Marker
relógio Seg a Sex dàs 7h às 22h - Sáb dàs 7h às 12:30h
(51) 9 9833-8006
(51) 4100-2513

Higiene do sono

Publicado em 7 de novembro de 2016
Categoria: Distúrbio de sono, Insônia

Além dos cuidados físicos mais populares, geralmente relacionados à beleza e higiene bucal, existe o cuidado com a nossa higiene do sono. Mais de um fator está envolvido para o sucesso de nossos descansos. Estar atento ao que faz o nosso sono ser melhor pode ajudar você a ter noites mais tranquilas.

 

Horários padrões para acordar e dormir dificultam a probabilidade de insônia. Além disso, podem ajudar você a se organizar melhor. A famosa dormidinha depois do almoço não deve ser prolongada por mais de uma hora para que não interfira no sono à noite. Fazer uma boa respiração antes de dormir, inspirando e expirando lentamente, contribui para a boa oxigenação do seu corpo e uma tranquilidade maior.

A preocupação com o ambiente também pode ser um facilitador de descanso. Alguns aparelhos eletrônicos que nos distraiam por muito tempo e condições de conforto devem ser considerados na hora de dormir. Evitar o uso de tecnologias 30 minutos antes de dormir já é um passo importante.

Assim,  descansamos os olhos e a atividade cerebral. Nos cuidados com a higiene do sono, estar confortável envolve tanto o nosso ambiente, quanto o nosso corpo. Nesse sentido, estar com a temperatura corporal baixa para que nosso corpo descanse e tomar um banho quente 2 horas antes de dormir pode ajudar.

Os exercícios físicos são formas de deixar nossos músculos e mente ativos, então realizá-los próximo ao horário de dormir pode atrasar nosso descanso. O recomendado na higiene do sono é praticar esportes ou atividades físicas no mínimo 6 horas antes de dormir. A alimentação também deve ser mais leve à noite, sem alimentos muito energéticos, como cafeína ou chocolate.

Praticar esses cuidados pode contribuir para uma noite melhor, mesmo que sejam dicas simples. Ninguém gosta de uma má noite de sono e temos dias bem mais produtivos quando estamos dispostos. Tente aplicar a higiene do sono no seu dia a dia!

Se você tem dificuldades para dormir e gostaria de ter noites mais tranquilas de sono, a psicoterapia pode ajudar.
Entre em contato conosco através desse link e permita uma maior qualidade de vida agendando uma avaliação gratuita com uma de nossas psicólogas.

Lisiane Duarte – CRP 07/12563
Psicóloga e Diretora Técnica da Psicotér

Clique para solicitar avaliação bônus

Veja Mais


    Se identificou com o assunto deste post?
    Então deixe seus dados abaixo que entraremos em contato em instantes* para agendar sua AVALIAÇÃO BÔNUS!


    Seu nome*
    Seu e-mail*
    Seu telefone

    Gostou? Compartilhe:

    Leia Também

    Comentário Fechado

    Higiene do sono - Psicoter