Marker
relógio Seg a Sex dàs 7h às 22h - Sáb dàs 7h às 12:30h
(51) 9 9833-8006
(51) 4100-2513

10 PASSOS PARA SER UMA PESSOA MAIS FLEXÍVEL

Categoria: Autoconhecimento, Comportamento

VOCÊ TEM DIFICULDADES EM ACEITAR AS SITUAÇÕES?

CONTAMOS OS 10 PASSOS PARA SER UMA PESSOA MAIS FLEXÍVEL

Imagem - dificuldade em lidar com situaçõesSer uma pessoa flexível certamente é importante para ter relações interpessoais saudáveis e sucesso no ambiente de trabalho. Mas os benefícios desta capacidade vão muito além. Ter flexibilidade nos permite como resultado  ser mais leves, livres e felizes.

Uma atitude flexível não se limita a abrir mão de sua forma de pensar ou a estar sempre disponível para o outro. No entanto, esta ideia de flexibilidade está equivocada. Ser flexível, tanto na vida profissional como pessoal, é estar aberto a experiências e pensamentos. Livrar-se de suas expectativas e dar espaço ao novo.

Quando estamos abertos a ouvir, conhecer e aprender, temos a oportunidade de nos transformarmos. Assim, quando algo nos é apresentado temos a autonomia para decidir se agrega em nossa vida. Do contrário, quando nos limitamos a nossa forma de pensar há a falsa sensação de liberdade, quando na verdade estamos presos a uma verdade absoluta.

Não ser uma pessoa flexível em uma determinada forma de ser ou pensar pode gerar muito sofrimento. Sem entender que esta é a causa, muitas pessoas se queixam do afastamento dos amigos, término do relacionamento amoroso, conflitos familiares, dificuldades em progredir na carreira, entre outras tantas consequências negativas da falta de flexibilidade.

Manter os pensamentos abertos a novas ideias e opiniões é fundamental para atingir sucesso e felicidade na vida. Com sabedoria e atenção você tende a ganhar muito sendo uma pessoa flexível. Confira 10 passos para ser uma pessoa mais flexível:

  1.  Seja uma pessoa empática

Primeiramente, empatia é a capacidade de nos colocarmos, genuinamente, no lugar do próximo. Portanto, esteja atento aos sentimentos e pensamentos do outro, assim, será possível ver o mundo por outros olhos e compreender com mais facilidade suas atitudes.

2 – Seja grato

Dê mais atenção para as coisas boas que lhe acontecem e não tanto para as ruins. O que focamos tende a crescer. Tornando-se uma pessoa mais positiva e grata estará atraindo novas oportunidades.

3 – Ouça com atenção

Há sempre muito a aprender com a opinião e experiência do outro. Sempre que receber uma crítica absorva e avalie o que foi dito, não precisamos concordar com tudo, mas a reflexão é sempre válida. Assim como, ouvir experiências, tanto positivas como negativas, também lhe trará ricos ensinamentos.

4 – Compreenda suas expectativas

A frustração é proporcional ao nível das expectativas que criamos. Entender o que está por trás dos nossos desejos e ambições é importante para visualizarmos que há outras alternativas e meios de atingir aquele objetivo. Ou até mesmo descobrir que a expectativa criada não tem tanto sentido assim…

5 – Não tenha medo de mudar

Quem nunca ouviu a frase: “A única constante é a mudança”? Aceitar que vivemos em um mundo em constante mudança é essencial para a sobrevivência. Tudo muda o tempo todo, certamente é inegável. Mas, apesar de assustador para muitos, é aí que está a beleza da vida.

6 – Reflita

Entender que nada acontece por acaso e que temos o poder de mudar nossa realidade através dos nossos pensamentos é ser flexível. Reflita sobre as situações da sua vida e observe seus pensamentos.

7 – Seja curioso

Pesquise, questione, estude, desconfie… Estar aberto para o novo é duvidar das certezas.

8 – Dê asas a sua imaginação

Uma pessoa criativa tem o poder de resolução.  Em outras palavras,  através de novos entendimentos, formas de pensar e de agir é possível ir bem mais longe.

9 – Alongue-se

Sim, para termos um corpo flexível precisamos nos alongar e com a certamente mente não é muito diferente. Assim como no exercício físico precisamos treinar para evoluir. Então, respire fundo e se esforce. Vá a lugares que nunca foi, leia e assista temas diferentes do que está acostumado, converse com desconhecidos… Assim, alongue-se para atingir o que ainda não está ao seu alcance hoje.

10 – Reconheça seu valor

Quando cientes do nosso valor , como resultado, dificilmente somos afetados negativamente pela opinião ou atitude alheia. Busque o autoconhecimento e compreenda quais são seus princípios e limites. Assim, aplicará efetivamente as 9 dicas anteriores com uma postura vulnerável a mudança positiva e sem a necessidade de proteger sua auto-estima através da rigidez e
inflexibilidade

Psic. Gabriela Radunz – CRP 07/22459

Psicóloga Clínica, com formação em Desenvolvimento de Talentos e Gestão de Pessoas


Se identificou com o assunto deste post?
Então deixe seus dados abaixo que entraremos em contato em instantes* para agendar sua AVALIAÇÃO BÔNUS!


Seu nome*
Seu e-mail*
Seu telefone

Gostou? Compartilhe:

Leia Também

Deixe seu comentário

Contato e Endereços

Para facilitar o seu atendimento, a Psicotér atende em diversas localidades de Porto Alegre. Veja no mapa qual o endereço mais próximo de você e ligue para agendar sua primeira consulta gratuita!

(51) 4100-2513
(51) 9 9833-8006
Fale conosco
Entre em contato para agendar sua AVALIAÇÃO BÔNUS ou tirar dúvidas.

(51) 4100-2513