ela funciona e os benefícios proporcionados aos pacientes que submetem-se a esse tratamento.

Além disso, você também vai ficar sabendo sobre se vale ou não a pena fazer psicoterapia psicanalítica online, o que é muito importante para muitas pessoas por oferecer uma flexibilidade maior.

Assim, com tudo o que será explicado aqui, vai ficar bem mais claro o entendimento sobre essa forma de psicoterapia que é complexa e completa, e a relação que é formada entre o terapeuta e o paciente.

Se você realmente quer saber tudo sobre a psicoterapia psicanalítica, não deixe de acompanhar esse texto até o final.

Vamos desvendar e tirar aqui qualquer dúvida que você possua a respeito do tema!

O que é a abordagem psicanalítica na psicoterapia

 

O que é a abordagem psicanalítica na psicoterapia?

A psicoterapia psicanalítica trata-se de uma forma de intervenção psicológica que tem como base teórica o conhecimento que foi desenvolvido pelo estudo da psicanálise.

A proposta da psicoterapia psicanalítica é auxiliar o paciente para que ele possa falar a respeito de si mesmo, e então, com isso, conseguir entrar em contato direto com tudo aquilo que foge da compreensão dele.

Isso significa que a fala do paciente ajuda ele a entrar em contato com os conteúdos inconscientes, que apesar de não serem compreendidos, influenciam de forma direta como aquela pessoa pensa, sente e age.

A abordagem psicanalítica é aquela na qual o terapeuta busca ver o paciente em seu conjunto completo e não somente os sintomas que ele apresenta ou as circunstâncias atuais de sua vida.

Essa é uma modalidade de psicoterapia de percurso, pois o acompanhamento terapêutico do paciente costuma estender-se por muitos anos.

Assim, o terapeuta vai acompanhando a vida daquela pessoa, a cada semana, observando todas as dinâmicas relacionadas ao funcionamento das situações da vida e as relações interpessoais do paciente.

A psicoterapia psicanalítica trata-se de uma forma de terapia que é bastante complexa e muito completa, com a relação do terapeuta com o paciente ganhando, ao longo do tempo, contornos bastante especiais.

 

Como funciona a psicoterapia psicanalítica?

O que é a Psicoterapia Psicanalítica e Como Funciona essa Abordagem

Se há uma dúvida comum a respeito da psicoterapia psicanalítica é sobre como se dá o funcionamento dela, pois pelo que foi visto anteriormente, esse é um tratamento terapêutico que dura muitos anos.

O funcionamento da terapia psicanalítica é compreender como é que funciona a mentporque humana, tendo como entendimento que os processos psíquicos são totalmente inconscientes.

Para a abordagem psicanalítica, as emoções e as atitudes de uma pessoa nada mais são do que o resultado daqueles fatores sobre os quais ela não tem nenhuma consciência.

Durante o funcionamento da terapia, portanto, o paciente irá poder refletir e enxergar-se de uma outra forma ao longo de toda a abordagem terapêutica psicanalítica.

Ele terá, para isso, a ajuda de um psicólogo, que durante todas as sessões irá fazer com que o paciente venha a poder conhecer muito melhor a sua própria mente e possa identificar o porquê dos seus conflitos, emoções e sentimentos.

A abordagem psicanalítica funciona com o paciente se vendo como um todo, não sendo considerados sintomas ou circunstâncias pontuais ou atuais, mas sim um acompanhamento que pode durar anos por parte do terapeuta.

Ele deverá observar quais são as reações daquele paciente frente às mais variadas situações, como é o dia a dia dele e também como se dá às relações interpessoais que o mesmo possui.

As sessões de psicoterapia de orientação psicanalítica costumam acontecer semanalmente, podendo ser apenas uma na semana ou mais de uma, dependendo de qual é a necessidade e a disponibilidade de cada paciente.

A duração de cada sessão também varia muito considerando o profissional e o paciente, mas ela tem uma duração média de 45 minutos.

O funcionamento se dá sempre com os primeiros encontros ocorrendo como formas de entrevistas, nas quais o paciente vai falar ao terapeuta quais foram os motivos que o levaram até o consultório (ou à sessão, no caso da terapia online).

O paciente poderá entender, junto com o psicólogo, o melhor caminho que ele deverá seguir para que possa promover mudanças em sua vida de forma positiva.

 

Qual a diferença entre psicanálise e psicoterapia?

Um outro questionamento bastante comum que as pessoas fazem é: qual é a diferença existente entre a psicoterapia e a psicanálise?

Você saberia responder a essa pergunta?

Para deixar mais claro, a seguir será mostrada a diferença entre elas, de modo que se possa compreender de fato o que as distingue.

Explicando primeiramente de uma forma bastante simples, a psicoterapia é aquela forma de terapia que é conduzida por um profissional formado em psicologia, não importa qual seja a abordagem com a qual ele trabalha.

Por outro lado, a psicanálise trata-se da terapia ou da análise que é conduzida por um profissional psicanalista, que tem a sua formação em psicanálise (nesse caso, ele não precisa ser um psicólogo, mas pode ser um psiquiatra, por exemplo).

Logicamente que essa é uma explicação bastante simples e sem levar em conta todas as diferenças existentes entre elas, mas, para entendimento do público geral, ela ajuda bastante.

Detalhando mais essa diferença, é possível mostrá-la por meio da explicação de cada uma das abordagens terapêuticas.

A psicoterapia pode ser explicada como qualquer tratamento que seja realizado através do uso de métodos e de propósitos psicológicos, não importa qual seja a abordagem usada em termos de teoria.

É possível realizar psicoterapia infantil e terapia de casal, por exemplo, atendendo aos mais diversos públicos.

Todas as formas de psicoterapia fazem uso da palavra como sendo a ferramenta primordial, então elas são similares nesse ponto e em toda forma de terapia há o que é chamado de sugestão, ou aconselhamento por meio do terapeuta.

Por outro lado, a psicanálise, criada por Freud, trata-se de uma abordagem que não é sugestiva, por mais que ela tenha tido a sua fundamentação, ao ser criada, nesse tipo de método.

Os propósitos da psicanálise estão muito mais próximos de questões filosóficas do que questões psicológicas, considerando que ela procura responsabilizar mais o paciente por suas próprias escolhas, atitudes e atos.

Essa responsabilização se dá através do conhecimento a respeito dos processos inconscientes que acontecem na mente.

Portanto, no caso da psicanálise o objetivo central é buscar o questionamento sobre o anseio que possui o paciente.

 

Terapia psicanalítica x cognitiva comportamental

Um outro ponto muito importante que precisa ser falado diz respeito a qual a diferença entre a psicoterapia de orientação analítica e a terapia cognitiva comportamental, ou TCC.

Elas possuem muitas diferenças entre si e é essencial conhecê-las, até porque isso ajuda o paciente a compreender por que ele precisa de uma ao invés da outra.

Como já foi mencionado anteriormente, a terapia psicanalítica parte do princípio da compreensão de que os comportamentos e os sentimentos de uma pessoa são ocasionados pelos desejos inconscientes que ela possui.

Esses desejos ou questões inconscientes podem vir a influenciar ou ainda gerar os sintomas atuais que o paciente tem sentido.

A análise deles é feita por meio da compreensão dos anseios, dos instintos e impulsos que fazem com que o paciente tenha a energia para gerar as suas ações.

Visto o que é importante sobre a psicoterapia psicanalítica, é hora de entender mais sobre a terapia cognitivo comportamental, para compreender a diferença entre elas.

A TCC é diferente da psicanálise, principalmente, por considerar o ser humano como sendo um resultado de aprendizagens, tendo surgido bem depois da psicanálise.

O foco da terapia cognitivo comportamental são os processos cognitivos e o modo como as pessoas pensam, pois só assim é possível entender quais os pensamentos distorcidos que acabam gerando os sintomas que o paciente possui.

O terapeuta irá ajudar o paciente a realizar uma avaliação sobre as situações que vive de maneira objetiva e mais realista, além também de indicar treinamentos quanto às habilidades e aos novos comportamentos.

Tudo isso ajuda a mostrar, portanto, como esses dois tipos de terapia são distintos e não só como cada um funciona, mas também a finalidade que eles possuem.

 

Quando a psicoterapia psicanalítica é recomendada?

Muitas pessoas acreditam que qualquer um pode fazer psicoterapia psicanalítica, mas será que isso é verdade?

A resposta é sim, o tratamento por meio da psicanálise é indicado para as pessoas que desejem entender quais são os pensamentos inconscientes que podem estar afetando a sua vida e os seus comportamentos.

Há algumas pessoas que acreditam no mito de que pessoas idosas não podem se submeter a esse tipo de terapia, já que elas teriam uma “bagagem” muito grande para ser trabalhada.

Para você saber se realmente é possível, no seu caso, trabalhar com a psicanálise, a melhor coisa a se fazer é entrar em contato com um profissional especializado na área para tirar qualquer dúvida.

Você pode fazer isso acessando o site da Psicotér e marcando a sua Avaliação BÔNUS, uma avaliação inicial que irá permitir que você tenha contato com o terapeuta para ele explicar tudo sobre essa abordagem.

O profissional vai, inclusive, analisar a sua situação e entender qual a melhor forma de trabalhar o seu caso.

No final deste texto, você vai saber mais sobre como fazer para marcar a sua avaliação online hoje mesmo com uma psicóloga da Psicotér!

 

Benefícios da psicoterapia psicanalítica

Você percebeu como a psicoterapia psicanalítica pode ser extremamente benéfica?

Conhecer os benefícios desse tipo de terapia é extremamente importante para que você possa se convencer de que deve passar por esse tipo de tratamento, o que irá ajudar muito e melhorar a sua vida em geral.

Há um porém que deve ser mencionado: o tratamento só pode ser feito por um profissional que seja especializado nessa área, caso contrário o resultado não será como o paciente espera.

Dito isso, a seguir você vai ver alguns dos maiores benefícios de fazer terapia psicanalítica e como ela é extremamente vantajosa.

  • O primeiro benefício é a questão de que essa terapia gera efeitos contínuos, pois eles se instalam em cada paciente de uma maneira duradoura, permitindo que você se beneficie mesmo após o fim da terapia.

Esse efeito contínuo acontece porque o aprendizado que é reconhecido no período do tratamento é, também, trabalhado para que ele continue funcionando, mesmo depois da terapia ter terminado.

Assim, tudo aquilo que você vai aprender nas sessões de análise, ao longo dos anos, continuará tendo efeito com o tempo, garantindo assim, uma estabilidade emocional de maneira permanente.

  • Um outro ótimo benefício da psicoterapia psicanalítica é que ela ajuda a melhorar os relacionamentos, já que atua diretamente para transformar a vida de uma pessoa.

A psicanálise ajuda a fornecer ao paciente aquelas ferramentas que ele precisa para poder lidar bem com todas as frustrações, inclusive nos relacionamentos, sejam no trabalho ou familiares, e que podem ter uma grande melhora.

Alguém que passa pela psicanálise começa a ver as suas relações com uma clareza muito maior, percebendo assim, como os sentimentos dela podem afetar diretamente a sua percepção.

  • A renovação dos comportamentos é mais um benefício da psicanálise, sendo que um dos princípios primordiais desse tipo de abordagem é justamente ajudar as pessoas a identificarem seus padrões de comportamento que são inconscientes.

Eles acabam por atrapalhar o cotidiano das pessoas, então a psicanálise permite que você consiga avaliar seus comportamentos e modificá-los para aqueles mais positivos na sua vida pessoal ou profissional.

  • Uma autoestima equilibrada é uma outra coisa que você poderá obter por meio da terapia psicanalítica, pois desequilíbrios emocionais como esse podem afetar a rotina diária e necessitam ser tratados.

Muitas pessoas sentem que não se adequam a um local ou não são capazes de fazer algo, o que afeta a autoestima, e o trabalho da psicoterapia psicanalítica é modificar isso na vida de uma pessoa.

  • Por último, a psicanálise oferece um tratamento personalizado, disponibilizando ao paciente uma forma de conseguir lidar com o problema de acordo com seu perfil.

Mesmo que dois pacientes apresentem o mesmo problema, um psicanalista deverá fazer as duas terapias distintas para cada um deles, pois as pessoas são diferentes e a forma de tratar os seus problemas também.

Isso permite que haja uma maior eficácia no tratamento por meio da psicanálise, alcançando-se assim o resultado desejado com maior eficiência.

 

Psicoterapia psicanalítica online

Psicoterapia psicanalítica online

;

A psicoterapia psicanalítica online é possível, mas há algumas questões que necessitam de maior cuidado, evitando assim que a abordagem não seja ineficaz.

Primeiramente, os processos de terapia na psicanálise online e presencial são distintos, quando você avalia o ponto de vista psicanalítico.

Há estudos que mostram claramente como o atendimento online com a psicanálise é sim eficaz, mas ele deve ser realizado, primordialmente, quando não for possível fazer um tratamento presencial.

Você precisa ter em mente que deverá ter alguns cuidados no momento de fazer a terapia de psicanálise online, para garantir maior eficácia nos resultados.

O primeiro deles é buscar por um local que seja confortável, que tenha muita privacidade e onde não haja risco de interrupção, o que é algo essencial para todo tipo de terapia online.

Você vai precisar também ter uma conexão muito boa com a internet, assim como o terapeuta, de modo que não haja qualquer tipo de falha que interfira no atendimento e no andamento de cada sessão.

Se você seguir essas recomendações, então poderá ter a certeza de que poderá beneficiar-se com todas as vantagens da psicoterapia de orientação psicanalítica, isso é diferente.

Lembre-se sempre que você precisa buscar por um profissional que seja especializado nessa abordagem terapêutica, pois isso irá garantir um atendimento de maior qualidade e trará benefícios evidentes.

A melhor forma de garantir uma psicoterapia psicanalítica online com alta qualidade é agendando hoje mesmo a sua avaliação bônus com a Psicotér.

Por meio dos atendimentos online, você poderá marcar as sessões no melhor dia e horário, evitando assim faltar às sessões, o que pode ocasionar muitos problemas.

O valor de cada sessão, a duração dela e do tratamento total serão acordados entre o terapeuta e o paciente ainda na primeira sessão.

A sessão inicial vai servir justamente para que o terapeuta explique melhor para o paciente sobre o tratamento, falar como ele irá acontecer e fazer uma análise da situação, de modo que possa agir da melhor forma.

Portanto, agende a sua consulta com uma das psicólogas disponíveis para trabalhar online!

Lisiane Duarte – CRP 07/12563

Psicóloga e Diretora Técnica da Psicotér

Clique para solicitar avaliação bônus

Veja Mais


    Se identificou com o assunto deste post?
    Então deixe seus dados abaixo que entraremos em contato em instantes* para agendar sua AVALIAÇÃO BÔNUS!


    Seu nome*
    Seu e-mail*
    Seu telefone

    Gostou? Compartilhe:

    Leia Também

    Deixe seu comentário

    O que é a Psicoterapia Psicanalítica e Como Funciona essa Abordagem | Psicotér