Marker
relógio Seg a Sex dàs 7h às 22h - Sáb dàs 7h às 12:30h
(51) 9 9833-8006
(51) 4100-2513

Transtornos Alimentares: Você sabe o que é?

Categoria: Doenças e Transtornos

Os transtornos alimentares atingem entre 1 e 5% da população mundial e, principalmente, as mulheres. A idade de início dos sintomas pode variar, mas a maioria inicia o processo do transtorno ainda na adolescência.

Os diversos transtornos alimentares possuem características diferentes, como por exemplo, a anorexia e a bulimia. O primeiro caracteriza-se principalmente pela baixa ingestão de alimentos e a consequente perda excessiva de peso; a segunda, pela ingestão compulsiva de alimentos e a purgação (provocar vômitos e/ou diarreia logo após o ataque compulsivo).

Os principais sintomas dos transtornos alimentares são percebidos nos comportamentos e pensamentos das pessoas que sofrem com eles. Existem, porém, alguns sinais que os corpos destas pessoas apresentam, que podem indicar algum problema.

Bulimia – caracteriza-se pela ingestão excessiva de alimentos em um curto período de tempo, acompanhada da “purga”, ou seja, provocar vômitos, tomar laxantes ou, ainda, realizar jejuns. As pessoas que sofrem deste transtorno normalmente têm peso normal ou sobrepeso, apesar de estarem sempre controlando sua alimentação. Além disso, reclamam de dores de garganta com frequência.

Devido ao fato de provocarem o vômito, estas pessoas podem perder o esmalte dos dentes e ter problemas dentários frequentemente. Algumas apresentam calos nos dedos médio e indicador, pois são os mais comumente usados para provocar vômito. Aquelas pessoas que fazem uso de laxantes podem ter problemas gastrointestinais severos, além de sintomas de desidratação.

Anorexia – caracterizada pela ingestão mínima de alimentos e a perda de peso rápida e excessiva. As pessoas que sofrem de anorexia tendem a ter peso bem abaixo do normal. Também  exercitam-se por diversas horas em busca do corpo perfeito. Além da magreza, são pessoas que apresentam a pele pálida, perdem muito cabelo, chegando a apresentar sinais de alopecia e sua pele costuma ser muito seca e escamar, devido à falta de nutrientes essenciais em seus organismos.

Pessoas com anorexia nervosa tendem a queixar-se de gastrite com frequência. Isso se deve ao fato de ficarem muitas horas sem alimentarem-se. Ou então, fazer isso em porções muito pequenas, o que tende a fabricarem mais suco gástrico.

Um sintoma importante que surge em decorrência da anorexia é a amenorreia. Ou seja, a menstruação destas mulheres cessa por meses, novamente, devido à baixa ingestão de alimentos e de nutrientes essenciais.

Na anorexia e na bulimia, como consequência da falta de alimentação e dos vômitos, as pessoas tendem a ter mau hálito. No primeiro caso, devido à cetose, processo no qual o corpo entra quando não está recebendo a quantidade correta de alimentos e, no segundo caso, devido ao suco gástrico que retorna durante os vômitos e fica acumulado na garganta e no interior da boca.

Transtorno de compulsão alimentar e hiperfagia – são transtornos caracterizados pela ingestão excessiva de alimentos e o consequente ganho de peso. Nos dois casos, não há a tentativa de eliminar peso após o comer em excesso. Estes transtornos são, talvez, os mais fáceis de serem percebidos no corpo, devido ao rápido ganho de peso.

Vigorexia – é um transtorno que se caracteriza pela busca exagerada por um corpo forte e definido. As pessoas que sofrem deste transtorno tendem a exercitar-se de modo exagerado, além de utilizarem esteroides para parecerem mais fortes. São aquelas pessoas que mudam a forma de seus corpos de modo muito rápido, parecendo muito musculosas e buscando parecer ainda mais fortes.

Ortorexia nervosa – é um transtorno caracterizado pelo comer excessivamente saudável. As pessoas com ortorexia nervosa não consomem nada que não seja natural e saudável. São as pessoas que cortam sal, gordura e açúcares a ponto de não alimentarem-se de modo a aproveitar os diferentes nutrientes dos diversos alimentos.

Neste transtorno também há a perda de peso, mas é mais perceptível na forma como estas pessoas lidam com a alimentação: você dificilmente verá estas pessoas ingerindo alimentos que possam ser considerados não saudáveis, como refrigerantes, álcool, doces, pães e carnes gordurosas. Quando isso acontece, estas pessoas relatam muita culpa.

? Os transtornos alimentares são doenças que afetam principalmente os pensamentos e os comportamentos daquelas pessoas que sofrem com eles. Os sinais listados acima são formas de ajudar aos demais a perceberem que alguma coisa pode não estar funcionando de modo positivo com a pessoa, mas não são os únicos.

Por isso, o exame clínico e a conversa com um psicólogo são os principais meios de descobrir se alguém está sofrendo com algum transtorno alimentar. Na maioria das vezes, as pessoas estes transtornos não reconhecem seu problema e tendem a esconder e disfarçar os sintomas.

Não se pode esquecer que estes transtornos podem causar sérios danos à saúde das pessoas que os apresentam, podendo, em alguns casos, levar à morte.

Por isso, se você perceber que alguém de suas relações está tendo comportamentos pouco usuais em relação à comida, à alimentação e ao corpo, procure ajudá-la a procurar a ajuda de um psicólogo. Este profissional poderá ajudar a detectar um possível transtorno. É o profissional indicado para tratar os sintomas psicológicos que levam a eles.

✔️ Por Anne Griza – Psicóloga da Equipe Psicotér

Precisa de auxílio? Agende uma avaliação gratuita:
(51) 4100-2513 OU
(51) 9833-8006 (WhatsApp) OU  atendimento@psicoter.com.br

PSICOTÉR: clínica de psicologia em Porto Alegre

Gostou? Compartilhe:

Leia Também

Deixe seu comentário

Contato e Endereços

Para facilitar o seu atendimento, a Psicotér atende em diversas localidades de Porto Alegre. Veja no mapa qual o endereço mais próximo de você e ligue para agendar sua primeira consulta gratuita!

(51) 4100-2513
(51) 9 9833-8006
Fale conosco
Se preferir, preencha os campos abaixo e entre em contato para agendar sua consulta: