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Como Administrar o Tempo Melhor: 8 Dicas práticas

Como administrar o tempo

“Como administrar o tempo melhor?” é um dos questionamentos mais comuns entre as pessoas que vivem no mundo corrido de hoje.

Sendo uma delas, você provavelmente já se pegou desejando que o dia tivesse mais horas ou que você pudesse se dividir em várias pessoas para dar conta de todas as tarefas necessárias.

Infelizmente, encontrar pessoas sobrecarregadas e com sérios problemas de organização no trabalho ou na vida pessoal é algo muito comum.

Isso não faz nenhuma delas ser menos competente ou desabilitada para um tipo de serviço, só mostra certa dificuldade na gestão de tempo e é exatamente por isso que produzimos este artigo!

Não há grandes segredos na criação de novos hábitos e uma rotina produtiva. Tudo faz parte de exercícios, tentativas, erros e acertos.

O importante é manter a força de vontade e estudar as estratégias que façam mais sentido para cada contexto.

Pensando nisso, acompanhe as dicas organizacionais que separamos para você descobrir como administrar o tempo no trabalho, em casa e em qualquer outro lugar!

Vantagens de aprender a administrar o tempo

Nos dias de hoje, saber organizar as próprias tarefas e trabalhar de um jeito otimizado é poupar energia, mas principalmente tempo.

Todo mundo sabe que esses dois pilares são extremamente importantes (energia e tempo), o que nos faz pensar em todas as formas de mantê-los preservados e disponíveis para as coisas importantes.

Por isso, é tão necessário manter os cuidados certos para ter um dia produtivo e organizado.

Prender-se a um planejamento completo e bem estruturado nos previne do estresse e do caos que qualquer imprevisto possa trazer, pois até para isso você estará preparado.

Além disso, as ansiedades, os conflitos de tarefas e todo aquele nervosismo diminuem consideravelmente.

Tudo o que precisa ser feito é seguir o planejamento.

Essa administração otimizada ajuda, inclusive, aquelas pessoas que possuem problemas de controle e gostam de ter tudo na palma das suas mãos.

Outro ponto muito importante é a produtividade que acaba melhorando muito, afinal você organiza seus prazos, estabelece as prioridades certas e acaba ganhando tempo, não desperdiçando.

Isso é interessante, inclusive, para quem procura técnicas de como administrar o tempo de estudo, por exemplo.

Tarefas não precisam ser só do contexto de trabalho ou serviço.

Muitas crianças e adolescentes podem precisar de mudanças nos hábitos de estudo para criarem uma rotina mais saudável e equilibrada.

Qualquer um precisa saber dividir o seu próprio tempo, pois as dores de cabeça da sobrecarga ou do estresse não vão olhar para idade, gênero ou qualquer coisa do tipo.

Muito pelo contrário! Ela vai se instalar em qualquer um que permita que a própria mente vire uma bagunça.

Sendo assim, melhorar suas atitudes nesses ambientes profissionais, na escola, faculdade ou até em casa vai te garantir uma mudança de olhar tanto dos outros, quanto o seu mesmo.

Quando nos sentimos bem com nossas demandas, os outros percebem e nos respeitam por isso. Somos mais respeitados e validados, inclusive.

Quem não quer criar esse tipo de confiança dentro do próprio negócio ou empresa, por exemplo?

Pois é! Mudanças são necessárias, nesses casos, mas não se preocupe! Estamos aqui para te ajudar a desenvolver as maravilhas que uma organização tem a oferecer!

Como administrar o tempo

 

8 Dicas para aprender como administrar o tempo:

Muitos se questionam sobre como administrar o tempo no dia a dia e, geralmente, isso inclui rotinas de trabalho, dinâmicas familiares e pessoais.

Apesar de não haver grandes segredos, inúmeras pessoas encontram grandes dificuldades em aprender a como administrar melhor o tempo no trabalho, por exemplo.

Isso pode acontecer por conta da própria desorganização, a dificuldade de tirar um tempo para isso ou, também, por questões psicológicas.

Os motivos podem ser vários, mas sejam quais forem, é sempre possível contorná-los de alguma forma.

Pensando nisso, separamos algumas dicas que podem te ajudar a otimizar o seu próprio tempo, fazendo com que sobre para suas demandas pessoais e extras! Confira!

1 – Tire as pedras do caminho!

O primeiro passo para descobrir como administrar o tempo é entender o que tem te impedido de ter uma rotina equilibrada, com bons hábitos.

Muitas vezes, estamos tão sobrecarregados de tarefas e problemas, que não nos permitimos ter espaço para pensar e planejar cada passo.

Isso atrapalha muito, mas como já citamos anteriormente, muitas coisas podem estar no seu caminho.

Se você busca aprender a como administrar o tempo na empresa ou em qualquer lugar, é preciso saber de onde vem esses bloqueios.

Em muitos casos, eles são o resultado da correria ou da pura desorganização pessoal, mas mantenha-se atento!

Há pessoas que também estão enfrentando problemas emocionais que não as permitem seguir em frente de um jeito saudável, fazendo com que fiquem procrastinando e desviando das próprias obrigações.

Se esse for o seu caso, talvez precise de muito mais do que essa lista de dicas!

Pessoas com questões emocionais precisam receber uma ajuda profissional para conseguir, primeiramente, melhorar a relação consigo mesma para, só então, tentar seguir algum tipo de planejamento.

Agora, se o seu problema for simplesmente a preguiça, a procrastinação ou a desorganização, respire fundo!

Existem muitas formas de superar isso, basta estimular o seu autoconhecimento para começar com o pé direito!

Conhecer a si mesmo vai permitir que você entenda suas próprias dinâmicas, os jeitos que gosta de levar as coisas, as formas com as quais aprende e de que maneira sua mente funciona.

Isso é de grande ajuda para organizar e otimizar a própria rotina.

Sem mencionar que, também, ajuda você a perceber onde estão as lacunas reais: o que atrapalha seu trabalho, onde estão suas dificuldades, qualidades e afins…

2 – Aprenda a separar os ambientes

As pessoas que buscam como administrar o tempo em casa costumam ter dificuldade em fazer o mesmo no trabalho e na vida, em geral.

No momento em que começam a tentar se reorganizar, é muito comum que se atrapalhem, pois misturam todas as demandas e as tarefas de casa viram as do trabalho e vice-versa.

É extremamente necessário que você compreenda: um espaço não pode interferir no outro, por mais que ambos estejam bagunçados ou fora de ordem.

A gente sabe que nem sempre é fácil estabelecer esse limite, mas ele é importante para evitar sobrecarga e, acima de tudo, a mistura de vida pessoal com a profissional.

Para isso, reserve seu espaço de trabalho e distancie ele dos problemas domésticos.

Crie um ambiente diferente nos dois lugares e saiba aproveitar cada um deles como único, mesmo que seu escritório seja em casa ou algo parecido.

Questões profissionais precisam ser tratadas como algo diferente da sua vida pessoal e isso se aplica aos espaços físicos também!

Não misture contas, projetos, listas ou materiais de casa, estudo e trabalho.

Separe da forma que lhe for mais agradável, mas faça.

Isso é determinante para que sua mente se acostume e se adapte conforme cada ambiente, algo que vai te ajudar a manter o foco no que for necessário e na hora certa.

Como administrar o tempo

 

3 – Hora de começar: avalie suas atividades!

Ao pensar em como administrar o tempo, vá com calma e não abrace o mundo de uma vez só!

Liste todas as atividades que precisam ser feitas, incluindo as que estão atrasadas ou em processamento.

É importante que você tenha uma visão geral do que está acontecendo, então coloque tudo que ainda não foi concluído ali.

A partir disso, avalie cada uma das suas atividades: entenda o tempo de disponibilidade que cada uma precisa, quais os requisitos e o que precisa ser organizado antes de fazê-la.

Pode parecer perda de tempo, mas mantendo esse olhar inicial você consegue estabelecer as prioridades com muito mais facilidade.

Então, olhe com carinho para cada tarefa e não entre em desespero para finalizá-la de cara.

Isso pode estar te desgastando e te fazendo pensar em muitas coisas ao mesmo tempo.

Então, nesse primeiro momento, apenas observe o tempo que cada uma irá levar o qual o nível de prioridade delas.

4 – Trabalhe com metas

Qualquer pessoa trabalha melhor quando sabe para onde está caminhando, certo?

Sendo assim, crie um sistema de pequenas metas diárias. Elas podem incluir tanto tarefas da casa, como do trabalho ou semelhantes, mas saiba separar!

Essas metas podem ser feitas em formato de lista, pequenos papéis adesivos ou até em um sistema online, contanto que funcione para você.

Nem sempre encontramos o sistema ideal de primeira e tudo bem! O importante é não desanimar e pular para a próxima tentativa.

Quanto às metas: comece com as pequenas. Não tente fazer muita coisa de primeira, isso só irá te esgotar e causar uma frustração imensa ao não fazer tudo perfeito.

Portanto, aproveite para ser realista: não se planeje para salvar o mundo em um dia, porque além de impossível, será doloroso ficar tentando sem sucesso.

Com o tempo e conforme você for realizando bem todas as tarefas solicitadas, você pode aumentar o número delas, mas sempre com cuidado e de forma gradual.

Lembre-se: você está se adaptando a novos hábitos, então não espere que as coisas mudem e melhorem da noite para o dia!

5 – Pratique o mindfulness

Agora que você já possui suas tarefas organizadas, conhece o tempo de cada uma e já estabeleceu o que é prioridade, dê um passo certeiro: faça uma coisa de cada vez!

A técnica do mindfulness pode te ajudar muito nesse processo.

Atualmente, nos cobramos cegamente para sermos multitarefas, como nossas máquinas e aparelhos tecnológicos.

Com isso, só esquecemos de um pequeno detalhe: nenhum de nós está nem perto da dinâmica dessas máquinas. Nós somos humanos, seres complexos e emocionais que não podem, simplesmente, viver no limite.

Isso é perigoso e, por mais que muitos acreditem que não, fazer uma tarefa de cada vez permite otimizá-la do melhor jeito possível.

Você ganha tempo, poupa estresse, angústia e ainda consegue focar 100% em uma coisa só.

Esse é o princípio da técnica do mindfulness!

Ela se baseia no foco total em cada atividade, permitindo que você se doe totalmente para aquela tarefa durante um tempo específico.

É isso que gera bons resultados, porque além de terminar mais rápido o que é pedido, você ainda evita problemas de falta de atenção ou erros pequenos que cometeria se estivesse prestando atenção em muitas coisas.

6 – Respeite os seus limites

No processo de aprendizado de como administrar o próprio tempo, existe mais um erro que as pessoas cometem desenfreadamente: abraçar mais do que podem.

Isso pode acontecer por não saberem dizer “não” ou, simplesmente, por serem passivas demais no ambiente de trabalho.

Como já falamos anteriormente: isso não pode acontecer!

Se organizar é reconhecer os seus limites e, mais importante que isso, respeitá-los ao ponto de não os ultrapassar.

Pode ser difícil no início, afinal sempre há certa timidez ou dificuldade de contestar as pessoas que nos passam essas tarefas.

No entanto, você também é humano e nunca pode dar aos outros mais do que pode! E o mesmo vale para as cobranças que você projeta nos outros, viu?

Saiba cobrar e saiba ser cobrado: de um jeito justo, equilibrado e que não vá comprometer a sua saúde mental ou física.

Isso é autocuidado, é saber cuidar dos outros, do ambiente e é o caminho para aprender a como administrar o tempo.

 Psicoterapia

 

7 – Saiba lidar com falhas

Aproveitando a visão mais humana do trabalho e da vida pessoal, aproveitamos para dizer: saiba reconhecer e lidar com as suas falhas.

Todo e qualquer planejamento está sujeito a problemas, imprevistos ou erros.

Muitas das coisas que organizamos podem nos surpreender ou não sair como planejado, afinal a prática é sempre muito diferente da teoria.

Você precisa estar pronto para abraçar esses erros e aprender com eles.

Uma batalha perdida não significa nada perto do mar de acertos que você constrói todos os dias, então agarre-se aos seus acertos!

Entenda cada pequena conquista como algo grande, lindo e seu! Isso vai te manter focado e animado para seguir em frente.

Quanto às falhas ou os erros, saiba manter a calma para olhá-los como uma fonte de aprendizado.

Nem sempre é fácil fazer isso, pois somos treinados a detestar a frustração, mas calma! Ela faz parte do seu processo de crescimento e vai te salvar de muitas dores de cabeça futuras.

8 – Saiba pedir ajuda!

Quando o assunto é trabalho ou estudo, muitas pessoas têm dificuldade em admitir ajuda.

Isso pode vir de muitos lugares, desde a insegurança, até o medo das próprias falhas, como acabamos de citar.

A questão é que o pedido de ajuda nunca deve ser relacionado a um sinal de fraqueza.

Todo mundo já ouviu, em algum momento da vida, aquele ditado: “duas cabeças pensam melhor do que uma”, certo? E não tem caso melhor para aplicar essa frase!

Pedir ajuda pode te livrar de muito estresse, sem falar que vai te abrir canais de comunicação que você nem imagina.

É a típica atitude que gera laços e relações de confiança ou troca, coisas muito importantes para ambientes profissionais e pessoais também.

Isso precisa ser considerado pelas pessoas que buscam como administrar o tempo de estudo, por exemplo, porque elas podem e devem utilizar da ajuda dos outros para aprender melhor.

São passos pequenos, mas que quando são dados, fazem uma diferença gigantesca!

 psicologia pode ajudar a administrar o tempo

 

Como a psicologia pode ajudar a administrar o tempo

Depois de aprender a como administrar o tempo na teoria, é preciso buscar a prática e não tem jeito melhor de fazer isso do que com acompanhamento psicológico.

Todas as dicas que demos neste artigo sobre organização pessoal e mental são muito importantes para a nossa rotina, mas cada uma delas pode ser extremamente otimizada com o auxílio do psicólogo.

Isso porque um profissional pode nos ajudar nos pilares emocionais, mas organizacionais também! Você pode fazer psicoterapia online ou presencial.

Muitos podem colaborar com a construção de um cronograma pessoal, além de nos impulsionar a correr atrás de cada uma das metas que estabelecemos.

Essa é uma ajuda que nem sempre estamos dispostos a pedir, mas que quando cedemos, transforma até a forma como enxergamos os nossos problemas.

Um psicólogo pode ser nosso maior aliado na hora da desmotivação ou do cansaço excessivo.

Ele vai nos lembrar constantemente dos motivos pelos quais começamos, desde cedo, a buscar e prezar pelas coisas bem feitas, além de nos ajudar a desenrolar todo e qualquer acúmulo emocional.

São vantagens que não acabam mais e fazem toda a diferença no aprendizado de como administrar nosso tempo.

Você já sentiu que precisava de uma ajuda assim? Sente que seus dias estão com poucas horas e que, talvez, o cansaço esteja mais presente do que deve?

Na Psicotér, contamos com profissionais totalmente capacitados para te ajudar a superar essas dificuldades. Não há mais motivos para adiar a sua chance de melhora!

Entre em contato com a nossa equipe de atendimento e garanta a sua CONSULTA VIP!

Lisiane Duarte

Lisiane DuarteFundadora da Psicotér, CEO e Diretora Técnica, Psicóloga Cognitivo-Comportamental, completamente apaixonada pelo ser humano, realizada e privilegiada por poder participar da transformação de vidas. Experiência de mais de 20 anos de atuação clínica e empresarial. Psicoterapeuta individual e em grupo de crianças, adolescentes, adultos, idosos, casal e família, online e presencial, pós-graduada em Gestão do Capital Humano. Consultora de recolocação profissional desde 2003, capacitando e orientando profissionais em transição de carreira na busca de novas oportunidades. Também consultora em diversas empresas nacionais e multinacionais, nas diversas áreas de RH, atendimento e avaliação psicológica de profissionais.

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