Marker
relógio Seg a Sex dàs 7h às 22h - Sáb dàs 7h às 12:30h
(51) 9 9833-8006
(51) 4100-2513

Você já teve um sentimento de vazio?

Categoria: Autoconhecimento, Emoções e Sentimentos

Sentimento vazio Ao longo de nossa vida experimentamos muitas emoções e sensações. Algumas agradáveis, outras nem tanto.

Existem emoções das quais não gostamos e, muitas vezes, evitamos, como a tristeza, por exemplo, e o sentimento de vazio.

Medo, angústia, tristeza, sensação de abandono, rejeição, desamparo. São muitas as sensações e emoções das quais queremos distância. Nenhuma delas, no entanto, é tão assustadora quanto o sentimento de vazio.

O sentimento de vazio, no entanto, é algo que nos desconecta da vida, de nós mesmos. É algo que nos faz pensar em sumir, desaparecer, justamente por nos sentirmos desconectados, como se nada mais fizesse sentido.

Enquanto os outros sentimentos são facilmente localizados no corpo (estômago, peito, garganta, cabeça), o sentimento de vazio não fica circunscrito numa determinada parte, apenas.

Nas palavras de um paciente em psicoterapia “É como se, de repente, algo nos arrancasse a alma e, no lugar, ficasse um oco, um vazio imenso dentro de mim, mas um vazio que dói, que grita, que pesa uma tonelada”.

Há casos em que, quando crianças, tiveram que assumir o papel de adulto, cuidando de irmãos, assumindo a responsabilidade pela casa, às vezes tendo que ser mais adulto que os pais que, não raro, são alcoólatras.

O mundo visto e sentido por pessoas que sofrem com essas características é muito difícil e cruel. A duras penas aprenderam que não podem relaxar nem serem elas mesmas, é muito triste. No processo de psicoterapia, no entanto, descobrem quem são realmente, do que gostam, do que necessitam. Aos poucos, estabelecem sua identidade, vão se conectando com sua essência e reduzindo gradativamente a sensibilidade a críticas e à rejeição. Com o treino em técnicas de habilidades sociais conseguem interagir nas relações fazendo mais negociações, utilizando mais a empatia e evitando conflitos.

Por Sandra Arreal – Psicóloga da Equipe Psicotér

 

Você tem experienciado um sentimento de vazio intenso? Procure uma orientação especializada.
Entre em contato conosco através desse link para uma avaliação gratuita, presencial ou online, na Psicotér: clínica de psicologia em Porto Alegre e entenda como a psicoterapia individual pode te ajudar.
Gostou? Compartilhe:

Leia Também

Comentário Fechado

Contato e Endereços

Para facilitar o seu atendimento, a Psicotér atende em diversas localidades de Porto Alegre. Veja no mapa qual o endereço mais próximo de você e ligue para agendar sua primeira consulta gratuita!

(51) 4100-2513
(51) 9 9833-8006
Fale conosco
Se preferir, preencha os campos abaixo e entre em contato para agendar sua consulta: