Variações de humor – você sabe o que é Ciclotimia?

Categoria: Sem categoria

Imagem - mudanças de humorVariações de humor estão presentes no cotidiano de todas as pessoas. No entanto, algumas pessoas tem estas variações com uma frequência grande demais, gerando problemas em diversas áreas da vida. Você sente que seu humor varia constantemente entre euforia, agitação, ou mau humor e tristeza? Saiba que você pode estar sofrendo de um transtorno de humor denominado Ciclotimia. Se não tratado, pode prejudicar seus relacionamentos pessoais e profissionais.

É comum algumas pessoas sofrerem desse transtorno e pensarem que os sintomas são decorrentes de sua personalidade. Ou seja, que não há o que fazer para mudar. Como na maioria das vezes o início da Ciclotimia se dá na adolescência ou no início da fase adulta. Portanto, muitos pais tendem a pensar que os filhos têm “gênio” forte e não procuram ajuda especializada.

A Ciclotimia se assemelha ao Transtorno de Humor Bipolar, porém os sintomas duram menos dias e são menos intensos, apesar de ambos causarem prejuízos na vida da pessoa, uma vez que também causam impulsividade e instabilidade afetiva. O paciente geralmente chega à terapia após sucessivas perdas profissionais e nos relacionamentos, ou por abuso de álcool e/ou de outras drogas.

Outras pessoas buscam tratamento por sofrerem com a ansiedade, pensamentos acelerados e falta de sono (é comum a falta ou o excesso de sono). Dificilmente chegam ao consultório se queixando unicamente da instabilidade do humor, ou de falta de energia e indisposição.

Como os sintomas são comuns em outros transtornos, é importante procurar um psiquiatra ou psicólogo para fazer o diagnóstico preciso antes de iniciar o tratamento, que será com psicoterapia e, em casos mais graves, medicamentoso. Alguns medicamentos receitados para o tratamento da Ciclotimia e suas variações de humor são ansiolíticos e estabilizadores de humor.

A psicoterapia certamente é de suma importância para ajudar o paciente a lidar com eventos estressantes de forma a prevenir novas crises, fortalecendo sua estrutura de ego; ensinar técnicas de controle de pensamentos que visam a mudar os padrões negativos de perceber a vida; bem como dar apoio e acolhimento necessários para superação das perdas da vida.

Psic. Sandra Arreal – CRP 07/12064

Psicóloga Clínica, em formação em Técnicas de Revivência Transpessoal