Endereços psicoter
Rua Vigário José Inácio, 250 Sala 102 Centro - Porto Alegre
R. Antônio Joaquim Mesquita, 131 - Passo d'Areia - Porto Alegre
SEG A SEX DÀS 7H ÀS 22H - SÁB DÀS 7H ÀS 12:30H

Vontade de Sumir e Largar Tudo? Veja os Motivos!

vontade de sumir

Quem aí nunca teve uma grande vontade de simplesmente sumir?

Seja para fugir dos problemas, desviar de certos medos e complicações ou, então, simplesmente, observar como suas relações reagiriam…

Faz parte do ser humano querer fugir de problemas, mas a forma como nossa mente manifesta isso pode dizer muito sobre nosso emocional.

É comum nos sentirmos cansados, esgotados e até mesmo estressados em certos pontos da vida, mas lembre-se: tudo tem um limite!

Largar tudo e virar as costas pode ser tentador, mas é algo digno da sua atenção, sabia?

Venha entender neste artigo o que pode provocar esse sentimento e como é possível combatê-lo de uma forma saudável e equilibrada com a psicologia.

vontade de sumir

 

Porque sinto vontade de sumir e largar tudo?

Há diversos motivos que provocam a vontade de sumir por um tempo, sejam eles pensamentos, lembranças  ou a própria insatisfação pessoal com alguma situação cotidiana.

Para te ajudar a identificar esses motivos, fizemos uma lista com os mais comuns que podem estar te provocando aquela vontade de “chutar o balde”, acompanhe:

 

Esgotamento emocional

A sobrecarga emocional é um dos suportes principais para as pessoas dizerem que estão “querendo desaparecer”. 

Quem aí nunca se viu lotado de obrigações, problemas acumulados e situações que precisavam urgentemente da sua atenção?

É, tem horas que dá vontade de largar tudo e ir embora, porque assim seria como se as coisas nunca tivessem cruzado o nosso caminho, certo?

De fato, o cansaço faz isso com a nossa mente: tenta criar pontos de escapatória como estratégia de defesa para a série de obrigações e problemas que se acumulam.

Geralmente, pessoas cansadas encontram o estresse, a ansiedade, entre diversos outros sintomas, como a própria vontade de sumir e largar tudo.

 

Mudança

Você certamente já enfrentou algum fechamento de ciclo ao longo da vida, seja em um trabalho, um relacionamento ou até mesmo uma mudança mais pessoal.

Esses processos costumam despertar muitas expectativas e sentimentos de preocupação, nervosismo e semelhantes.

Ninguém está acostumado a lidar com mudanças tão grandes, afinal isso nos tira da zona de conforto e nos expõe a um sentimento que não gostamos: a frustração.

Querer sumir em meio a essas sensações é muito comum, especialmente se você se sente preso às expectativas e incertezas relacionadas ao futuro!

 

Sentimento de solidão

Qualquer pessoa que esteja inserida em espaços sociais compartilha da mesma necessidade: a de pertencimento.

Você pode achar que isso é algo que só acontece quando somos jovens e estamos em fase de crescimento, tentando encontrar nosso lugar no mundo ou um grupo de amigos sólidos.

A verdade é que essa é uma necessidade constante de todos, principalmente agora com as eras digitais em alta.

O problema é que o movimento de tentar participar incessantemente dos espaços pode surtir o efeito reverso também: a solidão.

Sentir-se sozinho no dia a dia não é algo longe da realidade. Muitas pessoas que convivem com outras pessoas se sentem assim também, pensando constantemente em querer sumir.

Ir embora para que sintam falta, vontade de sair correndo e sumir para não ter que lidar com a rejeição ou, simplesmente, não tentar mais se encaixar: todos esses são sentimentos válidos e que podem gerar o desejo de “evaporar”.

 

Quadro depressivo

Quando falamos sobre a vontade de largar tudo e ir embora é possível compreender de diversas maneiras.

Pessoas que lidam com a depressão ou ansiedade tendem a sentir isso constantemente e de forma muito intensa.

Nesse ponto, o “sumir” torna-se uma metáfora para muitas possibilidades e é aí que o perigo mora!

É preciso estar atento às motivações dessa vontade e, acima de tudo, procurar ajuda quando sentir que ela não é um sintoma comum.

A depressão é um quadro sério que conta com esse sentimento entre diversos outros, como a tristeza profunda, vontade constante de chorar e momentos de introspecção…

Leia mais em: Sintomas da depressão

vontade de sumir

 

É normal sentir vontade de sumir?

É muito comum que algumas pessoas sintam vontade de sumir quando estão passando por algum período de grande estresse ou dores emocionais.

Isso acontece em eventos isolados, mas também com o aumento de uma rotina mais pesada, carregada de pressão, crises nervosas e tensões.

Além disso, a pessoa pode sentir vontade de desaparecer após um episódio de constrangimento, em que ela se arrepende do que faz ou se sente exposta de alguma forma…

Seja como for, nesses casos, não é incomum sentir essa vontade e ela tende a passar através do tempo, afinal, não se trata de uma mera sensação e necessidade de fuga.

Agora, se a motivação para esse sentimento for algo mais grave como o estado depressivo ou até mesmo a ansiedade, é extremamente importante que a pessoa busque pelo acompanhamento psicológico imediato.

Isso porque se trata de transtornos agressivos que podem gerar sintomas constantes, atacando diretamente a saúde mental dessa pessoa. O que significa que não é comum sentir essa vontade por muito tempo.

Se isso acontecer, é altamente aconselhável que se busque pelo acompanhamento de um profissional.

 

O que fazer quando sentir vontade de sumir e largar tudo?

Ao sentir a vontade de largar tudo e ir embora,  é como se a sua mente enxergasse um limite e precisasse de um tempo para se recolocar.

Nesse ponto, é extremamente importante que você saiba como agir e onde buscar forças para diminuir a vontade de se afastar de tudo e todos.

Para te ajudar nisso, listamos aqui três dicas para te ajudar nesse processo! Acompanhe:

 

Cercar-se de quem te faz bem

Ter amigos e pessoas que nos amam por perto pode ser de grande ajuda em momentos difíceis.

De fato, quando estamos com a vontade de simplesmente desaparecer, é muito raro querer dividir o espaço com mais alguém, mas a verdade é que isso pode te ajudar a passar por esses momentos.

Ter uma pessoa que ajude, apoie e, acima de tudo, acolha seus sentimentos pode ser determinante nesse momento.

 

Reconhecer de onde vem a vontade

Outro ponto que é extremamente importante: reconhecer seus próprios sentimentos.

Como já foi dito anteriormente, podemos sentir essa vontade de sumir em diversos momentos da vida, mas ela se torna um problema quando fica insistente.

Daí a necessidade de você observar de onde vem essa vontade: uma decepção com alguém, o medo de mudar, as responsabilidades, a pressão ou o que mais for.

Tendo investigado isso fica ainda mais fácil pensar em estratégias de combate desse desconforto.

 

Buscar ajuda profissional

O primeiro passo para lidar com a vontade de sumir, depois de identificar a origem dos seus sentimentos, é buscar a ajuda certa.

O auxílio de um profissional da saúde mental, isto é, um psicólogo, pode ajudar a pessoa a superar dificuldades, entender suas próprias dores, melhorar suas perspectivas, entre muitos outros detalhes.

Contar com ele é poder encontrar sentido através do tempo, otimizando suas escolhas e sua forma de se colocar no mundo.

Isso fortalece ideias e distancia a vontade de sumir, afinal melhora sua autoestima gradualmente.

psicologia ajuda a controlar a vontade de sumir

 

Como a psicologia ajuda a controlar a vontade de sumir?

Como já observamos anteriormente, a vontade de sumir nem sempre é um movimento natural do dia a dia, mas algo que pode estar representando alguma disfunção interna.

Nessas horas, é interessante não apostar na dúvida e contar com a psicoterapia para te ajudar a entender mais profundamente esse problema.

Um psicólogo pode ser um suporte que acolhe, escuta, mas também alguém que analisa e te ajuda a encontrar sua melhor versão através do cotidiano,

Ele colabora com o seu desenvolvimento pessoal e te ajuda no autocontrole, algo que nem sempre conseguimos alcançar sozinhos.

Pensando nisso, a psicoterapia estabelece um grande trabalho em equipe entre psicólogo e paciente.

Isso pode ajudar muito no processo de autoconhecimento, mas também no controle de problemas mais graves como a depressão, ansiedade ou até mesmo a vontade de sumir.

É extremamente importante ter pessoas ao nosso lado que nos ajudam a crescer através do tempo e um psicólogo pode ser a peça chave para esse processo.

Se você sente que precisa desse acompanhamento ou que a vontade de sumir tem se feito muito presente no seu dia a dia, saiba que a Psicotér conta com um grupo de psicólogas capacitadas para te ajudar nisso!

Você pode e precisa do auxílio correto para quebrar essas barreiras, então conte conosco nesse processo! Entre em contato com nossa equipe de atendimento e agende a sua Consulta VIP hoje mesmo!

Texto de: Luísa de Oliveira – redatora da Equipe Psicotér

Aprovado por:

Lisiane Duarte

Lisiane DuarteFundadora da Psicotér, CEO e Diretora Técnica, Psicóloga Cognitivo-Comportamental, completamente apaixonada pelo ser humano, realizada e privilegiada por poder participar da transformação de vidas. Experiência de mais de 20 anos de atuação clínica e empresarial. Psicoterapeuta individual e em grupo de crianças, adolescentes, adultos, idosos, casal e família, online e presencial, pós-graduada em Gestão do Capital Humano. Consultora de recolocação profissional desde 2003, capacitando e orientando profissionais em transição de carreira na busca de novas oportunidades. Também consultora em diversas empresas nacionais e multinacionais, nas diversas áreas de RH, atendimento e avaliação psicológica de profissionais.

Gostou? Compartilhe

Posts Relacionados

Confira os assuntos de maior interesse

avaliação psicológica bônus

    Se identificou com o assunto deste post?

    Então deixe seus dados abaixo que entraremos em contato em instantes* para agendar sua AVALIAÇÃO BÔNUS!

    Seu nome*

    Seu e-mail*

    Seu telefone

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *