Marker
relógio Seg a Sex dàs 7h às 22h - Sáb dàs 7h às 12:30h
(51) 9 9833-8006
(51) 4100-2513

Autoconhecimento na prática: uma proposta de vida

Categoria: Autoconhecimento, Emoções e Sentimentos, Psicoterapia Individual

importância do autoconhecimentoMas na verdade o que é e qual a importância do autoconhecimento? Significa o conhecimento de um indivíduo sobre si mesmo, uma investigação, o comportamento de se analisar. A prática de se conhecer melhor faz com que uma pessoa tenha controle das suas emoções independente de serem positivas ou não. Faz com que a gente se movimente através de um saber próprio e proporcionar construções e desconstruções na nossa vida. Pode estar relacionado a um projeto pessoal onde o sujeito busca uma realização mais positiva de vida. Fazer você entender melhor Que é? O que quer? E como chegar lá? Muitas dúvidas surgem através destas perguntas podendo gerar questões existenciais.

Ele pode transformar?

Autoconhecimento é um processo que transforma a sua vida onde é possível mergulhar na busca do verdadeiro “eu”. Descobrir suas características principais, suas forças internas, seus desejos mais escondidos. Possibilitando trabalhar conflitos e resistências, nossos fantasmas, aquilo tudo que reprimimos. Dessa forma interagindo com você, desenvolvendo e descobrindo possibilidades e potencialidades, uma conexão com a sua consciência na busca da sua realização.

Como buscar essa realização?

Aumentando a auto-estima, a forma como encaramos as adversidades do dia-a-dia.  Pois buscar a auto-realização, enxergar de forma consciente uma situação e ser possível mudar o olhar sobre ela, envolve uma auto-afirmação capaz de avaliarmos nossos sentimentos, convicções, valores e crenças sobre tudo o que nos foi ensinado. Concluir que não somos somente aquilo que a sociedade acredita ser sobre nós. A simples percepção vista pelos olhos dos outros, e também não somos a pessoa engessada que construímos que possuem máscaras protetoras e escudos de defesa usada nos momentos ou naquelas imagens distorcidas que temos sobre nós. O medo de falhar, o receio de não conseguir ou a raiva por não alcançar os resultados que queremos e sonhamos. Portanto culpamos os outros por esses comportamentos e emoções disfuncionais que temos, não admitindo ser uma questão somente nossa.

Importância do autoconhecimento | Mas como encontrar esse próprio “eu”?

Precisamos aprender a tirar as nossas máscaras que estão internalizadas, enraizadas. Olhar dentro da nossa consciência como se fosse um espelho e deixar o reflexo desses comportamentos disfuncionais que temos guardados sair. Conhecer o que temos de melhor, o que nos motiva. Os recursos que usamos para elevar a nossa auto-estima. Entretanto devemos lembrar sempre que toda mudança é acompanhada da desconstrução do que há de pior em nós. O primeiro passo do processo de mudança e aceitar e compreender o porquê pensou e agiu de certas maneiras. Sofremos porque não entendemos o que sentimos e jogamos na emoção, comportamento, despejamos essa energia seja ela da forma que for canalizada em cima de nós.

Porque o autoconhecimento pode mudar a forma como eu encaro os meus problemas?

Porque que quando analisamos, refletimos sobre quem realmente somos, frutos dos desejos de ser e das repreensões impostas, passamos a enxergar o verdadeiro “eu”. Nos satisfazermos mais com os prazeres externos, amor a quem realmente somos, e acreditar na nossa capacidade. E entenderemos que nem tampouco precisaremos da aprovação dos outros. Mas para tudo isso começar acontecer e necessário sairmos da nossa zona de conforto. Isso pode gerar sofrimento, ansiedade a readaptação, um gasto de energia grande para encarar a consciência, paciência, para enfrentar paradigmas e hábitos e muitas vezes questionar se vale à pena.

O Psicólogo pode me ajudar nessa busca pela importância do autoconhecimento?

Sim o psicólogo pode te ajudar nessa caminhada cheia de pedras há buscar a importância do autoconhecimento. Pois como proposta de investimento ajudará a catalisar os processos de mudanças, as descobertas, os resultados encontrados. Então, esse profissional fará com que você indaga, pense, questione, saber as descobertas, perceba as mudanças e respostas existenciais. Fará com que você, e somente você, conclua as suas descobertas, observe seus pensamentos e comportamentos, promover insights e desenvolver habilidades de mudanças.

 

Gabriela Bandeira Pereira – CRP 07 27940
Psicóloga Clínica


Se identificou com o assunto deste post?
Então deixe seus dados abaixo que entraremos em contato em instantes* para agendar sua AVALIAÇÃO BÔNUS!


Seu nome*
Seu e-mail*
Seu telefone

Gostou? Compartilhe:

Leia Também

Deixe seu comentário

Contato e Endereços

Para facilitar o seu atendimento, a Psicotér atende em diversas localidades de Porto Alegre. Veja no mapa qual o endereço mais próximo de você e ligue para agendar sua primeira consulta gratuita!

(51) 4100-2513
(51) 9 9833-8006
Fale conosco
Entre em contato para agendar sua AVALIAÇÃO BÔNUS ou tirar dúvidas.

(51) 4100-2513