Ao longo da vida, você certamente já ouviu falar muito sobre autoconhecimento, especialmente quando o assunto era saúde mental, dores emocionais e essas coisas.
Saiba que esse é um grande pilar para o nosso bem-estar, mesmo quando não estamos nos sentindo totalmente felizes ou satisfeitos com o momento que vivemos.
Nem sempre somos instigados a pensar sobre o nosso autoconhecimento, especialmente quando as redes sociais e as tecnologias regem tanto a nossa rotina.
Entretanto, saiba que é sempre importante manter esse trabalho ativo, porque ele é o responsável pela nossa própria qualidade de vida, ajudando no desenvolvimento pessoal e no relaxamento durante crises.
Sabemos que aprender isso, principalmente depois de adulto, pode ser um grande desafio, mas vamos te ajudar a aprender aos poucos com dicas e técnicas que podem te levar longe no autoconhecimento!
Vamos te mostrar como a psicologia pode ser uma aliada de tudo isso, então não deixe de conferir o artigo até o final!
Conteúdo desse artigo
ToggleO que é o autoconhecimento?
Podemos entender o autoconhecimento como a compreensão das nossas emoções, sentimentos, pensamentos, ações e atitudes sobre nós mesmos.
Você já se perguntou por que sente frustração diante de determinada situação ou se emociona diante de outra? Com o conhecimento de nós mesmos podemos controlar alguns comportamentos ou até evitar desconfortos.
E esse autoconhecimento depende de vários fatores, você sabe quais são?
O questionamento, a reflexão, o conhecimento e assimilação de nossa história.
Isto é, quanto mais nos apropriamos de nós mesmos, mais autoconhecimento teremos de nós. Em decorrência disso, elevamos nossa autoestima, confiança, segurança e qualidade de vida.
Enquanto ficarmos imersos em nossa consciência, afirmando sempre que nossas ações são consequências de nós mesmos, sem questionamentos e reflexões, dificilmente conseguiremos alcançar um patamar elevado de autoconhecimento.
Se autoconhecer não significa que devemos mudar, mas sim, repensar ações e impulsos para melhorar essa qualidade de vida.
Portanto, quando nos autoconhecemos aprendemos a nos respeitar. A não nos compararmos, a sermos gentis com nossos tropeços e a ter orgulho de nossas conquistas. Aprendemos a reconhecer e lidar com nossas emoções e ser pacientes com nossas indecisões.
Trilhar o caminho do autoconhecimento requer investimento emocional duradouro, em que, entre os benefícios estão:
- afinar as habilidades;
- melhorar os relacionamentos interpessoais;
- reconhecer e saber lidar com as adversidades.
Observando assim, você pode entender que refletir sobre si mesmo é a chave para alcançar vários objetivos, além de se conhecer melhor e potencializar sua flexibilidade emocional!
Isso significa que há muitas vantagens nesse processo, ou seja, o autoconhecimento poderá te ajudar em vários pilares da vida!
Qual a melhor terapia para autoconhecimento?
A terapia ideal para desenvolver o autoconhecimento é a individual, aquela que você encontra o psicólogo e pode conversar sobre absolutamente qualquer coisa, de maneira mais pessoal.
Nela, você se desenvolve durante sessões semanais ou quinzenais, abordando suas inseguranças, limitações, excessos e podendo sanar questionamentos sobre si mesmo.
Isso também faz parte do autoconhecimento:
Exercícios, perguntas, exposição de dores, vontades, saudades e desejos… Tudo compõe esse grande complexo que é a sua emocionalidade, um prato cheio para levar para dentro da terapia para autoconhecimento.
Pode parecer estranho no início, mas com o comprometimento e as orientações certas, você vai longe e consegue se livrar de muitas angústias e estresses do dia a dia.
Como funciona a terapia de autoconhecimento?
A melhor maneira para se autoconhecer, sem dúvida, é a terapia.
O profissional psicólogo ajudará, com sua escuta qualificada, na apropriação da sua história singular, na compreensão de suas atitudes e sentimentos, a refletir sobre seu comportamento e a questionar a si e suas ações.
Quando percebemos que nossa história está intimamente ligada com nossos comportamentos, abre-se um vasto caminho para o entendimento e compreensão de nós mesmos.
Muitas vezes, repetimos padrões de comportamentos familiares que estão intrínsecos em nosso inconsciente e que só nos damos conta em terapia, como por exemplo:
- Ser rejeitado por um de seus pais e passar a vida querendo atenção ou atraindo parceiros e relacionamentos que o rejeitem, ou
- Ouvir desde pequeno que você não é capaz e esperto o suficiente e a partir disso, não acreditar em si mesmo para subir degraus importantes na sua vida particular e profissional.
Tudo isso pode e deve ser trabalhado nas sessões de terapia ao lado de um profissional que ajudará a se manter seguro consigo mesmo, observando seus próprios limites e padrões de comportamento.
Como a psicologia ajuda a desenvolver o autoconhecimento?
A psicologia pode ser uma grande parede para quem se vê sensibilizado com os problemas da vida, especialmente quando as dificuldades chegam e lidar com as emoções parece impossível.
Ela ajuda pessoas que estão passando por mudança de carreira, que estão sobrecarregadas ou simplesmente enfrentando uma fase difícil.
Isso pode incluir problemas de ansiedade, depressão e semelhantes, por exemplo.
Nem sempre é fácil, mas a psicologia ajuda por meio da terapia para autoconhecimento, guiando o paciente através da sua própria mente, relembrando de acontecimentos e curando feridas (atuais e antigas).
É um processo realizado através do tempo, com muito diálogo e resgate. Em alguns casos, o psicólogo combina com o paciente para fazerem atividades e exercícios em conjunto, o que fortalece sua própria mente e cria confiança.
O tempo de duração é muito relativo e depende da caminhada feita entre a pessoa e o terapeuta.
Terapia online para desenvolver autoconhecimento
A terapia online é uma modalidade adotada para aqueles pacientes que não dispõe de tempo ou energia para se deslocar até o consultório, por exemplo.
Assim, ela consiste em sessões feitas por meios de plataformas online pré combinadas entre o psicólogo e o paciente.
Esses casos podem ser muito úteis para aqueles que não se sentem confortáveis em falar e dividir experiências de forma presencial.
Se comunicar pelas telinhas tem essa vantagem: os tímidos se sentem mais acolhidos e conseguem se soltar aos poucos.
Em muitos casos, as pessoas ficam em dúvida sobre a eficácia da terapia online, mas você pode ter certeza que ela é a mesma da presencial.
Além disso, pode ser ainda mais proveitosa com os pacientes que se sentem intimidados ou nervosos com a presença do psico.
Por esse motivo, é tão importante tentar, afinal ela pode ser de grande ajuda para quem tem o dia a dia corrido ou, simplesmente, não se sente à vontade em falar presencialmente com o profissional.
Se você é uma dessas pessoas e preza pelo seu autoconhecimento, não deixe de marcar uma consulta com um psicólogo! Ele pode ser o seu grande aliado ao longo desse processo!
Aqui, na Psicotér, nós contamos com profissionais qualificados que podem te ajudar e muito nessa caminhada!
Entre em contato com nossa equipe de atendimento e marque a sua Consulta VIP!
Texto de: Luísa de Oliveira – redatora da Equipe Psicotér
Aprovado por:
Fundadora da Psicotér, CEO e Diretora Técnica, Psicóloga Cognitivo-Comportamental, completamente apaixonada pelo ser humano, realizada e privilegiada por poder participar da transformação de vidas. Experiência de mais de 20 anos de atuação clínica e empresarial. Psicoterapeuta individual e em grupo de crianças, adolescentes, adultos, idosos, casal e família, online e presencial, pós-graduada em Gestão do Capital Humano. Consultora de recolocação profissional desde 2003, capacitando e orientando profissionais em transição de carreira na busca de novas oportunidades. Também consultora em diversas empresas nacionais e multinacionais, nas diversas áreas de RH, atendimento e avaliação psicológica de profissionais.