Marker
relógio Seg a Sex dàs 7h às 22h - Sáb dàs 7h às 12:30h
(51) 9 9833-8006
(51) 4100-2513

Supervalorização do difícil: só vale se for com “sangue, suor e lágrimas!”6

Categoria: Comportamento, Depressão

Supervalorização do difícilParece que o que vem fácil não tem graça. Mas por que isso acontece? Por que as pessoas preferem o que é mais difícil?

Não raro, pessoas valorizam mais o que alcançam quando envolve maior sacrifício. Quando vem com “sangue, suor e lágrimas”, existe uma crença de que o objetivo alcançado tem mais valor do que o que não envolveu tanto sacrifício.

Vivemos em uma cultura que reforça esta crença. Filmes, propagandas, novelas e séries envolvem situações que reforçam esta crença. Eles reproduzem situações da vida real e fazem com que nos identifiquemos na busca de objetivos.

Portanto, a aceitação de que algumas coisas são fáceis de conquistar e que, mesmo assim, há um merecimento é o primeiro passo para sair desse ciclo de pressão interna.

Procurar se questionar sobre o quanto vale a pena estar sobre pressão é muito importante. Autocobrar-se de forma demasiada; se estressar, cansar-se demais só vai lhe deixar ainda mais sob pressão.

Repense suas atitudes e foque nos objetivos e metas que você tem que alcançar. Independentemente se for fácil ou difícil, o que vai valer é o resultado final satisfatório; não o quanto você se sacrificou para atingi-lo.

Comece se perguntando: – Mesmo sendo fácil, por que não posso valorizar o que consegui se eu conquistei da mesma forma?

Aprender a curtir o que foi conquistado sem esforço e a enxergar a situação como igualmente importante reduz a pressão interna e auxilia no processo de valorizar todas as suas conquistas, sendo fáceis ou difíceis. Assim, você vai se permitir não dar somente importância para o que é difícil de conquistar e vai melhorar sua qualidade de vida.

Por Roberta Gomes – Psicóloga da Equipe Psicotér

Você não se permite aproveitar pequenas realizações? Venha conversar com a gente…
Entre em contato conosco através desse link para uma avaliação gratuita, presencial ou online, na Psicotér: clínica de psicologia em Porto Alegre e entenda como a psicoterapia individual pode te ajudar.
Gostou? Compartilhe:

Leia Também

Comentário Fechado

Contato e Endereços

Para facilitar o seu atendimento, a Psicotér atende em diversas localidades de Porto Alegre. Veja no mapa qual o endereço mais próximo de você e ligue para agendar sua primeira consulta gratuita!

(51) 4100-2513
(51) 9 9833-8006
Fale conosco
Se preferir, preencha os campos abaixo e entre em contato para agendar sua consulta: