Endereços psicoter
Rua Vigário José Inácio, 250 Sala 102 Centro - Porto Alegre
R. Antônio Joaquim Mesquita, 131 - Passo d'Areia - Porto Alegre
SEG A SEX DÀS 7H ÀS 22H - SÁB DÀS 7H ÀS 12:30H

5 Dicas de Como Lidar com o Estresse

Como lidar com o estresse

Como lidar com o estresse é um tipo de questionamento que tem ganhado muita força nos últimos tempos.

Isso porque tanto o estresse, quanto a ansiedade têm ganhado um enorme espaço na vida das pessoas ao redor do mundo.

O mais assustador é que esse problema não vê cara, formas, idade ou gênero, muito pelo contrário. Ele pode surgir nos ambientes mais diversos e nas pessoas que menos esperamos.

Daí a necessidade e desespero de aprender a lidar com problemas como esse, afinal se trata de algo que incomoda e atrasa o dia a dia de absolutamente qualquer pessoa.

Focar se torna impossível e até o gerenciamento das nossas emoções fica comprometido com o estresse excessivo.

Pensando nisso, trouxemos este artigo com a proposta de otimizar a sua saúde mental, trazendo alternativas e maneiras de escapar de vez desse inimigo da produtividade!

Acompanhe até o final para ficar por dentro das maravilhas que a psicologia pode fazer sobre esse problema!

O que é o estresse?

O estresse é uma reação completamente natural do nosso corpo relacionado a algum acontecimento, ou como em alguns casos, a uma rotina de situações que nos sentimos ameaçados, sobrecarregados ou expostos.

Isso significa que o estresse nada mais é que um alerta criado pelo nosso corpo para dizer que está passando por algum tipo de situação desconfortável, ou seja, é hora de parar e ver o que tem se passado.

É a típica sensação que as pessoas enfrentam em um cotidiano mais corrido, quando acumulam trabalho ou demandas que as deixam nervosas.

Trata-se de um comportamento que tem ganhado muita força nos últimos tempos, especialmente com o crescimento da sociedade do imediatismo, com tecnologias avançadas que processam tudo em um piscar de olhos.

Nesse mundo, a gente esquece que nossas mentes não são processadores e que o nosso tempo de cura e elaboração é completamente diferente do das máquinas.

Dessa forma, nos cobramos e nos permitimos cobrar dos outros uma agilidade que gera nervosismo, ansiedade, entre outras coisas…

É por esse motivo que uma das maiores buscas em centros de atendimento e nas redes sociais é “como lidar com o estresse?”!

Naturalizamos tanto em nossas rotinas esse tipo de sentimento, que passamos a conviver com ele quase que 24 horas por dia, dando espaço para o desenvolvimento de transtornos mais graves a partir disso.

Sendo assim, é importante ficar alerta às causas em potencial disso, tentando evitá-las sempre que possível, já que uma vida com estresse é uma vida com muitas dores de cabeça!

Como lidar com o estresse

 

Principais causas do estresse

Como citado anteriormente, evitar o estresse parte da ideia de que precisamos reconhecer as principais causas dele.

Pensando nisso, listamos aqui as grandes fontes desse sentimento que trava o nosso dia a dia.

Tudo focando no objetivo de adotar estratégias para fugir de vez dele, sem causar maiores sofrimentos a sua rotina!

Acompanhe!

 

Trabalho

Esse é o típico espaço onde o estresse corre solto!

O trabalho é aquele lugar onde as pessoas precisam lidar com prazos, demandas individuais e com equipes, grande parte do tempo.

Nesses ambientes, é comum que haja cobranças, problemas dos mais variados e situações estressantes onde o seu autocontrole é testado ao limite.

Um problema que tem afetado muitas pessoas é a Síndrome de Burnout, por conta do estresse ambiente de trabalho.

Um pouco disso é sempre normal e faz com que a pessoa tenha gás para seguir em frente, o problema é quando passa a acumular e os problemas a aumentar de tamanho.

Nunca é saudável viver sempre correndo e a base de estresse, então se um ambiente de trabalho só proporciona esse estado, é melhor repensar certas decisões.

Emoções

Outro ponto muito forte, quando pensamos em como lidar com o estresse, é o acúmulo de sentimentos ou as emoções desreguladas.

Isso pode acabar congestionando nossa mente, fazendo com que ela encontre um estado de sobrecarga, encontrando o esgotamento logo em seguida.

É o típico cenário que encontramos após uma grande perda, por exemplo, seja na separação, no luto ou no fechar de algum ciclo.

Nem sempre é fácil administrar essas emoções, especialmente quando elas se apresentam a nós como uma grande avalanche.

Nesses casos, chegamos a sentir até sintomas físicos, como: coração acelerado, enjôo, dores de cabeça e semelhantes.

Tudo por conta dos pensamentos acelerados que podem nos levar até ao descontrole emocional, com ataques de pânico, raiva, irritabilidade e ansiedade.

 Estresse no relacionamento

 

Relacionamento

Essa é outra grande fonte do estresse que muitas vezes esquecemos que pode vir a se tornar um fator em nossas vidas: nossas relações.

Do casamento até nossos amigos e um ambiente familiar, sempre estamos sujeitos aos problemas.

Falta de comunicação, conflitos diretos, discussões, erros, traições… Todos esses se tornam questões, quando o assunto é os nossos relacionamentos.

Isso porque se trata de algo que depende de mais de uma pessoa, ou seja, o controle não está todo em nossas mãos e, às vezes, até isso pode ser motivo de estresse.

Portanto, quando nos jogamos em um espaço com uma ou mais pessoas, estamos nos sujeitando a uma certa carga de estresse, mas a questão é quando, novamente, isso excede algum limite.

Relações podem e irão se tornar tóxicas se não obtiverem uma dose de cuidado, respeito e muito diálogo.

Estudos

Como já falamos anteriormente, a pergunta: como lidar com o estresse? abrange muito mais do que a realidade dos adultos.

Por se tratar de uma reação do nosso organismo, qualquer pessoa pode ter que administrar essa sensação na vida, inclusive na escola, cursinho ou faculdade.

Estar em um ambiente de estudo, assim como no trabalho, também implica em ambientes de convivência, prazos, organização e pressão.

Sendo assim, há muitos jovens por aí que precisam enfrentar o estresse diariamente em suas rotinas, seja em semanas de prova ou no simples cotidiano da vida.

Os estudos, mesmo sendo uma parte indispensável em nossas vidas, pode ser um fator gerador de ansiedade e é nessas horas que pais e responsáveis devem se colocar à disposição para observar seus filhos.

Lembre-se: não é normal passar por tanto sofrimento em períodos escolares, essa é uma ideia falha de um sistema. É preciso procurar ajuda, quando seu filho se sentir sobrecarregado!

Maternidade

Este é mais um fator clássico para a geração de estresse: a gravidez!

Como já se sabe, a gravidez é um período em que os hormônios se apresentam constantemente, sempre à flor da pele e de um jeito muito intenso.

E isso acaba refletindo, também, no período pós-parto, em que a mãe passa a ter que lidar com uma nova rotina e outras perspectivas diferentes.

Tudo isso colabora para um grande cenário de estresse, onde as expectativas andam lá em cima, a insegurança e o medo se tornam visitas constantes e a exaustão mental também.

Nessas horas, todo o apoio familiar e até médico fazem a diferença, pois um período como esse pode ser delicado e muito pesado para qualquer um!

Família

Já falamos, anteriormente, sobre um impacto que as relações podem desenvolver na nossa mente, mas aqui se faz necessário uma atenção especial para a família.

Isso porque essa é uma relação única, que em vários momentos implicará na convivência, na divisão de responsabilidades, no afeto e em inúmeros outros pontos.

O conflito é inevitável, nesses casos, e infelizmente ainda existem muitas pessoas que têm dificuldade na hora dessa comunicação.

Algo que acaba gerando grandes brigas ou comportamentos desagradáveis. Fatores que o estresse tem muita afinidade.

Sendo assim, essa acaba sendo outra grande fonte para ele e que nem sempre ganha resolução, já que lidar com relações familiares pode ser um tópico sensível para muitos.

 

TPM

O período de tensão pré-menstrual, popularmente conhecido como: TPM, é um espaço muito comum de estresse.

Neles, pessoas com útero tendem a ter seus hormônios realmente ativos, fazendo com que fiquem mais sensíveis, vulneráveis e irritadas.

Por menor que sejam os acontecimentos, a reação hormonal faz com que essas pessoas se comportem de um jeito muito intenso, sem falar no desconforto de passar pelo período da menstruação.

Todo o cenário acaba se encaminhando para o estresse, mesmo que os acontecimentos sejam mínimos, afinal é o corpo comunicando o início de um novo ciclo.

 

Redes Sociais

Este é, de longe, um dos fatores favoritos para o estresse na atualidade!

As redes sociais são lugares onde tanto o imediatismo, quanto a autocomparação, autoestima e o autoengano trabalham juntos!

Isso porque é um ambiente onde ficamos totalmente imersos, 24 horas por dia, sempre observando a vida dos outros ao nosso redor como um catálogo atualizado em tempo real.

É algo que nos coloca contra a parede, pois observamos como “a grama do vizinho é sempre mais verde”, nos forçando a estar sempre atrás de melhorias, destaques e coisas que nos coloquem ali como especial.

Esse é um comportamento natural nas redes, mas ao mesmo tempo, muito tóxico!

Toda essa rede se torna uma grande corrida, onde a busca é sempre pelo mais produtivo, o mais bonito, mais admirável, com mais sucesso e afins…

Qualquer um em um ambiente como esse se coloca abaixo de estresse, sem falar em outros sentimentos desregulados como a decepção, insegurança, medo, raiva, inveja e semelhantes.

Como lidar com o estresse

 

5 Dicas para lidar com o estresse

Agora que você já conhece as principais fontes de todo esse estresse, está na hora de saber como lidar com situações estressantes, já que nem sempre conseguimos nos livrar 100%.

Separamos algumas dicas práticas que podem otimizar o seu cotidiano, tornando ele mais leve e acessível para a sua mente.

É importante se atentar a essas técnicas, mas principalmente buscar exercitar cada uma de verdade.

Sua mente irá agradecer e as pessoas ao seu redor também!

 

1 – Evite estimulantes, como café e energéticos

A gente sabe que, com a correria do dia a dia, todo mundo gosta de dar uma turbinada na sua energia, até para acompanhar o ritmo das coisas.

Entretanto, quando você enfrenta uma rotina estressante, lotada de problemas para serem resolvidos e questões que dependem da sua decisão, não é uma escolha inteligente investir em estimulantes.

O excesso de café, energético ou aquelas famosas “pílulas da energia” não só passam a destruir o seu organismo com o tempo, como também te elevam a um limite totalmente desnecessário.

A sua briga com o tempo e com prazos deve ser mediada de um jeito saudável e não a base de estimulantes que podem te deixar mais ansioso e com sequelas físicas.

 

2 – Aprenda a estabelecer prioridades

Ao se perguntar como lidar com o estresse, é sinal de que o limite da sua saúde mental está bem perto.

Nesses casos, nos sentimos perdidos, assustados, sobrecarregados e tão desesperados que até pensar se torna uma tarefa difícil.

Dessa forma, é preciso pensar duas coisas:

A primeira, é que você não é um robô, ou seja, resolver inúmeras questões ao mesmo tempo é algo que está completamente fora de alcance. Se convença disso!

E, em segundo lugar, quanto mais organizado seu pensamento estiver, mais fácil será realizar a sua lista de tarefas.

Então, saiba priorizar aquilo que precisa ser resolvido. Opte, sempre, por começar com as urgências ou aquilo que demanda mais energia e atenção.

Dessa forma, você não cairá nas armadilhas da sua mente, como a procrastinação, e ainda vai conseguir ter um aproveitamento do seu tempo muito melhor.

Sem estresses e sem surtos!

 

3 – Projete a sua energia!

Quando estamos muito estressados, temos uma forte tendência à irritabilidade e comportamentos agressivos. É normal, é um instinto!

Ficar exposto a tanto estresse pode nos deixar desorientados e a ponto de extrapolar certos limites também.

Portanto, é essencial que você possa liberar esse acúmulo de energia em algum espaço, seja em um esporte, na escrita ou em algo que você goste.

Qualquer pessoa que guarde muitos sentimentos e emoções dentro de si precisa liberar isso em algo físico e é muito importante exercitar isso, até para otimizar a sua organização mental.

Seu corpo irá agradecer e sua mente também! Se atividades de impacto não forem do seu agrado, invista em algum tipo de meditação ou algo parecido. A diferença vai aparecer, você vai ver!

 

4 – Pratique o Mindfulness

O Mindfulness é uma técnica que pode funcionar como uma mão na roda para quem busca aprender a como lidar com o estresse!

Ela consiste em focar 100% da nossa atenção em uma atividade ou ação apenas, quase como uma espécie de meditação.

Sua mente e seu corpo entram em sincronia para tratar somente daquela situação, o que permite maior cuidado e leveza na hora de tomar decisões.

Pode parecer difícil no início, especialmente agora que estamos tão acostumados a fazer várias coisas ao mesmo tempo, mas acredite: o mindfulness pode melhorar o trabalho de qualquer um!

Sendo uma técnica de concentração, até o seu cérebro funciona melhor, as ideias fluem de um jeito mais livre e as decisões aparecem com mais clareza.

Tudo fica mais tranquilo, ao invés daquele caos interno que enfrentamos, quando estamos estressados e nervosos.

Os bloqueios somem e, assim, ganhamos mais tempo e tranquilidade na hora de realizar tarefas!

 

5 – Faça terapia!

A escolha mais sábia que você pode tomar, quando o assunto é aprender a lidar com o estresse, é ir para a terapia!

Esse é um espaço que vai te oferecer todo o suporte para lidar com essa sensação, sem falar nas bagunças emocionais que ela consegue reorganizar para você.

Na terapia, o psicólogo vai te ouvir e analisar cada situação narrada, te ajudando com exercícios de autoconhecimento e autocuidado que irão facilitar muito o seu dia a dia.

A gente costuma achar que pode lidar com tudo sozinho, mas saiba que não há problema nenhum em pedir ajuda de vez em quando, viu? Especialmente se for de um profissional!

 Psicoterapia

 

Aprenda lidar com o estresse com ajuda da psicologia

Na psicoterapia, você ganha um ambiente exclusivo para tratar das suas questões internas e isso engloba desde o estresse até aqueles assuntos mais antigos que, com o tempo, você decidiu esquecer!

Com ela, você recebe um acompanhamento constante para analisar e observar a sua evolução emocional, sempre assistido por um profissional psicoterapeuta.

Ele irá te ajudar a se conhecer profundamente, melhorando seu poder de escolha e de observação, que são pontos que todo mundo sempre pode otimizar.

Quanto ao estresse, a terapia também será uma grande aliada, afinal ela te olhará como indivíduo e focará em um atendimento personalizado.

As vantagens são infinitas, porque esse é um espaço onde o ritmo é ditado por você, isto é, não tem como não ser proveitoso!

Buscar a ajuda de um profissional nunca é sinal de fraqueza, ao contrário: é um jeito de mostrar que sua saúde mental realmente importa e que você está disposto a seguir por um caminho mais equilibrado!

Já se sentiu sobrecarregado dessa forma? Se sente estressado constantemente e não sabe o que fazer com esse sentimento?

A equipe da Psicotér está disponível para te ajudar a melhorar isso! Nós contamos com a disponibilidade de psicólogas especializadas que podem te ajudar a driblar o estresse de vez!

Entre em contato com a nossa equipe de atendimento e garanta a sua CONSULTA VIP!

Lisiane Duarte

Lisiane DuarteFundadora da Psicotér, CEO e Diretora Técnica, Psicóloga Cognitivo-Comportamental, completamente apaixonada pelo ser humano, realizada e privilegiada por poder participar da transformação de vidas. Experiência de mais de 20 anos de atuação clínica e empresarial. Psicoterapeuta individual e em grupo de crianças, adolescentes, adultos, idosos, casal e família, online e presencial, pós-graduada em Gestão do Capital Humano. Consultora de recolocação profissional desde 2003, capacitando e orientando profissionais em transição de carreira na busca de novas oportunidades. Também consultora em diversas empresas nacionais e multinacionais, nas diversas áreas de RH, atendimento e avaliação psicológica de profissionais.

Gostou? Compartilhe

Posts Relacionados

Confira os assuntos de maior interesse

avaliação psicológica bônus

    Se identificou com o assunto deste post?

    Então deixe seus dados abaixo que entraremos em contato em instantes* para agendar sua AVALIAÇÃO BÔNUS!

    Seu nome*

    Seu e-mail*

    Seu telefone

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *