Marker
relógio Seg a Sex dàs 7h às 22h - Sáb dàs 7h às 12:30h
(51) 9 9833-8006
(51) 4100-2513

Autoconhecimento requer investimento psicológico

Categoria: Emoções e Sentimentos, Psicoterapia Individual

autoconhecimentoPodemos entender o autoconhecimento como a compreensão das nossas emoções, sentimentos, pensamentos, ações e atitudes sobre nós mesmos. Você já se perguntou por que sente frustração diante de determinada situação ou se emociona diante de outra? Com o conhecimento de nós mesmos podemos controlar alguns comportamentos ou até evitar desconfortos.

O autoconhecimento depende de vários fatores, você sabe quais são? O questionamento, a reflexão, o conhecimento e assimilação de nossa história. Isto é, quanto mais nos apropriamos de nós mesmos, mais autoconhecimento teremos de nós. Em decorrência disso, elevamos nossa autoestima, confiança, segurança e qualidade de vida.

O autoconhecimento requer investimento

No entanto, se autoconhecer requer investimento psicológico e não aparece de uma hora para outra, pois nem sempre é fácil e confortável questionar nossas próprias ações e sentimentos. Olhar pra si, vai além de mirar a imagem no espelho. Olhar para si, é ir de encontro a um lugar onde ninguém nunca ouviu falar. Onde nós, muitas vezes, insistimos em esconder. Quando somos resistentes a isso, algumas atitudes não tomadas, algumas palavras não ditas, podem se transformar em sintomas. Mas o que isso quer dizer? Quer dizer que, quando não expressamos nossas emoções, elas precisam se desprender de algum jeito. É dessa maneira que surgem os sintomas.

Como exemplo, podemos mencionar aquela enxaqueca que resolve aparecer logo após encontrarmos alguém que não desejávamos; aquela dermatite que insiste em aparecer quando encontramos nosso chefe ou as unhas roídas ao pensar em uma situação que ainda nem aconteceu, mas nos deixa ansiosos. Contudo, esses sintomas podem se agravar e evoluir para uma depressão, crises de ansiedade e até pânico se não acolhidos de maneira correta. É a partir do entendimento de nossas ações, estas movidas pelo nosso inconsciente, é que podemos nos conhecer. Ao tentar entender nosso inconsciente, onde estão guardadas nossas memórias mais antigas, traumáticas ou não, podemos abraçar nossa história.

Terapia para o autoconhecimento

autoconhecimento

Entretanto, a melhor maneira para se autoconhecer, sem dúvida, é a terapia. O profissional psicólogo ajudará, com sua escuta qualificada, na apropriação da sua história singular, na compreensão de suas atitudes e sentimentos, a refletir sobre seu comportamento e a questionar a si e suas ações.

Quando percebemos que nossa história está intimamente ligada com nossos comportamentos, abre-se um vasto caminho para o entendimento e compreensão de nós mesmos. Muitas vezes, repetimos padrões de comportamentos familiares que estão intrínsecos em nosso inconsciente e que só nos damos conta em terapia: como por exemplo, ser rejeitado por um de seus pais e passar a vida querendo atenção ou atraindo parceiros e relacionamentos que o rejeitem, ou ouvir desde pequeno que você não é capaz e esperto o suficiente e a partir disso, não acreditar em si mesmo para subir degraus importantes na sua vida particular e profissional.

Como disse José Saramago, “é necessário sair da ilha para ver a ilha. Não nos vemos se não saímos de nós”.

Enquanto ficarmos imersos em nossa consciência, afirmando sempre que nossas ações são consequências de nós mesmos, sem questionamentos e reflexões, dificilmente conseguiremos alcançar um patamar elevado de autoconhecimento. Se autoconhecer não significa que devemos mudar, mas sim, repensar ações e impulsos para melhorar na qualidade de vida.

Portanto, quando nos autoconhecemos aprendemos a nos respeitar. A não nos compararmos, a sermos gentis com nossos tropeços e a ter orgulho de nossas conquistas. Aprendemos a reconhecer e lidar com nossas emoções e ser pacientes com nossas indecisões. Trilhar o caminho do autoconhecimento requer investimento emocional duradouro, em que, entre os benefícios estão: afinar as habilidades, melhorar os relacionamentos interpessoais e reconhecer e saber lidar com as adversidades.

 

#psicoterapiafazbem

Juliana Zinelli Bolsson – 07/17845
Especialista em Atendimento Psicanalítico
Mestre em Psicologia Clínica


Se identificou com o assunto deste post?
Então deixe seus dados abaixo que entraremos em contato em instantes* para agendar sua AVALIAÇÃO BÔNUS!


Seu nome*
Seu e-mail*
Seu telefone

Gostou? Compartilhe:

Leia Também

Deixe seu comentário

Contato e Endereços

Para facilitar o seu atendimento, a Psicotér atende em diversas localidades de Porto Alegre. Veja no mapa qual o endereço mais próximo de você e ligue para agendar sua primeira consulta gratuita!

(51) 4100-2513
(51) 9 9833-8006
Fale conosco
Entre em contato para agendar sua AVALIAÇÃO BÔNUS ou tirar dúvidas.

(51) 4100-2513