Marker
relógio Seg a Sex dàs 7h às 22h - Sáb dàs 7h às 12:30h
(51) 9 9833-8006
(51) 4100-2513

Sentimento de Vazio: o que é, causas e tratamento.

Categoria: Depressão, Doenças e Transtornos

O sentimento de vazio é difícil de explicar, o fato é que ele está presente na vida da maioria das pessoas. É claro que em alguns casos, com maior intensidade do que outros.

Algumas pessoas relatam que ele promove uma certa desconexão da vida, fazendo com que a pessoa tenha vontade de desaparecer, sumir, dormir e não acordar mais. Além disso, sintomas físicos podem ser comumente sentidos como: frio na barriga, aperto no peito, dores de cabeça, náuseas e outros.

O sentimento de vazio é semelhante a um “oco” por dentro como se alguém tivesse arrancado tudo, mas mesmo assim, tem um peso insuportável cravado na alma.

O que é na verdade o sentimento de vazio?

Imagem -Vazio EmocionalDe forma resumida, o sentimento de vazio é pensar que a nossa existência não tem fundamento; mesmo que a vida esteja boa e não haja motivos para esse devaneio.

Eu diria que esse sentimento de vazio é tido na maioria das vezes em situações de muito estresse na vida da pessoa, pode ser advindo de um luto, divórcios, perdas financeiras e acontecimentos marcantes.

Além disso, pessoas que possuem algum distúrbio psíquico como a depressão, pode sentir a necessidade de questionar constantemente o real sentido da vida.

O fato, é que o sentimento de vazio fere as emoções de uma pessoa. Quando isso ocorre, essas feridas devem ser tratadas para que elas não se compliquem ao longo do tempo e se tornem problemas maiores e limitem a qualidade de vida.

As pessoas buscam soluções para preencher esse “oco”, algumas se divertindo, outras, fazendo atividade física. No entanto, a maioria encontra conforto na comida, álcool ou nas drogas, tudo isso para não se sentirem sozinhas e fracas, pois não suportam sentir esse “vazio da alma”.

Mas, o por que o sentimento de vazio causa tanto estrago na vida das pessoas?

Porque assusta quem o possui, isso ocorre porque não se pode compreendê-lo. A pessoa sente necessidade de algo, mas ela não consegue definir o que é.

Outras causas do sentimento de vazio

Existem diversos motivos que podem levar uma pessoa ter um sentimento de vazio; é importante conhecer essas razões para então, determinar o preenchimento desse espaço oco. Confira:

  • Auto alienação

A pessoa se sente estranha com ela mesma, isso ocorre na tentativa de afastar certas emoções. O fato é que não podemos afastar os sentimentos da nossa vida. Eles fazem parte do que somos, quando isso ocorre, eles ficam presos na nossa mente e vão nos engolindo vagarosamente.

Com isso, vem esse sentimento de vazio que é muito comum em pessoas que tiveram famílias que não cultivam certas emoções.

  • Não ter autoconhecimento

O autoconhecimento proporciona a visão clara de si mesmo, liberdade de escolha e planejamento consciente do futuro.

Quando a pessoa se questiona sobre quem de fato é e quer descobrir o que a deixa incompleta, as coisas tendem a mudar de figura.

  • Ficar procurando coisas externas para preencher o vazio

A felicidade ou a razão da sua existência não é algo que se busca fora, no universo. Ela está dentro de você, portanto, você precisa saber quem você é e qual é o propósito que tem.

É importante lembrar que você é uma pessoa, tem uma história no qual, é o protagonista. Por isso, as razões que busca não estão fora e sim dentro de você.

  • Falta de conexão com as pessoas

Entenda, você precisa melhorar o relacionamento consigo mesma e dar mais significado para a sua vida. Ter um propósito poderá ajudar muito a preencher esse sentimento de vazio.

Existem formas de compreender esse sentimento de vazio. Além disso, ele pode ser amenizado e preenchido através da psicoterapia, pois o autoconhecimento é um dos benefícios mais valiosos desta técnica de tratamento psicológico.

Não tenha medo, procure a ajuda de um profissional qualificado e experiente. Esse é apenas um momento da sua vida que pode ser superado, não encare isso como uma fatalidade. Comece se conhecendo melhor para então, se ajudar.

👉 Assista: https://facebook.com/psicoter/videos/1998189757142192/

Psicóloga Lisiane Duarte – Diretora Técnica da Psicotér

Colaboração: Raiz Nativa (https://www.raiznativa.com.br/)


Se identificou com o assunto deste post?
Então deixe seus dados abaixo que entraremos em contato em instantes* para agendar sua AVALIAÇÃO BÔNUS!


Seu nome*
Seu e-mail*
Seu telefone

Gostou? Compartilhe:

Leia Também

Deixe seu comentário

Contato e Endereços

Para facilitar o seu atendimento, a Psicotér atende em diversas localidades de Porto Alegre. Veja no mapa qual o endereço mais próximo de você e ligue para agendar sua primeira consulta gratuita!

(51) 4100-2513
(51) 9 9833-8006
Fale conosco
Entre em contato para agendar sua AVALIAÇÃO BÔNUS ou tirar dúvidas.

';