Endereços psicoter
Rua Vigário José Inácio, 250 Sala 102 Centro - Porto Alegre
R. Antônio Joaquim Mesquita, 131 - Passo d'Areia - Porto Alegre
SEG A SEX DÀS 7H ÀS 22H - SÁB DÀS 7H ÀS 12:30H

Ansiedade tem cura? Psicóloga mostra como tratar os sintomas

Ansiedade tem cura

Se você é uma pessoa que enfrenta diariamente sintomas do transtorno de ansiedade, certamente já se perguntou: será que essa ansiedade tem cura?

Pensando nisso, trouxemos este artigo baseado em uma conversa com a nossa psicóloga e coordenadora da Psicotér: Lisiane Duarte (CRP: 07/12563), que nos ajudou a desvendar os principais mitos e as apreensões relacionadas a este tema!

Aqui, vamos colocar à prova os pontos principais relacionados à ansiedade, suas características, sintomas e peculiaridades.

O objetivo é expor ao nosso leitor uma maior afinidade para com o transtorno, possibilitando um olhar mais humano e, ao mesmo tempo, prático.

Buscamos desmistificar sinais e tratamentos, colaborando com o processo de melhora e da convivência da ansiedade, além de responder às dúvidas recorrentes que recebemos sobre o transtorno.

Confira até o final para saber todos os detalhes, mas principalmente para responder a maior dúvida: ansiedade tem cura?

 

O que são transtornos de ansiedade?

Os transtornos de ansiedade são doenças de cunho emocional, caracterizadas por sentimentos e estados fortes de preocupação, nervosismo e inquietação.

Eles podem atingir absolutamente qualquer pessoa, em qualquer fase da vida, variando somente na forma com a qual os seus sintomas são expressos.

Quais são os sintomas da ansiedade?

Os sintomas da ansiedade podem ser muito variados e, em alguns casos, bem disfarçados pela rotina da pessoa. Confira o que a Psicóloga Lisiane ressalta sobre estas diferenças:

“A ansiedade pode se manifestar de diversas formas, tipos e intensidades. Às vezes, o que nem imaginamos que possa ser uma ansiedade… é, muitas vezes já num estágio grave e avançado da doença.”

Por esse motivo, os sintomas costumam se dividir em dois aspectos principais: físicos e psicológicos, sendo um a tradução específica do outro, respectivamente.

Com a ajuda da psico, listamos aqui os mais comuns, já divididos entre esses dois grupos:

Sintomas físicos

  • Dores pelo corpo;
  • Enjoo ou fadiga;
  • Contrações musculares;
  • Tremor na pálpebra do olho;
  • Inquietação de braços e pernas;
  • Problemas estomacais;
  • Tremor nas mãos;
  • Suor excessivo;
  • Aceleração na fala;
  • Respiração ofegante;
  • Boca seca.

Sintomas psicológicos

  • Pensamentos negativos e acelerados;
  • Vontade constante de comer;
  • Desregulação emocional;
  • Irritação constante;
  • Inquietação;
  • Hiperatividade;
  • Catastrofização de situações;
  • Frustração constante;
  • Medo;
  • Insegurança;
  • Insuficiência.

 

Transtorno de ansiedade tem cura?

Talvez esta seja a resposta que você mais tenha buscado ao longo deste artigo, então vamos lá! O que a Psicóloga Lisiane tem a dizer sobre?

“Este tema é muito controverso, alguns especialistas trabalham com a possibilidade de cura, outros não. Pensamos de duas formas: a ansiedade é um estado natural de todas as pessoas, ou seja, em um certo grau, todos sentiremos ansiedade, assim como tristeza, raiva e outros estados de humor.

Por outro lado, a ansiedade, num grau elevado, torna-se um transtorno, uma doença, e aí precisamos ajustar o organismo através do controle mental e físico para que volte a ter a ansiedade natural.

Então jamais vamos nos curar da ansiedade, pois faz parte da natureza humana, mas podemos nos curar de um transtorno ansioso, voltar a sentir a ansiedade dentro de um nível aceitável e não prejudicial.”

Observando assim, podemos concluir que a ansiedade não tem cura, mas o transtorno pode ser trabalhado e equilibrado de forma que os sintomas diminuam e quase não apareçam ao longo da vida.

Muitas pessoas acreditam que seja algo impossível, uma vez que convivem com esse mal ao longo de uma vida toda, sem consultar especialistas que os ajudem de fato.

Mas é muito importante que você saiba: existem maneiras eficazes e assertivas para tratar dessas ansiedades.

No entanto, isso só é possível para aqueles que decidem, de fato, buscar e se comprometer com os tratamentos disponíveis.

Ansiedade tem cura

Quais são os tipos de ansiedade?

Muitas pessoas nem imaginam, mas existem mais de um tipo de ansiedade, tendo, inclusive, variações de sintomas e manifestações em cada um, individualmente.

Porém, é preciso saber diferenciar a ansiedade comum (saudável) dos transtornos que são variados e podem fazer muito mal à vida das pessoas.

A Psicóloga Lisiane nos conta os perigos de uma ansiedade desregulada:

“As pessoas costumam trilhar diversos caminhos antes para descobrir que o que sentem é em função de um transtorno de ansiedade, podem ir ao hospital achando que vão enfartar, quando na verdade é um sintoma da ansiedade.”

Por esse motivo, é preciso ter claro que a ansiedade comum não é destrutiva. Ao contrário, ela serve de impulso para que as pessoas possam se proteger e agir nos momentos certos, respeitando seus próprios limites.

Aqui, nós vamos focar em listar os transtornos de ansiedade mais comuns, junto de seus respectivos sintomas. Confira:

 

Transtorno de Ansiedade Generalizada – TAG

Esse é um dos mais comuns, especialmente entre pessoas jovens e adolescentes, que enfrentam constantes mudanças e fortes ondas emocionais.

Caracterizado pela constante irritação e sensibilidade, o TAG é acompanhado pela dificuldade de foco, podendo fazer a pessoa encarar fortes Síndromes de Burnout e esgotamento emocional, por exemplo.

São pontos que refletem diretamente em seus desempenhos pessoais, desde o trabalho, até suas relações.

 

Síndrome do Pânico

Esse tipo de questão é muito mais pontual e conta com episódios sérios e extremamente graves de ansiedade.

Sua principal característica envolve crises súbitas, sem aviso prévio, que acabam por gerar descontroles emocionais e fortes sintomas físicos.

Geralmente, a síndrome de pânico leva o indivíduo a fortes limites sensoriais, trazendo dores no corpo, suor excessivo, falta de ar, entre muitos outros sintomas físicos.

Além disso, ela também pode desencadear choro e confusão mental, deixando a pessoa em forte estado de sofrimento por um certo período de tempo.

Muitas vezes, essas situações são engatilhadas em espaços sociais.

 

Fobias

Esse é um tipo de transtorno de ansiedade muito conhecido, mas raramente falado.

As fobias estão mais conectadas ao medo, repulsa e descontrole emocional direcionado a um tipo de objeto ou situação específica.

Elas podem ser desenvolvidas ao longo da vida, dependendo de traumas e determinadas exposições que a pessoa viva. Todas podem ser trabalhadas, expandindo os limites de tolerância do indivíduo.

 

Qual o tempo de cura para ansiedade?

Por a ansiedade não ter cura, se torna impossível criar um prazo para isso.

Sem comentar que cada estrutura psíquica é única, o que faz com que cada um possua um limite e uma resistência diferente ao transtorno.

Portanto, somente o trabalho individual feito com profissionais especialistas dirá qual o ritmo de melhora das ansiedades.

Mas muitas pessoas podem se questionar: será que tenho o transtorno? Como saber se estou enfrentando ele na minha rotina? E o que faço para diminuir todos esses sintomas?

Se liga no que a Psicóloga Lisiane recomenda:

“Sempre que minha vida social, profissional ou pessoal é impactada por algum sintoma de ansiedade, é hora de fazer uma consulta com um especialista.

Pergunte-se: algum sintoma de ansiedade “me tira do ar”, faz com que eu paralise ou prejudica minhas relações e atividades sociais? Se a resposta for sim, procure um psicólogo para te ajudar a identificar o normal do patológico e tratar, de forma preventiva, a ansiedade.”

Ansiedade tem cura

Como a psicologia ajuda na melhora da ansiedade?

A psicologia é a principal aliada de quem busca o mais próximo da cura para a ansiedade.

É com ela que a pessoa passa a se conhecer melhor, entendendo quais são as origens dos seus sentimentos, quais seus padrões de comportamento e reconhecendo os seus próprios limites.

É na psicologia que o ser humano consegue estabelecer uma maior conexão com o seu interior, treinando seus pensamentos e analisando sua própria performance emocional.

Além disso, ela serve como uma ótima ferramenta para trabalhar conflitos internos, traumas e dores do passado que costumamos deixar de lado.

Não é incomum encontrar pessoas que tenham dúvidas sobre si mesmas e, encontrando um psicólogo regularmente, até essas perguntas podem ser respondidas através do tempo.

Com a ansiedade, não é diferente!

Ela cria diversas crenças limitantes e comportamentos tóxicos que podem ser combatidos dentro das sessões.

Um psicólogo é responsável por analisar, debater e construir um plano estratégico para que suas questões emocionais recebam a atenção que merecem, sempre dentro dos seus próprios limites.

Portanto, não deixe de buscar por esse auxílio, quando sentir que é necessário.

Sua saúde mental merece ser prioridade na sua vida e um psicólogo pode prestar toda a ajuda necessária para superar possíveis questões emocionais.

Se você sente que precisa ou tem curiosidade sobre esse acompanhamento, entre em contato com nossa equipe de atendimento para marcar a sua Consulta VIP! Aqui, o seu bem-estar é a prioridade!

Texto de: Luísa de Oliveira – redatora da Equipe Psicotér

Aprovado por:

Lisiane Duarte

Lisiane DuarteFundadora da Psicotér, CEO e Diretora Técnica, Psicóloga Cognitivo-Comportamental, completamente apaixonada pelo ser humano, realizada e privilegiada por poder participar da transformação de vidas. Experiência de mais de 20 anos de atuação clínica e empresarial. Psicoterapeuta individual e em grupo de crianças, adolescentes, adultos, idosos, casal e família, online e presencial, pós-graduada em Gestão do Capital Humano. Consultora de recolocação profissional desde 2003, capacitando e orientando profissionais em transição de carreira na busca de novas oportunidades. Também consultora em diversas empresas nacionais e multinacionais, nas diversas áreas de RH, atendimento e avaliação psicológica de profissionais.

Gostou? Compartilhe

Posts Relacionados

Confira os assuntos de maior interesse

avaliação psicológica bônus

    Se identificou com o assunto deste post?

    Então deixe seus dados abaixo que entraremos em contato em instantes* para agendar sua AVALIAÇÃO BÔNUS!

    Seu nome*

    Seu e-mail*

    Seu telefone

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *