Endereços psicoter
Rua Vigário José Inácio, 250 Sala 102 Centro - Porto Alegre
R. Antônio Joaquim Mesquita, 131 - Passo d'Areia - Porto Alegre
SEG A SEX DÀS 7H ÀS 22H - SÁB DÀS 7H ÀS 12:30H

10 Sintomas de Ansiedade: Sinais Físicos e Psicológicos

Sintomas de Ansiedade

O transtorno de ansiedade pode contar com inúmeros tipos de sintomas que tornam as pessoas reféns todos os dias.

Você já nos viu falar sobre eles em outras ocasiões, mas hoje vamos nos aprofundar ainda mais nos sinais e sintomas de ansiedade, apresentando os riscos e a origem de cada um deles.

Quem convive com esse transtorno sabe o quão inconveniente e desagradável pode ser lidar com isso todos os dias, por esse motivo, vamos te mostrar as possibilidades de tratamento!

Ninguém merece se tornar refém da própria mente, então vamos mudar o olhar que projetamos na ansiedade a partir de hoje!

Acompanhe o artigo até o final para ficar por dentro de todos os detalhes!

O que é a crise de ansiedade

A crise de ansiedade nada mais é que uma grande erupção de sentimentos de medo, preocupação excessiva, nervosismo, angústia e insegurança.

Seus sinais se apresentam tanto na mente, quanto no corpo da pessoa, com: choro, tensão muscular e dor. Ela é um ponto alto na manifestação intensa da ansiedade.

Também conhecida como crise de pânico, essa é uma grande explosão física e emocional das questões internas que acabam se acumulando com o passar do tempo.

Ela pode acontecer de forma regular, deixando a pessoa em constante sofrimento ou de forma esporádica, ainda assim causando certo estrago.

Sintomas de Ansiedade

 

Quais as causas que levam a ataques de ansiedade?

Geralmente, ataques de ansiedade podem acontecer através de gatilhos, isto é, episódios que ativam o descontrole emocional da pessoa, retomando sentimentos e ativando o ataque de pânico.

Pode acontecer a qualquer momento, podendo ser prevenido e trabalhado com técnicas práticas.

10 Sintomas de Ansiedade

Sendo um dos transtornos mais comuns nos dias de hoje, a ansiedade generalizada é uma grande dor de cabeça para muitas pessoas.

Isso porque além de contar com fortes distúrbios emocionais, ela se soma a grandes sintomas físicos, causando constante pressão e estresse na vida da pessoa.

Para te ajudar a identificar o transtorno de ansiedade generalizada (famoso TAG), listamos aqui alguns sinais e sintomas que podem se manifestar ao longo do dia a dia.

Confira:

1. Preocupação Insistente

Toda pessoa ansiosa sabe que um dos sentimentos mais difíceis de se controlar e diminuir é a preocupação.

Seja no trabalho, em casa ou até mesmo nos momentos de descanso, essa é uma sensação que acompanha o tempo todo nos sintomas de ansiedade e estresse.

É como se a pessoa se tornasse refém da doença, sem conseguir se libertar por mais que tente incessantemente.

Veja também: Não Consigo Trabalhar por Causa da Ansiedade. Veja como Lidar!

2. Dificuldades para dormir

Os sintomas de ansiedade invadem muito mais do que os espaços que estamos acostumados a lidar com o estresse, como na vida profissional, por exemplo.

Eles também mexem com o nosso sono! Já que a preocupação constante pode causar a intensa elaboração de cenários catastróficos e problemáticos para a pessoa.

Isso tudo vem à tona na hora de dormir, afinal é o momento em que o social fica de lado, te deixando somente com os próprios pensamentos.

 

3. Memórias inconvenientes

Um dos sintomas psicológicos da ansiedade que não se fala tanto é o flashback de episódios constrangedores, traumáticos ou marcantes na vida da pessoa.

Muitas ficam relembrando momentos antigos em que passaram por alguma situação desconfortável e, em muitos casos, sentem culpa, remorso, vergonha e arrependimento por isso.

Dependendo do nível de ansiedade, é possível que a pessoa fique constantemente revivendo a situação na própria mente.

 

4. Crises de tensão e pânico

Como já citamos anteriormente, essas são aquelas explosões emocionais e físicas que manifestam diversos sintomas ao mesmo tempo!

Se trata de um excesso de emoções e descontrole ao mesmo tempo, fazendo com que a pessoa sinta o coração acelerado, suor na pele, tensão muscular, entre diversos traços nervosos.

 

5. Complexo de inferioridade

Pessoas ansiosas certamente têm muita dificuldade em controlar a ansiedade, mas além disso podem desenvolver questões paralelas a esse transtorno.

O complexo de inferioridade é uma delas! A pessoa que enfrenta os sintomas de ansiedade generalizada acaba se sentindo em constante desvantagem, com a autoestima muito baixa.

Isso acontece através da autossabotagem que a faz acreditar que é menos merecedora das coisas do que qualquer outra pessoa.

Sintomas de Ansiedade

 

6. Queda nas habilidades sociais

Que a ansiedade torna a pessoa uma grande refém da sua própria mente você já sabe, mas o que isso causa diretamente?

O resultado prático disso é uma grande queda nas habilidades sociais. A pessoa passa a ficar mais sozinha, vivendo na sua própria cabeça, como uma forma de isolamento.

Isso de forma alguma é saudável para ela ou para as pessoas com as quais ela se relaciona.

7. Pânico de espaços sociais

Outro sintoma muito comum do transtorno de ansiedade, segundo a psicologia, é o pânico de espaços muito movimentados em que há necessidade de grandes interações e até mesmo o medo de sair na rua.

Pessoas com ansiedade criam bloqueios e nem sempre conseguem se comunicar da melhor forma possível, afinal ficam nervosas e tensas com possíveis julgamentos.

 

8. Problemas digestivos

Nosso corpo costuma traduzir muitos dos nossos problemas emocionais e no caso da ansiedade não é nem um pouco diferente!

Pessoas ansiosas costumam ter sérios problemas digestivos, especialmente durante crises. É possível que sintam dores constantes e tenham sua qualidade de vida muito abalada por isso.

 

9. Falta ou excesso de apetite

Muito mais do que um sintoma claro de ansiedade, esses são hábitos perigosos para o nosso corpo.

Muitas pessoas acabam desenvolvendo, inclusive, transtornos alimentares por conta da ansiedade, seja por comerem em grandes quantidades ou se sentirem insatisfeitas com o próprio corpo, por exemplo.

 

 10. Busca pela perfeição

Ansiosos também são muito inseguros, então toda e qualquer atitude vem carregada de autocobrança.

Como atitudes meticulosas, é possível observar que essas pessoas checam três vezes mais e pensam três vezes mais antes de realizar toda e qualquer tarefa.

Isso demonstra uma insegurança gigantesca que acaba sugando muita energia, sem falar nas relações que também saem extremamente prejudicadas.

controle de ansiedade

 

Como controlar a ansiedade?

Agora que você já conhece a ansiedade mais afundo, deve estar se perguntando: de que forma é possível controlar a ansiedade?

Bom, nós criamos uma lista de exercícios e dicas práticas para te ajudar nessa jornada de superação da ansiedade, observe:

Psicoterapia para crises de ansiedade

A psicoterapia funciona muito para crises de ansiedade, mas para lidar com os sintomas do transtorno como um todo também!

Um psicoterapeuta se coloca na figura de guia, além de ouvir, analisar e ajudar profundamente a pessoa que procura por seus serviços.

O paciente e o profissional constituem, portanto, um grande trabalho em equipe, regado a cumplicidade e comprometimento.

Nesse caminho, é necessário que a pessoa se abra no ritmo certo, conforme se sentir à vontade, para que possa trabalhar suas inseguranças e todas as questões que estejam a incomodando.

O psicólogo será a ferramenta usada nesse processo, colaborando na visualização de cada um dos conflitos apresentados.

A ansiedade também é um dos grandes fatores trabalhados nessa jornada, já que muito do bem-estar pessoal está ligado a isso.

Por esse motivo, é tão importante ir em busca do acompanhamento completo e com o profissional ideal!

Se você sente que enfrenta questões emocionais relacionadas à ansiedade ou qualquer outro peso emocional semelhante, não deixe de buscar a ajuda certa!

Aqui, na Psicotér, contamos com profissionais capacitados que estão prontos para te receber e te auxiliar nesse processo!

Entre em contato com nossa equipe de atendimento e marque já a sua Consulta VIP!

Texto de: Luísa de Oliveira – redatora da Equipe Psicotér

Aprovado por:

Lisiane Duarte

Lisiane DuarteFundadora da Psicotér, CEO e Diretora Técnica, Psicóloga Cognitivo-Comportamental, completamente apaixonada pelo ser humano, realizada e privilegiada por poder participar da transformação de vidas. Experiência de mais de 20 anos de atuação clínica e empresarial. Psicoterapeuta individual e em grupo de crianças, adolescentes, adultos, idosos, casal e família, online e presencial, pós-graduada em Gestão do Capital Humano. Consultora de recolocação profissional desde 2003, capacitando e orientando profissionais em transição de carreira na busca de novas oportunidades. Também consultora em diversas empresas nacionais e multinacionais, nas diversas áreas de RH, atendimento e avaliação psicológica de profissionais.

Gostou? Compartilhe

Posts Relacionados

Confira os assuntos de maior interesse

avaliação psicológica bônus

    Se identificou com o assunto deste post?

    Então deixe seus dados abaixo que entraremos em contato em instantes* para agendar sua AVALIAÇÃO BÔNUS!

    Seu nome*

    Seu e-mail*

    Seu telefone

    4 respostas

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *