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DESENVOLVER FORÇA DE VONTADE E AUTODISCIPLINA

Categoria: Autoconhecimento, Comportamento

Força de vontade e MotivAÇÃO

Ter força de vontade significa sermos capazes de fazer o que devemos de forma intencional; vencendo as dificuldades e/ou os estados de ânimo. A força de vontade estabelece uma relação muito forte com a motivação. Motivação, é ter um motivo para a ação, esta ação terá tanto mais ímpeto quanto mais disciplina você tiver. Juntando os conceitos: a força de vontade utiliza a motivação que temos para a ação, a ação é tanto mais orientada quanto mais disciplina for colocada na persecução do objetivo a alcançar.

Não é preciso grande força de vontade para fazer coisas prazerosas como divertir-se ou ficar deitado sem fazer nada. Todo o ser humano traz já no seu repertório uma tendência natural para a adaptação hedônica (adaptação natural a acontecimentos considerados positivos e prazerosos). Por isso a força de vontade pode ser considerada uma virtude preponderante na nossa vida, esta virtude destaca-se porque permite-nos realizar aquilo que naturalmente não é fácil, mas que necessita de grande esforço, dedicação e trabalho da nossa parte. De uma forma geral, quem na sua vida tem um elevado grau de força de vontade, destaca-se dos outros, é apreciado e admirado pela capacidade de orientar e governar a sua vida.

Um método eficaz para o desenvolvimento e melhoraria destas forças é executar determinadas ações ou atividades. Lembre-se que reforçando uma destas capacidades, automaticamente fortalece a outra.

Veja alguns exercícios:

1 – Se você estiver em algum local que esteja sentado, no carro, no metro ou sala de espera, se algum idoso ou grávida não tiver onde se sentar, levante-se e ofereça-lhe o seu lugar, mesmo que preferisse ficar sentado para sua conveniência. Não só porque é um ato educado, mas porque você está fazendo algo com dificuldade e incômodo. Desta forma, treinará a capacidade de superar a resistência do seu corpo, da mente e dos seus sentimentos.

2 – Existem pratos na lava louça por lavar, e você decide adiar e lava-los mais tarde. Levante-se e lave-os na hora. Não deixe que a sua preguiça o vença. Quando você sabe que deste modo está a desenvolver a sua força de vontade, e tem consciência da importância da força de vontade na sua vida, será mais fácil para você fazer o que tem de ser feito.

3 – Você chega a casa cansado do trabalho e senta-se na frente da TV porque está cansado e com preguiça de ir tomar banho. Não deve obedecer à vontade de se sentar, e ir logo tomar um bom banho relaxante.

4 – Você pode reconhecer que o seu corpo necessita de algum exercício físico, mas vai continuar sentado sem fazer nada ou a ver um filme. Levante-se e vá caminhar, correr ou fazer algum outro exercício físico.

5 – Você gosta do seu café com açúcar? Então, durante uma semana inteira decida beber reduzindo o açúcar pela metade. Você gosta de beber três cafés ou mais por dia? Durante 2 semanas reduza para a metade.

6 – Às vezes, quando você tem impulso para dizer algo que não é importante ou que vai magoar alguém, decidia não dizê-lo.

7 – Todos temos tendência para ler notícias sensacionalistas e revistas cor de rosa. Não leia algumas dessas coisas sem importância durante uma ou duas semanas, mesmo que você queira.

8 – Você tem um desejo de comer algo não muito saudável. Recuse-se e decida não ceder ao desejo.

9 – Se você se encontra a pensar coisas sem importância, desnecessárias, negativas, tente não lhes dar atenção, pensando sobre a sua inutilidade.

10 – Superar a sua preguiça. Convencer-se da importância do que está a ser feito. Convencer a sua mente que você ganha força interior quando você decide fazer as coisas, apesar da preguiça, da relutância ou da resistência interna sem sentido.

Nunca se convença a si mesmo que não pode realizar os exercícios acima descritos, porque lhe parecem demasiado banais ou simples. Certamente pode conseguir realizá-los. Seja persistente e motive-se! Pense sobre a importância da realização dos exercícios, e o poder e força interior que você vai ganhar.

A proposta destes exercícios tem fundamento. Você deverá começar com algo simples, que sejam relativamente fáceis de executar para evitar a desilusão. Depois gradualmente poderá aumentar o número e a dificuldade dos exercícios. Com a prática você irá melhorar, aumentando a sua capacidade de autodisciplina e decisão, transformando-se numa enorme satisfação.

Se você praticar musculação, correr ou fizer ginástica aeróbica, irá fortalecer os músculos. Quando precisar mover ou transportar algo pesado, terá força para o fazer. Ao estudar todos os dias um pouco de francês, você será capaz de falar francês quando viajar para a França. Acontece o mesmo com a força de vontade e autodisciplina. Se você fortalecê-las, elas tornam-se disponíveis para o seu uso sempre que precisar.

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