Marker
relógio Seg a Sex dàs 7h às 22h - Sáb dàs 7h às 12:30h
(51) 9 9833-8006
(51) 4100-2513

Como evitar e eliminar pensamentos negativos?

Categoria: Autoconhecimento, Comportamento, Psicoterapia Cognitivo Comportamental, Psicoterapia Individual

Existem diferentes causas para os pensamentos negativos automáticos “brotarem em nossa cabeça”.

Muitas vezes os pensamentos negativos automáticos surgem a partir da época de vida pela qual a pessoa está atravessando. O desemprego por exemplo, momento muito comum nos dias de hoje, pode provocar pensamentos nocivos. Ideias como: “sou sem capacidade de realizar as coisas”, “nunca vai dar certo, sou incompetente”, são comuns na mente de quem é mais vulnerável aos pensamentos.

É muito comum os pensamentos negativos automáticos ocorrerem em um momento de estagnação da vida, ou seja, quando nos encontramos estacionados em um mesmo lugar num longo período de tempo.

O que também pode facilitar o desencadeamento de pensamentos automáticos é a nossa tolerância às insatisfações e frustrações.

Imagem - pensamentos e sentimentos negativos

Decepções com as pessoas, com o trabalho e outros fatores da vida acontecem. Entretanto, as pessoas lidam e agem de maneiras diferentes com as adversidades. Alguns indivíduos têm baixa tolerância as estas decepções; quando se sentem frustrados tendem a desenvolver os pensamentos negativos achando que “tudo está difícil ou perdido”, generalizando.

Todas as pessoas, sem exceção tem pensamentos e sentimentos negativos.

Mas o que fazer quando os pensamentos surgirem?

O segredo para que estes pensamentos negativos automáticos não nos impossibilitem ou estagnem, não nos diminuam ou não prendam às nossas condições de humor, é a habilidade que cada pessoa terá de gerenciar as situações e os pensamentos que surgem delas de forma correta.

O nosso humor é influenciado diretamente pela forma como pensamos da vida, das pessoas, dos acontecimentos.

Por exemplo, vamos imaginar que você sempre pense: “Eu sou uma pessoa triste.” Toda vez que esse pensamento surgir na sua cabeça, você inevitavelmente sentirá triste e para baixo. O oposto também acontece. Se você estiver tendo pensamentos de nervosismo e ansiedade, seu cérebro, por ter recebido este comando através do pensamento, enviará sintomas físicos à você.

Por vezes achamos que os pensamentos tem vida própria e que devemos seguir tudo o que aparece na nossa cabeça, mas isso é pura ilusão. O problema não são os pensamentos que surgem e sim a atenção que damos a eles.

Então vamos deixar bem claro que o que passa pela nossa cabeça, ou seja, nossos pensamentos e ideias não tem vida própria. Eles manifestam-se no cérebro, mas não precisamos necessariamente segui-los ou agir a partir deles. Quantas vezes você já executou o que estava a pensar ou a sentir? Imagino que muitas. A partir disto, me diga o que faz você reordenar o pensamento ou sentimento? Foi você mesmo, aquele momento onde temos consciência dos seus próprios pensamentos e sentimentos e que podemos ou não segui-los.

Para tudo! Então quer dizer que podemos não seguir nossos pensamentos?

Positivo! Logicamente a gente faz isso o tempo todo sem nos darmos conta. Minha ideia é colocar uma calça branca, mas eu reordeno meu pensamento e justifico pensando que o clima está ruim para colocar uma calça branca, ou seja, eu não segui o meu pensamento automático que surgiu da vontade de colocar uma calça branca.

O que acontece é quando os pensamentos negativos surgem, a gente se funde a eles, acredita neles, porque eles são mais enraizados, mais fortes e geram maiores sentimentos. Personalizamos, nos identificamos com o que pensamos e sentimos e colocamos a nossa experiência interna.

Ilusoriamente julgamos ser o que pensamos e sentimos. Pior ainda, julgamos não ser capazes de gerar outros pensamentos e sentimentos mais positivos e ajustados, construtivos e capacitadores. Diante disto, ficamos à mercê dos pensamentos distorcidos ou desajustados. Em outras palavras, damos origem a comportamentos indesejados e contribuímos para o surgimento e desenvolvimento de doenças e transtornos psicológicos. Consequentemente, aparecem problemas pessoais que são um obstáculo ao desenvolvimento pessoal.

Vamos aprender a lidar com nossos pensamentos? Podemos ter o total controle deles. Em conclusão, através da psicoterapia aprendemos a lidar e reconhecer nossos pensamentos automáticos e a melhor forma de viver com eles, reordená-los e seguir a vida mais leve. Conheça a Terapia Cognitivo Comportamental.

Psic. Lisiane Duarte da Silva – CRP 07/12563

Psicóloga Cognitivo Comportamental, Especialista em Gestão de Pessoas


Se identificou com o assunto deste post?
Então deixe seus dados abaixo que entraremos em contato em instantes* para agendar sua AVALIAÇÃO BÔNUS!


Seu nome*
Seu e-mail*
Seu telefone

Gostou? Compartilhe:

Leia Também

Deixe seu comentário

Contato e Endereços

Para facilitar o seu atendimento, a Psicotér atende em diversas localidades de Porto Alegre. Veja no mapa qual o endereço mais próximo de você e ligue para agendar sua primeira consulta gratuita!

(51) 4100-2513
(51) 9 9833-8006
Fale conosco
Entre em contato para agendar sua AVALIAÇÃO BÔNUS ou tirar dúvidas.

(51) 4100-2513