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Ansiedade Noturna: dificuldade de acalmar a mente devido as preocupações

Categoria: Ansiedade, Crise de Ansiedade, Insônia, Sem categoria

ansiedade noturna Você sabe o que é Ansiedade Noturna?

Nunca se falou tanto de ansiedade como nos dias de hoje, é assim mesmo, é difícil explicar e conceitualizar a ansiedade.
Pois, quem a sente, consegue relatar mais facilmente do que quem a observa.

“É o estado emocional vivenciado com a qualidade subjetiva do medo. Tem um carácter desagradável e é dirigido para o futuro. Desproporcional à uma ameaça reconhecível, com desconforto somático (desconforto físico) e subjetivo e alterações somáticas (físicas) manifestas.” (autor não encontrado)

Contudo, um dos momentos mais perturbadores para quem sofre de ansiedade é a hora de dormir. O medo de não conseguir pegar no sono, gera angústias tão fortes, que simplesmente, o medo de passar por uma noite agitada e mal dormida, é o suficiente, para que na noite seguinte, tudo se repita. Instalando uma insônia na vida de quem sofre este mal.

Pois a quantidade de problemas do dia-a-dia, que podem estar presentes em mais de uma área vital, normalmente gera um sentimento de medo. Pois o pensamento de não dar conta de seus afazeres. Seja na área profissional, pessoal, família, relacionamento…E é na hora que deita-se a cabeça no travesseiro, sem maiores distrações ao redor. Com o corpo físico cansado, precisando relaxar, que a mente relembra. E como um “check list”, todas as atribuições que deixamos de fazer. Suas consequências e as atividades que ainda estão por vir pois, infelizmente, o mundo não para.

OS DIVERSOS TIPOS DE ANSIEDADE NOTURNA

Ansiedade Noturna Inicial

– Quando a pessoa demora ou, não consegue pegar no sono. A Pessoa pode chegar a passar a noite inteira sem “pregar os olhos”

Ansiedade Noturna Intermediária

– Quando a pessoa desperta várias vezes durante à noite, podendo ter dificuldades em voltar a dormir. Pois um sono com interrupções é importante sempre averiguar com um especialista a gravidade do quadro para certificar se algum outro transtorno como Depressão ou Transtorno Misto de Ansiedade e Depressão não estão relacionados.

Despertar Precoce ou Ansiedade Noturnal Terminal

– Quando a pessoa acorda antes do horário de despertar. Este “resto de sono”, é relatado por quem sente como “o que faltava para que a pessoa conseguisse descansar por inteiro”. Pois o indivíduo acorda e imediatamente vem a mente todas as tarefas ou problemas que precisam ser resolvidos. Quem acorda “antes do despertador”, muitas vezes, acaba pegando no sono quase na hora que realmente precisa acordar, e/ou, nem consegue dormir mais. Este tipo de ansiedade noturna, pode estar associada com sintomas de depressão também.

Independentemente do tipo de ansiedade noturna que se tenha, este problema é muito perturbador para quem sente. Pois pode causar, inclusive, sintomas de ansiedade e temor quanto a aproximação do horário de dormir. Ou seja, o momento do dia que deveria ser mais relaxante, torna-se um sofrimento para quem sente.

A ansiedade noturna é o resultado do acúmulo de situações gerado ao longo do dia que não é administrado ou resolvido.

Entretanto, a insônia tende a exacerbar outros sintomas de ansiedade como o nervosismo, irritabilidade, medo, falta de concentração (sintoma que pode levar a sonolência diurna com consequências negativas.

Antecipação de acontecimentos ruins e insegurança em relação ao futuro. São tipos de pensamentos recorrentes de quem sofre deste mal e que dificultam ainda mais o desligamento dos problemas.  Dificultando ainda mais a capacidade de relaxar o corpo e a mente que seja possível ter uma noite tranquila de sono reparador.

Combatendo a Ansiedade Noturna

É possível aliviar estes sintomas com algumas práticas na hora de dormir.

– Ir para a cama somente quando o sono chegar
– Escolher alimentos leves no jantar
– Praticar técnicas de meditação e respiração profunda ao deitar ajudam muito a relaxar a musculatura e preparar o corpo para uma noite de sono. Escutar áudios de meditação guiada são excelentes para distrair a mente na hora de dormir. Assim como músicas relaxantes ou sons da natureza

– Manter uma rotina regular de sono, com horários específicos
– Não ter luz acesa na hora de dormir. Se a escuridão for um fator ansiogênico, manter uma luz longe do seu campo de visão
– Evitar o uso de computador e celular ao deitar-se

Entretanto, estas são algumas dicas que fazem parte da Higiene do Sono e podem ajudar muito a relaxar seu corpo e sua mente para obter uma noite de sono mais tranquila.

Se estas dicas não forem úteis e a ansiedade noturna está sendo um prejuízo na sua vida, procure um especialista psicólogo e/ou psiquiatra que podem ajudar a resolver situações mais graves.

Ana Carolina Hanke – CRP 07/13362
Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental
Especialista em Técnicas Integradas

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