Marker
relógio Seg a Sex dàs 7h às 22h - Sáb dàs 7h às 12:30h
(51) 9 9833-8006
(51) 4100-2513

Ter empatia – a importância de se conectar emocionalmente

Categoria: Sem categoria

Ter empatia é importante para viver em sociedade. Mas, você sabe o que significa empatia?

Vive-se hoje em um mundo cada vez mais tecnológico, dinâmico, competitivo, com relações humanas mais superficiais. Atualmente é comum as pessoas se conhecerem e se relacionarem virtualmente. As conexões são mais rasas de sentimento, de afeto. As pessoas viraram invisíveis e as relações interpessoais são mais distantes. No entanto, quanto melhores e mais positivos forem os relacionamentos interpessoais maiores são as chances de se construir conexões verdadeiras com as pessoas com as quais se convive.  Nesse sentido, cabe falar sobre a empatia.

Se coloque no lugar do outro

Empatia é a capacidade de se colocar no lugar de outro e sentir o que a outra pessoa está sentindo.

É tentar compreender sentimentos e emoções, procurando experimentar de forma objetiva e racional o que sente o outro indivíduo. Porém, é preciso não confundir-se com ele porque cada pessoa é única e tem suas próprias experiências.

Imagem - ter empatiaPara compreender melhor o comportamento alheio em determinadas circunstâncias e a forma como a outra pessoa toma as suas decisões é necessário retirar a atenção de seus próprios problemas e prestar atenção na outra pessoa, sem fazer julgamentos, desvinculando-se ao máximo das crenças pessoais, ultrapassando as barreiras do egoísmo, do preconceito ou do medo do que é desconhecido ou diferente.

Ter empatia é identificar-se com o outro ou com a situação vivida por ele. É estar verdadeiramente preocupado em analisar o que ele está sentindo e não apenas o que está dizendo.

Ter empatia é estar ligado emocionalmente

É portanto conseguir fazer com que a pessoa se sinta ouvida e acolhida. A empatia pode ser praticada através de pequenos gestos. Assim como: saber ouvir, escutar antes de falar, demonstrar atenção, expressar um sorriso, dar um abraço, um aperto de mão, um olhar…

A empatia deveria estar em todos os nossos relacionamentos. Ela contribui para aumentar a capacidade de comunicação e de conexão nas mais diversas interações interpessoais: familiares, amizades, trabalho e até com pessoas desconhecidas, ajudando a diminuir conflitos, entendo melhor as dificuldades, as dores e as alegrias de quem se convive.

Ter olhos de afeto sobre as necessidades do outro é um sentimento que pode ser treinado e praticado. Portanto, é um hábito que se pode cultivar para melhorar a qualidade não só de nossas próprias vidas, mas também para construirmos um mundo onde as pessoas sejam mais humanas, mais afetuosas, mais conectadas emocionalmente.

“Ser empático é ver o mundo com os olhos do outro e não ver nosso mundo refletido nos olhos dele” (Carl Rogers)

Psic. Caroline MottinCRP 07/29434

Psicóloga Clínica em formação em Terapia Sistêmica

.

 


Se identificou com o assunto deste post?
Então deixe seus dados abaixo que entraremos em contato em instantes* para agendar sua AVALIAÇÃO BÔNUS!


Seu nome*
Seu e-mail*
Seu telefone

Gostou? Compartilhe:

Leia Também

Deixe seu comentário

Contato e Endereços

Para facilitar o seu atendimento, a Psicotér atende em diversas localidades de Porto Alegre. Veja no mapa qual o endereço mais próximo de você e ligue para agendar sua primeira consulta gratuita!

(51) 4100-2513
(51) 9 9833-8006
Fale conosco
Entre em contato para agendar sua AVALIAÇÃO BÔNUS ou tirar dúvidas.

Ter empatia – a importância de se conectar emocionalmente | Psicoter
(51) 4100-2513