Você já nos viu falar sobre eles em outras ocasiões, mas hoje vamos nos aprofundar ainda mais nos sinais e sintomas de ansiedade, apresentando os riscos e a origem de cada um deles.
Quem convive com esse transtorno sabe o quão inconveniente e desagradável pode ser lidar com isso todos os dias, por esse motivo, vamos te mostrar as possibilidades de tratamento!
Ninguém merece se tornar refém da própria mente, então vamos mudar o olhar que projetamos na ansiedade a partir de hoje!
Acompanhe o artigo até o final para ficar por dentro de todos os detalhes!
A crise de ansiedade nada mais é que uma grande erupção de sentimentos de medo, preocupação excessiva, nervosismo, angústia e insegurança.
Seus sinais se apresentam tanto na mente, quanto no corpo da pessoa, com: choro, tensão muscular e dor. Ela é um ponto alto na manifestação intensa da ansiedade.
Também conhecida como crise de pânico, essa é uma grande explosão física e emocional das questões internas que acabam se acumulando com o passar do tempo.
Ela pode acontecer de forma regular, deixando a pessoa em constante sofrimento ou de forma esporádica, ainda assim causando certo estrago.
Geralmente, ataques de ansiedade podem acontecer através de gatilhos, isto é, episódios que ativam o descontrole emocional da pessoa, retomando sentimentos e ativando o ataque de pânico.
Pode acontecer a qualquer momento, podendo ser prevenido e trabalhado com técnicas práticas.
10 Sintomas de Ansiedade
Sendo um dos transtornos mais comuns nos dias de hoje, a ansiedade generalizada é uma grande dor de cabeça para muitas pessoas.
Isso porque além de contar com fortes distúrbios emocionais, ela se soma a grandes sintomas físicos, causando constante pressão e estresse na vida da pessoa.
Para te ajudar a identificar o transtorno de ansiedade generalizada (famoso TAG), listamos aqui alguns sinais e sintomas que podem se manifestar ao longo do dia a dia.
Os sintomas de ansiedade invadem muito mais do que os espaços que estamos acostumados a lidar com o estresse, como na vida profissional, por exemplo.
Eles também mexem com o nosso sono! Já que a preocupação constante pode causar a intensa elaboração de cenários catastróficos e problemáticos para a pessoa.
Isso tudo vem à tona na hora de dormir, afinal é o momento em que o social fica de lado, te deixando somente com os próprios pensamentos.
3. Memórias inconvenientes
Um dos sintomas psicológicos da ansiedade que não se fala tanto é o flashback de episódios constrangedores, traumáticos ou marcantes na vida da pessoa.
Dependendo do nível de ansiedade, é possível que a pessoa fique constantemente revivendo a situação na própria mente.
4. Crises de tensão e pânico
Como já citamos anteriormente, essas são aquelas explosões emocionais e físicas que manifestam diversos sintomas ao mesmo tempo!
Se trata de um excesso de emoções e descontrole ao mesmo tempo, fazendo com que a pessoa sinta o coração acelerado, suor na pele, tensão muscular, entre diversos traços nervosos.
5. Complexo de inferioridade
Pessoas ansiosas certamente têm muita dificuldade em controlar a ansiedade, mas além disso podem desenvolver questões paralelas a esse transtorno.
O complexo de inferioridade é uma delas! A pessoa que enfrenta os sintomas de ansiedade generalizada acaba se sentindo em constante desvantagem, com a autoestima muito baixa.
Que a ansiedade torna a pessoa uma grande refém da sua própria mente você já sabe, mas o que isso causa diretamente?
O resultado prático disso é uma grande queda nas habilidades sociais. A pessoa passa a ficar mais sozinha, vivendo na sua própria cabeça, como uma forma de isolamento.
Isso de forma alguma é saudável para ela ou para as pessoas com as quais ela se relaciona.
Pessoas com ansiedade criam bloqueios e nem sempre conseguem se comunicar da melhor forma possível, afinal ficam nervosas e tensas com possíveis julgamentos.
8. Problemas digestivos
Nosso corpo costuma traduzir muitos dos nossos problemas emocionais e no caso da ansiedade não é nem um pouco diferente!
Pessoas ansiosas costumam ter sérios problemas digestivos, especialmente durante crises. É possível que sintam dores constantes e tenham sua qualidade de vida muito abalada por isso.
9. Falta ou excesso de apetite
Muito mais do que um sintoma claro de ansiedade, esses são hábitos perigosos para o nosso corpo.
Muitas pessoas acabam desenvolvendo, inclusive, transtornos alimentares por conta da ansiedade, seja por comerem em grandes quantidades ou se sentirem insatisfeitas com o próprio corpo, por exemplo.
10. Busca pela perfeição
Ansiosos também são muito inseguros, então toda e qualquer atitude vem carregada de autocobrança.
Como atitudes meticulosas, é possível observar que essas pessoas checam três vezes mais e pensam três vezes mais antes de realizar toda e qualquer tarefa.
Isso demonstra uma insegurança gigantesca que acaba sugando muita energia, sem falar nas relações que também saem extremamente prejudicadas.
Como controlar a ansiedade?
Agora que você já conhece a ansiedade mais afundo, deve estar se perguntando: de que forma é possível controlar a ansiedade?
Bom, nós criamos uma lista de exercícios e dicas práticas para te ajudar nessa jornada de superação da ansiedade, observe:
Um psicoterapeuta se coloca na figura de guia, além de ouvir, analisar e ajudar profundamente a pessoa que procura por seus serviços.
O paciente e o profissional constituem, portanto, um grande trabalho em equipe, regado a cumplicidade e comprometimento.
Nesse caminho, é necessário que a pessoa se abra no ritmo certo, conforme se sentir à vontade, para que possa trabalhar suas inseguranças e todas as questões que estejam a incomodando.
O psicólogo será a ferramenta usada nesse processo, colaborando na visualização de cada um dos conflitos apresentados.
A ansiedade também é um dos grandes fatores trabalhados nessa jornada, já que muito do bem-estar pessoal está ligado a isso.
Por esse motivo, é tão importante ir em busca do acompanhamento completo e com o profissional ideal!
Se você sente que enfrenta questões emocionais relacionadas à ansiedade ou qualquer outro peso emocional semelhante, não deixe de buscar a ajuda certa!
Aqui, na Psicotér, contamos com profissionais capacitados que estão prontos para te receber e te auxiliar nesse processo!
Fundadora da Psicotér, CEO e Diretora Técnica, Psicóloga Cognitivo-Comportamental, completamente apaixonada pelo ser humano, realizada e privilegiada por poder participar da transformação de vidas. Experiência de mais de 20 anos de atuação clínica e empresarial. Psicoterapeuta individual e em grupo de crianças, adolescentes, adultos, idosos, casal e família, online e presencial, pós-graduada em Gestão do Capital Humano. Consultora de recolocação profissional desde 2003, capacitando e orientando profissionais em transição de carreira na busca de novas oportunidades. Também consultora em diversas empresas nacionais e multinacionais, nas diversas áreas de RH, atendimento e avaliação psicológica de profissionais.
Respostas de 4
Explicação clara e objetiva, sobre ansiedade, obrigada.
Olá,
ficamos muito felizes com o comentário, a Equipe Psicotér agradece!
Grande abraço!
Prá lá de muito bem explanado,de excelente explicação……… gratidão……um ótimo artigo……… parabéns…..
Olá,
ficamos muito felizes com o comentário, a Equipe Psicotér agradece!
Grande abraço!