Marker
relógio Seg a Sex dàs 7h às 22h - Sáb dàs 7h às 12:30h
(51) 9 9833-8006
(51) 4100-2513

Inteligência emocional: como desenvolver

Publicado em 21 de maio de 2019
Categoria: Autoconhecimento, Emoções e Sentimentos
inteligência emocional

Inteligência Emocional é a capacidade do ser humano de identificar seus sentimentos e suas emoções com mais facilidade; assim como compreender os sentimentos e comportamentos do outro.

Essa capacidade pode ser treinada e aperfeiçoada por meio de novos hábitos, formas de pensar, de agir e de reagir perante as adversidades, frustrações e desilusões. Assim, uma pessoa emocionalmente inteligente demonstra maior controle sobre suas atitudes. Portanto, consegue manter-se tranquila em momentos tensos e dar a volta por cima nas mais diversas situações.

inteligência emocionalSegundo o psicólogo americano Daniel Goleman, a Inteligência Emocional é sustentada sobre cinco pilares: autoconfiança, autocontrole, motivação, atividades sociais e empatia, os quais podem ser exercitados no nosso dia-a dia:

Autoconfiança:

Acreditar em si, ter convicção no que fala e faz, tomar decisões, posicionar-se, fazer escolhas e sofrer as consequências.

Autocontrole:

Dominar os impulsos, pensar antes de falar, ter paciência, ter foco, saber dosar razão com emoção, ter consciência do impacto de suas reações.

Motivação:

Aplicar o autoconhecimento para encontrar algo que o motive na busca de metas e objetivos, fazer algo para mudar situações com as quais não está satisfeito.

Habilidades Sociais:

Ter boa comunicação nos diversos ambientes em que convive, saber ouvir e respeitar a opinião dos outros para então expressar os seus pontos de vista.

Empatia:

Ser receptivo, tentar realmente entender os problemas dos outros, escutar sem julgar, respeitar suas opiniões e seus sentimentos.

Basicamente a Inteligência Emocional é a forma como administramos nossas emoções e o impacto das emoções dos outros em nós. Para tanto, nosso cérebro pode ser treinado a fim de termos comportamentos emocionalmente inteligentes e transformá-los em hábitos, muito embora aprender a lidar com as emoções não signifique evitá-las.

Primeiramente, para desenvolvermos a Inteligência Emocional é preciso investir no processo de autoconhecimento; começando com uma reflexão sobre nós mesmos.

Portanto, precisamos saber por que agimos ou reagimos de determinada maneira; quais situações, coisas e perfis de pessoas que nos fazem acionar nossos gatilhos; o que nos gera irritação, stress, descontrole emocional, agressividade, insegurança, medo. Assim, se identificamos e avaliamos os motivos teremos melhores condições de agir e reagir de forma diferente.

Na medida em que nos conhecemos e nos observamos mais aprendemos a observar e a conhecer os outros, desenvolvendo assim maiores possibilidades de criar bons relacionamentos interpessoais, melhorando nossa qualidade de vida tanto no ambiente pessoal como profissional.

Equipe Psicotér

 

Clique para solicitar avaliação bônus

Veja Mais


    Se identificou com o assunto deste post?
    Então deixe seus dados abaixo que entraremos em contato em instantes* para agendar sua AVALIAÇÃO BÔNUS!


    Seu nome*
    Seu e-mail*
    Seu telefone

    Gostou? Compartilhe:

    Leia Também

    Deixe seu comentário