Marker
relógio Seg a Sex dàs 7h às 22h - Sáb dàs 7h às 12:30h
(51) 9 9833-8006
(51) 4100-2513

Depressão tem cura? Descubra agora!

Publicado em 2 de março de 2021
Categoria: Depressão, Doenças e Transtornos, Psicoterapia
descubra agora se a depressão tem cura

Depressão tem cura?

Uma das questões mais comuns quando falamos sobre depressão é “afinal, depressão tem cura?”. Podemos responder essa pergunta de forma simples: sim, a depressão tem cura! Porém, a cura da depressão envolve um longo tratamento. Esse tratamento é realizado por um psicólogo, por vezes juntamente a um psiquiatra e aliado ao uso de medicamentos.

 

Um problema invisível

O Brasil tem o maior número de casos de depressão de toda a América Latina – segundo o IBGE, 11 milhões de brasileiros já foram diagnosticados com esse transtorno.

Existem projeções de que a depressão se torne o segundo maior problema de saúde pública em todo o mundo. E, ainda assim, é difícil encontrar informações precisas sobre esse transtorno.

Isso ocorre, acima de tudo, pelos estigmas relacionados à saúde mental: a PSICOFOBIA. Por muito tempo as doenças psicológicas foram subestimadas e quem sofria delas foi socialmente excluído. Atualmente, mantemos algumas ideias ultrapassadas sobre os transtornos mentais, procurando motivos que expliquem os comportamentos atípicos,

Dessa forma, torna-se mais fácil interpretar os sintomas da depressão como preguiça, falta de vontade, falta de trabalho… Como resultado,  há uma dificuldade de reconhecer o transtorno e, quando é reconhecido, a uma relutância na busca de tratamento. Afinal, ninguém quer ser visto como louco ou preguiçoso.

 

Depressão é coisa séria!

Depressão tem cura - depressão é coisa séria!Todos nós temos momentos de tristeza e desânimo. Ninguém se sente bem o tempo todo, e é perfeitamente normal ter dias difíceis.

A diferença, porém, entre a tristeza e a depressão é que uma delas é superada, é momentânea; enquanto a outra traz dias intermináveis de desânimo, falta de energia, problemas para dormir, pensamentos negativos…

Precisamos entender: depressão é uma doença! Não é fácil para uma pessoa deprimida levantar e seguir em frente, deixar a tristeza para trás e voltar para a rotina. Os sintomas são severos, prejudicam todos os aspectos do dia a dia e só podem ser superados com a devida ajuda.

No entanto, apesar de não ser um processo fácil, a depressão tem cura!

 

Sim, a depressão tem cura!

Antes de tudo, precisamos entender a importância de conhecer todos os sinais da depressão. Um tratamento precoce pode ser muito mais ágil, bem como trazer resultados mais proveitosos em um tempo menor.

Depressão tem cura! É possível superar a depressão.

Casos mais avançados, nos quais os sintomas já estão presentes por um longo tempo, são mais complexos. Em suma, porque o modo de viver “deprimido” já se tornou quase um hábito, fazendo parte da rotina e virando a reação automática.

Nesses casos, o tratamento a médio/longo prazo pode ser feito juntamente com um psiquiatra. Por vezes são receitados medicamentos, que trazem um resultado mais instantâneo em alguns sintomas e podem auxiliar na retomada da rotina e na mudança de hábitos.

Lembre-se: os medicamentos devem ser receitados por um psiquiatra! O uso indevido de medicamentos pode intensificar os sintomas e causar reações adversas, piorando ainda mais a situação.

 

A importância da psicoterapia

Depressão tem cura: a psicoterapia pode ajudar

Ao descobrir que existem medicamentos para a depressão, muitas pessoas pensam em descartar a psicoterapia. Afinal, é muito mais fácil tomar uma pílula todos os dias e esperar os resultados, né?!

No entanto, a psicoterapia é uma peça-chave na luta contra a depressão!

Os medicamentos auxiliam no lado químico; a psicoterapia, por outro lado, se atenta às questões emocionais. E a cura da depressão só pode ser alcançada quando esses dois lados estão funcionando juntos, em sintonia.

 

Confira esta lista de benefícios da psicoterapia na cura da depressão:

  1. Você aprende mais sobre suas emoções, bem como entender como elas afetam seu humor;
  2. Do mesmo modo, fica mais fácil identificar seus sentimentos e entender a origem deles;
  3. Os pensamentos negativos são identificados e eliminados antes que possam te prejudicar;
  4. Você ganha mais controle sobre suas atitudes e pensamentos;
  5. Suas defesas emocionais são reforçadas;
  6. Você se torna mais apto a lidar com situações difíceis;
  7. É possível mudar seus hábitos, ter uma rotina mais saudável e produtiva;
  8. Você sente a diferença no ânimo para trabalhar, estudar e cumprir tarefas;
  9. Se torna mais fácil socializar, e, assim, se reconectar com seus amigos e família;
  10. Por fim, a vida fica mais leve, você sente um bem-estar incrível e mais alegria!

 

Não deixe o tratamento da depressão depois!

Como vimos anteriormente, o tratamento precoce é o mais eficaz, bem como evita que você sofra por um longo tempo sem qualquer assistência.

Assim que notar os primeiros sintomas da depressão, procure logo um psicoterapeuta! Mesmo que você não esteja sofrendo com esse transtorno, ainda assim pode se beneficiar ao compreender os fatores que estão interferindo no seu cotidiano e os problemas emocionais.

Tenha isso em mente: a depressão tem cura! Com dedicação, amor e, acima de tudo, a psicoterapia, é possível dar a volta por cima e ter uma vida mais feliz.

Sempre que precisar, a Psicotér estará aqui para você! Contamos com diversas psicólogas especializadas que podem te auxiliar nos momentos difíceis.

Depressão tem cura - vem pra Psicotér!

Acesse nosso site e entre em contato com a gente para agendar a sua avaliação e dar o primeiro passo na direção do seu bem-estar!

Se você curtiu esse post, nos siga no Instagram, curta nossa página no Facebook e conheça o nosso Pinterest. Além disso, continue acompanhando o nosso blog para conferir conteúdos exclusivos ;D

 

 

Lisiane Duarte – CRP 07/12563

Psicóloga e Diretora Técnica da Psicotér

Texto por: Netuno – redatora da Equipe Psicotér

Veja Mais


    Se identificou com o assunto deste post?
    Então deixe seus dados abaixo que entraremos em contato em instantes* para agendar sua AVALIAÇÃO BÔNUS!


    Seu nome*
    Seu e-mail*
    Seu telefone

    Gostou? Compartilhe:

    Leia Também

    Deixe seu comentário