Endereços psicoter
Rua Vigário José Inácio, 250 Sala 102 Centro - Porto Alegre
R. Antônio Joaquim Mesquita, 131 - Passo d'Areia - Porto Alegre
SEG A SEX DÀS 7H ÀS 22H - SÁB DÀS 7H ÀS 12:30H

Sentimento de vazio: o que é, causas e tratamento

sentimento de vazio

O sentimento de vazio é difícil de explicar, o fato é que ele está presente na vida da maioria das pessoas. É claro que em alguns casos, com maior intensidade do que outros.

Algumas pessoas relatam que ele promove uma certa desconexão da vida, fazendo com que a pessoa tenha vontade de desaparecer, sumir, dormir e não acordar mais. Além disso, sintomas físicos podem ser comumente sentidos como: frio na barriga, aperto no peito, dores de cabeça, náuseas e outros.

O sentimento de vazio é semelhante a um “oco” por dentro como se alguém tivesse arrancado tudo, mas mesmo assim, tem um peso insuportável cravado na alma.

 

Na verdade o que é o sentimento de vazio?

sentimento de vazioDe forma resumida, o sentimento de vazio é pensar que a nossa existência não tem fundamento; mesmo que a vida esteja boa e não haja motivos para esse devaneio.

Eu diria que esse sentimento de vazio é tido na maioria das vezes em situações de muito estresse na vida da pessoa, pode ser advindo de uma tristeza por luto, divórcios, perdas financeiras e acontecimentos marcantes.

Além disso, pessoas que possuem algum distúrbio psíquico como a depressão, pode sentir a necessidade de questionar constantemente o real sentido da vida.

O fato, é que o sentimento de vazio no coração fere as emoções de uma pessoa. Quando isso ocorre, essas feridas devem ser tratadas para que elas não se compliquem ao longo do tempo e se tornem problemas maiores e limitem a qualidade de vida.

As pessoas buscam soluções para preencher esse “oco”, algumas se divertindo, outras, fazendo atividade física. No entanto, a maioria encontra conforto na comida, álcool ou nas drogas, tudo isso para não se sentirem sozinhas e fracas, pois não suportam sentir esse “vazio da alma”.

Mas, o por que o sentimento de vazio causa tanto estrago na vida das pessoas?

Porque assusta quem o possui, isso ocorre porque não se pode compreendê-lo. A pessoa sente necessidade de algo, mas ela não consegue definir o que é.

agendar avaliação psicóloga online

Outras causas do sentimento de vazio

Existem diversos motivos que podem levar uma pessoa ter um sentimento de vazio; é importante conhecer essas razões para então, determinar o preenchimento desse espaço oco. Confira:

  • Auto alienação

A pessoa se sente estranha com ela mesma, isso ocorre na tentativa de afastar certas emoções. O fato é que não podemos afastar os sentimentos da nossa vida. Eles fazem parte do que somos, quando isso ocorre, eles ficam presos na nossa mente e vão nos engolindo vagarosamente.

Com isso, vem esse sentimento de vazio na alma que é muito comum em pessoas que tiveram famílias que não cultivam certas emoções.

  • Não ter autoconhecimento

O autoconhecimento proporciona a visão clara de si mesmo, liberdade de escolha e planejamento consciente do futuro.

Quando a pessoa se questiona sobre quem de fato é e quer descobrir o que a deixa incompleta, as coisas tendem a mudar de figura.

  • Ficar procurando coisas externas para preencher o vazio da alma

A felicidade ou a razão da sua existência não é algo que se busca fora, no universo. Ela está dentro de você, portanto, você precisa saber quem você é e qual é o propósito que tem.

É importante lembrar que você é uma pessoa, tem uma história no qual, é o protagonista. Por isso, as razões que busca não estão fora e sim dentro de você.

  • Falta de conexão com as pessoas

Entenda, você precisa melhorar o relacionamento consigo mesma e dar mais significado para a sua vida. Ter um propósito poderá ajudar muito a preencher esse sentimento de vazio.

Existem formas de compreender esse sentimento de vazio. Além disso, ele pode ser amenizado e preenchido através da psicoterapia, pois o autoconhecimento é um dos benefícios da terapia mais valiosos desta técnica de tratamento psicológico.

Não tenha medo, procure a ajuda de um profissional qualificado e experiente. Esse é apenas um momento da sua vida que pode ser superado, não encare isso como uma fatalidade. Comece se conhecendo melhor para então, se ajudar.

atendimento psicológico online

Psicóloga Lisiane Duarte – Diretora Técnica da Psicotér

Gostou? Compartilhe

Posts Relacionados

Confira os assuntos de maior interesse

avaliação psicológica bônus

    Se identificou com o assunto deste post?

    Então deixe seus dados abaixo que entraremos em contato em instantes* para agendar sua AVALIAÇÃO BÔNUS!

    Seu nome*

    Seu e-mail*

    Seu telefone

    21 respostas

    1. Então… desde dezembro de 2022 que eu venho sentindo esse vazio, sinto que não posso preenche-lo mais com nada. Antes eu fazia coisas, colocava coisas, arrumava coisas para tentar me distrair, mas sempre volta esse vazio que eu não sei explicar. Não posso falar que isso não me afeta, pois de fato me afeta, mas eu estou fazendo a minha parte que é seguir em frente e espero que em algum dia esse vazio imenso deixe de existir em mim. Eu acho que devo procurar mais a Deus, Ele não é a causa desse problema meu, porém quem disse que Ele não pode ser a solução? Enfim vou indo, sei que não é só eu que estou sozinho nessa, desejo que possamos está com esse vazio preenchido algum dia.

      1. Olá!

        O sentimento de vazio pode ser muito solitário e como você mesmo descreveu: doloroso. De fato, afeta demais o nosso cotidiano e nos faz perder a força de vontade para as tarefas mais simples… Se esse é o seu caso, saiba que é de extrema importância contar com a ajuda de um profissional, porque ele irá auxiliar na investigação das motivações por trás desse sentimento, além de te ajudar a superá-lo cada dia mais!

        A Psicotér se coloca a disposição para te ajudar nesse processo, viu? Se quiser, fique à vontade para entrar em contato conosco: https://psicoter.com.br/fale-conosco/

    2. Eu sinto que toda vez que eu quero muito algo eu faço tudo o que posso para conseguir e consigo na maioria das vezes mas ,no momento em que eu deveria estar curtindo o que conquistei que eu tanto queria,eu não me sinto completa,não me sinto feliz,sinto esse vazio,perto no coração, nó na garganta,vontade constante de chorar,estresse por tudo…e começo a rever o que eu realmente quero,me arrepender de algumas coisas,pensar como teria sido melhor se fosse diferente,então eu volto ao msm ciclo de correr atrás para mudar tudo novamente e quando TD muda esses sentimentos ruins voltam ,isso nunca muda,parece q sou ingrata,mas parece que nada que eu queira me faz feliz de verdade quando eu consigo,eu sempre penso que estou errada e olho para o passado ,penso no futuro ,e o agora que eu deveria aproveitar eu não consigo,não consigo focar no agora ,e o pior de tudo é que ninguém me entende ,eu comecei a me segurar,segurar meus sentimentos e a vontade de chorar,pq toda vez que explodo e choro,ninguém entende ,ninguém nunca entende e eu não sei explicar ootivo

      1. Olá Tamires,

        Às vezes, pode ser muito difícil lidar com um turbilhão de emoções, especialmente se elas aparecem por conta de uma situação externa (como um problema familiar, de trabalho e etc). No entanto, se sentir sensível a todo o momento pode ser um sinal de que algo não anda muito bem dentro de nós mesmos. Talvez seja a hora de procurar a ajuda de um psicólogo que possa acolher e te ajudar com essas demandas!

        A Psicotér gostaria de se de colocar à disposição para te ajudar com essas questões e possíveis dores emocionais que estejam atrapalhando o seu dia a dia… Entre em contato com nossa equipe de atendimento para mais informações: https://psicoter.com.br/fale-conosco/

        Grande Abraço!

    3. Então, recentemente voltei a sentir uma melancolia, uma solidão e um sentimento de não pertencimento sem razão alguma. Também sinto falta de algo que não sei o que é e minha mente sempre me sabota. É uma tristeza que me faz chorar em silêncio, não falo nada pra ninguém. Posso estar rodeada de pessoas, mas esse sentimento de vazio é latente. Percebi que me fechei muito e não faço questão de conhecer ou estar perto de outros. Tenho um relacionamento de longa data, muitos planos e quero tanta coisa bacana, mas a impressão é cada dia me afogo mais nesses sentimentos ruins. Minha cabeça não para de pensar que nada dará certo ou que estou no lugar errado, parece que não vivo o agora. É devastador reviver isso tudo porque já procurei ajuda de um psicólogo e por um tempo conseguir relaxar e me achar no meio desse caos. Me perdi de novo e estou infeliz.

      1. Olá,

        Realmente, quando nos sentimos sozinhos e vulneráveis perante tantos motivos, é importante poder contar com alguém que nos ouça ativamente e nos ajude a resolver essas questões. O sentimento constante de vazio pode evoluir para ansiedades ou transtornos mais graves, por isso, seria importante que você buscasse um psicólogo para prevenir e cuidar dessas emoções!

        A Psicotér se coloca disponível para te ajudar nessa jornada, é só entrar em contato com nossa equipe de atendimento: https://psicoter.com.br/fale-conosco/

        Grande abraço!

    4. Eu estou tendo esse sentimento de vazio há 1 ano já, mas não sei se é exatamente esse o sentimento que tenho, parece que o que eu sinto não tem nome, não sei explicar o que é, parece que nao tenho o vocabulário pra explicar o que é, eu só sei explicar o que NÃO é.. é meio difícil de entender, mas fico no escuro pq isso que eu sinto eu nunca ouvi ninguem falando que sente do mesmo jeito. acho incrivel como eu consigo sentir uma coisa que parece tao exclusiva minha. já faço terapia e tratamento psiquiátrico, mas não sei mais o que pode ser feito. tambem sinto uma apatia e anedonia absurdas, parece que nada mais me anima, eu me imagino fazendo algo que gosto e nao vem aquele sentimento bom de vontade..

      1. Olá Carolina!

        Há momentos em que a gente realmente se sente perdido quanto às novas sensações que aparecem e ficar no escuro, nessas horas, pode ser muito solitário e até assustador, certo? É ótimo saber que você já conta com a ajuda desses profissionais para lidar com isso, mas é importante observar se o seu acompanhamento tem sido benéfico para você e se tem atendido, realmente, tudo o que você precisa. É comum que nossas necessidades mudem junto com os cenários em que nos colocamos, então não tenha medo de buscar outros caminhos, se necessário.

        Nós, da Psicotér, seguimos à disposição para te ajudar, se quiser!

    5. Estou neste momento a sentir essa sensação de vazio e é isso que explicam aí..mas não é sempre que sinto isto..vem de vez em quando esta sensação e dura algumas horas…é como se me sentisse sozinha ou incompreendida por toda a gente e me fizesse questionar da minha existencia nesta vida..é assustador sentirmos esta sensação de vazio

      1. Patrícia, muito importante identificar essas sensações! Ter o sentimento de vazio e esses questionamentos sobre a própria existência, mesmo que de vez em quando, é algo que pode ser investigado e superado com a ajuda de um profissional. Nestes últimos tempos, muitas pessoas têm lidado com essas questões e é crucial encontrar alguém que possa te ajudar a lidar com isso de uma forma saudável e segura.

        Se precisar, você pode contar com a Psicotér! Entre em contato com a gente: https://psicoter.com.br/fale-conosco/
        A sua saúde mental precisa ser uma prioridade

    6. Muito bom o conteúdo! Recentemente começei a sentir isso. Mas agora cada vez com mais intensidade. Meus pais faleceram, não tenho irmãos e meu filho não mora comigo portanto não fica comigo direto.
      Sinto esses vazio, e doi e aperta me angústia por dentro. Penso em mudar de vida, de casa e uma vida nova para fugir disso. Passei por muitas coisas e sempre fui forte. Mas a conta parece que chegou.
      Tinha uma namorada que me aliviou esse vazio mas acabamos terminando. Näo busquei ainda ajuda profissional mas estou considerando isso

      1. Andrei, só de estar pesquisando sobre o assunto e considerando buscar ajuda, você já deu o primeiro passo em direção à mudança!

        Infelizmente esse sentimento é comum ao passar por situações difíceis, como a que você relatou. Mas você não precisa mudar de casa para mudar de vida; basta mudar o seu interior. E a psicoterapia pode te ajudar com isso!

        Mudando seus hábitos, a forma como você enxerga o mundo e a si mesmo, é possível ser mais feliz e deixar o sentimento de vazio para trás.

        Se você precisar, pode contar com a Psicotér! Clique aqui: https://psicoter.com.br/fale-conosco/ para entrar em contato com a gente, conhecer a Psicotér e agendar sua avaliação

    7. Olá! Me chamo liliane.
      Tenho 26 anos, sou casada, tenho 2 filhos…
      Sinto um vazio imenso, minha mente é barulhenta mesmo em silencio.
      Nao sei se me conheço kkkk parece ironico mas realmente nao sei ?. Tenho magoa de pessoas. ao mesmo tempo daria minha minha vida por elas. Uma mistura de sentimentos, sei la.
      Nunca procurei psicólogo porque me dizem que é frescura.

      1. Oi, Liliane!

        Ter uma “mente barulhenta” é comum para quem sofre de depressão, ansiedade ou outros transtornos. Isso acontece porque, mesmo em silêncio, você tem muitas preocupações acumuladas e não consegue controlar seus pensamentos!

        Também é comum ter sentimentos misturados e difíceis de entender, seja sobre outras pessoas ou sobre si mesma. Você não está sozinha nessa!

        Saiba que precisar de ajuda não é “frescura”, você merece ser feliz e ter uma vida mais tranquila. E um psicólogo pode te ajudar muito nesse sentido.

        Entre em contato com a gente https://psicoter.com.br/fale-conosco/ para conhecer a Psicotér e agendar uma avaliação com uma de nossas psicólogas ?

    8. Eu sinto um vazio,eu olho as pessoas parecem que estão cheias de tudo, eu converso e rio com as pessoas,mas quando vou pro meu quarto me sinto vazia(sem capacidade de amar alguém ou algo) eu tenho um filho,mas parece que falta algo em mim,choro muito!!!

      1. Ângela, esse sentimento de vazio infelizmente é comum. Isso não quer dizer, porém, que você deva aceitar esse sentimento e viver assim – a psicoterapia pode te ajudar a sair dessa.

        Você merece ser feliz e viver com equilíbrio!

        É essencial que você busque a ajuda de um psicoterapeuta para retomar a qualidade de vida. A Psicotér está aqui para você, ok?

    9. oi… Eu não sabia o que estava sentindo até procurar e encontrar nessa página. Eu realmente sinto tudo que está aí. E dói muito, sabe …. Desde quando minha irmã se casou, eu acabei ficando sozinha e resolvi esconder a dor da saudade, e todos que me viam pensavam que eu era autoritária e muito ignorante pois resolvi esconder a dor da saudade com a raiva … E todos os dias eu me sinto infeliz… como eu posso tratar? Mais companhia seria o ideal? Ou um animalzinho?
      Espero que vcs possam me ajudar

      1. Oi, Thalita!

        Quando passamos por separações, é comum nos sentirmos sozinhos e procurarmos uma forma de reprimir e esconder essa dor.
        Ter mais companhia ou adotar um pet pode até te ajudar temporariamente e de forma superficial, mas não vai apagar os seus sentimentos mal resolvidos e não trará resultados duradouros.

        Nesse caso, o recomendado é procurar a psicoterapia, para desenterrar todos esses sentimentos, aprender a lidar com eles de uma maneira mais saudável e mudar a forma como você encara essa separação.

        Estamos aqui para te ajudar, ok?! Contamos com o apoio de diversas psicólogas altamente especializadas e oferecemos atendimento presencial e online. Você pode entrar em contato conosco https://psicoter.com.br/fale-conosco/ para saber mais e dar o primeiro passo em direção à mudança!

    10. Eu sinto vazio passo por psicólogo mas ainda não me sinto melhor, não sei o que fazer para me senti melhor, se alguém puder me ajudar por favor entre em contato.

      1. Oi, Marcos!

        Durante o acompanhamento com um psicólogo, você precisa lidar com muitas emoções e pensamentos; muitos deles te acompanharam durante toda a vida, e, por isso, podem ser difíceis de desconstruir. Com o tempo, os resultados ficam mais claros, e você vai notar que o processo valeu a pena!

        A Psicotér é uma clínica de psicologia que oferece atendimento presencial e online. Contamos com o apoio de psicólogas especializadas e estamos disponíveis para te auxiliar! Basta entrar em contato conosco https://psicoter.com.br/fale-conosco/ e agendar uma avaliação. Estamos te esperando!

        ~ Equipe Psicotér

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *