Marker
relógio Seg a Sex dàs 7h às 22h - Sáb dàs 7h às 12:30h
(51) 9 9833-8006
(51) 4100-2513

Diferença entre Coach e Psicólogo | Entenda!

Categoria: Psicologia

imagem - diferença entre coach e psicólogo

Atualmente se fala muito em coaching e muitas pessoas têm dúvidas na hora de escolher entre coach ou psicólogo. Qual a diferença entre coach e psicólogo? 

O trabalho do coach é focado em propiciar que a pessoa alcance metas pessoais ou profissionais de forma objetiva, através da criação de plano de ação e de técnicas motivacionais dentro de um sistema organizado e planejado passo a passo. Por isso uma das metas mais buscadas pelas pessoas que contratam coach é a gestão de carreira.

O trabalho do psicólogo é amplo. Porque são várias as abordagens de psicoterapia, algumas mais voltadas para mudanças comportamentais, outras existenciais; algumas breves, outras de médio e de longo prazo.

Diferença entre coach e psicólogo

Vamos falar então sobre a diferença entre coach e psicólogo. De acordo com a abordagem seguida, o psicólogo poderá direcionar seu trabalho de forma mais objetiva. São elas, criar estratégias de ação, desenvolver potencialidades e motivar o paciente a alcançar sua meta. As ferramentas utilizadas para isso dependerão do aporte teórico e prático do profissional, bem como dos cursos realizados por ele, que pode ser, inclusive, de coaching.

Psicólogo

Dessa forma, o psicólogo é um profissional apto a utilizar técnicas que:

  • identificam e modificam crenças limitantes;
  • promovem o autoconhecimento;
  • propiciam mudanças positivas e significativas na comunicação e nos relacionamentos interpessoais e;
  • também, a tratar de transtornos mentais e traumas.

Coach

Ao coach é vedado o trabalho com traumas e doenças mentais. Portanto é de suma importância que o profissional seja sério e qualificado. Sendo assim, capaz de perceber quando há questões psicológicas mais profundas e, se esse for o caso, encaminhar o cliente a um psicólogo. Caso contrário, durante as sessões de coaching esses conteúdos poderiam emergir e o coach não possui qualificação técnica para lidar com eles.

São muito comuns casos nos quais o problema foi gerado por algum transtorno mental ou por algum trauma e estar refletindo na sua forma de pensar, sentir e agir. Sendo esse o caso, a pessoa deve ser tratada por um profissional da saúde: psicólogo ou psiquiatra.

Uma vez descartada a possibilidade de origem traumática e psiquiátrica (transtornos mentais), a pessoa pode optar pelo trabalho com um dos dois. Por isso a importância de entender a diferença entre coach e psicólogo. Há possibilidade de trabalho paralelo entre psicólogo e coaching, o que favorece um resultado mais rápido e eficaz.

A profissão de coach

É importante ressaltar que a profissão de coach não está regulamentada em nosso país. Essa situação possibilita a formação de profissionais através de cursos com tempo de duração e de qualidade questionáveis, sem supervisão nem práticas necessárias para sua atuação eficiente e segura. Por essa razão, antes de se contratar um coach, cabe buscar referências acerca de sua certificação e trajetória profissional.

Apesar de existirem ótimos profissionais de coaching, Infelizmente há muitos outros que oferecem esse trabalho de forma irresponsável e enganosa. Por outro lado, ao contrário do psicólogo que é fiscalizado pelo Conselho Regional de Psicologia e formado por cursos regulamentados pelo MEC, o coach não possui diploma válido e não sofre fiscalização.

Cuidado!

Essa situação deixa margem a propagandas enganosas e trabalhos que não atendem às expectativas de quem contratou os serviços de coaching. Por essas razões, tramita no senado a proposta de tornar crime essa prática. O mais grave, no entanto, é a possibilidade de danos psicológicos que um profissional desqualificado pode causar às pessoas.

Sandra Arreal – CRP 07/12064
Psicóloga Clínica, em formação em Técnicas de Revivência Transpessoal 


Se identificou com o assunto deste post?
Então deixe seus dados abaixo que entraremos em contato em instantes* para agendar sua AVALIAÇÃO BÔNUS!


Seu nome*
Seu e-mail*
Seu telefone

Gostou? Compartilhe:

Leia Também

Deixe seu comentário

Contato e Endereços

Para facilitar o seu atendimento, a Psicotér atende em diversas localidades de Porto Alegre. Veja no mapa qual o endereço mais próximo de você e ligue para agendar sua primeira consulta gratuita!

(51) 4100-2513
(51) 9 9833-8006
Fale conosco
Entre em contato para agendar sua AVALIAÇÃO BÔNUS ou tirar dúvidas.

(51) 4100-2513