Marker
relógio Seg a Sex dàs 7h às 22h - Sáb dàs 7h às 12:30h
(51) 9 9833-8006
(51) 4100-2513

Psicoterapia Online: Como Funciona e os Benefícios

Publicado em 27 de junho de 2021
Categoria: Psicoterapia
Psicoterapia Online

A psicoterapia online é aceita aqui no Brasil desde o ano de 2018, quando ela foi autorizada oficialmente pelo Conselho Federal de Psicologia (sendo regulamentada por meio da resolução CFP 011/2018).

A partir do final daquele ano, todos os psicólogos, que estavam previamente cadastrados na plataforma do Conselho e autorizados por ele, começaram a ter o direito de prestar acompanhamento psicológico online.

Isso significa que o psicólogo pode prestar orientação psicológica online através de um celular ou de um computador, sem haver a necessidade de encontrar-se fisicamente com o paciente.

A ajuda profissional psicológica online, da mesma forma que a presencial, trata-se de um momento no qual paciente e psicoterapeuta online devem conversar a respeito dos problemas e das preocupações que existem na vida daquele.

O profissional de psicologia deverá ouvir o que o paciente tem a dizer, sem que haja qualquer tipo de julgamento, tendo sempre em mente que o objetivo é ajudar essa pessoa a se conhecer melhor e a desenvolver certas habilidades.

Além disso, esse paciente precisa aprender a como lidar com as situações difíceis e frustrantes de sua vida, e o psicólogo deverá ajudá-lo a encontrar soluções para os problemas e desafios que surjam.

A diferença principal entre os dois tipos de psicoterapia, o tratamento psicológico online e o presencial, está na forma como as sessões são então realizadas.

As sessões, que são feitas através de meios digitais, podem ser realizadas por um celular ou um computador, por exemplo.

A orientação com psicóloga online possui diversos benefícios e quanto mais as pessoas os conhecerem, mais elas perceberão como essa é uma alternativa extremamente valiosa.

Ao contrário do que muitas pessoas falam e dos diversos mitos que foram criados nos últimos tempos, a realidade é que a psicoterapia online funciona sim e muito bem.

Não é à toa que a busca por esse tipo de tratamento psicológico só tem crescido nos últimos meses, em especial, e é uma tendência que veio para ficar, com a preferência das pessoas devendo aumentar nos próximos meses e anos.

As pessoas buscam conforto, praticidade e flexibilidade de horários no momento de escolher a psicoterapia online, e isso ela pode oferecer.

Dito tudo isso, é hora de conhecer mais a respeito da psicoterapia online, como ela funciona e ainda todos os benefícios que pode proporcionar a quem passa por esse tipo de tratamento.

Não deixe de acompanhar esse texto até o final para saber tudo sobre o assunto e entender como marcar a sua consulta online com a Psicotér!

funciona a psicoterapia online

Como funciona a psicoterapia online?

A primeira coisa que você precisa saber é a respeito de como funciona a terapia online, algo que muitas pessoas ainda têm dúvidas.

De modo geral, a psicoterapia é feita em consultórios, onde há uma interação “cara a cara” entre o paciente e o psicoterapeuta, que acontece em tempo real.

Com o avanço que foi ocorrendo das tecnologias e da internet, começou a haver a possibilidade das pessoas conversarem em tempo real, por meios digitais, como computador e celular, mesmo estando há quilômetros de distância.

Isso passou a permitir que as pessoas usassem a internet como um ótimo canal para conversar sem estarem próximas, com as mais diversas finalidades.

Uma dessas finalidades é justamente a realização do acompanhamento com psicólogo online.

O funcionamento da terapia online se dá com o contato feito à distância e pela internet entre o psicoterapeuta e o paciente, tendo os mesmos objetivos que qualquer tipo de terapia realizada presencialmente.

Ela funciona por meio de vídeo-chamadas, que podem ser feitas tanto via telefone quanto por computador, através do uso de ferramentas específicas, como é o caso do Skype e do Zoom.

A terapia online é uma forma de tratamento terapêutico com os mesmos objetivos e benefícios do acompanhamento psicológico presencial, mas sendo muito mais acessível para as pessoas, sem que haja perda de qualidade.

Além das próprias vídeo-chamadas, o paciente ainda poderá ter todo o apoio oferecido pelo terapeuta através da troca de e-mails ou de mensagens de texto via whatsapp, por exemplo.

Uma sessão de psicoterapia online, em geral, dura entre 45 minutos e uma hora, assim como acontece com o acompanhamento psicológico presencial.

O tempo da consulta poderá ser estendido para acima de uma hora quando for necessário, pois há pacientes que precisam de um maior tempo de atendimento.

O próprio profissional irá estabelecer qual é o tempo adequado de uma sessão para que o trabalho dele venha a ser efetivo, sendo isso combinado entre o terapeuta e o paciente.

A primeira sessão de psicoterapia online costuma servir para que o profissional de psicologia possa recolher informações sobre o paciente e para conhecê-lo melhor, além de buscar entender quais foram os motivos que o levaram a buscar a psicoterapia.

 

Quem pode fazer psicoterapia online?

Uma dúvida bastante comum que a maioria das pessoas apresenta sobre o assunto é: quem pode realmente fazer a psicoterapia online?

Se você também se questiona sobre isso, é necessário que você saiba, primeiramente, que a psicoterapia online não é indicada para todos.

Existem alguns casos que são muito mais delicados e sobre os quais há a recomendação de que se consulte um psicólogo de forma presencial, além do acompanhamento psiquiátrico.

De acordo com a resolução do Conselho Federal de Psicologia, há certas situações relacionadas que é considerado inadequado o atendimento psicológico online, como para pessoas e grupos em situação de desastres, violação de direitos humanos ou de casos de violência. Além desses, grupos que passaram por situações de catástrofes e de emergência na cidade.

Esses grupos, em particular, são indicados e recomendados pelo Conselho de Psicologia para realizarem o atendimento de psicoterapia de forma presencial.

Além disso, para que seja possível participar de uma sessão de psicoterapia online, é necessário que a pessoa tenha um dispositivo com ótima conexão à Internet, além de possuir um espaço seguro, onde possa ter privacidade.

É importante, também, que a pessoa tenha um bom antivírus e internet de qualidade, além de fazer utilização de fones de ouvido e estar em um ambiente privativo, que não tenha interferências externas (excesso de ruído, animais de estimação, circulação de outras pessoas, entre outras indicações).

Afinal, ninguém deseja que outras pessoas ouçam a conversa particular que se está tendo com o psicólogo, portanto, é difícil fazer uma consulta online sem ter um espaço onde se possa ter privacidade.

Fora essas exceções, que existem sob qualquer circunstância, a recomendação geral é que qualquer outra situação pode ser atendida na modalidade online, sem nenhum problema.

 

Quais as vantagens e os benefícios da psicoterapia online?

Agora é o momento de saber tudo sobre os benefícios de se fazer psicoterapia online, o que ajuda as pessoas a perceberem como essa é uma modalidade de terapia segura e na qual vale a pena investir.

Veja a seguir uma lista com os benefícios principais de optar pelo acompanhamento psicológico online:

Horários mais flexíveis para agendar uma consulta

um dos maiores benefícios da psicoterapia online é a enorme flexibilidade aos pacientes, que veem a possibilidade de marcar a sessão em um horário que seja bom para eles, sem interferir na rotina diária do trabalho.

Além de encontrar mais opções de horários, você ainda achará mais alternativas de psicólogos, de acordo com a sua disponibilidade.

Oferece os mesmos benefícios da terapia presencial

Não há como deixar de citar esse benefício, pois fazer terapia online não prejudica em nada os resultados obtidos em comparação com o acompanhamento presencial.

Portanto, você poderá realizar as suas sessões sem que haja nenhum prejuízo para os benefícios que são alcançados tradicionalmente

Traz maior praticidade e mais dinamismo

A terapia feita de forma online é muito mais prática, pois permite que você possa fazê-la diretamente da sua casa ou de qualquer outro lugar, desde que haja conexão com a internet e seja um local seguro e reservado.

Além disso, a possibilidade de agendar um horário que for melhor para você reflete a maior praticidade dessa opção. O dinamismo de uma sessão de terapia online é a mesma que no caso de uma sessão presencial, sem que ela seja afetada

Pode ser realizada de forma individual, em grupo ou em casal

Aqui está mais um benefício da psicoterapia online, que, assim como a presencial, pode ser realizada de diferentes formas. É possível ocorrer a terapia individual, terapia de casal e até terapia familiar

Custo inferior quando comparada com a psicoterapia tradicional

O custo geral da psicoterapia online é mais baixo do que de uma consulta presencial. O valor em si da psicoterapia presencial e online não tem diferença, porém, o paciente não terá custos extras como a gasolina ou transporte, coletivo ou de aplicativo, para deslocar-se até a consulta

Opção de atendimento seguro

O atendimento online será tão seguro quanto o presencial, visto que, de acordo com o Conselho Federal de Psicologia, o(a) psicólogo(a) deverá utilizar plataformas com segurança de criptografia no momento de definir qual ferramenta será utilizada para o atendimento psicológico à distância.

 

Quando procurar um psicoterapeuta online?

 

Um enorme questionamento sobre a psicoterapia online é a respeito de quando procurar um psicoterapeuta online.

Há pessoas que acreditam que a busca pelo acompanhamento psicológico feito pela internet deve ser realizada apenas em situações bastante específicas, o que é um engano.

Você deve procurar um psicoterapeuta sempre que perceber que possui algum tipo de necessidade ou desafio que pode ser solucionado através do auxílio de um profissional especializado.

Pessoas com sintomas de depressão, ansiedade ou estresse crônico devem sempre buscar pelo acompanhamento psicológico online.

Os pais precisam estar atentos também para que possam saber qual é o momento certo de buscar ajuda para seus filhos, nesse caso existe a possibilidade da terapia infantil e a terapia para adolescentes.

Isso porque as pessoas que estão passando por essas fases ainda não possuem autonomia, em geral, para perceber que precisam de ajuda e mesmo quando necessitam, não sabem como dizer isso ou recusam-se a comentar.

Com a atenção devida ao comportamento dos filhos, os pais podem entender então que eles estão passando por algum tipo de problema e que é preciso buscar apoio psicológico.

A terapia online costuma ser uma opção excelente para crianças e adolescentes, pois pode ser feita de casa sem que eles precisem ir até o local da consulta.

É preciso que os pais deem autorização para que os filhos possam fazer terapia online, de modo a cuidar da saúde mental e melhorar questões de relacionamento interpessoal, por exemplo.

Também pode fazer casais que estejam passando por alguma crise conjugal ou sexual, para isso é possível fazer a terapia do sexo online.

Além disso, é indicado que qualquer pessoa que necessite de auxílio psicológico e tenha dificuldades para encontrar um horário disponível para a terapia presencial vá em busca de um terapeuta online.

Afinal, essa modalidade é muito mais flexível e permite que as pessoas possam encontrar sempre um horário que adeque-se à sua rotina diária para ser atendida por um psicólogo online.

Ainda é preciso ressaltar que não se deve procurar um terapeuta apenas em situações nas quais os sentimentos e emoções estão muito intensos, pelo contrário.

Qualquer pessoa, a qualquer momento, pode buscar por acompanhamento psicológico online para conhecer-se melhor e desenvolver diversas habilidades, como as de fala, por exemplo.

 

Como consultar um psicólogo online?

Como consultar um psicólogo online

Isso porque as pessoas que estão passando por essas fases ainda não possuem autonomia, em geral, para perceber que precisam de ajuda e mesmo quando necessitam, não sabem como dizer isso ou recusam-se a comentar.

Com a atenção devida ao comportamento dos filhos, os pais podem entender então que eles estão passando por algum tipo de problema e que é preciso buscar apoio psicológico.

A terapia online costuma ser uma opção excelente para crianças e adolescentes, pois pode ser feita de casa sem que eles precisem ir até o local da consulta.

É preciso que os pais deem autorização para que os filhos possam fazer terapia online, de modo a cuidar da saúde mental e melhorar questões de relacionamento interpessoal, por exemplo.

Além disso, é indicado que qualquer pessoa que necessite de auxílio psicológico e tenha dificuldades para encontrar um horário disponível para a terapia presencial vá em busca de um terapeuta online.

Afinal, essa modalidade é muito mais flexível e permite que as pessoas possam encontrar sempre um horário que adeque-se à sua rotina diária para ser atendida por um psicólogo online.

Ainda é preciso ressaltar que não se deve procurar um terapeuta apenas em situações nas quais os sentimentos e emoções estão muito intensos, pelo contrário.

Qualquer pessoa, a qualquer momento, pode buscar por acompanhamento psicológico online para conhecer-se melhor e desenvolver diversas habilidades, como as de fala, por exemplo.

Psicoterapia Online por WhatsApp

O Whatsapp é a ferramenta mais popular, afinal, todo mundo hoje em dia tem uma conta nesta plataforma, correto? Isso já deixa tudo muito mais prático e fácil de ser feito.

O Whatsapp já permite, além das chamadas individuais, que sejam realizadas chamadas de vídeo com até 8 pessoas simultaneamente, o que é importante para sessões em grupo, por exemplo.

Psicoterapia Online por Google Meet

O Google Meet é um serviço de comunicação por vídeo desenvolvido pelo Google. É um dos dois serviços que substituem a versão anterior do Google Hangouts.

As video chamadas são criptografadas, têm acesso fácil em qualquer dispositivo e permitem reuniões com vários participantes – sendo, portanto, uma opção para a psicoterapia em grupo.

Psicoterapia Online por Zoom

O Zoom virou a ferramenta principal de vídeos-chamadas durante o período da pandemia e é por isso que vale muito a pena apostar nela para sua terapia online.

O Zoom permite que sejam feitos encontros virtuais, de forma totalmente gratuita, por períodos de até 40 minutos. Além disso, é possível conectar até 100 pessoas simultaneamente de graça.

Ela funciona tanto para atendimentos individuais quanto coletivos, como é o caso da terapia para casal online e de família. Fornecendo um link para uma sala virtual, ele poderá ser reutilizado futuramente e ainda há a possibilidade de colocar uma senha para entrar na sala, o que gera mais segurança

Psicoterapia Online por Skype

O Skype foi um dos primeiros aplicativos para realizar vídeo-chamadas e até hoje é muito utilizado para diversas finalidades, entre elas a de fazer acompanhamento psicológico online.

Dessa forma, você pode instalar tanto o aplicativo no computador quanto no seu celular para realizar chamadas

 

Por que fazer atendimento psicológico online?

Anteriormente, nesse texto, foram mostrados os benefícios de se fazer psicoterapia online, o que mostrou como vale a pena optar por esse atendimento.

A seguir, você verá uma lista resumida do porquê optar pelo atendimento psicológico online ao invés do atendimento presencial.

Veja quais são os motivos para realizar a terapia:

  • Você poderá escolher um profissional que esteja mais adequado com as suas necessidades
  • Você poderá escolher um horário que seja confortável e que não interfira na sua rotina diária de tarefas
  • Você terá uma maior facilidade de comunicação, o que para muitos é uma realidade, pois acham melhor falar em uma chamada de vídeo do que presencialmente
  • Você poderá encontrar valores que sejam mais compatíveis com a sua realidade

 

Como começar uma terapia online?

A partir de agora, você verá algumas dicas importantes para saber como começar uma terapia online, o que é essencial para colocar em prática a sua ideia de ter um atendimento psicológico pela internet.

Você vai ver como é muito mais fácil e prático do que imagina, já que em apenas alguns passos é possível já marcar a sua avaliação e depois ser direcionado para um psicólogo que esteja mais de acordo com as suas necessidades.

Preparado para saber tudo sobre como uma orientação psicológica online?

Então vamos lá!

 

1. Entre em contato com a Psicotér

Como começar uma psicoterapia online

 

A primeira coisa que você precisa fazer é entrar em contato com a Psicotér e isso pode ser feito de forma bastante fácil através do nosso site, onde você encontrará as opções de contato.

Lá, você terá a opção de nos contatar através da opção ‘Fale Conosco’, através dos nossos números de WhatsApp e através do nosso e-mail.

Além desses meios de contato, nós temos também as nossas redes sociais Facebook e Instagram.

2. Escolha o dia e a hora

Depois que você entrar em contato conosco, você poderá escolher o dia e a hora que estará disponível na agenda do(a)  psicólogo(a) indicado para você e que seja viável para ambos.

3. Faça a sua sessão pelo computador, tablet ou celular

O passo final é realizar a sessão da psicoterapia online, o que pode ser feito de diversas maneiras, de acordo com a opção que mais lhe agradar.

É possível escolher entre fazer a sua sessão pelo computador, pelo tablet ou ainda usando o seu celular, de acordo com a ferramenta que for escolhida para realizar a consulta.

Qual a duração da terapia online?

Você talvez se questione também a respeito de qual é a duração da terapia online, pois essa é uma outra dúvida que costuma surgir bastante a respeito desse tema em geral.

A duração da consulta da terapia online na Psicotér é padrão, sendo de 45 minutos cada uma delas, podendo variar em função de cada caso.

Com isso, você sabe exatamente quanto tempo terá na sua consulta, o que é importante porque ajuda as duas partes a trabalharem melhor o período que possuem para a terapia.

 

Quanto custa a terapia online?

Uma dúvida bastante comum que a maioria das pessoas possui é sobre quanto custa a terapia online.

Aqui, na Psicotér, o valor da psicoterapia online é o mesmo valor cobrado na psicoterapia presencial. Nós prezamos pela qualidade profissional dos atendimentos e isso interfere nos custos da clínica.

Os estudos realizados para a qualificação dos profissionais da Psicotér são única e exclusivamente para entregar um serviço de qualidade para os nossos pacientes e, por isso, acreditamos que tudo tem um valor.

Nós não oferecemos psicoterapia grátis, mas temos a opção de Avaliação BÔNUS, que consiste na primeira consulta ser gratuita. Os tratamentos realizados na Psicotér são pagos de forma particular, porém, possuímos descontos para convênios.

Além disso, considerando a questão dos custos totais, eles serão menores em uma consulta feita pela internet, pois você não precisará pagar despesas com gasolina ou transporte até o local da consulta.

Isso já deixa os custos muito mais baixos para você, o que é importante para caber bem no seu bolso no final do mês.

Gostou disso? Então não perca tempo e marque hoje mesmo a sua avaliação gratuita aqui na Psicotér!

Lisiane Duarte – CRP 07/12563

Psicóloga e Diretora Técnica da Psicotér

Clique para solicitar avaliação bônus

Veja Mais


    Se identificou com o assunto deste post?
    Então deixe seus dados abaixo que entraremos em contato em instantes* para agendar sua AVALIAÇÃO BÔNUS!


    Seu nome*
    Seu e-mail*
    Seu telefone

    Gostou? Compartilhe:

    Leia Também

    2 Comentários

    1. Carlos | 01 de julho, 2021

      Quero fazer psicoterapia online

      • Psicotér | 18 de outubro, 2021

        Olá, Carlos!

        Essa é uma ótima decisão! A psicoterapia online pode te ajudar no crescimento pessoal, autoconhecimento, dinâmicas de trabalho e muito mais.. Tudo isso, sem precisar que você se desloque ou saia do conforto de casa

        Nós, da Psicotér, temos uma equipe especializada nessa modalidade que pode te ajudar durante todo esse processo de acompanhamento. Entre em contato com a gente e agende uma avaliação BÔNUS! É só clicar: https://psicoter.com.br/fale-conosco/ e marcar!

    Deixe seu comentário

    Psicoterapia Online: Como Funciona e os Benefícios - Psicoter