Endereços psicoter
Rua Vigário José Inácio, 250 Sala 102 Centro - Porto Alegre
R. Antônio Joaquim Mesquita, 131 - Passo d'Areia - Porto Alegre
SEG A SEX DÀS 7H ÀS 22H - SÁB DÀS 7H ÀS 12:30H

Corpo pesado: 15 sinais que você está com cansaço excessivo

Corpo pesado

Sentir o corpo pesado e cansado é uma das reclamações mais comuns nos dias de hoje.

Quem aí nunca teve um dia cheio de compromissos, trabalho e estresse, chegando ao final dele sem forças nem para ficar de pé?

Isso acontece! Nosso corpo é uma máquina acostumada a fazer diversas atividades ao mesmo tempo por um certo período, mas quando cobramos demais, ele cede.

Então, é muito comum que as pessoas criem o hábito de exceder seus limites o tempo todo, fazendo com que essa sensação de corpo mole ou pesado seja constante.

Mas você sabia que essa sensação pode ser muito mais do que um simples sentimento de cansaço?

O corpo cansado insistente pode ser, na verdade, parte dos sintomas de algum problema psicológico!

Quer saber se esse é o seu caso? Confira este artigo até o final! Nele, vamos te explicar de onde vem o cansaço excessivo e como ele pode ser perigoso para a sua saúde física e mental!

 

O que é a sensação de corpo pesado?

A sensação de corpo pesado se relaciona muito com o sentimento de cansaço físico, mas mental também: o corpo fica mole, você sente dores de cabeça, desconforto muscular e até mesmo falta de força.

Além disso, sua mente chega ao limite, como se não conseguisse mais fazer nenhum tipo de esforço.

Você já teve algum dia muito cheio ou que exigiu demais da sua mente? Seja para fazer uma prova ou reuniões e trabalhos intensos, por exemplo?

Certamente, no fim desse dia você se sentiu extremamente exausto, sem vontade de fazer mais nada além de dormir e se recuperar.

Isso configura a sensação de corpo pesado, o que pode acontecer eventualmente. O problema é quando esse sentimento se torna rotina!

Quando você se sente extremamente cansado com qualquer jornada de trabalho ou tarefa, anda sempre desanimado e sem forças para as coisas, é sinal de que algo não anda bem! 

Por esse motivo, é tão importante ficar atento a sintomas como esses e buscar ajuda quando sentir que suas emoções tem andado fora dos trilhos.

Corpo pesado

É normal sentir o corpo pesado?

Ter desânimo constante e sentir o corpo pesado todos os dias não é algo normal! 

Ao contrário, esses podem ser sintomas claros de algo muito mais complicado e profundo.

Poucas pessoas têm total consciência disso, mas nós não temos um corpo, nós somos ele. Nossos membros, órgãos e ligamentos não são simples extensões da nossa mente, eles fazem parte dela.

Isso significa que o corpo traduz muito do que se passa na nossa cabeça, inclusive emoções, transtornos e dores internas.

E são esses problemas internos que, muitas vezes, são a causa desse corpo pesado, especialmente quando ele se torna um sentimento constante na nossa vida.

Então, todo esse cansaço não é algo comum, muito menos normal!

A gente tende a acreditar que esses são efeitos colaterais comuns de uma rotina de trabalho, família e vida pessoal, mas acredite: sua saúde mental faz parte disso tudo e ela não precisa sair prejudicada em nome dessas outras áreas.

Portanto, é extremamente necessário saber equilibrar e distribuir a atenção certa entre todas essas partes da sua vida.

Isso não significa que seja um processo fácil e nem que você precisa lidar com isso sozinho! Pedir ajuda para se livrar de sintomas, como o corpo pesado, é sempre possível.

 

15 Sinais do corpo pesado e cansaço

Neste momento, você pode estar se perguntando: como identificar se estou no limite do cansaço?

Para te ajudar a visualizar isso da melhor forma possível, listamos alguns sinais que podem ser observados no dia a dia e que significam que é hora de procurar ajuda!

Confira:

Corpo Pesado

Doenças que podem causar cansaço excessivo

Como já dissemos anteriormente, o corpo pesado e o cansaço excessivo podem configurar claros sintomas de alguns transtornos ou até mesmo síndromes.

Dois desses problemas, obviamente, são a ansiedade e a depressão.

Ambos os transtornos são de ordem grave, deixando a pessoa em constante contato com emoções autodestrutivas, além de comportamentos extremamente tóxicos.

A ansiedade ou Transtorno de Ansiedade Generalizada é um problema que deixa a pessoa em constante alerta, como se estivesse sempre com preocupações e demandas pendentes, por exemplo.

Essa enxurrada de sentimentos acaba criando um forte esgotamento emocional, porque ela se sente insegura e nervosa com tudo, desde relações até situações de trabalho.

Enquanto isso, na depressão a manifestação desse cansaço é um pouco diferente: a pessoa se sente tão desanimada e estagnada na vida que o cansaço emocional toma conta, deixando ela paralisada e, muitas vezes, isolada do mundo.

Ainda há outros problemas que podem trazer essa sensação de corpo pesado, como: Síndrome de Burnout ou a famosa doença do trabalho; Complexo de Inferioridade; Ansiedade Noturna; Agorafobia e a Distimia.

Todos esses são distúrbios que trazem grandes impactos no cotidiano da pessoa, porque além do cansaço excessivo contam com outras séries de sintomas agressivos.

Portanto, é tão necessário manter-se atento ao seu sentimento de exaustão… Às vezes, ele representa muito mais do que os seus olhos podem ver.

 

Tratamento para o cansaço excessivo com a psicologia

O tratamento para a sensação de corpo pesado e cansaço excessivo é feito através do acompanhamento psicológico, isto é, psicoterapia.

Muitas pessoas não sabem, mas os encontros regulares com um profissional da saúde mental proporcionam uma grande melhora de problemas como esse.

Sabe por quê?

A psicoterapia garante um processo de escuta ativa e análise, antes de qualquer coisa, permitindo que o paciente se abra sobre suas próprias questões, debata sobre seus conflitos e exponha suas dores mais profundas.

É claro que tudo é feito no ritmo certo, priorizando o conforto da pessoa em questão.

Porém, esse primeiro contato permite que o profissional psicólogo observe mais sobre a rotina daquela pessoa, pontuando quais são os hábitos e possíveis comportamentos destrutivos.

Além disso, é a partir daí que o profissional consegue construir, junto do paciente, um plano de ação para melhorar sua rotina e aliviar os sintomas do que quer que esteja se passando.

Isso pode ser feito através de exercícios práticos ou de pensamento propostos pelo psicólogo.

É claro que o acompanhamento só propõe algum resultado através do tempo e do comprometimento disposto pela pessoa, mas tudo isso também é trabalhado dentro das sessões.

Por esse motivo, se você sente que necessita desse auxílio, não deixe de buscar pelo profissional certo!

Aqui, na Psicotér, nós contamos com uma equipe capacitada para te receber e te acolher, porque a sua saúde mental é a nossa prioridade!

Entre em contato com a nossa equipe de atendimento e marque a sua Consulta VIP hoje mesmo!

Texto de: Luísa de Oliveira – redatora da Equipe Psicotér

Aprovado por:

Lisiane Duarte

Lisiane DuarteFundadora da Psicotér, CEO e Diretora Técnica, Psicóloga Cognitivo-Comportamental, completamente apaixonada pelo ser humano, realizada e privilegiada por poder participar da transformação de vidas. Experiência de mais de 20 anos de atuação clínica e empresarial. Psicoterapeuta individual e em grupo de crianças, adolescentes, adultos, idosos, casal e família, online e presencial, pós-graduada em Gestão do Capital Humano. Consultora de recolocação profissional desde 2003, capacitando e orientando profissionais em transição de carreira na busca de novas oportunidades. Também consultora em diversas empresas nacionais e multinacionais, nas diversas áreas de RH, atendimento e avaliação psicológica de profissionais.

Gostou? Compartilhe

Posts Relacionados

Confira os assuntos de maior interesse

avaliação psicológica bônus

    Se identificou com o assunto deste post?

    Então deixe seus dados abaixo que entraremos em contato em instantes* para agendar sua AVALIAÇÃO BÔNUS!

    Seu nome*

    Seu e-mail*

    Seu telefone

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *