Marker
relógio Seg a Sex dàs 7h às 22h - Sáb dàs 7h às 12:30h
(51) 9 9833-8006
(51) 4100-2513

10 Benefícios da Psicoterapia: Porque Fazer e Como pode Ajudar

Publicado em 28 de junho de 2021
Categoria: Psicoterapia
Benefícios da psicoterapia

Você saberia dizer quais são os benefícios da psicoterapia?

A psicoterapia trata-se de um método terapêutico que visa trabalhar com o psicológico e as questões emocionais de uma pessoa.

Ela envolve diferentes aspectos relacionados com os pacientes, como é o caso de promover o autoconhecimento, ajudar a lidar melhor com eventos traumatizantes e a compreender mais profundamente as emoções.

A terapia deve ser realizada com o auxílio de um psicólogo especializado, que irá utilizar as técnicas psicoterapêuticas, de modo que o paciente possa solucionar seus problemas e resolver as suas questões de forma mais fácil.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, portanto, fazer terapia não é apenas para quem tem algum tipo de distúrbio da mente, muito pelo contrário, você pode buscar por um psicólogo mesmo sem ter transtornos mentais.

Cada vez mais pessoas estão conscientizadas a respeito do papel importante da psicoterapia para qualquer um, o que é essencial nos dias de hoje.

Em um ambiente cada vez mais super acelerado em que vivemos, a saúde mental passa a ser afetada de forma considerável, por conta dos mais diferentes estímulos recebidos ao longo do dia.

Além disso, os relacionamentos mais frágeis entre as pessoas, devido à enorme correria do dia a dia, e ainda as competições no mercado de trabalho e mesmo as comparações das nossas vidas sobre as redes sociais são excessivas.

Isso tudo acaba por abalar o nosso emocional, fazendo que todos se sintam sobrecarregados e precisem de ajuda para lidar com a situação e compreender melhor a própria vida.

Sendo assim, você faz parte daquelas que ainda possuem dúvidas a respeito dos benefícios da terapia psicológica, esse artigo irá lhe auxiliar a entender de vez esse assunto.

A partir de agora, serão mostradas as vantagens da psicoterapia, deixando muito claro o porquê de fazer esse tratamento terapêutico e como ele poderá ajudar a melhorar a sua qualidade de vida.

Não deixe de acompanhar esse texto até o final para saber tudo sobre os principais benefícios de fazer psicoterapia!

Benefícios da psicoterapia

Quais os benefícios de fazer psicoterapia?

O tratamento feito através da psicoterapia proporciona muitos benefícios para qualquer paciente que passe por esse tipo de acompanhamento psicológico.

É normal que as pessoas conheçam mais sobre o tratamento que é feito com pacientes que possuem transtornos da mente, como é o caso da depressão, ou mesmo a esquizofrenia.

Entretanto, pessoas de todas as idades e com ou sem algum transtorno mental podem beneficiar-se desse tipo de tratamento terapêutico.

A psicoterapia pode ser descrita como sendo um processo em que a pessoa irá encontrar-se consigo mesma, através da mediação de um psicólogo.

A pessoa que faz terapia poderá conhecer melhor a respeito das suas emoções, das mágoas, dos traumas, das crenças e dos conflitos internos que possui.

É através desse autoconhecimento que ela poderá lidar melhor com todas essas questões, desenvolvendo uma maior inteligência emocional, e encontrando as soluções certas para os problemas e desafios da vida.

Tudo isso, por si só, já mostra como as vantagens da psicoterapia e como ter o auxílio de um terapeuta especializado é essencial em qualquer época da vida.

As pessoas que fazem terapia podem superar mais facilmente as dificuldades que vão surgindo, sabendo como lidar com elas, e poderão ver um mundo sob uma visão mais positiva, superando todos os traumas que tiveram.

10 benefícios da psicoterapia

A partir de agora, você vai ver quais são os principais benefícios da psicoterapia e o que pode proporcionar para uma pessoa que faz esse tipo de tratamento psicológico.

Não deixe de acompanhar os próximos tópicos para entender de uma vez por todas o porquê de colocar em sua vida a terapia com um psicólogo.

Acompanhe!

Ajuda no autoconhecimento

Um dos benefícios mais importantes da psicoterapia é o aumento do autoconhecimento, algo essencial até mesmo para o desenvolvimento do acompanhamento terapêutico.

Só é possível que uma pessoa consiga modificar seu comportamento, sua forma de agir e a si mesma como um todo se ela se conhece, e por isso é essencial saber quais são suas crenças, quais seus defeitos, qualidades e limitações.

A terapia ajuda, justamente, o paciente a ir tomando uma consciência muito maior sobre as suas próprias características e sobre seus padrões de comportamento, compreendendo também como eles se formaram.

Ajuda no desenvolvimento da inteligência emocional

O desenvolvimento da inteligência emocional é mais um dos ótimos benefícios do tratamento psicológico, pois permitirá que você possa aprender a encontrar as soluções lógicas para situações conflitantes.

É verdade que muitas vezes os problemas somos nós que criamos em nossas cabeças, pois acabamos colocando uma importância muito maior em uma situação específica do que ela merecia.

Com isso, acabamos não conseguindo enxergar soluções que são bastante óbvias para os problemas, o que acaba deixando as situações ainda piores, especialmente quando envolve algum tipo de “ameaça” para o ego.

Pessoas com uma baixa autoestima tendem a buscar o isolamento, para assim não serem criticadas ou ouvirem pensamentos negativos, mas com o desenvolvimento da inteligência emocional, isso não é mais preciso.

Ajuda a melhorar os relacionamentos interpessoais

Os seres humanos são seres sociáveis, que buscam pelo convívio social, mas é contraditório que ele seja um dos principais motivos para preocupações e ansiedade da maior parte das pessoas.

Quem nunca teve problemas de relacionamento com um colega de trabalho preguiçoso ou inconveniente? Ou ainda sofreu com problemas familiares com pais ou irmãos? Ou ainda tem problemas com o parceiro ou cônjuge?

Como ao longo do nosso dia estamos nos relacionando com diversas pessoas diferentes, um dos maiores benefícios da orientação psicológica é ajudar a lidar com elas, através do desenvolvimento de nossas habilidades sociais.

Ao ter uma melhor comunicação com as outras pessoas, o auxílio de um profissional de psicologia vai permitir que você possa falar com mais assertividade e lide melhor com as situações diárias.

Ajuda a livrar de traumas do passado

Os traumas ou os eventos traumatizantes pelos quais passamos na infância e na adolescência acompanham as pessoas ao longo de toda a sua vida, gerando momentos bastante incômodos por anos e anos.

Por conta de uma situação traumatizante do passado, alguém pode evitar passar por uma determinada ocasião ou para lidar com uma certa pessoa com medo que aquele episódio ruim repita-se.

Além disso, os traumas também podem levar ao desenvolvimento de transtornos mentais, como ansiedade ou depressão, quando não são devidamente tratados.

A psicoterapia, portanto, ajuda bastante as pessoas a lidarem com os traumas, conseguindo superá-los ao longo do tempo, sendo portanto um dos maiores benefícios do acompanhamento com psicólogo.

Ajuda a ter um maior autocontrole

A falta de autocontrole pode nos colocar em situações bastante desconfortáveis, principalmente depois que percebemos que agimos de maneira desproporcional ao que aconteceu.

Esse tipo de resposta ou atitude que é totalmente desproporcional ao evento, seja uma explosão de raiva ou de tristeza, demonstra claramente uma total ausência de autocontrole de uma pessoa.

Um dos benefícios do tratamento psicológico é justamente ajudar a pessoa a ter um maior autocontrole, de modo que ela possa conseguir regular os seus sentimentos e a forma como se age com eles, evitando essas situações.

Ajuda a enxergar melhor as próprias habilidades

Muitas vezes nós possuímos muitas habilidades, mas que pelo fato de serem pouco trabalhadas sequer conhecemos ou não conseguimos usá-las em sua totalidade.

Essas habilidades podem ser falar em público, lidar com o sentimento alheio, manter a concentração, relacionar-se com outras pessoas, entre muitas outras.

Elas são então trabalhadas dentro da psicoterapia, de modo que você possa passar a reconhecê-las e utilizá-las da melhor forma possível, quebrando todas as barreiras e alcançando a, já citada, inteligência emocional.

Permite que as pessoas se expressem sem haver restrições

Quais os Beneficios da psicoterapia

Um dos melhores benefícios da orientação psicológica, sem nenhuma dúvida, é criar para o paciente um espaço que seja seguro e totalmente sigiloso, algo imprescindível para que ele possa expressar-se sem restrições.

Quem vai em busca de auxílio terapêutico deseja não só ser bem acolhido, mas saber que aquilo que for falado ali será preservado, ou seja, que não sairá do consultório.

Mais do que isso, o paciente também deseja que ele possa falar sem restrições quanto aos julgamentos, algo que é impossível em uma conversa informal entre amigos, por exemplo, mostrando como é essencial o papel do terapeuta.

São essas questões que permitirão que o paciente possa se expressar de maneira bem mais aberta e sem rodeios, sendo direto naquilo que deseja dizer, o que ajuda o tratamento e o resultado a ser obtido com ele.

Ajuda as pessoas a encontrarem um propósito em suas vidas

A maior parte das pessoas possui muitas dúvidas sobre o seu propósito de vida, principalmente por conta das mais diversas alternativas e dos caminhos que estão à sua disposição, o que pode até mesmo intimidá-las.

Quando alguém não sabe qual caminho seguir, o normal é que acabe se sentindo bastante perdida ou ainda que não esteja fazendo tudo o que poderia, o que acaba por levar essa pessoa a sentir-se extremamente frustrada.

A psicoterapia ajuda, portanto, as pessoas a encontrarem um propósito para suas vidas, por meio das respostas que desejam ter e trazendo maior motivação para que elas coloquem todos os seus planos em prática.

Você vai conseguir realmente descobrir quais são as suas paixões na vida, poderá estabelecer seus objetivos e saber exatamente o que fazer para que seja possível alcançá-los com o auxílio da terapia.

Auxilia no alívio das tensões

Mais um dos principais benefícios da terapia psicológica é o auxílio no alívio das tensões que podem surgir por conta de conflitos ou de situações ruins pelas quais passamos no dia a dia.

Diversas situações podem ocorrer em nossas vidas e muitas delas geram enormes tensões, como é o caso da carga excessiva de trabalho, das crises financeiras, do desemprego e ainda de um fim de relacionamento.

Elas acabam por levar as pessoas a sentirem-se extremamente estressadas e ansiosas, pois não conseguem lidar com esses episódios que geram muitas emoções negativas.

Com a terapia, o psicólogo ajudará você a trabalhar melhor com essas emoções bastante negativas resultantes dessas situações estressantes, auxiliando então a solucionar as tensões geradas por elas ao indicar certos caminhos.

Promove o desenvolvimento pessoal

O desenvolvimento pessoal é um dos maiores benefícios do atendimento psicológico, o que é imprescindível para qualquer pessoa.

Isso começa por conta de um benefício que foi visto lá no início, o autoconhecimento, que é mais do que essencial para que uma pessoa possa explorar e desenvolver todo o seu potencial.

Quando alguém consegue trabalhar com o desenvolvimento pessoal, isso ajuda a melhorar bastante a vida dela nas mais diversas áreas, ou seja, tanto em sua vida pessoal e social, quanto também na vida profissional.

É por meio do desenvolvimento pessoal que você vai conseguir alcançar a tão sonhada auto realização, que é sempre o objetivo final de qualquer pessoa, não é verdade?

 

 

Benefícios da psicoterapia online

A psicoterapia online está cada vez mais popular, permitindo que as pessoas possam manter o tratamento terapêutico sem sair de casa.

Esse tipo de terapia é realizada através de ferramentas que permitem chamadas de vídeo, principalmente o Zoom e o Skype, e o funcionamento dela é o mesmo que em uma sessão de psicoterapia presencial.

O psicólogo e o paciente conversam através de vídeo e áudio, de modo que o último possa expor suas questões, angústias, problemas e a busca por soluções.

Muitas pessoas ainda acham que a psicoterapia online não é algo confiável ou que não traz os mesmos benefícios que a terapia feita presencialmente.

Mas isso não é verdade, muito pelo contrário: existem muitos benefícios para quem faz psicoterapia online.

A seguir, veja uma lista com os principais:

  • Ajuda a economizar tempo de deslocamento, pois a consulta poderá ser feita de qualquer lugar da sua casa, desde que seja um local silencioso e onde se mantenha sigilo, e com acesso à internet.
  • Permite que você encontre horários mais flexíveis à sua realidade, nos dias em que tiver disponibilidade para realizar as sessões .
  • Permite que as pessoas fiquem mais confortáveis para falar por estarem em um ambiente conhecido, que é a sua própria casa

motivos do atendimento psicológico

Se você quer começar logo a psicoterapia e obter todos os benefícios desse tratamento terapêutico, então agende hoje mesmo a sua Avaliação BÔNUS!

Lisiane Duarte – CRP 07/12563

Psicóloga e Diretora Técnica da Psicotér

Clique para solicitar avaliação bônus

Veja Mais


    Se identificou com o assunto deste post?
    Então deixe seus dados abaixo que entraremos em contato em instantes* para agendar sua AVALIAÇÃO BÔNUS!


    Seu nome*
    Seu e-mail*
    Seu telefone

    Gostou? Compartilhe:

    Leia Também

    Deixe seu comentário

    10 Benefícios da Psicoterapia: Porque Fazer e Como pode Ajudar - Psicoter