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Autoaceitação: VOCÊ SE ACEITA? Tem certeza???

Categoria: Autoconhecimento, Comportamento

Imagem - amor próprioAutoaceitação  é uma das maneiras mais eficazes de evitar frustrações e também de mudar comportamentos falhos. Primeiramente, conhecer os seus pontos fortes e fracos é entender que ambos existam, saber de seus limites e potencialidades e lidar com isso de maneira leve e pacífica dentro de você.

O autoconhecimento é um percurso importante para a aceitação de si. Conhecer-se, é o primeiro passo para obter consciência das atitudes autodestrutivas e mudá-las. A aceitação de si é um dos grandes pilares para uma vida tranquila e feliz, pois oportuniza maiores condições de estabelecer uma boa autoestima. Por isso é uma característica fundamental para quem busca viver bem consigo.

Autoaceitação é o ato de aceitar tudo aquilo que você é. Portanto, é aquilo que você faz, fala, pensa, sente. Os imprevistos são comuns no meio do trajeto e saber lidar com eles com tranquilidade é uma das melhores formas de alcançar o equilíbrio.

Contudo, o indivíduo que não tem autoaceitação fica sofrendo excessivamente por não ser/atingir aquilo que suas expectativas desejam. Ou seja, se pune por tudo aquilo que considera fazer de errado, e vive constantemente com um sentimento de CULPA. Assim, se recrimina por tudo e sente-se mal por não atender as fantasias dos outros e as suas próprias.

Uma das particularidades mais marcantes de uma pessoa com falta de autoaceitação é o sentimento de inadequação. Elas sentem que seu jeito de ser e seu modo particular de fazer as coisas é sempre inadequado, impróprio – fazendo com que se sintam deslocadas dos ambientes que frequentam. Por isto, o processo de autoaceitação nem sempre é fácil ou simples. Assim, é preciso lidar e desconstruir anos de condicionamento social.

Além do mais, aprender a aceitação de si próprio é largar mão de velhas ideias e preconceitos dentro de si mesmo. Desta forma, para iniciar o processo de autoaceitação:
  • Pare de se comparar;
  • Troque o vitimismo pela responsabilidade;
  • Apoie-se incondicionalmente;
  • Respeite a sua individualidade;
  • Desenvolva maturidade emocional;
  • Pratique o autoconhecimento;
  • FAÇA TERAPIA*.

* O processo terapêutico, junto de uma psicóloga, é transformador para este processo. Isso porque auxilia na compreensão de nossas fraquezas e potencialidades; contribuindo portanto para enxergarmos aquilo que muitas vezes sozinhos não conseguimos.

Psic. Joyce Vieira – CRP 07/29397

Psicóloga Clínica


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