Atualmente se fala muito em coaching e muitas pessoas têm dúvidas na hora de escolher entre coach ou psicólogo. Qual a diferença entre coach e psicólogo?
O trabalho do coach é focado em propiciar que a pessoa alcance metas pessoais ou profissionais de forma objetiva, através da criação de plano de ação e de técnicas motivacionais dentro de um sistema organizado e planejado passo a passo. Por isso uma das metas mais buscadas pelas pessoas que contratam coach é a gestão de carreira.
O trabalho do psicólogo é amplo. Porque são várias as abordagens de psicoterapia, algumas mais voltadas para mudanças comportamentais, outras existenciais; algumas breves, outras de médio e de longo prazo.
Diferença entre coach e psicólogo
Vamos falar então sobre a diferença entre coach e psicólogo. De acordo com a abordagem seguida, o psicólogo poderá direcionar seu trabalho de forma mais objetiva. São elas, criar estratégias de ação, desenvolver potencialidades e motivar o paciente a alcançar sua meta.
As ferramentas utilizadas para isso dependerão do aporte teórico e prático do profissional, bem como dos cursos realizados por ele, que pode ser, inclusive, de coaching.
Psicólogo
Dessa forma, o psicólogo é um profissional apto a utilizar técnicas que:
- identificam e modificam crenças limitantes;
- promovem o autoconhecimento;
- propiciam mudanças positivas e significativas na comunicação e nos relacionamentos interpessoais e;
- também, a tratar de transtornos mentais e traumas.
Coach
Ao coach é vedado o trabalho com traumas e doenças mentais. Portanto é de suma importância que o profissional seja sério e qualificado. Sendo assim, capaz de perceber quando há questões psicológicas mais profundas e, se esse for o caso, encaminhar o cliente a um psicólogo. Caso contrário, durante as sessões de coaching esses conteúdos poderiam emergir e o coach não possui qualificação técnica para lidar com eles.
São muito comuns casos nos quais o problema foi gerado por algum transtorno mental ou por algum trauma e estar refletindo na sua forma de pensar, sentir e agir. Sendo esse o caso, a pessoa deve ser tratada por um profissional da saúde: psicólogo ou psiquiatra.
Uma vez descartada a possibilidade de origem traumática e psiquiátrica (transtornos mentais), a pessoa pode optar pelo trabalho com um dos dois. Por isso a importância de entender a diferença entre coach e psicólogo. Há possibilidade de trabalho paralelo entre psicólogo e coaching, o que favorece um resultado mais rápido e eficaz.
A profissão de coach
É importante ressaltar que a profissão de coach não está regulamentada em nosso país. Essa situação possibilita a formação de profissionais através de cursos com tempo de duração e de qualidade questionáveis, sem supervisão nem práticas necessárias para sua atuação eficiente e segura. Por essa razão, antes de se contratar um coach, cabe buscar referências acerca de sua certificação e trajetória profissional.
Apesar de existirem ótimos profissionais de coaching, Infelizmente há muitos outros que oferecem esse trabalho de forma irresponsável e enganosa. Por outro lado, ao contrário do psicólogo que é fiscalizado pelo Conselho Regional de Psicologia e formado por cursos regulamentados pelo MEC, o coach não possui diploma válido online e não sofre fiscalização.
Cuidado!
Essa situação deixa margem a propagandas enganosas e trabalhos que não atendem às expectativas de quem contratou os serviços de coaching. Por essas razões, tramita no senado a proposta de tornar crime essa prática. O mais grave, no entanto, é a possibilidade de danos psicológicos que um profissional desqualificado pode causar às pessoas.
Sandra Arreal – CRP 07/12064
Psicóloga Clínica, em formação em Técnicas de Revivência Transpessoal