Endereços psicoter
Rua Vigário José Inácio, 250 Sala 102 Centro - Porto Alegre
R. Antônio Joaquim Mesquita, 131 - Passo d'Areia - Porto Alegre
SEG A SEX DÀS 7H ÀS 22H - SÁB DÀS 7H ÀS 12:30H

Reabilitação Cognitiva: O que é, como é feita

quando fazer Reabilitação Cognitiva

Você já nos viu falar aqui sobre diferentes tipos de reabilitação e hoje chegou a vez de falarmos nela: a reabilitação cognitiva!

Esse nada mais é que um processo terapêutico voltado a melhorar as funções cognitivas de pessoas que apresentam comprometimento devido a lesões cerebrais, condições neurológicas ou outros distúrbios que atingem o funcionamento cerebral. 

Essas funções cognitivas atingidas geralmente são habilidades como memória, atenção, linguagem, raciocínio e resolução de problemas. 

Algumas estatísticas mostram que lesões cerebrais traumáticas, acidentes vasculares cerebrais, demência e outras condições neurológicas são responsáveis por um número expressivos de casos de comprometimento cognitivo em todo o mundo. 

Por exemplo, hoje em dia se entende que cerca de 10 milhões de pessoas desenvolvem demência a cada ano, com o Alzheimer representando a forma mais comum da doença. 

Além disso, estudos sugerem que até 15% das pessoas que sofreram um AVC experimentam dificuldades cognitivas significativas após o acontecimento. 

Ou seja, números alarmantes é o que não faltam! E por esse motivo, é tão importante entender os benefícios da reabilitação cognitiva e como ela pode ajudar pessoas que passam por situações assim.

Dessa forma, trouxemos este artigo para você descobrir isso e muito mais! Confira até o final!

reabilitação cognitiva

O que é a Reabilitação Cognitiva?

A reabilitação cognitiva pode envolver inúmeras técnicas e estratégias adaptadas às necessidades específicas de cada pessoa.

Como por exemplo, exercícios e jogos para estimular a memória e a atenção, treinamento de habilidades de resolução de problemas, estratégias de organização e planejamento, terapia de linguagem para melhorar a comunicação, entre outros exercícios.

Além disso, esse tipo de abordagem pode ajudar muito a pessoa a recuperar a sua autoestima e o seu autocuidado, sabia?

Essas atividades terapêuticas são desenvolvidas para serem desafiadoras, mas também acessíveis ao paciente, levando em consideração seu nível atual de funcionamento cognitivo e suas metas de tratamento. 

Essa reabilitação pode ser feita individualmente ou em grupo, e pode ser guiada em diferentes configurações, como clínicas especializadas, hospitais, ou no ambiente domiciliar da pessoa que busca pelo tratamento. 

 

Diferença entre reabilitação e estimulação cognitiva?

A maior diferença entre reabilitação e estimulação cognitiva está no cuidado terapêutico e nos principais objetivos de cada uma dessas atividades.

A reabilitação cognitiva foca principalmente na recuperação ou compensação de habilidades cognitivas perdidas ou comprometidas devido a lesões cerebrais, condições neurológicas ou outros distúrbios cognitivos.

 Isso é feito por meio de exercícios e estratégias terapêuticas direcionadas para melhorar funções específicas, como memória, atenção, linguagem e raciocínio. 

Essa é uma abordagem mais individualizada e adaptada às necessidades específicas de cada pessoa, com intervenções frequentemente supervisionadas por profissionais de saúde especializados, como neuropsicólogos.

Por outro lado, a estimulação cognitiva tem como foco total manter e fortalecer as habilidades cognitivas existentes, além de permitir um envelhecimento saudável do cérebro. 

 

Como é feita a reabilitação cognitiva?

O processo da reabilitação é geralmente feito por profissionais de saúde especializados, como neuropsicólogos, terapeutas ocupacionais ou fonoaudiólogos, e é adaptado às necessidades individuais.

Inicialmente, o processo começa com uma avaliação aprofundada das funções cognitivas do paciente. 

Nessa caminhada, são feitos testes neuropsicológicos, entrevistas clínicas, observação do comportamento e revisão do histórico médico. Afinal, o objetivo é identificar áreas específicas de dificuldade e estabelecer metas alcançáveis que sejam impactantes no tratamento.

A partir dessa avaliação inicial, um plano de tratamento exclusivo é desenvolvido para cuidar de cada uma das necessidades específicas do paciente.  

Exercícios para reabilitação cognitiva

Com o objetivo de melhorar as atividades cognitivas e o cuidado com a mente das pessoas que necessitam, os exercícios de reabilitação cognitiva podem ser inúmeros. Confira:

  • Jogos de Memória
  • Quebra-Cabeças e Palavras Cruzadas
  • Jogos de Estratégia
  • Exercícios de Atenção Seletiva
  • Atividades de Linguagem
  • Identificação de padrões visuais ou auditivos
  • Resolver sudokus
  • Resolver labirintos
  • Jogos de associação de palavras
  • Leitura em voz alta
  • Escrita criativa

Se você sente que necessita desse suporte ou acredita que ele poderia fazer a diferença na qualidade de vida de alguém, saiba que a Piscotér está aqui para isso!

Entre em contato com nossa equipe e garanta hoje mesmo a sua Consulta VIP!

Texto aprovado por:

Lisiane Duarte

Lisiane DuarteFundadora da Psicotér, CEO e Diretora Técnica, Psicóloga Cognitivo-Comportamental, completamente apaixonada pelo ser humano, realizada e privilegiada por poder participar da transformação de vidas. Experiência de mais de 20 anos de atuação clínica e empresarial. Psicoterapeuta individual e em grupo de crianças, adolescentes, adultos, idosos, casal e família, online e presencial, pós-graduada em Gestão do Capital Humano. Consultora de recolocação profissional desde 2003, capacitando e orientando profissionais em transição de carreira na busca de novas oportunidades. Também consultora em diversas empresas nacionais e multinacionais, nas diversas áreas de RH, atendimento e avaliação psicológica de profissionais.

Gostou? Compartilhe

Posts Relacionados

Confira os assuntos de maior interesse

avaliação psicológica bônus

    Se identificou com o assunto deste post?

    Então deixe seus dados abaixo que entraremos em contato em instantes* para agendar sua AVALIAÇÃO BÔNUS!

    Seu nome*

    Seu e-mail*

    Seu telefone

    Leia também os posts mais recentes

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *