Marker
relógio Seg a Sex dàs 7h às 22h - Sáb dàs 7h às 12:30h
(51) 9 9833-8006
(51) 4100-2513

Como dizer não – A Psicoterapia pode ajudar

Categoria: Autoconhecimento, Habilidades sociais

como dizer nãoComo dizer não

Muitas pessoas relacionam a permissividade, ou dizer sempre “sim” diante das situações e solicitações alheias, com bondade e proatividade. No entanto há o grande risco que esta postura acarrete em consequências negativas para a própria pessoa. Aprender a como dizer não é extremamente necessário e saudável. Visto que nem sempre é de extrema importância nos posicionarmos frente as situações de forma contrária. Nem sempre vivenciamos uma mesma situação da mesma forma que o outro.

Ao dizer “não”, você não estará deixando de gostar ou mesmo de ser legal com o outro, mas estará priorizando a sua própria opinião e/ou necessidade, o que muitas vezes pode estar sendo negligenciado por quem lhe exige determinada postura. É muito importante pesar se o “sim” ou o “não” que estará emitindo respeita as suas próprias escolhas e também considera os seus limites e predisposições.

CHEGA DE DIZER TANTO “SIM”

Podemos concluir que a dificuldade em como dizer “não” relaciona-se, muitas vezes, à uma baixa autoestima, pois uma postura permissiva nos mostra uma necessidade de sempre agradar ao outro. A fantasia é de que, ao satisfazer as necessidades alheias, é mais provável que o outro goste de você. Portanto essa necessidade de agradar aos demais está associada a um desejo inconsciente de se sentir amado e aceito. Pois no fundo não é assim que realmente se sentem.

É muito importante que a autoestima e o amor próprio sejam trabalhados nos indivíduos que apresentam dificuldade em como dizer não, bem como que sua opinião própria seja reconhecida e valorizada. A pessoa que é muito permissiva precisa se conhecer melhor e saber o que é prioritário para ela. O que não tem a ver com egoísmo, mas sim com saber colocar-se em primeiro lugar. Bancar os seus desejos e necessidades.

É imprescindível exercitar a habilidade de dizer “não” em todos os âmbitos na vida.

No ambiente de trabalho, por exemplo, saber se impor e defender o próprio ponto de vista é reconhecido, na maioria das vezes, como determinação e coragem. Essas são características admiradas dentro do meio corporativo. Em um relacionamento, ser honesto consigo e com o outro ao expor como se sente e pensa, possibilita uma interação verdadeira e mais profunda. É de extrema importância que se evite mentiras ou manipulações, pois isso acaba com a confiança e afasta as pessoas. Então é melhor dizer um “não” com educação e explicando suas razões, do que inventar uma desculpa só para tentar agradar ao outro.

As pessoas que enfrentam dificuldade de se impor e de falar suas reais necessidades e opiniões, não desenvolveram esta característica deliberadamente. Normalmente elas desenvolvem essa característica como um mecanismo de defesa. Este se aperfeiçoa ao longo dos anos, a fim de que se sintam mais amadas e aceitas, como já mencionado anteriormente neste texto. Reconhecer que se tem essa dificuldade é o primeiro passo para a mudança. Porém sabemos que não é tão simples mudar um traço de personalidade. Buscar ajuda de um profissional qualificado, que possa ajudar a pessoa a entender como esse mecanismo funciona nela. Bem como os pontos a serem trabalhados para que melhore sua autoestima e autoconfiança, auxilia muito no processo de mudança.

AJUDA PROFISSIONAL

O psicólogo é o profissional mais capacitado a auxiliar nessa tomada de consciência e no processo de transformação pessoal. Visto que sua formação é pautada no entendimento da mente e do comportamento humano. Ao longo do processo terapêutico, o profissional ajuda o paciente a identificar seus comportamentos disfuncionais.  Pensar em maneiras mais adequadas de se relacionar. Estabelecendo limites ao demais. Trabalhar estratégias de como dizer não, agindo de forma mais coerente com seus reais desejos e respeitando a si mesmo.

 

Alessandra Ribeiro – CRP/27850
Psicóloga clínica, Pós-Graduanda em Psicologia Clínica Junguiana


Se identificou com o assunto deste post?
Então deixe seus dados abaixo que entraremos em contato em instantes* para agendar sua AVALIAÇÃO BÔNUS!


Seu nome*
Seu e-mail*
Seu telefone

Gostou? Compartilhe:

Leia Também

Deixe seu comentário

Contato e Endereços

Para facilitar o seu atendimento, a Psicotér atende em diversas localidades de Porto Alegre. Veja no mapa qual o endereço mais próximo de você e ligue para agendar sua primeira consulta gratuita!

(51) 4100-2513
(51) 9 9833-8006
Fale conosco
Entre em contato para agendar sua AVALIAÇÃO BÔNUS ou tirar dúvidas.

(51) 4100-2513