Marker
relógio Seg a Sex dàs 7h às 22h - Sáb dàs 7h às 12:30h
(51) 9 9833-8006
(51) 4100-2513

Mágoa – saiba porque não devemos guardá-la

Categoria: Sem categoria

Controlar os sentimentos não é tarefa fácil, mas é fundamental para que tenhamos uma vida mais saudável.

Mágoa é um sentimento negativo que assim como outros; repercute em nosso corpo causando doenças e mal estares físicos e mentais; de forma que aprender a lidar com ela é de suma importância.

A mágoa, quando retida, interfere no sono. Por exemplo, uma vez que ficamos remoendo a situação que gerou esse sentimento e temos dificuldade de relaxar.  Algumas pessoas, além de ficarem relembrando o episódio doloroso, também ficam planejando vingança aos envolvidos.

Uma pessoa que tende a guardar mágoas tem propensão a sofrer de câncer, principalmente se alimenta o corpo com alimentos não saudáveis e/ou utiliza alguma outra substância nociva como cigarros, por exemplo. Nesse caso, o corpo é bombardeado com tóxicos de todos os lados.

Talvez você esteja se perguntando qual a semelhança entre a mágoa, os alimentos que fazem mal a saúde e as substâncias tóxicas. Geralmente quando pensamos em emoções, pensamos em algo impalpável, intangível. Logo, erroneamente deduzimos que as emoções não interferem no corpo.

Entretanto, esse pensamento está longe de ser verdadeiro. Quando temos uma experiência emocional, nosso cérebro produz substâncias de acordo com essas emoções ou sentimentos. Todas as emoções que nos geram dor ou incômodo são traduzidas pelo cérebro como ameaças e são tratadas como tal.

Assim, quando sentimos mágoa, esse sentimento gera estresse e nosso cérebro bombardeia nosso corpo com cortisol, adrenalina e noradrenalina que, em longo prazo, são nocivos à saúde. Esses hormônios podem causar, inclusive, um ataque cardíaco. Assim acontece também com todos os outros sentimentos negativos, como a raiva e o ódio, dentre outros.

Por isso que os sentimentos agradáveis como o amor e a gratidão geram bem estar, relaxam e até curam. Isso porque o cérebro, nesse caso, secreta outros tipos de substâncias que são saudáveis.

Imagem - não guarde mágoasControlar os sentimentos, portanto, é a chave para termos paz e saúde física, mental e emocional. Controlar não significa negar os sentimentos ou colocá-los embaixo do tapete. Controlar é entender de onde eles vêm, entender qual a ferida que precisa ser curada em nossa alma, para que, aos poucos, venham cada vez menos e em menos proporção, até que sejam menos frequentes e que aprendamos a gerar mais sentimentos positivos.

Controlar os sentimentos é aprender a dar vazão a eles de forma madura, sem prejuízos para si ou para outros. Quando conhecemos nossa sombra, nossas feridas, entendemos que ninguém é capaz de nos ferir, entendemos que, se nos sentimos feridos é porque estamos em carne viva, com feridas que causamos a nós mesmos por falta de amor, falta de compaixão, de compreensão e de perdão.

A doença e a cura estão em nós e cabe somente a nós escolhermos qual delas vamos deixar que brote e dê frutos em nossos corpos, mentes e espíritos. Porém, só podemos fazer essa escolha de forma consciente, assumindo as consequências de uma ou de outra, quando nos conhecemos profundamente.

Psic. Sandra Arreal – CRP 07/12064

Psicóloga Clínica, em formação em Técnicas de Revivência Transpessoal

 

 


Se identificou com o assunto deste post?
Então deixe seus dados abaixo que entraremos em contato em instantes* para agendar sua AVALIAÇÃO BÔNUS!


Seu nome*
Seu e-mail*
Seu telefone

Gostou? Compartilhe:

Leia Também

Deixe seu comentário

Mágoa - saiba porque não devemos guardá-la | Psicoter