Marker
relógio Seg a Sex dàs 7h às 22h - Sáb dàs 7h às 12:30h
(51) 9 9833-8006
(51) 4100-2513

O que é Transtorno de Personalidade Narcisista – Sintomas e Tratamentos

Publicado em 5 de agosto de 2021
Categoria: Comportamento, Doenças e Transtornos
Transtorno de personalidade narcisista

O Transtorno de Personalidade Narcisista (TPN), ou Distúrbio de Personalidade Narcisista é caracterizado por um excessivo amor próprio, que em níveis patológicos se apresenta prejudicial nas relações interpessoais.

O termo é baseado em Narciso, uma figura conhecida da mitologia grega, famoso por sua beleza e orgulho. Em seu mito, Narciso arrebatou corações de todos que o conheciam, porém era arrogante e menosprezava todos aqueles que demonstravam interesse nele.

O mito de Narciso tornou-se tão conhecido que hoje é citado em diversas áreas como artes plásticas, literatura, filosofia e, principalmente, na psicologia.

Os indivíduos afetados pelo transtorno narcisista possuem opiniões extremamente elevadas sobre si mesmos, sentem a necessidade de diminuir outras pessoas para inflar seu próprio ego, e apresentam um comportamento controlador e opressivo sobre as pessoas ao seu redor.

Essas características dificultam as relações do indivíduo narcisista, bem como a convivência com outras pessoas. Enquanto uma autoestima elevada pode ser benéfica para as pessoas, no caso do distúrbio narcisista essa autoestima exagerada é prejudicial e causa sofrimento ao indivíduo acometido.

A distinção entre graus de narcisismo saudável e patológico pode ser difícil em alguns casos. Uma certa medida de amor próprio não apenas é normal como também desejável.

Neste texto, iremos falar sobre o significado do Transtorno de Personalidade Narcisista, sobre as características e os comportamentos de um narcisista, quais são sintomas desse transtorno e como é feito o seu tratamento.

Continue acompanhando esse conteúdo tão importante para que você entenda tudo sobre o assunto! Vamos lá?

O que é o transtorno personalidade narcisista

 

O que é o transtorno personalidade narcisista? Veja o Significado

O Transtorno de Personalidade Narcisista é, como já diz o nome, um transtorno de personalidade.

Transtornos de personalidade são caracterizados por modos de agir, pensar e se relacionar que causam sofrimento à pessoa que os sofre, prejudicando a sua saúde mental.

Indivíduos afetados pelo Transtorno de Personalidade Narcisista se veem como pessoas especiais comparadas às outras, apresentando um complexo de grandiosidade e elevada autoestima.

É uma condição na qual as pessoas têm uma noção excessiva de auto importância; uma preocupação extrema consigo mesmas e falta de empatia com os outros, apresentando comportamentos abusivos e manipulativos.

O narcisista tende a exagerar seus talentos de forma a receber reconhecimento e aprovação pela sua superioridade pelos outros ao seu redor.

Tem como características comportamentais a preocupação excessiva pelo sucesso, seja ele em qualquer área, poder, inteligência e beleza, desejando sempre ter um destaque onde quer que esteja.

O narcisista tem um forte sentimento de ser especial, e essa crença o leva a acreditar que é alvo da inveja alheia. Inveja também é um sentimento recorrentemente sentido pelo narcisista, já que ele deseja ser o único destaque no grupo.

Comportamentos arrogantes, manipulativos e abusivos contra aqueles ao seu redor fazem parte das características deste transtorno, assim como a dificuldade em exibir empatia.

Nesse transtorno, o sujeito tem uma personalidade em que ele entende que é um ser especial quando comparado a outras pessoas (grandiosidade). Também há uma preocupação excessiva com questões de autoestima.

Muitas vezes essas características são representativas de um problema de autoestima ligado à infância, fazendo com que o narcisista busque validação e tente se autoafirmar através das atitudes anteriormente citadas.

Pais e mães narcisistas apresentam estes comportamentos abusivos direcionados principalmente aos seus filhos, prejudicando a saúde mental dessas crianças.

Ao invés de ter um olhar carinhoso e clemente direcionado aos seus filhos, mães narcisistas pensam em seus filhos como posses, agindo como vítimas no momento que são contrariadas.

Pais narcisistas demonstram resistência à respeitar a individualidade do filho, exigem perfeição em excesso, causando assim diversos problemas de convivência no ambiente familiar.

Quais seriam as causas que levam uma pessoa a desenvolver TPN? Quais são os sintomas mais frequentes que esse distúrbio apresenta? São questionamentos frequentes que as pessoas fazem sobre esse transtorno.

 

Quais são as causas do transtorno de personalidade narcisista?

As causas por trás do Transtorno de Personalidade Narcisista podem ser diversas. Fatores genéticos e ambientais podem contribuir, assim como a maneira que o indivíduo foi tratado na infância pode ter um impacto comportamental.

Pesquisadores da área apresentam a teoria que, por exemplo, se a criança foi criticada ou elogiada excessivamente, ela pode desenvolver o transtorno, associando esses excessos à sua percepção de autoestima elevada.

A pessoa que apresenta uma personalidade narcisista, muitas vezes, age de tal forma porque, na verdade, é alguém frágil que se vê desamparado, já que o seu lado emocional pode ter sido negligenciado pelos seus pais ou cuidadores.

Algumas pessoas diagnosticadas com este transtorno apresentam talentos ou dons especiais, e acabam acostumados a associar sua autoimagem à resposta e admiração de outras pessoas.

 

Como é o comportamento e as características de uma pessoa narcisista?

Caso se desconheça as possíveis origens que levaram ao desenvolvimento do comportamento narcisista, podemos observar as seguintes características:

Ter expectativas irracionais e exageradas de tratamento privilegiado

Na percepção da pessoa narcisista, ela é especial e deve ser tratada como tal. Seja tendo preferência em atendimentos, seja sendo perdoada por erros que ela considera irrelevantes, quando na verdade ela é apenas mais uma pessoa no grupo.

Exibir comportamento antissocial

O narcisista age como vítima quando é contrariado e desconsidera o sentimento de outras pessoas, demonstrando dificuldade em exibir empatia.

Eles se chateiam com facilidade e agem de maneira agressiva quando as coisas não vão de acordo com os seus padrões altíssimos. Como o narcisista exige muito de si mesmo, exige também dos outros.

Sentir grande necessidade de ser admirada, receber atenção e validação constantes

Esta necessidade geralmente vem da fragilidade da própria autoestima do narcisista.  Ele se envergonha com fracassos e se sente humilhado, portanto, sente uma grande necessidade de ser elogiado e valorizado quando faz algo certo.

Exagerar suas conquistas e talentos, enfatizando sua grandiosidade

Assim como no tópico anterior, a necessidade de ter seus talentos e conquistas elogiados por todos vem da  autoestima fragilizada. Ao exagerar a sua própria grandiosidade, o narcisista se autoafirma como uma pessoa diferenciada e genial.

Reagir às críticas com raiva, humilhando e desdenhando as conquistas dos outros

Como desejam a validação de suas conquistas, a pessoa com distúrbio narcisista tem uma grande dificuldade em compartilhar os holofotes com outras pessoas. As críticas, mesmo que minúsculas, soam como um ataque direto à sua pessoa.

Exibir objetivos egoístas, voltados principalmente a fantasias de sucesso, beleza, poder e inteligência

O narcisista se vê como alguém destinado à grandeza. Onde quer que ele esteja ou o que quer que ele esteja fazendo, ele busca reconhecimento: seja por sua beleza, inteligência, seja pelo poder que exerce, pela sua importância.

 

Quais os sintomas do Transtorno de Personalidade Narcisista?

Uma dúvida que pode ser muito comum para as pessoas seria sobre quais são os sintomas do Transtorno de Personalidade Narcisista. As pessoas que possuem esse transtorno podem apresentar:

Sentimento de grandiosidade

O principal sintoma da pessoa narcisista é o sentimento de grandiosidade em relação às outras pessoas. A personalidade narcisista consiste nessa visão aumentada que a pessoa tem da sua própria imagem.

Essa imagem é sempre associada às melhores conquistas pessoais, às melhores capacidades e habilidades, aos melhores relacionamentos e ao entendimento de que as outras pessoas são sempre inferiores a ela, independente de quem for.

Além de se enxergar dessa forma, a pessoa narcisista exige que seja reconhecida por ser dessa forma pelas outras pessoas. Apenas a sua autovalorização não é suficiente, ela espera que os outros percebam isso também.

Busca para ser o centro das atenções

O centro das atenções é o lugar preferido da pessoa narcisista. Ela tem o foco 100% em sua própria imagem a todo momento e, portanto, acredita que as outras pessoas também devem ter.

Dessa forma, o narcisista sempre irá esperar receber um tratamento especial pelos outros e, quando isso não acontece, tende a ficar irritado e a interromper as outras pessoas para que o assunto sempre acabe voltando para si.

Além disso, tende a manipular as suas palavras para conquistar mais atenção das pessoas, de modo que esteja sempre centrada nos grupos de amigos, nas rodas de conversa e nos ambientes públicos.

Ausência de empatia

Os narcisistas possuem traços de insensibilidade e indiferença afetiva pelas outras pessoas e, principalmente, pelos seus sentimentos. Por isso, os comportamentos dessas pessoas envolvem a falta de empatia quando se fala do outro.

Como essa pessoa está sempre se sentindo superior aos outros, ela não se preocupa com a desvalorização alheia. Por isso, ela constrói uma postura arrogante e insensível com as outras pessoas, tendo dificuldade de ter empatia.

Elas estão a todo momento preocupadas consigo mesmas, então, se demonstrarem empatia por alguém, certamente o motivo por trás disso seria para beneficiar a si próprias de alguma maneira, ou se há alguma necessidade que depende de outrem.

Aproveitamento das outras pessoas

O Transtorno de Personalidade Narcisista envolve se aproveitar das outras pessoas para conquistar o que deseja. Portanto, a pessoa narcisista irá sempre esperar favores das outras pessoas e aguardar que cumpram isso, independente do que for.

Além disso, os narcisos depositam expectativas nas pessoas e também esperam que elas cumpram. Eles também usam as outras pessoas para que, de alguma forma, melhorem a sua autoestima e os coloquem em um pedestal.

Inveja alheia

A inveja excessiva é outro sintoma pertinente da pessoa narcisista. Já que ela está sempre se comparando com os outros para sentir-se maior, quando encontra alguém que seja melhor que ela, tende a nutrir inveja.

Essa inveja também reflete para a própria pessoa narcisista, acreditando que todo mundo tem inveja de si, que todos querem ser como ela, que querem ter seu estilo de vida, as suas conquistas e seus bens materiais.

Os narcisistas encaram a inveja como um sentimento importante, já que acreditam ser o desejo das outras pessoas, portanto, têm o pensamento e a percepção de que a inveja é o resultado da comparação e do desejo.

Exagero nas suas conquistas

Dentre os comportamentos do narcisismo, o fato da pessoa sempre querer conquistar as melhores coisas e ter os melhores talentos tende a aumentar essas conquistas para as outras pessoas, sempre tendendo ao exagero.

Ter um senso exagerado de auto importância também é um fator envolvente nessa característica. A pessoa narcisista, por se sentir superior aos outros, tem a percepção exagerada de si mesma.

Mesmo que a sua conquista nem tenha sido tão grande como aparenta, a pessoa tende a exagerá-la, e isso pode envolver até mesmo mentiras. Tudo para engrandecer a sua imagem e para receber o devido reconhecimento.

Dificuldade para lidar com críticas

As pessoas narcisistas, por acreditarem veementemente que são superiores às outras pessoas, tendem a ter dificuldade para aceitar críticas, por mais que sejam construtivas.

Por terem problemas interpessoais, elas ficam, portanto, impacientes quando percebem que não são elogiadas, ou  quando são contrariadas, e encaram essa atitude como se estivessem sendo menosprezadas.

Então, quando essas pessoas são criticadas, elas tendem a reagirem de forma negativa, já que não sabem regular suas emoções. Se comportam, portanto, com raiva, vergonha e humilhação, além de tentarem desprezar a pessoa que a ofendeu.

 

Como lidar com uma pessoa que tem transtorno de personalidade narcisista?

Como a pessoa narcisista sempre irá depender das outras pessoas para reforçar o seu ego, é importante aprender a como lidar com quem tem esse transtorno.

Conviver com uma pessoa que possui o distúrbio narcisista é uma tarefa bastante desafiadora. Portanto, se você convive com um narcisista, separamos algumas dicas que podem te ajudar:

  • Tenha paciência para conversar com essa pessoa para evitar que torne-se uma briga, já que o narcisista tende a se irritar com facilidade;
  • Ao apontar as atitudes negativas da pessoa narcisista, utilize palavras-chave em vez de falar diretamente sobre o narcisismo;
  • Desconfie de todas as atitudes do narcisista que possam te afetar emocionalmente, porque essas pessoas são manipuladoras;
  • Incentive o narcisista a ter mais empatia para as pessoas, de forma que o motive a olhar mais para os outros e a desviar um pouco o olhar de si;
  • Defina limites na sua relação com a pessoa narcisista, para que você não se torne submissa a ela e tenha que sempre fazer as suas vontades;
  • Não deixe de buscar ajuda para a pessoa narcisista que convive com você.

 

Qual o tratamento para distúrbio de personalidade narcisista?

O tratamento do transtorno de personalidade narcisista envolve, primeiramente, um diagnóstico médico.

O transtorno é diagnosticado por meio de uma avaliação psicológica que considera o histórico e a gravidade dos sintomas. Apenas um psiquiatra ou psicólogo podem fazer o diagnóstico.

É necessário uma cuidadosa avaliação do caso e que ele atenda a uma série de critérios. Após, um tratamento com o psicoterapeuta ou com o psiquiatra é fundamental.

O psiquiatra é o profissional que trabalha com intervenções medicamentosas para tratamento de distúrbios psíquicos. Já o psicoterapeuta foca nas teorias psicológicas para elaborar estratégias de soluções para o comportamento dos pacientes.

Os estudos da Psicologia afirmam que não existem medicamentos que tratam propriamente o distúrbio de narcisismo. Porém, a pessoa narcisista também pode ter outras doenças psicológicas envolvidas, como a depressão e a ansiedade.

Dessa forma, se o tratamento for feito com o psiquiatra, o profissional irá receitar medicamentos que foquem no tratamento desses problemas.

Porém, nem todos os indivíduos narcisistas necessitam de tratamento medicamentoso. Neste caso, a psicoterapia terá muitos benefícios e será sempre o melhor caminho para essas pessoas.

 

Terapia para transtorno de personalidade narcisista

tratamento e sintomas da personalidade narcisista

O atendimento através da psicoterapia, portanto, é uma opção que contribui demasiadamente para o processo de tratamento do paciente que sofre com o distúrbio de personalidade narcisista.

O psicólogo ajudará a pessoa narcisista a cultivar a autoestima sem jogos de poder por trás, sem a necessidade de menosprezar outra pessoa para sentir-se melhor ou sem depender de outras pessoas para reafirmar o seu ego.

A pessoa narcisista também tem problemas de insegurança e inferioridade, portanto, o profissional a auxiliará a compreender a natureza desses sentimentos, além de entender os motivos que relacionam sua vida com a exposição.

A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) é uma modalidade que pode ser indicada para pacientes com transtorno de personalidade narcisista, pois o psicoterapeuta indicará estratégias focadas na melhora dos seus comportamentos.

A terapia online também é uma opção para pessoas que têm maiores dificuldades de deslocamento e que precisam de horários mais flexíveis para realizar as consultas com o psicoterapeuta.

Ela será realizada de forma inteiramente remota, portanto, não haverá a necessidade de deslocamento do paciente para o consultório, já que as sessões serão feitas através de um aparelho eletrônico, como computador ou celular.

Além disso, também é uma forma segura de tratamento, porque as consultas são acessadas pelas plataformas de video chamadas, como o Zoom, o Skype e o Google Meet, que possuem criptografia de segurança para as conversas.

Se você conhece alguém que possa sofrer do Transtorno de Personalidade Narcisista, ou ficou interessada nesse tipo de terapia voltado para este transtorno, não deixe de agendar uma consulta.

Aqui na Psicotér temos profissionais qualificados que estão prontos para ajudar. Entre em contato com a gente e agende agora mesmo a sua avaliação bônus!

Lisiane Duarte – CRP 07/12563

Psicóloga e Diretora Técnica da Psicotér

Clique para solicitar avaliação bônus

Veja Mais


    Se identificou com o assunto deste post?
    Então deixe seus dados abaixo que entraremos em contato em instantes* para agendar sua AVALIAÇÃO BÔNUS!


    Seu nome*
    Seu e-mail*
    Seu telefone

    Gostou? Compartilhe:

    Leia Também

    Deixe seu comentário

    O que é Transtorno de Personalidade Narcisista - Sintomas e Tratamentos