Conteúdo desse artigo
ToggleDepressão, Ansiedade, Estresse ou Depressão Ansiosa?
Você já parou para se perguntar se o que você sente é um transtorno? Pode ser apenas um estresse, pode ser uma depressão ou uma ansiedade ou até mesmo uma depressão ansiosa.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), as três doenças mais comuns no mundo, atualmente, são Transtornos Psicológicos que afetam o dia-a-dia das pessoas. Esses transtornos podem estar presentes em todas as áreas da vida.
São eles: Transtornos de Estresse, Ansiedade e Depressão.
Porém, também podemos desenvolver uma depressão ansiosa, onde depressão e ansiedade se apresentam juntas.
Estes transtornos, também estão entre as maiores causas de faltas e afastamentos no trabalho, do mesmo modo, perturbam o ambiente familiar e pessoal.
Três problemas diferentes ou três problemas em um?
O Estresse, a Ansiedade e a Depressão, são transtornos que podem se manifestar separadamente ou em conjunto. Por isso, é de extrema importância conhecer os sintomas de cada um deles.
Primeiro de tudo, vamos começar com os sintomas que estão presentes tanto no Estresse, na Ansiedade, assim como, na Depressão.
São eles:
– Alterações na qualidade do sono (tanto para mais, como para menos );
– Alteração no apetite e peso ( tanto para mais como para menos);
– Perda no interesse sexual;
– Gastrites;
-Cefaleia;
– Dores no corpo;
– Queda da imunidade;
– Preocupação em não conseguir dar conta das tarefas do dia-a-dia e
– Sensação de fracasso.
Se todos estes sintomas são comuns aos três transtornos, como é possível definir de qual problema estamos nos referindo?
Os sintomas podem ser, provavelmente os mesmos, certamente os que os difere é a origem de cada um deles. Também podemos estar com mais sintomas, uma depressão ansiosa (ansiedade e depressão juntas).
Estresse
Quando falamos de estresse, estamos nos referindo a uma pressão externa. Está relacionado ao momento que estamos vivendo. O estresse é uma resposta de “colapso” quando sentimos que não vamos dar conta das responsabilidades e tarefas que temos que alcançar. Pode-se usar como exemplos de estresse, excesso de tarefas versus Tempo e também as pressões sociais de como agir em determinadas situações.
Ansiedade
É a resposta interna frente a situações que nos geram preocupações. Da mesma forma a ansiedade surge do medo de não darmos conta, ou não sermos capazes de realizar algo. Ansiedade tem ligação com nossas experiências do passado que nos fazem sentir impotentes, inseguros, diante de situações de desempenho, veja mais sobre os tipos de ansiedade
Depressão
Como resultado a depressão pode surgir como a resposta de um ciclo de muitas situações de estresse e ansiedade, que deixam de ser situações pontuais para se tornar crônicas na vida das pessoas.
Acima de tudo, sintomas de ansiedade e estresse crônicos, são tão frustrantes que podem levar a baixa auto-estima, e mudanças de humor. E também outras emoções como tristeza, culpa, visão de desesperança em relação a si, além disso ao ambiente e ao futuro.
Convivendo com o estresse em nossa vida
Certamente que não podemos esquecer que o mundo atual gera situações cada vez mais estressantes, do mesmo modo não podemos deixar de lado a questão hereditária e experiências de vida na manifestação destes Transtornos. Mas este texto traz a ligação entre Estresse, Ansiedade e Depressão.
Porque entendermos os sintomas que os ligam e suas diferenças, consequentemente nos ajudam a estar sempre em alerta e conhecermos mais de nós mesmos.
Por outro lado, também precisamos saber que podemos desenvolver estes sintomas concomitantemente, por exemplo, uma depressão ansiosa que une tristeza e preocupações.
Além disso não podemos viver sem situações que nos causam tais desconfortos. Mas podemos atenuar o que provoca tais sentimentos e sintomas em nós. Isto é, aprender como diminuir a ansiedade e a identificar e tratar o estresse, ou uma depressão ansiosa.
Certamente que conhecer a nós mesmos e saber quando precisamos entrar em ação para não adoecermos é sempre a melhor pedida.
Não esqueça que distrair a mente com programas que nos fazem bem, estar junto de pessoas que amamos e também dar boas risadas. Esse é o equilíbrio de uma vida que nos exige tanto.
Acima de tudo: equilíbrio sempre é o melhor caminho!
Você está passando por algum dos sintomas descritos acima ou se encaixou em algum dos Transtornos apresentados? Você não está conseguindo sair disso? O psicólogo tem as ferramentas para lhe ajudar a lidar com estas situações e sentimentos.
Não exite e entre em contato conosco!!
Ana Carolina Hanke – CRP 07/13362
Psicóloga Clínica Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental e Técnicas Integradas.
Respostas de 2
Sofro do síndrome do pânico e tenho depressão ansiosa ????
Olá Daniela, tudo bem?
Quando se trata de sintomas de um transtorno ou de uma síndrome, por exemplo, é sempre interessante ir em busca de um profissional para que ele possa investigar o seu caso e identificar qual o diagnóstico apropriado para a sua situação! Isso porque ele tem a formação necessária e ainda te garante um tratamento personalizado.
Nós da Psicotér contamos com uma equipe completamente capacitada que pode te ajudar nesse processo de identificação, fique à vontade para nos contatar: https://psicoter.com.br/fale-conosco/
Abraço!