Marker
relógio Seg a Sex dàs 7h às 22h - Sáb dàs 7h às 12:30h
(51) 9 9833-8006
(51) 4100-2513

Por que fazer Terapia? Conheça os 7 Benefícios

Publicado em 11 de maio de 2021
Categoria: Psicoterapia
Por que fazer terapia

Muitas pessoas costumam se perguntar: por que fazer terapia?

Ainda há aquelas que acreditam que terapia é apenas para quem tem algum tipo de problema mental ou que é mentalmente perturbado.

Entretanto, esse é um estigma que a psicoterapia já carrega há algum tempo, mas que é totalmente errado.

Qualquer pessoa pode procurar a terapia com um psicólogo, mesmo aquela que não apresenta nenhum tipo de transtorno mental.

O lado bom é que a quantidade de pessoas, de todas as idades, que têm procurado psicólogos buscando um maior autoconhecimento ou para a superação de problemas, como o luto, só tem aumentado.

A nossa vida está cada vez mais corrida, os relacionamentos interpessoais estão cada vez mais frágeis e o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, e isso gera uma grande sobrecarga no emocional das pessoas.

Portanto, em um ambiente cada vez mais acelerado, como o que vivemos atualmente, nada mais normal do que uma saúde mental afetada como a de todos, já que são muitos os estímulos diários que sofremos.

Quantas vezes, nos últimos meses, você chegou ao final do dia extremamente exausto – física e mentalmente – e com a cabeça recheada de preocupações?

A maioria das pessoas quer apenas chegar em casa, deitar no sofá ou na cama, assistir televisão ou ver o seu seriado preferido.

Apesar disso, a solução não está em frente às telas, então, tentar fugir dos problemas, ao invés de tratar essa fadiga em nossas vidas, apenas fará com que nos sentimos piores a cada dia.

Por isso mesmo é que se torna importante fazer terapia e obter os diversos benefícios que esse método proporciona.

E quais são esses benefícios?

Para saber tudo sobre as vantagens que respondem a esses questionamentos, não deixe de acompanhar esse texto até o final!

O que é a terapia

 

O que é a terapia?

A terapia é um processo que tem como base o trabalho por meio do diálogo e da fala a respeito de questões emocionais.

É possível fazer uso das mais variadas abordagens, como a terapia comportamental, obtendo assim conexões com o subconsciente, além de diferentes ferramentas.

A psicoterapia ajuda as pessoas a lidarem com as mais diversas questões, como estresse, ansiedade, luto, dificuldade nas relações, mudanças na vida e na carreira profissional, por exemplo.

Esse processo terapêutico pode ser realizado de forma individual, em casal ou ainda em grupo, como no caso da terapia familiar, a partir do acompanhamento de um profissional especializado.

Com o tempo, você poderá notar muitas diferenças no seu cotidiano através do trabalho realizado por meio da psicoterapia, além da diminuição na intensidade da ansiedade e estresse, seja qual for a abordagem escolhida pelo psicólogo.

O mais importante é que o profissional consiga, junto com o paciente, criar um espaço que seja seguro para expressar sentimentos, emoções e pensamentos, que serão analisados por ele.

 

O que se faz em uma terapia?

Uma dúvida comum entre a maior parte das pessoas é sobre o que se faz em uma terapia, ou seja, como é que ela funciona.

Primeiramente, o funcionamento de uma terapia se dá semanalmente, isso significa que a cada semana você terá uma sessão com o terapeuta, que poderá variar de 45 minutos até 1 hora.

O funcionamento da terapia será baseado nas conversas a respeito do que levaram você até o consultório do psicólogo, além da prática de técnicas que ajudem a lidar melhor com elas.

Como mencionado anteriormente, o ambiente onde é realizada a psicoterapia deve ser seguro, para que o paciente possa se expressar como quiser e sempre que precisar, sem ter medo ou sentir-se julgado pelo que fala.

O terapeuta deverá ouvir e absorver o que você fala e sente, realizando perguntas que o ajudem a compreender melhor tudo o que está acontecendo.

É comum que o terapeuta sempre passe algum exercício que o paciente possa fazer em casa, entre uma sessão e outra, e no próximo encontro ele sempre irá perguntar se você a realizou.

Ele também irá buscar entender se os exercícios estão ajudando você de alguma maneira, ou se está acontecendo o contrário, ou seja, se eles não estão lhe auxiliando.

Ao final de cada uma das sessões, o terapeuta irá fazer um resumo do que foi trabalhado no dia e vai passar a sua tarefa, que deverá ser combinada e aceita por você de forma espontânea e por livre vontade, sem obrigações.

 

Quem deve fazer psicoterapia?

Você já se perguntou quem é que deve ou pode fazer psicoterapia?

As pessoas ainda acreditam que apenas algumas é que devem estar fazendo terapia, por possuírem algum tipo de perturbação mental, por exemplo.

Entretanto, esse é um erro que precisa ser desmistificado, já que todo mundo pode buscar terapia, quando achar necessário.

A psicoterapia é então para todas as pessoas, independente da idade (criança, adolescente, adulto ou idoso) e do gênero, sendo indicada para as mais diferentes situações.

O tratamento terapêutico serve para compreender e ajudar pessoas que estejam passando pelas mais variadas emoções, comportamentos, sentimentos e situações.

Alguns dos motivos que costumam levar uma pessoa até o consultório do terapeuta são:

  • Dificuldade na prática do autoconhecimento;
  • Dificuldade de solucionar um problema, por menor que ele seja;
  • Sentir-se triste durante um longo período de tempo;
  • Sofrer com problemas no trabalho, o que pode ocorrer por problemas no relacionamento ou por falta de concentração;
  • Viver ansioso ou tenso com o futuro;
  • Ter atitudes que sejam prejudiciais não apenas a si, mas também a outras pessoas.
  • Ao perceber qualquer sinal desse tipo, torna-se importante buscar a terapia para que você possa ter o tratamento necessário para recuperar a sua qualidade de vida e viver mais feliz.

 

7 benefícios de fazer terapia

Por que fazer Terapia Conheça os 7 Benefícios

Se você ainda está se questionando por que fazer psicoterapia, então é chegado o momento de tirar qualquer dúvida sobre o assunto.

Você vai poder entender quais são os benefícios proporcionados pela terapia para a vida de qualquer pessoa, além dos que já são amplamente conhecidos, como aqueles que estão tratando de algum transtorno da mente.

Ao final de todos os benefícios mostrados, você finalmente vai deixar de se perguntar por que fazer terapia e entenderá como ela é importante para uma vida mais saudável e feliz.

Vamos lá!

Ajuda a aumentar o autoconhecimento

Um dos maiores benefícios de fazer terapia, sem dúvida, é o aumento do autoconhecimento, algo que poucas pessoas possuem ou buscam trabalhar.

O autoconhecimento permite que você possa encontrar a sua própria essência, entender qual o seu verdadeiro “eu”, tudo isso por meio de reflexões e questionamentos.

Esse aumento da autoconsciência permitirá que você saiba quais suas qualidades, seus defeitos, as suas opiniões, os seus sonhos e defeitos, o que vai ajudar na tomada de decisão, nas mudanças que precisam ser feitas e em uma vida mais feliz.

E tudo isso é possível através da terapia!

Ajuda a desenvolver a inteligência emocional

A Inteligência emocional é extremamente importante, mas ainda há muitas pessoas que não atentam-se para ela e não pensam em desenvolvê-la.

Quando você trabalha para desenvolver a inteligência emocional, você consegue enfrentar os problemas da melhor forma, encontrando soluções que sejam lógicas e, principalmente, percebendo que muitos problemas são criados pela mente.

Esse desenvolvimento, portanto, vai fazer com que você entenda que não vale a pena depositar muita importância em uma determinada situação, tornando mais fácil solucioná-la ou esquecê-la, quando não vale a pena.

Desenvolvimento das suas habilidades

As pessoas estão aprendendo constantemente e aprimorando as suas habilidades, sejam elas emocionais ou intelectuais.

Algumas pessoas são extremamente tímidas e sofrem por causa disso, enquanto outras veem incômodo em serem muito expansivas e falarem demais.

Cada pessoa deseja ter ou não certas características, e tudo isso pode ser muito bem trabalhado a partir da terapia, pois o terapeuta irá ajudar você a desenvolver as suas melhores habilidades com maior facilidade.

Ajuda a melhorar os relacionamentos

A questão dos relacionamentos traz muitos problemas para a maioria das pessoas, já que o convívio social é algo primordial na vida humana.

Entretanto, ele também é responsável por causar muita ansiedade e diversos impasses na vida das pessoas, seja no local de trabalho ou até mesmo em casa.

A terapia permite que você aprenda a lidar melhor com as pessoas, conseguindo assim, desenvolver relações interpessoais de maior qualidade, o que vai causar um grande impacto positivo em sua vida.

Ajuda a achar um propósito de vida

Ajudar a encontrar um propósito de vida é um dos maiores benefícios para a maior parte das pessoas, já que existem muitos caminhos disponíveis e as mais diferentes alternativas entre as quais escolher.

É comum que não se saiba qual rumo seguir ou achar que está indo no caminho errado, o que leva muitas pessoas a ficarem desanimadas e a buscarem por respostas para esses anseios.

A terapia é extremamente importante porque vai ajudar você a encontrar aquelas respostas que tanto deseja, entendendo qual é a origem de toda a confusão que sente e removendo os bloqueios existentes.

Vai ser mais fácil, dessa forma, compreender quais são as suas paixões, estabelecer seus objetivos e conseguir seguir a vida que sempre desejou.

Ajuda a aliviar as tensões geradas por situações ruins ou por conflitos

Existem diversas situações em nossas vidas que causam um alto estresse e muita ansiedade, podendo até mesmo ocasionar depressão quando não se consegue lidar com elas.

As situações vão desde demissão/desemprego até o trabalho excessivo, problemas financeiros, fim de relacionamento, luto e divórcio.

Com a terapia, você conseguirá trabalhar melhor com as emoções negativas que surgem por conta dessas situações, sendo elas trabalhadas para permitir reencontrar a esperança em sua vida.

O terapeuta tem o objetivo de ajudar você a encontrar o caminho certo para se ver livre dessas situações, bem como de ser um verdadeiro apoio emocional em meio ao turbilhão de pensamentos e emoções conflitantes.

Ajuda na ressignificação das crenças

A terapia costuma trazer um benefício que é muito revelador, que é a ressignificação das nossas crenças.

Ela se trata de um processo que vai acontecendo de forma natural dentro de um ambiente terapêutico e é muito importante, pois ao longo de toda a nossa vida vamos carregando diversas crenças aprendidas na escola, na família, com amigos, etc.

Isso faz com que a gente vá aprendendo desde pequeno aquilo que é o certo e o errado, o que é permitido fazer e o que é proibido, aquilo que faz bem e o que gera mal, etc.

A terapia ajuda a desmistificar muitas das ideias que crescemos acreditando estarem certas e que levam às pessoas a viverem com uma enorme angústia.

 

Fazer terapia online

Fazer terapia online

A modalidade online da terapia está cada vez mais em alta e o número de pessoas buscando por ela está só aumentando.

Você que nunca ouviu falar sobre essa forma de terapia, ou que acredita que ela não traz nenhum benefício, poderá entender como ela é extremamente positiva.

Por meio da terapia online, você poderá ter sessões sempre no melhor dia e horário, de modo que não acabe faltando ao encontro com o psicólogo por estar no trabalho ou ter um outro compromisso.

O melhor de tudo é poder fazer toda a terapia do conforto da sua casa e tendo a garantia de sigilo total com o psicólogo.

A duração da terapia online é a mesma que na modalidade presencial e os custos são menores por causa das despesas que você cortará, como através do deslocamento até o consultório.

Se você deseja começar a fazer terapia, então indico a busca pela Psicotér para ter acesso a sua primeira avaliação bônus.

A consulta inicial serve como um primeiro contato, um momento de conversar a respeito do funcionamento da terapia, do terapeuta esclarecer dúvidas e de iniciar uma avaliação do caso para elaborar um plano de tratamento personalizado.

Viu por que fazer terapia é tão importante?

Acesse agora o mesmo o site da Psicotér para ter acesso a sua primeira Avaliação BÔNUS

Lisiane Duarte – CRP 07/12563

Psicóloga e Diretora Técnica da Psicotér

Clique para solicitar avaliação bônus

Veja Mais


    Se identificou com o assunto deste post?
    Então deixe seus dados abaixo que entraremos em contato em instantes* para agendar sua AVALIAÇÃO BÔNUS!


    Seu nome*
    Seu e-mail*
    Seu telefone

    Gostou? Compartilhe:

    Leia Também

    Deixe seu comentário

    Por que fazer Terapia? Conheça os 7 Benefícios - Psicoter