Marker
relógio Seg a Sex dàs 7h às 22h - Sáb dàs 7h às 12:30h
(51) 9 9833-8006
(51) 4100-2513

A procrastinação é sua inimiga – liberte-se agora!

Publicado em 12 de janeiro de 2021
Categoria: Comportamento, Procrastinação
Como parar de procrastinar agora!

Todos nós sabemos o que é a procrastinação – afinal, quem nunca deixou alguma tarefa de lado para assistir uma série, dar uma olhadinha no Instagram ou tirar um cochilo, né?! O difícil mesmo é sabermos como parar de procrastinar e botar nossos planos em prática.

 

Qual o problema de procrastinar?

Tudo bem procrastinar de vez em quando; quem tem uma rotina muito apertada sabe o quanto é importante deixar as tarefas um pouco de lado e tirar um momento para relaxar e cuidar de si mesmo. 

O problema, no entanto, é quando a procrastinação se torna um hábito. De repente, se torna impossível parar de procrastinar. Repetimos, como um mantra: “deixa pra lá, depois eu faço”. Assim, as atividades se acumulam até que não haja tempo para fazer tudo dentro do prazo, resultando em atrasos ou em tarefas feitas de qualquer jeito. 

Além de render reclamações no ambiente profissional, pois a produtividade cai e os resultados alcançados não são satisfatórios, a procrastinação pode atrasar nossa vida pessoal. Ficamos estagnados, sem conseguir parar de procrastinar, deixamos de cumprir objetivos e nos afastamos cada vez mais das nossas metas. 

 

Como parar de procrastinar?

É difícil mudar nossos hábitos, principalmente quando a procrastinação já está presente há muito tempo. Nosso cérebro tende a preferir atividades que trazem resultados positivos instantâneos – como assistir uma série ou ficar no celular -, em oposição às atividades mais maçantes, que só trazem resultados a longo prazo. Porém, alguns truques podem te ajudar a mudar gradualmente os seus hábitos e parar de procrastinar; confira as dicas que separamos para você:

Como parar de procrastinar

Não tente fazer tudo de uma vez: comece pelo começo!

Comece com atividades que tenham um resultado a curto prazo. Por exemplo, se você precisa organizar a casa, comece por tarefas mais simples, como dobrar uma pilha de roupas que está jogada na cama. Ao terminar, você terá um prazer instantâneo: poder deitar na cama, que agora está vazia!

Veja sempre o copo meio cheio

Antes de tudo, busque algo de positivo no que está fazendo, por menor que seja. Isso vai te fazer sentir mais realizado ao finalizar uma tarefa. Pense em todos os resultados que realizar aquela atividade vai te trazer: se eu limpar o congelador, posso comprar sorvete; se eu limpar minha caixa de entrada, vou parar de receber notificações chatas; se eu terminar essa tarefa no trabalho, posso tirar um intervalo. 

 

Faça listas de tarefas a cumprir

Liste TUDO o que você precisa fazer, mesmo as coisas mais simples: tomar mais água, recolher as roupas da rua, tirar o lixo… Espalhe post-its com as tarefas em lugares visíveis ou ande sempre com a lista em mãos. Isso vai te impedir de esquecer (ou fingir que esqueceu) as atividades porque estava ocupado fazendo outra coisa. 

 

E listas de tarefas cumpridas!

No fim do dia, escreva tudo o que você fez – novamente, mesmo as menores coisas. Assim, você pode olhar para a lista e se sentir realizado por tudo o que conseguiu fazer. Além disso, as listas podem te ajudar a perceber que você é, sim, capaz de parar de procrastinar e  fazer tudo o que deseja!

 

Deixe o celular de lado

Como parar de procrastinar

Sabemos que é muito difícil largar o celular; muitas vezes só percebemos que estamos procrastinando depois de meia hora rolando o feed do Instagram. Uma dica é baixar apps para te ajudar com isso.

Alguns apps oferecem recompensas a cada minuto sem usar o celular. Há formatos e propósitos variados, mas os mais comuns são os que simulam um jardim: suas plantinhas crescem a cada período longe do celular e você ganha itens como flores ou decorações para o jardim.

Para casos mais extremos, em que o vício fala mais alto, existem apps que bloqueiam a tela por um tempo determinado, te impedindo de fazer qualquer coisa no celular até o fim do cronômetro. Você pode definir um tempo para cada atividade e fazer pequenos intervalos nos quais o celular é liberado.

 

Tente usar a técnica Pomodoro

Essa técnica consiste em focar totalmente nas tarefas por 25 minutos e fazer uma pausa de 5 minutos para descansar. Depois de 4 ciclos (cerca de 2 horas), faz-se uma pausa maior, de meia hora. 

Para quem tem dificuldade de manter o foco por muito tempo, essa técnica pode ser de grande ajuda, pois os períodos de foco são mais curtos. Além disso, as pausas servem como recompensas, nos estimulando a trabalhar ininterruptamente para poder curtir o intervalo. 

 

Procure a ajuda de quem entende do assunto!

Como falamos anteriormente, o maior problema da procrastinação é deixarmos que ela se torne um hábito, pois isso dificulta a mudança. E um dos maiores aliados na mudança de hábitos é a psicoterapia!

O psicólogo estuda os pensamentos, sentimentos e atitudes humanas. Assim, ele consegue identificar a origem dos seus comportamentos e entender o que está te levando a procrastinar. 

Além disso, ele é capaz de analisar a sua situação particular e encontrar uma forma saudável e plena de mudar os seus hábitos, que se encaixe na sua rotina e nas suas capacidades atuais. Portanto, você conseguirá fazer uma mudança gradual, evitando o estresse e a sensação de incapacidade ou frustração. 

Muitas vezes, a procrastinação é fruto de pensamentos limitantes, do tipo “não vou nem tentar fazer isso, porque não vou conseguir”. Isso também pode ser trabalhado na psicoterapia, para reformular sua maneira de pensar e permitir que você enxergue a si mesmo e ao mundo de uma forma mais equilibrada, aprendendo a parar de procrastinar. 

 

Podemos te ajudar com a psicoterapia!

Contamos com uma grande equipe, composta por profissionais especializados em diversas áreas. Assim, seja qual for o motivo da sua procrastinação, saberemos como te ajudar!

Se sentir parado, estagnado e não conseguir cumprir as tarefas em dia pode causar um sofrimento psicológico intenso. Não queremos te ver assim – você é totalmente capaz de correr atrás dos seus sonhos e alcançá-los!

Oferecemos atendimento presencial com psicólogas em Porto Alegre e consultas online para todo o Brasil. Não deixe para depois: agende agora uma avaliação bônus e converse com uma de nossas psicólogas; venha descobrir como parar de procrastinar!

 

Gostou desse post? Visite o nosso blog para encontrar mais conteúdos, nos siga no Instagram e no Pinterest e curta nossa página no Facebook para se manter informado!

Lisiane Duarte – CRP 07/12563
Psicóloga e Diretora Técnica da Psicotér

Texto por: Netuno – redatora da Equipe Psicotér

Veja Mais


    Se identificou com o assunto deste post?
    Então deixe seus dados abaixo que entraremos em contato em instantes* para agendar sua AVALIAÇÃO BÔNUS!


    Seu nome*
    Seu e-mail*
    Seu telefone

    Gostou? Compartilhe:

    Leia Também

    Deixe seu comentário