Marker
relógio Seg a Sex dàs 7h às 22h - Sáb dàs 7h às 12:30h
(51) 9 9833-8006
(51) 4100-2513

Você sabe o que é resiliência?

Categoria: Comportamento

Por que certas pessoas são capazes de se levantar mesmo depois um grande trauma e outros ficam no fundo do poço?

Primeiramente, Resiliência significa voltar ao estado normal, e é um termo oriundo do latim. Emprestado da física e usado na psicologia, a resiliência significa a capacidade de o indivíduo lidar com problemas, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas – choque, estresse etc. – sem entrar em surto psicológico.

Os resilientes são aquelas pessoas que passam por dificuldades, como todo mundo, no entanto, a reação deles não é igual a de todo mundo, com eles a coisa é diferente, por mais fortes e traumáticas que sejam as dificuldades, eles superam.

O resiliente é aquele que, mesmo quando perde o emprego; morre o amigo; a esposa pede o divorcio; repete na escola, ainda assim, ele continua lá, firme e forte, ele não se deixa derrubar. E você se pergunta: “Como esse cara consegue?”. Ele consegue porque é resiliente.

Resiliência é um atributo da personalidade, que pode ser desenvolvido.

Resiliência é o resultado de um processo dinâmico.; envolve bem-estar, adaptação e desejo de seguir vivendo com dignidade e alegria. Quando alguma parte da vida esta aborrecida, sem graça ou difícil de ser contornada, é sinal de que precisa de mais atenção. Ao contrário, tem gente que quando tem um problema vira avestruz, enfia a cabeça no buraco e espera o problema passar, mas não passa.

Se você perceber alterações de humor, de disposição para suas atividades, aumento de tensão e diminuição da alegria de viver, você precisa parar e ver o que pode fazer para mudar isso. Não vai ser na farmácia mais próxima que você vai comprar uma vida mais bacana! É preciso conquistar, com esforço, a alegria de viver. As lições estão dentro de você, basta saber ler estas lições.

Não consegue sozinho, pense na possibilidade de pedir ajuda a um profissional; pense em você fazer sua terapia. Desenvolva resiliência porque uma pessoa resiliente não se abate com facilidade. Também não culpa os outros pelos seus fracassos, ela luta.

Você sabe o que é resiliência?Pensamentos como “tudo é difícil”, “não consigo mudar o rumo da minha vida” ou “ninguém faz nada por mim”, esses pensamentos são os que te derrubam, mas se você não consegue se livrar deles, precisamos fazer alguma coisa, o que não pode é ficar parado esperando a vida passar. A gente sabe que toda mudança pode trazer insegurança, medo do novo, bate aquela vontade de manter o velho e confortável conhecido, claro é mais confortável. Mas se você não fizer nada a tendência é de que os problemas fiquem cada vez piores a cada dia que passa, vão surgindo sintomas, angústia, depressão, distúrbios psicossomáticos.

Certamente o autoconhecimento é a base para qualquer mudança de vida e, a ajuda de um psicólogo facilita esse processo. Na vida, podemos ser problema, ou solução. Se você for só o problema, ninguém vai gostar de ficar do seu lado, porque você vai ser uma pessoa amarga. Mas, se você for solução, aí vai ter a chance de conquistar a maturidade com sabedoria. Cada um escolhe o seu caminho!

Eu aprendi que não adianta brigar com os problemas. Assim, se a gente não enfrenta, acaba sendo destruído por eles. E quando você não soluciona de forma adequada, ele volta, volta e lhe dá uma rasteira maior ainda.

A felicidade, como já mencionou um grande autor, não é a ausência de problemas. A ausência de problemas é o tédio. A felicidade, acima de tudo, são grandes problemas bem administrados.

O importante é aprender a combater as doenças da mente. Esse é o trabalho da terapia. Percebe-las, identifica-las, respeita-las e, aniquilá-las. Mas nem tudo está perdido para você que perde o controle diante do primeiro obstáculo.

É possível desenvolver a característica da resiliência.

Uma semana espetacular para você!

Gostou? Compartilhe:

Leia Também

Comentário Fechado

Contato e Endereços

Para facilitar o seu atendimento, a Psicotér atende em diversas localidades de Porto Alegre. Veja no mapa qual o endereço mais próximo de você e ligue para agendar sua primeira consulta gratuita!

(51) 4100-2513
(51) 9 9833-8006
Fale conosco
Se preferir, preencha os campos abaixo e entre em contato para agendar sua consulta: